A Captura

Resenhas - A Captura

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Yuri Costa 28/04/2012

A Lenda Dos Guardiões: A Captura, de Kathryn Lasky
“Soren ainda sabia de outra verdade: as lendas não se destinavam somente aos desesperados. As lendas se destinavam aos bravos (...) Soren sabia, no fundo do coração, que aquele era o momento de transformar a lenda em realidade.”

Assim termina um dos livros mais fantásticos que li na minha vida. Alguns meses atrás, eu vi uma notícia sobre um filme chamado “A Lenda Dos Guardiões”, contando a história de uma coruja que acreditava em uma lenda sobre um exército de corajosas corujas que traria paz para sua terra. Eu, tendo um fraco por filmes infantis desde a Renascença Disney, logo me interessei, e aí descobri que o filme era baseado nos três primeiros livros de uma série recém-lançada no Brasil, e decidi lê-los. Se me arrependi de comprar os livros? Absolutamente não. Mesmo eu não tendo visto o filme, já sei bem o quão maravilhoso ele deve ser, tendo em vista o maravilhoso livro que serve de base.

Resenha completa em: http://viciadoemserie.blogspot.com.br/2012/04/soren-ainda-sabia-de-outra-verdade-as.html

RjNegreiros 24/01/2015

Resenha: A Lenda dos Guardiões: A Captura
A proposta apresentada pela autora foi realmente interessante e, ao mesmo tempo, peculiar: retratar o mundo das corujas, dentro da literatura fantástica, porém com o maior nível de veracidade e realismo possíveis, incluindo hábitos, alimentação, aparência e demais detalhes pertinentes. E a história em si é encantadora. Desde o primeiro contato que tive com Soren, sua família e o seu Reino, fiquei fascinado! Então, vamos lá, nos embrenhar em meio a árvores gigantes, e  com aves da mais alta classe. Serei um pouco superficial na tentativa de não dar spoilers, para os que ainda não leram o livro.

A história começa com a apresentação da família de Soren, uma jovem coruja-de-igreja, por ocasião do nascimento de Englatine, irmã mais nova de Soren. Seus pais são corujas respeitáveis, e tem mais um filho chamado Kludd, este por sua vez, é arrogante, prepotente e tende a ser bem desagradável. Juntos eles moram num buraco, no alto de uma árvore, tendo como criada de ninho, uma cobra-cega chamada carinhosamente de Senhora Plithiver, ela é encarregada da limpeza do ninho, e tem um carinho gigante pela família de Soren, e principalmente por ele e a nova cria, Englatine.

site: http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/2015/01/resenha-lenda-dos-guardioes-captura.html

dani 10/03/2013

A Lenda dos Guardiões: a Captura – Kathryn Lasky
Como tema para o desafio desse mês era animais como protagonistas e eu tenho um certo ponto fraco com esse tema (geralmente não tenho nenhum problema com nenhum tipo de drama ou tragédia que envolve algumas histórias, mas colocou bichinhos no meio viro uma coração mole) então por isso queria algo mais infantil, e assim que A Lenda dos Guardiões entrou em minha lista de leitura, e pelo fato de eu simplesmente amar corujas, mas sinto em dizer que a história não era tão leve quanto eu imaginava.
A Captura é um livro que está no limiar entre o infantil e o infanto-juvenil. Sua narrativa é simples, sem nenhuma técnica rebuscada e cheia de diálogos, a passagem de tempo é linear apenas com alguns flashbacks para explorar a história de algum personagem novo, e por falar em personagem, esses não são profundos, na verdade são meio que representações infantis, o que fez com que eu achasse que a história seria voltada para crianças, porém a parte complexa se encontra no plot da narrativa, que envolve uma organização totalitária meio que baseada em histórias de governos políticos que tentam alienar seu povo, e isso achei complicado demais para uma criança captar todas as nuances, tendo como outro fator a crueza de algumas cenas que mostram morte ou crueldade, o que fez com que eu não conseguisse classificar esse livro exatamente.
A autora optou em humanizar bastante seus personagens, em diversas ocasiões é fácil esquecer que são corujas (o que foi uma tática que usei em algumas cenas para acalmar meu coração mole para animais).
O cenário é bem trabalhado, na sociedade de S. Aggie é possível perceber muito bem como as corujas tentam alienar as outras, as técnicas usadas são bem complexas e trazem algumas reflexões, como o fato de eles trocarem seus nomes por números, mostrando assim a perda de identidade. Mas tudo isso é suavizado pela narrativa infantil. Outro ponto a ser destacado é a mensagem de esperança e luta por algo melhor, que acreditar é o que guia muitas situações.
A edição que li possuía alguns erros, como frases repetidas e quebras estranhas, mas nada que atrapalhasse a fluxo da leitura.
O livro é uma série, porém não estou tão empolgada para ler a continuação.
Como disse, amo corujas e agora quero muito uma coruja-anã.

