A Rainha do Nada Holly Black

Resenhas - A Rainha do Nada

beccabecksbecky 21/08/2022

Cardan, meu coração é todo seu...
Não vou negar que ler um livro de fantasia como esse foi totalmente desafiador para mim (ainda mais considerando que acabei de voltar a ir à faculdade). Mas, a Holly conseguiu prender minha atenção em casa momento da história.

Todos os acontecimentos são narrados de forma tão inteligente, que eu fiquei sedenta por mais. E falo isso como um todo, analisando os 3 livros. Falando especificamente da Rainha do Nada, a história foca no momento pós-exílio da Jude e na sua luta contra o General Madoc e seus aliados. Vou ser bem sincera... jamais imaginei uma aliança entre Jude e Grima Mog, mas já gostei e me lembrou muito a amizade entre América e Celeste (Viajei? Talvez kkk)

Outra coisa foi a situação do Fantasma, que mudou totalmente. Não darei mais detalhes. A única coisa que direi sobre isso é que adorei e já estou imaginando Fantasma como um excelente padrasto hehehe. Eu simplesmente amei o epílogo e todo o julgamento que Jude fez. Sempre a achei durona, mas ela se mostrou uma Rainha firme, porém justa. E Cardan... todos os panos do mundo eu passo para você, viu nenem.

PS: Eu tinha que comentar sobre essa frase "Nossa rainha fechou os olhos e embainhou a espada disse: 'Achei que a cobra seria mais avantajada.'" ME ACABEI DE RIR KKKKK

Theooooo 12/07/2022

Eu estava com muita expectativa de ler esse livro desde que terminei O Rei Perverso, mas quando eu comecei, tava com uma preguiça enorme q acabei não dando tanta atenção. Eu me arrependo de não ter dado a devida atenção pra esse livro pq ele é muito bom.

A história continua com a mesma essência, traição, facada nas costas, todo mundo querendo matar todo mundo, golpe e etc. e etc. Só que aqui, essas coisas se elevaram num nível que se tornou impossível parar de ler.

Jurdan vive em meu coração, o maior enemies to lovers e não existe NADA acima deles.

A única coisa q não gostei foi da punição do Madoc, não acho q ele merecia o exílio mas também não consigo pensar numa punição melhor.

eu.laaaa 25/09/2023

?Grande Rei e a Grande Rainha de Elfhame
Conseguiu me fazer chorar, surtar e ficar confusa em menos de 30 paginas finais.

Esse é o último livro da trilogia de Povo Do Ar e eu achei fantástico!!! Nesse livro aconteceu tanta coisa que eu nem consigo lidar com tudo. Mas enfim, nem preciso falar da Jude e do Cardan, ELES SAO UNS QUERIDOS JUNTOS. A cada interação deles eu surtava muito. E o que foi a ressurreição do Cardan no final do livro? Consegui entender a capa e fiquei em choque com a genialidade da Holly Black pra tudo isso acontecer em umas 50 paginas e não ficar corrido ou chato.
(Spoilerssss

Fiquei muito orgulhosa da Jude e por tudo que ela passou pra conseguir o sonho de se tornar uma cavalheira e se tornando tres mil vezes mais! O desenvolvimento dela é absurdo durante os três livros e deu pra perceber muito o amadurecimento dela.
A Taryn fez finalmente uma coisa útil e matou o Locke de uma vez por todas porque ninguém mais aguentava aquele chato na história.
E obvio, o final trouxe a perda de memórias da Heather, fiquei mal por ela e pela vivi por não terem conversado tanto sobre isso ao ponto de não ser necessário. Mas fiquei muito feliz com o final, com todos indo ao mundo mortal comer pizza e chorei muito porque vou sentir saudades dos personagens muito muito.

malu 01/02/2023

Não me tem palavras para descrever a grandeza desse livro
Eu amo esse universo, amo a escrita da Holly Black, amo tudo relacionado a povos do ar. Holly Black é uma verdadeira feérica que acredito ter usado glamour para enfeitiçar todos que leem esses livros.
Rainha do nada não poderia ser melhor. A evolução da Jude é incrível, de outros personagens também(como cardan, taryn, heather, oak?) mas a grande protagonista dessa saga é Jude Duarte.
Muitas pessoas vendem o livro com o romance de Cardan e Jude, um ótimo romance, devo dizer, mas apesar de caracterizarem o livro por isso, ele é muito mais. A maior parte da trama tem o foco nos objetivos pessoais de Jude e a forma como ela lida com os desafios que lhe são impostos, porém nesse terceiro livro, Black fez uma junção das tramas dos livros anteriores, no qual havia esse foco em Jude, e uniu ao amor cultivado dela por Cardan(aquele que os fãs tanto amam) e essa junção foi simplesmente especial e emocionante.
Gostaria de poder ler tudo novamente, como se fosse a primeira vez. Com certeza um dos meus universos favoritos. Indicaria e com certeza vou panfletar o quanto for possível, todos deveriam ler esses livros!
bia(nca) 01/02/2023minha estante
Amo muito ???

heartsforreg 01/02/2023minha estante
tive a mesma sensação ao ler a trilogia, sua resenha está impecável, sério!

