A Era da Escuridão

A Era da Escuridão Katy Rose Pool

Resenhas - A Era da Escuridão

Aninha.Laureano 15/01/2021

Chato
Eu gostei desse livro até metade da segunda parte, depois ficou praticamente impossível continuar, comecei a ler apenas os diálogos pra ver se acabava mais rápido e com certeza não farei a leitura das continuações

Alnilan 16/11/2020

Esse livro é uma fantasia espetacular, comecei a ler sem muitas expectativas e saí completamente apaixonada e ansiosa pela sequência.
Fiquei preocupada quando vi que iam ser CINCO pontos de vista diferentes, mas acho que a autora conseguiu distribuir isso muito bem durante o livro. Aliás, os personagens são muito bem escritos e bem diferentes entre si, eles conseguem carregar a história maravilhosamente (em especial Anton e Jude, que viraram meus favoritos depois de poucos capítulos).
O livro é denso e até mesmo um pouco cansativo as vezes por conta de todas as informações, mas a construção do mundo é muito bem feita e todos os detalhes desse mundo são interessantes.
Fiquei com algumas dúvidas e MUITAS preocupações, mas quero muito continuar nesse mundo e torcer (talvez em vão) que tudo dê certo no final...

Mizita 10/06/2021

Razoável
Eu demorei muito para terminar essa leitura não gostei do início dela e gostava apenas de dois personagens e uma delas nem era a principal, tinha capítulos que eu me animava e outros que me irritavam, mas consegui terminar o livro, descobri que é uma trilogia, passei a gostar de personagens como Jude e com certeza lerei os próximos, espero que me prendam mais desde o início e que tenham um bom desfecho.

Dany Siviero 30/11/2021

A busca pelo Último Profeta
Estória surpreendente. Muito bem construída e detalhada. Personagens cativantes. No agurado de uma possível continuação.

Paula 15/07/2021

Fiquei meio sem palavras com o final. Não foi um final que me deixou em chamas, mas me impactou por não esperar acabar dessa forma!

Vi muita gente falando que o início é truncado, mas o início foi só apresentação dos 5 protagonistas. Então cada capítulo reiniciava uma história, apresentando-as para a gente. Depois se dá continuidade e conexão a tudo que foi introduzido.

O livro é interessante. Cheio de tretas políticas e religiosas.

ciana 19/01/2021

decepção é o nome
bom.... eu não sou mt fã de varios povs ao mesmo tempo mas como eles são bem pequenos é bem suportável, a trama em si não é ruim mad o jeito que ocorre as reviravolta é um porre, eu começei ja sabendo o que ia acontecer, é bem previsivel e mas parece uma grande introdução que não me fez ter vontade de ler a continuação.
od personagens não são de todo o ruim o arco do jude pra mim é o melhor logo depois o do anton mas os de outros personagem em específico o do Hassan é muito massivo e chato eu me vi varias vezes so lendo as falad ou pulando capitulos e só lia o final que entregava i quê aconteceu no capitulo dele. tirando isso não acho que foi de todo ruim é bem drama adolescente mas isso não significa ruim porem não goi o que a Sinopse revelou, principalmente pra um livro de fantasia.

se você for ler esse livro mantenha suas expectativas baixas

Mayanne Souza 26/06/2021

A era da escuridão ainda não veio ai
Bem, eu gosto de comentar sobre a leitura e o modo de escrita do livro. No começo achei um pouco denso, muita informação jogada e você que lute pra assimilar tudo de uma vez, porém, assim que passa as páginas você vai se acostumando e a leitura começa a ficar mais fluída.

O livro é bom, mas tem umas coisas que me tiraram do sério que é um Guardião de mil anos se comportar como um adolescente, sei se o livro passa a impressão que todos tem 16 anos, só que apelou muito nessa parte. E ele não se decide, 90% do livro ele ?Ai Hector? os 10% finais ?Hector?! I dont know her?

A história de Ephyra e Beru foi muito bem construída, eu quero muito saber onde que isso vai dar. Anton é maravilhoso também, a história dele foi muito bem elaborada, adorei.