Monaly 20/02/2013

A Lenda dos Guardiões
Outro livro que só tomei conhecimento com a ajuda do cinema. Assisti ao filme, magníficos gráficos! Estava passeando em uma livraria quando me deparei com a série em uma estante de livro juvenis. Achei que não faria mal uma leitura rápida do primeiro parágrafo mas não consegui me conter e comprei o primeiro volume. Achei fascinante o modo como a estória foi descrita e como as corujas estão perfeitas! Há detalhes importantes com relação a cada espécie e achei fantástico! De início achei que seria uma narrativa um pouco mais infantil porém conforme a história se desenrolava notei que há muitas descrições tocantes, tristes e também sangrentas. Estou gostando e eufórica para comprar - ou quem sabe ganhar - o próximo volume!

Potterish 30/11/2012

Tropa de corujas
//Por Sheila Vieira - 17 de outubro de 2010

As corujas estão automaticamente ligadas a Harry Potter toda vez que se fala delas em Literatura. Mas esses adoráveis animais também estão presentes em outros livros, como em “A Lenda dos Guardiões”. Neste caso, também levadas às telas de cinema.

Nossa resenhista Luciana Zulpo nos indica a obra de Kathryn Lasky, que lida com o mundo de aventura, afinal, as corujas são humanizadas, mas com características realistas. A troca de penas, o modo como elas voam, tudo isso está presente junto a uma história comovente e bela. Leia o texto e deixe seu comentário!

“A Lenda dos Guardiões – A Captura”, de Kathyrn Lasky

“Uma lenda, Kludd, é uma história que você começa a sentir na moela e, com o passar do tempo, se tora verdadeira em seu coração. E, talvez, o transforme em uma coruja melhor.”

Tudo está bem no ninho das corujas de Tyto. Tão bem que eles poderiam estar ensaiando para aqueles comerciais que mostram a família perfeita perfeitamente alegre tomando café da manhã. Noctus conta a seus filhotes – Soren, Kludd e Eglanine – histórias fantásticas sobre corujas guerreiras, os Guardiões de Ga’Hoole, que todas as noites saiam de sua árvore no centro do mar de Hoolemere para reparar injustiças, fortalecer os fracos e tirar o poder dos que abusam dos indefesos. Mal sabia Soren que acreditar nessas lendas será a única coisa que lhe dará forças para ficar vivo.

Soren caiu do ninho. Já ouvira milhares de vezes dos pais o que poderia acontecer com corujinhas que caem do ninho. Tantos perigos rastejam pelo chão da floresta…o que ele não esperava era um perigo vindo do ar: corujas da tropa de S.Aegolius. Soren é raptado e levado para uma academia para órfãos, onde será obrigados a fazer todo tipo de trabalho forçado. Lá ele conhece a corajosa coruja-duende Gylfie, que o ajudará a resistir.

Existe algo muito mais sombrio acontecendo em S. Aegolius. O que são as partículas que as corujinhas são forçadas a coletar? Porque elas não podem se lembrar quem são? Perguntas que não podem ser feitas. Qualquer questionamento é punido. Soren e Gylfie logo perceberão que encontrar as respostas é mais importante do que fugir de lá – todas as corujas livres estão em perigo. É assim que eles decidem encontrar as lendária corujas de Ga’Hoole em busca de ajuda.

Confesso que, a principio, pensei estar diante de mais um manual de bom comportamento disfarçado de livro de aventura. Viu o que acontece quando você sai de casa sem os seus pais? Eu escutava o narrador perguntar acusativamente, quando Soren foi raptado. Soren fica horrorizado ao ouvir a palavra feia, vejam só, “bobalhão”. Tudo isso, no entanto, pode ser interpretado como um reflexo da vida mimada e super-protegida que ele leva no começo da narrativa. Esse moralismo vai sendo relativizado ao longo do livro, conforme os personagens amadurecem.