Daniella 08/04/2021

Uma ótima história
Essa trilogia não se trata de romance. Ter até tem, mas o foco não é esse. Aqui trata muito sobre a crueldade do Reino das Fadas, sobre política e estratégias de guerra. Cardan foi um personagem que foi me conquistando aos poucos. Começou com ódio, aí foi indo, indo e indo, até que fui começando a gostar. Foi uma caminhada interessante. Jude cresceu o que tinha que crescer e eu a aplaudo por isso.
Uma trilogia bem interessante pra quem gosta de fantasia. Recomendo.

Joao366 05/02/2024

A Rainha do Nada
Esse livro foi o melhor dos três que li, aliás os livros foram só melhorando de um pro outro. E Meu Deus, esse livro foi uma loucura do início ao fim.
Amei demais acompanhar a Jude nesse livro, se ela já era esperta e fod4 nos livros anteriores, nesse aqui a mulher se supera. O Cardan então nem se fala, ele é simplesmente O Grande Rei e é o maioral mesmo.
O livro foi tão fluido e tão bom que eu não queria largar a leitura, principalmente porque minhas últimas leituras não foram lá essas coisas, e essa aqui foi simplesmente maravilhosa.
Foi uma trama cheia de reviravoltas, maquinações, traições, descobertas, cenas que me fizeram arregalar os olhos e ficar verdadeiramente surpreso com o que tava acontecendo.
Sem dúvidas vou ler os outros livros desse universo, eu não dava nada por esses livros, por serem hypados e tudo mais eu já não tava com expectativas e esperava não gostar mesmo kkkk fui surpreendido positivamente.

isadora.prior 28/08/2022

como os outros dois livros da trilogia, eu amei. não consegui achar nenhum defeito q realmente me incomodasse na história. durante a leitura eu percebi q ja estava muito familiarizada com o universo e foi muito triste ter q me despedir dos personagens ?
o povo do ar com certeza vai ficar guardado no meu coração ?
Mari Fontes 28/08/2022minha estante
simmmmm, estou com dor no meu coração por ter terminado ??

Marcos.Juciede 06/03/2022

O melhor de todos
Mano, esse livro foi o melhor da triologia, fiquei um pouco apreensivo com medo do rei...mais no final deu tudo certo, esse livro fechou com chave de ouro, realmente Holly Black sabe como criae mundos fantasiosos que nos engolem para uma grande aventura.
evamour 06/03/2022minha estante
esse é o meu favorito

gi rodrigues 06/03/2022minha estante
nss, realmente é o melhor da trilogia

MicaZuka 06/03/2022minha estante
Eu tbm achei que foi o melhor

Bella 06/03/2022minha estante
amo mt esse mas meu fav é o primeiro, talvez pq eu já meio q sabia oq ia acontecer no final desse livro

nia 31/08/2021

um ciclo terminou. só tem um problema: não queria terminá-lo
...Holly me enfeitiçou!
O aperfeiçoamento dos secundários, como Vivi, Taryn e Barata. As cenas de Jurdan que, certamente, me deixou em êxtase. Jude SENDO uma rainha, AGINDO como uma.

A trilogia me abalou; criei laços afetivos TÃO firmes, tremi de raiva, sorri, me entristeci... e, por fim, trouxe uma reflexão: humanos podem ser mais fortes que pensam.
Jude passou os três livros combatendo, amadurecendo, arranjando um jeito de vencer, e sem um PINGO de magia. É ótimo, mas a paranóica dentro de mim não para de sussurrar: ela morrerá, o Cardan não. Tudo que acaba em aberto me dá nervos!

O 4 que dei, foi movido por pura necessidade emotiva... obviamente, tem um porquê disso;
É:
? CARDAN VIROU UMA COBRA????? Tá, teve discernimento. Contudo, [*****], não tinha como implementar isso de modo prático? Não aguentava mais de angústia ele preso lá, fora o enrolô-lô-lô melodramático pra tentar deixar o leitor ansioso, o que me fez revirar os olhos de tão chato que foi.
? Cadê o final INACREDITÁVEL, autora? Comendo pizza, sério?
? Taryn e fantasma... não há nada mais aleatório!
? Eu, como a fofoqueira que sou, queria ler a adaptação do Madoc no mundo humano. Um general verde, brutal, lunático por poder, exilado de seu reino? Ok, não amo o Madoc (não dou a mínima, pra esclarecimento), porém bateu aquela curiosidade.

Mesmo com tanta crítica positiva e negativa nessa resenha, é indispensável dizer: EU ADOREI! Superestimado? É! E continuo adorando.

["? É você que eu amo ? admite ele. ? Passei a maior parte da vida protegendo meu coração. Protegi tão bem que me comportava como se não tivesse um. Mesmo agora, é uma coisa mequetrefe, comida de traças e escabrosa. Mas é seu."]
Jurdan podem contar comigo PRA-TU-DO!
Paola 31/08/2021minha estante
????Que resenha incrível.
Eu também super concordo com tudo o que vc falou

lu 31/08/2021minha estante
amei sua resenha, e realmente, a Taryn com o Fantasma foi MUITO nada a ver

Luana.Ribeiro 01/09/2021minha estante
???

