A Captura

Resenhas - A Captura

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Inlectus 27/10/2015

Bom sim.
Parece quando eu era criança.

RjNegreiros 24/01/2015

Resenha: A Lenda dos Guardiões: A Captura
A proposta apresentada pela autora foi realmente interessante e, ao mesmo tempo, peculiar: retratar o mundo das corujas, dentro da literatura fantástica, porém com o maior nível de veracidade e realismo possíveis, incluindo hábitos, alimentação, aparência e demais detalhes pertinentes. E a história em si é encantadora. Desde o primeiro contato que tive com Soren, sua família e o seu Reino, fiquei fascinado! Então, vamos lá, nos embrenhar em meio a árvores gigantes, e  com aves da mais alta classe. Serei um pouco superficial na tentativa de não dar spoilers, para os que ainda não leram o livro.

A história começa com a apresentação da família de Soren, uma jovem coruja-de-igreja, por ocasião do nascimento de Englatine, irmã mais nova de Soren. Seus pais são corujas respeitáveis, e tem mais um filho chamado Kludd, este por sua vez, é arrogante, prepotente e tende a ser bem desagradável. Juntos eles moram num buraco, no alto de uma árvore, tendo como criada de ninho, uma cobra-cega chamada carinhosamente de Senhora Plithiver, ela é encarregada da limpeza do ninho, e tem um carinho gigante pela família de Soren, e principalmente por ele e a nova cria, Englatine.

site: http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/2015/01/resenha-lenda-dos-guardioes-captura.html

Kamila code 18/10/2014

a lenda dos guardioes
e o seguinte pra quem viu o filme, LEIA TODOS OS LIVROS DA SERIE, o filme foi muito bom o problema e q resumiu tdos os livros num filme so, entao recomendo que TODOS LEIAM

Jacqueline.Amadio 09/03/2014

Por trás das penas
No entanto só li o primeiro, e o que posso dizer é que por trás de tudo, por trás da inocência das corujas, por trás do seu bater de asas se encontra uma revolução. Se associados ao nosso mundo percebe-se que as corujas toma o lugar dos humanos para nos mostrar o autorismo, as obrigações injustas e toda a injustiça de modo geral, mal posso esperar pra conseguir ler os outros livros da saga...

Abel Luiz 03/01/2014

Misterioso e fascinante
O livro faz parte de uma coleção de 18 livros. A história da série é sobre corujas lendárias com feitos heróicos. O primeiro livro (A Captura) monta o plano de fundo para série. Esse livro começa com o nascimento da irmã de Soren, uma coruja-da-igreja que tem um irmão mais velho. A autora gosta muito de corujas, e criou todo um mundo que mescla fantasia e realidade. Soren mora com os irmãos, pais e sua babá, que é uma serpente cega. Os ninhos estão sofrendo ataques e filhotes estão sumindo. Um dia, Soren está no chão da árvore e é levado por uma coruja para um lugar misterioso, chamado Academia S.Aegolius para Corujas Órfãs. Ele nem tem penas de voo ainda e sofre muito ser separado de sua família tão cedo. Junto com Gylfie, Soren faz de tudo para não ser hipnotizado pela lua e esquecer quem é de onde veio, descobrir o que se passa lá de verdade, e voltar para casa. Será que alguém já escapou de lá? Por que eles querem as pelotas? E por que roubam ovos? Todos os reinos da coruja correm perigo.

Gostei bastante, o livro é bem detalhado, embora eu tenha achado algumas descrições difíceis de imaginar. É cheio de mistério e partes que me deixaram bem nervoso quanto ao que aconteceria, além de muitas surpresas e revelações. Sem se falar que o livro usa muitos termos comuns no mundo das corujas como Glaux, que é uma coruja lendária e é invocada tipo quando a gente diz: "ah meu Deus!" ou "pelos céus!"; e moela, que é para eles o que nosso coração figurativo é para nós humanos. Pelo menos cronologicamente o filme foi fiel ao livro, mas claro que tem muitas mudanças. E o livro ainda tem uma parte com um mapa das regiões e outra com uma pequena descrição dos personagens. Só que muitas coisas só são descobertas nos livros seguintes.

site: http://casarvore.blogspot.com.br/2014/01/resenha-captura-lenda-dos-guardioes-1.html

Mariana Meyer 23/12/2013

E de repente me pego tão concentrada e excitada (Não sei se essa seria uma boa palavra pra ocasião)ao final do livro.Confesso que de início não fui muito atraída, mas conforme a história foi se desenvolvendo fui criando uma expectativa cada vez maior.
Jatt e Jutt estavam no ataque contra Soren e seus amigos. Não via a hora dever como isso iria acabar, mas infelizmente só tenho a disposição desse primeiro livro da série "A Lenda dos Guardiões". Já havia visto o filme,nem sabia da existência do livro,mas mesmo assim revivi o drama e a tensão.
Essa coletânea repleta de liçõesdevida e de adrenalina e perfeita para quem gosta de refletir sobre nossa convivência e nossa extrema luta pelo poder. Palavras como companheirismo, crença, virtude familia e principalmente a esperança, digo, a fé em acreditar, estão implicitamente durante todo o livro.