A questão da identidade é algo que chama a atenção. As corujinhas órfãs são levadas a esquecer seus nomes e ganham um número no lugar. Logo, tudo o que elas foram um dia está diluído em uma massa disforme de corujas trabalhadoras, que conseguem uma falsa satisfação em fazer bem o seu “trabalho”. Sua própria natureza é negada, quando a vontade de voar é tirada delas. É Gylfie quem chama a atenção para a responsabilidade de manter a cabeça no lugar em um mundo que está de cabeça para baixo.

Podem ser corujas, mas você vai achar rapidamente paralelos com situações bem humanas. A Academia S. Aegolius podia muito bem ser um campo de concentração, por exemplo. O problema é que simplesmente surgem paralelos demais. Tropeçar em metáforas a todo momento pode ser uma grande distração. É preciso desligar um pouco o botão de analise se você quiser uma imersão no mundo das corujas, sem ter os solavancos de transportar as situações a realidade humana.

Dentro da história, até que ponto as corujas foram humanizadas? Além de falar e pensar, elas parece funcionar dentro de uma lógica cultural humana. A autora imaginava escrever um livro não-ficcional sobre corujas, então incluiu neste livro muitas características naturais delas, como a troca de pena, as “pelotas” que elas regurgitam ou o mecanismo do vôo. Acontece que cada etapa do desenvolvimento natural das corujinhas é ritualizado, como na Cerimônia De Primeiros Ossos.

Na adaptação cinematográfica, que ainda está em cartaz, pode-se ver que os animadores tiveram um cuidado extremo a manter a movimentação das corujas o mais próximo do real, tirando uma licença poética apenas nas expressões. O filme, que adapta a história dos três primeiros livros (cuidado com spoilers!), tem um visual deslumbrante. Tanto nos mínimos detalhes – você vê que penas estão desalinhadas! – quanto nos cenários épicos. A força visual do filme é enorme, com algumas imagens que ficarão em sua mente por muito tempo.

Nós, especialmente a “geração Harry Potter”, podemos entender perfeitamente a importância de uma história. E, como Soren, sabemos que elas podem nos ajudar a superar fases difíceis. Sabemos o quanto elas podem se tornar verdadeiras dentro de nós.

Achar os lendários guardiões de Ga’Hoole é como voar: só é preciso acreditar.

Resenhado por Luciana Zulpo

175 páginas, Editora Fundamento, primeira edição em 2010.
*Título original: Guardians of Ga’hoole: the capture. Publicado originalmente em 2003.

ACESSE: WWW.POTTERISH.COM/RESENHAS

Emily Annie 07/07/2012

Como não se apaixonar por corujas?
¨ Soren, uma coruja jovem e inteligente, vive na pacífica Floresta de Tyto. Ele nem desconfia que uma grande e inimaginável ameaça vai transformar sua vida para sempre. Depois de cair do ninho onde mora, Soren é sequestrado e levado à sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá, ele e outros filhotes são forçados a trabalhar e ficam expostos à Lua cheia, que os hipnotiza e transforma em seres vazios, sem lembranças de quem eram .¨

Título Original: The Capture
Ano de Lançamento: 2003
Número de Páginas: 240 páginas
Editora: Scholastic / Fundamento

Corujas. Usá-las como personagem pode ser um ato bem ousado. Normalmente você as vê como bichinhos de estimação ou personagens coadjuvantes. Mas, neste caso, elas são as principais.
A história se passa em um mundo onde os humanos foram extintos, e só restaram ruínas de castelos e igrejas.
Nunca achei que um livro como esse (dado por muitos infantil) poderia me prender de tal maneira. Kathryn soube regular de forma exata quando escrever mais a fundo sobre as corujas em si, e quando escrever a história. VocÊ acaba aprendendo sobre quão fascinante são essas aves sem se dar conta.
A captura é o tipo de livro que te faz ler um capitulo após o outro sem nem notar as horas passarem. Você se sente ao lado de Soren e Gylfie,perdendo o fôlego a cada descoberta, a cada batalha...
E quando chega ao fim, quer desesperadamente o volume dois.
Enfim, A Captura é um dos melhores ¨começos de série¨ que já li.
Quer um livro com uma história cheia de ação e aventura que te prende até o final e ainda te dá um gostinho de quero mais?? Leia A captura, porque Kathryn Lasky conseguiu isso.

“Para voar,você só precisa acreditar”

(resenha também disponível em noscontamos.wordpress.com !)