Apesar dos pontos fracos do livro, quando acabou eu fiquei ?COMASSIM ACABOU? KD MAIS PÁGINAS?, parou bem na hora que ia começar todo o babado. Não sei como a autora vai escrever outro livro e quais as tramas seguintes, pois ao meu ver poderia ter mais 20 páginas e dar um desfecho massa.
Ly 07/10/2021minha estante
Eu acho que o guardião realmente tem por aí de idade, não? Kkk o pessoal é bem novinho msm :/

Amanda.Moura-@vidadebookstan 03/11/2021minha estante
O guardião não tem 1000 anos, amg. Ele é um jovem, assim como os outros personagens

amanda 07/06/2021

"...quem jaz no pó se reerguerá..."
deus, como eu surtei durante essa leitura.

"a era da escuridão" tem 5 protagonistas, e em um livro com mais de um pov, é muito difícil fazer com que os personagens se encontrem sem se perderem de seu objetivo inicial, mas katy rose pool conseguiu fazer isso perfeitamente.
todos eles são maravilhosos (jude e anton eu morreria por vcs), e o universo que a autora criou é super envolvente - mesmo sendo complexo, não fica confuso ou maçante.

achei que faltou desenvolver alguns personagens (o vilão principalmente), mas por essa ser a primeira parte de uma trilogia, é normal que isso aconteça e não interferiu na minha opinião de que esse livro é fantástico.

minhas expectativas eram muito altas, e não me decepcionei. super recomendo! aguardando ansiosa pela continuação :D

Brunna Fernanda Freire 22/01/2022

Interessante
A leitura e os personagens foram interessantes, muito bem descritos e complexos, o cenário (com algumas inspirações no nosso mundo) também foi bem construído e o enredo em sim é bom o suficiente para levar você até o fim do livro.
Apesar disso o livro não me conquistou ao ponto de que eu considere ler a continuação, pelo menos por hora.
Mas de maneira geral é um bom livro.

Alan (@coracaodeleitor) 19/03/2021

qui temos um mundo regido por profetas que guiavam a humanidade. Porém um dia eles desapareceram. E tudo que resta é uma última profecia que prevê A era da escuridão e o nascimento de um novo Profeta que irá salvar o mundo.

Nesse universo certas pessoas são abençoadas com poderes que se chamam Graças. E essas mesmas pessoas são perseguidas por uma figura destruidora e seus lacaios.

Assim conhecemos nossos 5 protagonistas e temos suas histórias entrelaçadas. Um dos 5 está destinado a salvar o mundo enquanto o outro está destinado a trazer o caos e destruição.

E isso é tudo que posso falar da sinopse sem contar algum spoiler. Pois o livro realmente é uma caixa de surpresas.

Adoro livros que são contados de perspectivas diferentes como esse é. Pois precisamos ir juntando as peças aos poucos. E fora que podemos conhecer bem mais de cada personagem.

Acho que a mitologia criada aqui e sensacional. Mas como é uma série, aqui temos um livro que não entrega tudo de primeira, então já sabemos que podemos aguardar muito do segundo pois ele deixa muito aquele gosto de quero mais.

Adorei a pegada dos poderes, perseguições e profecias. E a escrita da autora é incrível o que deixa o livro ainda maia cativante. Agora só nos resta esperar essa sequência para saber o que mais pode acontecer. Só digo que expectativas foram criadas hahaha.

Yasmim Braga 27/02/2022

? A era da escuridão é a fantasia de estreia da autora Katy Rose Pool sobre uma profecia e uma era de escuridão que está prestes a chegar, ambientada em um mundo baseado vagamente no antigo Mediterrâneo.

Tem a perspectiva de 5 personagens e um elenco diverso em termos de etnia, sexualidade e origem sócio-econômica: Ephyra é nossa anti-heroína; Beru é apenas uma espectadora que foi jogada em uma batalha da qual nunca quis fazer parte. Sempre disseram a Jude que ele está destinado a grandes coisas, mas ele duvida disso e não quer seguir o papel que seu pai lhe preparou para ser. Hassan é um príncipe que se sente impotente e envergonhado, enquanto Anton só quer continuar fugindo de seu passado, não importa o custo. Todos eles estão enfrentando seus próprios problemas, mas no final das contas estão todos interligados por um destino maior.