Liv. 21/03/2022minha estante
QUE DESENHA PERFEITAA

Liv. 21/03/2022minha estante
Resenha** não sei mais digitar

amndsrz 07/09/2022minha estante
leia o livro do cardan, é ótimo

malu 07/09/2022minha estante
dos três, esse foi o que eu mais chorei. essa trilogia é incrível de verdade

pascoa 07/09/2022minha estante
amgg, leia a saga de academia de vampiros e a Trilogia Hex Hall, essas duas sagas são as únicas q chegam aos pés de príncipe cruel! Juro pra vc

Samia 07/09/2022minha estante
Eu amei demaaaaais

whoistheux 07/09/2022minha estante
é o meu favorito da saga, chorei horrores com ele

jubooks 07/09/2022minha estante
eu amoo

@PattySantos11 07/09/2022minha estante
Noooossa, concordo com a Mari Pascoa. Leia Hex Hall, a série é maravilhosa!

julia.turolla 07/09/2022minha estante
amei as recomendações!!

Samia 07/09/2022minha estante
Meu deusss, mais alguém conhece hex hall!! Eu amo essa trilogia tb ??????

pascoa 07/09/2022minha estante
hex hall é perfeitooo dmss

Bru 28/12/2023

Incrível
Amei demais acompanhar essa saga, mais ainda o desenvolvimento pessoal de Jude e de Cardan (simplesmente incrível). o segundo livro continua sendo meu preferido, mas esse eh um bom desfecho, mesmo que tenha achado meio ""vago"" o futuro do Reino das Fadas (acho que me acostumei com os plots chocantes no final de cada livro). eu pensava que seria algo mais revolucionário tbm, sem monarquia e etc., já que a saga gira muito em torno da política, mas claro que eh minha opinião.

saga favoritada com sucesso e recomendada. e como disse na resenha dos outros livros: não pensem que eh um romance enemies to lovers tradicional, porque essa saga não eh focada no romance (ele eh apenas uma consequência) e sim no mundo mágico e suas intrigas, brigas e sede por poder e magia (e eh incrivel exatamente por isso).
Eu sofri tantoooooo

Mayy Matias 28/12/2023minha estante
Amei até o último capítulo

Bru 28/12/2023minha estante
não tivemos paz e sofremos até o último capítulo

De fato

bianquicha 15/01/2023

"A Grande Rainha de Elfhame"
Não poderia ter um final melhor!!! O romance é finalmente aprofundado nesse livro e consigo ver meu "enemies to lovers" mais forte do que nuncaa!!! Como sempre os plots estão perfeitoss e cada vez melhores, os personagens evoluíram muito e amei acompanhar seu desenvolvimento. RECOMENDO!!!(+14)
angelina 15/01/2023minha estante
vc falando q os personagens evoluíram nesse livro sendo q vc nem leu o segundokkkkkkk

mas amei a resenha!!!?

angelina 15/01/2023minha estante
foi pra for you, tá famosa hein dona bianquicha

bianquicha 15/01/2023minha estante
eles evoluíram do primeiro q eu tava falando

bianquicha 15/01/2023minha estante
gostei mais q sombra e ossos, foi pro meu top 5 e tá no topooo

angelina 15/01/2023minha estante
eu amo esse livro!!! acho o plot da cobra meio ruim, mas o resto é perfeito

Maria3937 07/10/2022

um dos melhores
Simplesmente AMEI a historia e como tudo terminou. O livro foi CHEIO de plots maravilhosos e me deixou tão empolgada que dovorei tudo em 2 dias. Não tenho muito a dizer. MUITO LEGAL!
yaswalb 07/10/2022minha estante
é completamente perfeito !!!

Maria3937 07/10/2022minha estante
muito!! e muito gostoso de ler

Bella.Firegorm 07/10/2022minha estante
é o meu favorito da trilogia

Maria3937 07/10/2022minha estante
tbm foi meu favorito dos três

shuhuavr 04/09/2022

A Rainha do Nada
O que falar da trilogia "Povo do Ar"? Foi a primeira trilogia que concluí e me sinto feliz por isso, são obras que vão me marcar pra sempre. Eu simplesmente amo cada detalhe desse universo e dessa história fantástica.

Jude é uma das melhores (se não a melhor) personagens femininas que já li, muito bem construída assim como suas irmãs, Cardan e todos os outros do universo que Black criou. A autora soube muito bem desenvolver cada detalhe da história e fazer tudo se conectar, no meu ponto de vista, sem pontas soltas. Nessa trilogia eu consegui sentir todos os sentimentos possíveis e me envolver demais no que estava acontecendo. Apesar de "O Rei Perverso" ser o meu favorito, em "A Rainha do Nada" tanta coisa acontece e me fez querer saber todos os desdobramentos. Espero ler mais livros incríveis como esse no futuro.
elena 04/09/2022minha estante
SIIIIM