Fernanda1389 09/06/2012

Resenha feita no blog Colina do Tordo
Para ler a resenha no blog. Acesse: http://www.colinadotordo.com/2012/06/captura-kathryn-lasky.html

A Captura é o primeiro volume da série A Lenda dos Guardiões da autora Kathryn Lasky publicado pela editora Fundamento aqui no Brasil, que aliás faz um trabalho excelente na diagramação de seus livros.

No primeiro livro da série somos apresentados a Soren, uma coruja de igreja que acabou de sair do ovo. Nas primeiras páginas conhecemos a família de Soren: seus pais, seu irmão mais velho Kludd, sua irmã mais nova Eglantine e a Sra. Plithiver(a cobra-cega, criada de ninho da família). Uma família perfeita! Mas em quase toda família sempre existe alguém não tão bom assim.

Me interessei por essa história depois de assistir parte do filme A Lenda dos Guardiões(assisti da metade para o final), mas fiquei muito curiosa em ler a série. Já conhecia os primeiros livros, mas sempre algum outro me chamava mais a atenção na livraria. Depois do filme, a curiosidade falou mais alto e quando peguei o livro só soltei depois de passar no caixa.

Não é de agora que as corujas me fascinam. Elas são símbolo de sabedoria e simplesmente lindas. Sempre fico encantada quando vejo uma. Mas quando comecei a ler a história de Soren, me encantei mais ainda. Ele é uma corujinha super esperta e corajosa, Gylfie(coruja-duende) também me encantou com sua coragem e disposição de sair daquele lugar para onde foram levados. É uma amizade bela e pura. Crepúsculo(coruja-cinzenta) e Digger(coruja-buraqueira) entram mais no final da história, mas é impossível não gostar e dar boas risadas com os dois.

A Captura foi um dos livros mais fofos que eu já li. É uma aventura emocionante que me tirou risos e lágrimas, e também raiva por uma certa coruja da história. A narrativa simples de Kathryn dos transporta para esse mundo mágico e um sentimento de voar em liberdade e sentir o vento no rosto. Foi uma leitura muito gostosa, rápida e o final com gosto de quero imediatamente a continuação.

Loops 24/01/2012

Basta Acreditar
"Uma lenda é uma história que você começa a sentir na moela e, com o passar do tempo, se torna verdadeira em seu coração"

Confesso: comecei a ler esse livro com muito preconceito. Ganhei de presente e, como estava cheia de livros pra ler, decidi começar por ele, sem nenhum motivo na verdade. Sequer li a sinopse atrás; simplesmente comecei a ler e levei um choque quando percebi que se tratava de uma história sobre corujas. Juro, quis abandonar o livro naquele exato momento, mas meu orgulho não me permitiu isso. Forcei-me a ler página por página, querendo que livro acabasse logo, não por estar gostando e querer saber o final, mas só para poder dizer "Eu não o abandonei". A vida é mesmo estranha; na metade do livro, eu já estava tão envolvida com os personagens que não queria que acabasse tão rápido. Quando cheguei ao final, quis ter o próximo volume para continuar lendo a aventura. De fato, esse é praticamente um livro infantil, mas me apaixonei pelos personagens: o inteligente Soren, a pequena Gylfie, o orgulhoso Crespúsculo. Grammie e Hortense foram os personagens que mais me emocionaram nesse livro por sua coragem. Esse livro é, na verdade, uma introdução à uma série de quinze livros, sendo portanto até um pouco parado, trazendo muito mais informação do que ação, não deixando, contudo, de ser cativante.
Depois de terminar de ler esse volume, eu assisti o trailer do filme que fizeram desse livro e sim, fiquei com muita vontade de assisti-lo, assim como fiquei com ainda mais sede de ler essa série.
Recomendo a todas as idades, mas acredito que, devido a caráter mágico/lendário/místico, o foco seja principalmente o público infanto-juvenil, sendo eles de idade ou de alma.

Leia a resenha completa em: http://plusert.blogspot.com/2012/01/livro-3-lenda-dos-guardioes-captura.html

Leitor Cabuloso 02/04/2011

RESENHA: “A CAPTURA” PRIMEIRO LIVRO DA SÉRIE “A LENDA DOS GUARDIÕES” DE KATHRYN LASKY!
Olá Ouvintes Leitores! Confesso que sou apaixonada por corujas. Acho que foi uma paixão que começou quando assisti ao filme: “LABIRINTO – A Magia do tempo” de 1986, onde o cantor David Bowie, interpretava o belo Jareth, o Rei Goblin, que se transformava em uma coruja-de-igreja quando estava em nosso mundo. Lembro-me ainda quando eu era pequena, folhear fascinada um grande almanaque que tinha imagens dessas incríveis aves noturnas. Mas não foi apenas esse meu encanto por corujas que me fez ler “A CAPTURA” da escritora Kathryn Lasky.