Sandro 07/10/2013

A captura
A história que Kathryn Lasky criou é muito diferente e bem desenvolvida, pois a autora coloca várias informações sobre as variadas espécies de corujas, ela conta como elas se alimentam, onde cada espécie vive e ao mesmo tempo conta a história de uma coruja chamada Soren que vivia com sua familia em uma árvore em um reino conhecido como Tyto.
Soren era uma coruja-de-igreja ele era muito feliz vivendo com sua família, até que um dia ele acaba caindo da arvore e acaba sendo levado por patrulhas de uma academia para corujas órfãs conhecida como S.Aggie. Lá ele conhece Gylfie uma coruja-duende que vivia no deserto de kunner, ela se torna sua amiga. Os dois são obrigados a ficar expostos a lua cheia que provoca um tipo de lavagem cerebral em corujas. Felizmente os dois conseguem evitar isso contando lendas antigas que seus pais contavam.
Sandro

Nathy Pegoraro 02/10/2013

É ótimo, eu assisti e tenho o filme também mas não é a mesma coisa o livro obviamente é melhor que o filme, como sempre.

_marice 27/07/2013

Logo no início, somos apresentados a uma família de corujas. Noctus e Marella são corujas-de-igreja e pais de três corujinhas, Kludd, Soren e Eglantine. Ah, e é claro, a Sra. Plithiver, uma cobra-cega que cuida dos filhotes e do ninho.

Mas há algo preocupando os moradores da Floresta de Tyto (onde eles moram). Alguns filhotes e ovos estão desaparecendo. E, bem, é exatamente isso que acontece com o pequeno Soren.

Soren é levado para a Academia S. Aegolius, onde conhece Gylfie, uma coruja-duende que também foi seqüestrada.

Lá, as corujas recebem números e por eles são chamadas, ao invés dos nomes. Não podem fazer perguntas e tem que dormir diretamente sob a luz da Lua cheia. E o único modo de fugir daquele lugar é aprendendo a voar. Será que vão conseguir?

O engraçado é que em momento algum os humanos são mencionados (não que eu lembre). Somos levados ao mundo das corujas, realmente. A Captura foi um dos melhores livros que eu li até hoje, mesmo considerando-o mais infantil do que juvenil. O livro não é cansativo e você não consegue largá-lo até terminar. Pelo menos, foi isso que aconteceu comigo.

Quando peguei A Captura emprestado com a minha amiga, nem sabia do que se tratava. Foi meio que impulso, sabe? Achei a capa linda e as ilustrações que estão no começo e no final do livro também. E agora estou ansiosa para o próximo, A Jornada.

Ah, e já assisti o filme também. Só acho que para quem ainda não leu todos os livros (eu), fica chato, uma vez que ele resume a história toda. Então recomendo que assistam depois de ler todos os livros. Fora isso, o filme é muito legal.

site: http://mundo-da-noite.blogspot.com.br/

Caverna 07/07/2013

A vida de Soren, nossa corujinha protagonista, era normal. Ele ficava na toca, comia os insetos e roedores que seus pais lhe davam e sonhava um dia voar, sentir o vento bater embaixo de suas asas e ter a sensação de liberdade que sempre quis. Infelizmente, nem tudo é como Soren espera ser: ele tem um irmão mais velho, Kludd, que está sempre implicando com ele, o rebaixando e se vangloriando por ter nascido primeiro e está tendo suas aulas de primeiro vôo. Kludd nunca está satisfeito com o que tem, ele quer sempre mais e desde que seus irmãos mais novos nasceram, Soren e Eglantine, ele não tem atenção suficiente dos pais.

Em um fatídico dia, Soren é raptado por corujas de S. Aegolius, lá, ele aprende o que é estar no inferno. As perversas corujas hipnotizam as corujinhas roubadas e as 'criam' em um sistema severo e rude. Perguntas são totalmente proibidas e quem ousar fazer alguma é punido da pior maneira possível. É lá também, em S. Aggie, que Soren conhece a sua fiel amiga Gylfie, uma coruja-duende, que apesar do seu tamanho pequeno, tem uma grande força de espírito, bastante intuição e imaginação.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/10/a-captura.html

Livro e Neblina 22/05/2013

5 em 1
Olá pequenos leitores,

Sim, eu sumi, não me xinguem. Como presente para vocês tenho pequenas resenhas de quatro tipos de livros e um filme que eu li durante minha ausência. Então sem muita delonga eu vou começar com o mais clássico de todos.