Meu primeiro contato com o livro foi realmente a partir da divulgação da sua versão cinematográfica. Pesquisando sobre o filme descobri que ele era baseado nos três primeiros livros da série: “A CAPTURA”, “A JORNADA” e “O RESGATE”.

Fiz uma DICA DE LEITURA na semana passada sobre todos os livros já lançados pela Editora Fundamento. Mas não faz mal deixar a sinopse aqui para vocês darem uma olhadinha.

"(…) Soren tentou desesperadamente bater as pequenas asas curtas. Inútil! “Estou morto. Uma corujinha morta. Três semanas fora da casca e a minha vida termina!”, ele pensou.

Depois de cair do ninho onde mora, Soren é sequestrado e levado à sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá, ele e outros filhotes são forçados a trabalhar e ficam expostos à Lua cheia, que os hipnotiza e transforma em seres vazios, sem lembranças de quem eram. Qualquer reação ou pergunta pode resultar em terríveis castigos ou até ser fatal!

Enquanto luta para não perder a identidade, Soren faz uma amiga, Gylfie. Os dois logo descobrem que a única maneira de fugir dali é aprender a voar – voar até Ga Hoole, um reino de bravos guerreiros, os únicos que podem proteger as corujas de tamanho perigo.

Será que eles vão descobrir a razão dos sequestros? Ga Hoole existe ou é só uma lenda? Junte-se a Soren e Gylfie e conheça um universo repleto de fantasia, surpresas e ação.

A série A Lenda dos Guardiões ficou por diversas semanas na lista dos livros mais vendidos do New York Times e deu origem a um filme. A Captura é o início de uma história envolvente, diferente de tudo o que você já viu".

A história vai girar em torno da coruja Soren uma coruja-de-igreja, que após cair do ninho, por motivos bastante suspeitos, é capturado e levado a Academia S. Aegolius para deixar de praticamente ser uma coruja. Lá ele encontra a esperta Gylfie, uma coruja-duende e juntos vão tentar escarpar dos trabalhos forçados ao qual são submetidos e sair em busca do Reino Ga’Hoole.

No início da história a leitura tende a ser um pouco devagar, já que ficamos apenas com os personagens Soren e Gylfie que passam a metade da história tentando fugir de S. Aegolius ou tentando descobrir o que este lugar está fazendo com todas as corujas órfãs capturadas e apesar do livro ser direcionado a um público infanto-juvenil, senti falta de um pouco mais de humor na narrativa. A nossa dupla de corujas não são lá muito bem humoradas, são espertas, entretanto, sem senso de humor.

Como eu disse anteriormente a leitura demorou a engrenar, fiquei imaginando o porque. Cheiguei a conclusão que o motivo era bem simples. Primeiro a escritora KaThryn Lasky, faz o leitor tentar se acostumar com a ideia de que corujas falam, pois foi algo que demorei um pouca a assimilar. Elas falam e agem tão quanto qualquer humano, o que deu um pouco de estranheza. Porém enquanto os capítulos fluíam a ideia já era bastante aceita. Segundo, nós apresentar como é uma coruja e suas várias espécies. Não que agente não saiba como é uma coruja, mas não sabemos seus hábitos, como se comportam ou como caçam e é isso que nossa autora faz ao decorrer do livro e com um requinte de detalhes impressionante. Além disso, faz o leitor entrar no mundo destas magníficas aves e ser quase uma delas.

Algo deliciosamente interessante são também os trechinhos de músicas que existem ao decorrer da narrativa. O que deixa história com um charme a parte.

A leitura vai ficando realmente mais engraçada e interessante quando Soren e Gylfie fogem da Academia S. Aegolius e encontra Crepúsculo, uma coruja-cinzenta e Digger uma coruja-buraqueira, que vão se juntar a eles nesta incrível jornada em busca dos bravos guerreiros de Ga’Hoole. Ai sim, a história engrena, mas é também quando ela acaba. Por isso o filme aborda os três primeiro livros e não apenas “A CAPTURA”, já que este é realmente a introdução ao leitor nesta maravilhosa aventura recheada de bravura, companheirismo e esperança.

Então recomendo Leitores Cabulosos, quando forem comprar, adquiriram pelo menos os dois primeiros volumes desta saga, pois é a melhor maneira de degustar desta fantástica série e de toda a bela narrativa da escritora KaThryn Lasky. Boa leitura.

Trechinhos que a Serena achou adorável.

“Pássaros feios com cara de rato

Vocês dizem que são pássaros?

Vocês dizem que são corujas?

Pois não passam de corujas sujas!

Jatt e Jutt, corujas, uma ova!

Vou jogá-los numa cova!

Eu vou dar-lhes um chute no traseiro

Mas não quero ouvir nenhum berreiro!

Vocês se acham sabichões

Pois não passam de fanfarrões.

Um, dois, três, quatro,

Vocês valem menos que um rato

Cinco, seis, sete, oito

Não servem nem para fazer biscoito

Nove, dez, onze, doze

Vocês só sabem fazer pose.

“Mas não eram simplesmente órfãos. Juntos, eram muito mais, eram algo maior. A grande Árvore de Ga’Hoole das lendas de Ga’Hoolianas não tinha sido a fonte de inspiração do Soren e Gylfie quando estavam em S. Aggie? Não foram os Contos de Yore e a nobreza dos cavaleiros da Grande Árvore Ga’Hoole que os salvaram de serem escaldados? Será que a lenda poderia se tornar real? Será que os quatro poderiam, de fato, torna-se parte dela?”

“Soren ainda sabia de outra verdade: as lendas não destinavam somente aos desesperados. As lendas eram para os bravos”.

Por: http://cabulosocast.wordpress.com/2011/03/30/resenha-%E2%80%9Ca-captura%E2%80%9D-primeiro-livro-da-serie-%E2%80%9Ca-lenda-dos-guardioes%E2%80%9D-de-kathryn-lasky/

Lee S. 28/03/2011

Leitura para qualquer idade
O que dizer desta fantástica obra? Aliás, por onde começar a transcrever tudo o que este livro conseguiu me fazer sentir? Sem dúvidas, afirmo que esta história me conquistou de uma maneira exótica, por tratar de tantas coisas importantes através de uma literatura infanto-juvenil.
Escrito por Kathryn Lasky, "A Captura", primeiro volume da série "A Lenda dos Guardiões" não é só encantador e fascinante, consegue ser além de tudo uma prova de amizade, coragem, esperança e força.
A história é sobre Soren, uma coruja ainda jovem, mas muito esperta e curiosa, que vive com a família e a "babá" - uma cobra-cega muito amorosa - na floresta tranquila de Tyto. Ainda descobrindo as novidades da vida, Soren sonha em voar e tem um afeto indescritível pela irmãzinha, Englantine. Após cair do ninho, empurrado pelo próprio irmão; Kluddy - que sente um certo desprezo por Soren - é sequestrado e levado a Academia S. Aegolius para Corujas Orfãs. Logo desconfia de um mal terrível que pretende governar todos os reinos das corujas. Neste local, que mais parece uma escola de exército, ele faz uma amiga, a coruja-duende Gylfie. Neste local, os filhotes de coruja sequestrados trabalham forçadamente, sendo expostos a luz do luar, que tem a capacidade de hipnotizá-los e roubar-lhes a própria identidade, deixando-os vazios. Soren e Gylfie juntos conseguem encontrar formas de resistir e fugir daquele local, para retornarem à fuas famílias e descobrirem o que anda acontecendo no reino das corujas.
A história é inovadora e muito criativa. A autora mostra que aves tão ingeligentes como as corujas podem contar uma boa história de fantasia. É um livro inovador, cheio de magia e graça. De início, já sentimos uma simpatia grande por Soren e pelos demais personagens, que explicados de uma forma tão simples, mas bem abrangente, cativam o leitor e se fazem como nossos "amigos". O interessante é que a autora é declaradamente apaixonada e fascinada por corujas e mesmo que a história seja de ficção, consegue transmitir ao papel toda a história natural destes seres, de forma tão gostosa e divertida.
O livro é curtinho, rapidinho de se ler e bem proveitoso. Dele podemos tirar um punhado de lições, como a valorização da verdadeira amizade, os laços familiares, a determinação, a coragem, a fé e a confiança que devemos depositar em nós mesmos. É incrível o que essas corujinhas tem para nos ensinar em 184 páginas cheias de emoção. É tão fácil se apaixonar por essa história, que depois que lemos o primeiro livro, nossa vontade é de devorar os volumes seguintes. Também há um filme lançado recentemente e neste, conta a história dos três primeiros livros juntos: "A Captura, A Jornada e O Resgate".
Apesar de ser infanto-juvenil, é uma leitura para qualquer idade, qualquer um pode se apaixonar e desejar uma corujinha dessas para si. O desenvolvimento da história é bem legal e as expectativas ficam rondando a quem lê. Com certeza, uma trama bem inovadora e divertida na medida certa.
Na contracapa do livro, há este trecho : "A Lenda dos Guardiões – A Captura é o início de uma história envolvente, diferente de tudo o que você já viu." e, realmente concordo com o que está escrito, é literalmente e sem dúvidas diferente de tudo o que já li. Ótima leitura.
Felipe Siciliano Consolini