Confira no blog: http://livroeneblina.blogspot.com.br/2013/05/5-em-1.html

(TF)

Estante Mofada 12/05/2013

A captura (A lenda dos guardiões #1)
"A lenda dos guardiões" é uma das melhores séries que já li! No começo, eu achei a ideia de falar sobre corujas boba e infantil. Hoje, eu me arrependo profundamente, pois além dessa ter se revelado uma ideia GENIAL, a história é muito linda, bem escrita e envolvente!
Soren é uma coruja de igreja que mora na Floresta de Tyto. Ele vive com seus pais, Noctus e Marella, seus irmãos, Kludd e Eglantine e sua babá, uma cobra-cega chamada Sra. Plithiver.
Quando ele tinha 3 semanas, ele caiu de seu ninho, então foi raptado e levado para a Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs (nos cânions de St. Aegolius), onde ele e outros filhotes, que também foram sequestrados, tem que trabalhar incessantemente para os chefes e generais de lá.
Além disso, eles são obrigados a ficarem expostos a luz da lua cheia, em uma tentativa de hipnotizá-los e fazê-los perder a memória.
Lá, ele conhece Gylfie, uma coruja-duende, nascida no Deserto de Kunner. Juntos, depois de muito se aventurar pelos profundos e amedrontadores cânions, que a única maneira de sair de lá é voando, mas nenhum deles sabe fazer isso. Então, juntos, eles vão tentar aprender. Eles tem esperança e determinação, além da certeza de que consegiurão, mas será que isso será suficiente?

Resenha extraída de: www.blogestantemofada.blogspot.com.br
Página no Facebook: www.facebook.com/EstanteMofada
Twitter: @estantemofada

dani 10/03/2013

A Lenda dos Guardiões: a Captura – Kathryn Lasky
Como tema para o desafio desse mês era animais como protagonistas e eu tenho um certo ponto fraco com esse tema (geralmente não tenho nenhum problema com nenhum tipo de drama ou tragédia que envolve algumas histórias, mas colocou bichinhos no meio viro uma coração mole) então por isso queria algo mais infantil, e assim que A Lenda dos Guardiões entrou em minha lista de leitura, e pelo fato de eu simplesmente amar corujas, mas sinto em dizer que a história não era tão leve quanto eu imaginava.
A Captura é um livro que está no limiar entre o infantil e o infanto-juvenil. Sua narrativa é simples, sem nenhuma técnica rebuscada e cheia de diálogos, a passagem de tempo é linear apenas com alguns flashbacks para explorar a história de algum personagem novo, e por falar em personagem, esses não são profundos, na verdade são meio que representações infantis, o que fez com que eu achasse que a história seria voltada para crianças, porém a parte complexa se encontra no plot da narrativa, que envolve uma organização totalitária meio que baseada em histórias de governos políticos que tentam alienar seu povo, e isso achei complicado demais para uma criança captar todas as nuances, tendo como outro fator a crueza de algumas cenas que mostram morte ou crueldade, o que fez com que eu não conseguisse classificar esse livro exatamente.
A autora optou em humanizar bastante seus personagens, em diversas ocasiões é fácil esquecer que são corujas (o que foi uma tática que usei em algumas cenas para acalmar meu coração mole para animais).
O cenário é bem trabalhado, na sociedade de S. Aggie é possível perceber muito bem como as corujas tentam alienar as outras, as técnicas usadas são bem complexas e trazem algumas reflexões, como o fato de eles trocarem seus nomes por números, mostrando assim a perda de identidade. Mas tudo isso é suavizado pela narrativa infantil. Outro ponto a ser destacado é a mensagem de esperança e luta por algo melhor, que acreditar é o que guia muitas situações.
A edição que li possuía alguns erros, como frases repetidas e quebras estranhas, mas nada que atrapalhasse a fluxo da leitura.
O livro é uma série, porém não estou tão empolgada para ler a continuação.
Como disse, amo corujas e agora quero muito uma coruja-anã.

Monaly 20/02/2013

A Lenda dos Guardiões
Outro livro que só tomei conhecimento com a ajuda do cinema. Assisti ao filme, magníficos gráficos! Estava passeando em uma livraria quando me deparei com a série em uma estante de livro juvenis. Achei que não faria mal uma leitura rápida do primeiro parágrafo mas não consegui me conter e comprei o primeiro volume. Achei fascinante o modo como a estória foi descrita e como as corujas estão perfeitas! Há detalhes importantes com relação a cada espécie e achei fantástico! De início achei que seria uma narrativa um pouco mais infantil porém conforme a história se desenrolava notei que há muitas descrições tocantes, tristes e também sangrentas. Estou gostando e eufórica para comprar - ou quem sabe ganhar - o próximo volume!

Estante Mofada 11/02/2013

'Better Togheter"