Cris 02/03/2011

Uma história diferente de qualquer outra...
O início da história é fofa! Soren é uma corujinha muito meiga! Não tem como não gostar dele e não sentir pena e revolta dos acontecimentos...
Existem situações cheias de aventura e algumas até macabras...
Mas basicamente, a história traz em si, amizade, companheirismo e a importância da família para nos ajudar a enfrentar o mundo, pois é ela que nos ensina sobre a vida.
Logo de cara você nota que a autora gosta muito de corujas, pois ela não mede esforços para inserir na ficção qualidades e informações verdadeiras da vida das corujas.
Enfim, gostei do livro e em breve estarei lendo o segundo da saga.

Kellven.Vilhena 10/01/2011

Ga'hoole
Um livro que fez sucesso nos States, conta a história de Soren, que em 3 semanas de vida é sequestrado por uma gangue de corujas malignas e é levado pra uma "escola" que mais parece um exercito. Por lá ele conhece Gylfie e os dois tentam fugir e se renegar aos ensinamentos estranhos por lá feitos.

O livro é fascinante, o modo com a autora narra é simples e de fácil entendimento. Kathryn Lasky queria fazer um livro de não ficção, com suas aves favoritas, as corujas. Mas como soube que não daria certo, fez um livro de ficção; Mas por conta disso, explicando como as corujas vivem e se comportam nas entrelinhas. E toda essa mistura que torna o livro interessante. A vida das corujas mais a história, até de fato, inédita. Que envolve lavagem cerébrais e atos ilícitos (claro que entre corujas).

A história pode se tornar lenta e cansativa no meio, mas termina tão rápido que não se nota, de lá em diante, só melhora. E o legal, a autora não tem pena em matar personagens marcantes e até carismáticos, o que torna o conto mais verídico e incrível.

Engraçado, divertido, curioso e incrível.

Lembrando que um filme foi feito baseado em todos os livros da série. Que apesar de legal, é bem diferente do livro. As coisas acontecem rápido demais e, enfim. A resenha é sobre o livro. x)

Camila 16/01/2011

A Captura
Fiquei encantada com esse início de série, apesar de não ser uma história feliz. A captura narra o início da aventura de Soren e Gylfie, que se conhecem quando são sequestrados e levados para a Academia S. Aegolius. Juntos eles irão enfrentar diversos perigos e vão elaborar um ousado plano de fuga. Gostei bastante do livro e já estou animada para começar a ler o segundo!!

www.leitoracompulsiva.com.br

Ralf 23/02/2011

Resenha:

Soren, uma coruja Tyto, vive com seu pai, sua mãe, seu irmão mais velho Kludd, sua irmãzinha Eglantine, e sua babá sra. Plithiver uma cobra-cega em uma árvore . Até que um dia, cai do ninho "acidentalmente", e é sequestrado e levado á Academia S. Aegolius para Corujas Orfãs. Lá perguntas não são ditas, nomes são números, e dormir sobre a lua é uma regra. Mas ele conhece Gylfie, uma coruja-duende que logo se torna sua amiga, e avisa o perigo de dormir sobre a lua. Infelizmente Soren conhece a punição de fazer pergunta. Mas algo está errado todas as coruja que dormem sobre a lua ficam hipnotizadas. Desesperados eles planejam sair daquele lugar, mas só podem voando (coisa que não sabem). Juntos, eles tentam voar, mas não conseguem pois não tem onde treinar. Até que descobrem que nem todas as corujas adultas são más, como Grimble que só está lá para salvar a família. Com a ajuda de Grimble, Soren e Gylfie escapam. Mas precisam ir a Ga'Hoole o mais rápido possível avisar sobre a Academia, e sobre as partículas. Nesta jornada encontram Crepúsculo uma grande coruja cinzenta, e Digger uma coruja-buraqueira que teve a perda de sua família, por causa de dois membros da Academia.

O que eu achei:

Este primeiro livro foi demais para mim. Não esperava tanto. Soren tem um bom coração (quer dizer, moela). Outro personagem que me chamou a atenção foi Eglantine, apesar de aparecer pouco no livro, por ser a irmã mais nova, conhece pouca coisa do "mundo". Por ter visto o filme já sei como vai ser o final dos cinco primeiros livros, mas não o da saga. Mas tenho certeza que A Jornada promete ser melhor que este. Gostei também do tipo de folha que é usado no livro. Resumindo, este livro é bom e merece ser lido.

Lilian 'Indily' 09/11/2010

Encantador!
A Captura é o primeiro livro da série A Lenda dos Guardiões escrita por Kathryn Lasky. Salvo engano são 15 livros da série, mas apenas os 3 primeiros foram publicados no Brasil, com previsão de mais 3 até dezembro. Aliás, os 3 primeiros foram a base do Filme “A Lenda dos Guardiões” lançado dia 08 de Outubro.
ENCANTADOR! Essa é a palavra que melhor encaixa nesse livro! É tão fácil, gostoso e envolvente que quando dedicamos tempo pra sua leitura fica complicado deixá-lo de lado depois! Quando nos deparamos com Soren, o protagonista, nos encantamos de imediato, a doçura com que ele fala de suas experiências e de sua família são cativantes! É fácil se apaixonar já nas primeiras páginas.
A autora é extremamente detalhista quanto aos costumes e rotina de vida das corujas desde o nascimento, fazendo com que o leitor consiga entender e quase visualizar cada processo de crescimento pelos quais os personagens tem que passar ao longo de sua jornada.
A história narra a vida de uma corujinha filhote, irmão do meio em uma respeitada família de corujas de igreja (muito raras!) moradoras da Floresta de Tyto, que cai do ninho, e como ainda não sabe voar fica desesperado aos pés da árvore onde fica seu ninho a espera de seus pais que estão fora em busca de alimento para a família. No ninho, Soren convive com seus imãos, a amada e doce Englantine e o malvado e egoísta Kludd, todos sempre aos cuidados de sua babá, a Sra. Plithiver, uma cobra-cega que cuida do ninho e da família há anos.
Desprotegido e com medo aos pés da árvore, Soren é seqüestrado e como se fosse órfão, é levado para um lugar escondido aos olhos de todos e desconhecido, chamado de Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Já no trajeto conhece a inteligente e minúscula corujinha Gylfie, uma coruja-duende também seqüestrada de sua família moradora do deserto de Kunner. Juntos, descobrem os horrores que ocorrem na Academia St. Aggie, um lugar em que as corujas são obrigadas a dormir olhando para a lua cheia o que provoca hipnose nociva, que os converte em seres estéreis, ocos, desprovidos de suas memórias, além de serem forçadas a trabalhar e seguir regras absurdas, onde a principal é a de nunca fazer perguntas!
Junto com sua amiga Gylfie e com ajuda de personagens intrigantes a conhecer pela história, Soren planeja a fuga desse lugar monstruoso e a volta para sua família.
O livro é mais como uma introdução onde podemos conhecer e nos familiarizar com os personagens principais e com os problemas e perigos pelos quais passarão para que consigam descobrir se Ga’Hoole é apenas uma Lenda ou sua possível salvação. Uma história deliciosa sobre amizade, fé e perseverança, onde o essencial é aprender a acreditar em si para vencer seus obstáculos maiores.
Outros personagens interessantes aparecem ao longo da trajetória do protagonista, entre elas Crepúsculo, uma coruja maior, acinzentada, e realmente órfã que por ter crescido e aprendido tudo sozinho é muito exibido e impaciente; e Diggwe, uma pequena coruja originária do deserto de Kunner que faz seu ninho em tocas no chão e que teve sua família morta pela patrulha de St. Aggie.
A Lenda dos Guardiões embora um livro infanto-juvenil é altamente recomendado para todas as idades e para todos os tipos de leitores. Vale todas as 175 páginas onde o leitor ri, se emociona, sente tristeza e felicidade partilhando com os personagens e sua aventura. Agora é ler A Jornada para conhecer o destino das corujinhas!

1 | 2 | 3 | 4 | 5