Para quem ama histórias guiadas por personagens, pode gostar deste. Sim, o enredo tem um papel bastante importante, mas é a forma que o enredo define os personagens e influencia suas escolhas que realmente tornou este livro instigante pra mim. Achei a construção de mundo muito bem desenvolvida, dando-nos informações suficientes nos momentos certos para sabermos o que está acontecendo, mas também mantendo um ar de mistério, o que prendeu bastante minha atenção.

? Então se você é um fã da fantasia YA, gosta de ação e boas reviravoltas, você precisa dar uma chance a este livro! ?

Patty Amanajás 23/11/2021

Durante muitos anos a humanidade viveu e se desenvolveu seguindo as profecias dita por sete profetas.

Esse período foi denominado como a Era dos Profetas, mas que chegou ao fim quando esses profetas desapareceram.

Contudo, antes disso eles deixaram uma última profecia.

"A era da escuridão se aproxima juntamente com o nascimento do último profeta."

Assim inicia a trama do livro A Era da Escuridão. Um universo fantástico em que algumas pessoas poderiam nascer com poderes.

Eram os Agraciados. Cada pessoa poderia ter uma graça.

São 4 tipos de graças do corpo.

A graça do coração (aumenta a força); A graça do sangue (para curar ou ferir): A graça da mente (criação de objetos); A graça da visão (sente e localiza seres vivos).

Cem anos após o desaparecimento dos profetas, surge um orador habilidoso. Influenciando e reunindo uma legião de seguidores. Pregando que os poderes dos Agraciados eram anormais e perigosos.

Com isso rei e a rainha caem e viram prisioneiros após um golpe.

Cinco pessoas começam a agir.

E os versos da profecia começam a se realizar.

Com tudo isso, devo admitir que o livro é cheio de ação desde o início. Mas que pra mim faltou desenvolvimento. Os capítulos são intercalados e narrados por cinco personagens. Acho que por isso o ritmo se torna rápido. São muitos acontecimentos e pontos de vista diferentes o tempo todo.

Esse livro é o primeiro de uma trilogia e que serve como uma grande introdução.

A minha sensação foi de um prólogo de quase 400 páginas.

Achei que a trilogia tem potencial, a história chega a ser interessante, mas finalizei me perguntado se vale a pena ler a continuação. Pois não me empolguei tanto, achei muitos acontecimentos previsíveis e demorei a gostar dos personagens.

Só na última parte do livro que senti os personagens mais humanos e menos superficiais. Mostraram mais seus sentimentos. Me apeguei em apenas um dos cincos.

Também finalizei com o pensamento: acho que livros de fantasia jovem adulto não são mais pra mim.

Já se sentiu assim também? De que determinado autor, ou gênero já não é mais pra você? Que já passou a fase?

Vou esperar passar um tempo para me decidir se leio o segundo livro

Alejandro.Jonathas 10/11/2020

É um bom livro, mas tem seus contra
É um livro com uma escrita bastante fluída, apesar de os personagens não serem muito "originais".
A trama é boa com um desenrolar interessante. Espero o próximo livro.

Mari 12/10/2021

Tombo e tombo.
Eu amei esse livro com todo o meu ser! Obrigada a Katy Rose Pool por ter escrito uma preciosidade dessas!

O final é muito um "tá, como eu vou viver até o segundo livro?"! É um absurdo de bom! Eu não sei como a média é 3,7 aqui no skoob, porque é muito bom!

Um mundo complexo e que pode ser trazido para os nossos dias, porque claramente o vilão tem a cara do Bozo.

Você consegue estabelecer uma amizade com os personagens! Eu amo todos os personagens, não tem um que eu não goste e compreendo TODAS AS ESCOLHAS CERTAS OU ERRADAS que eles tomam.
Cada personagem tem uma personalidade e vão lutar pelo aquilo que acreditam e fds o resto.

Eu fui tombada diversas vezes, ô autora que me deu umas 171819282 facadas, quando achei que me recuperei de algo, ela vem e diz e fala "[*****], tem mais!".

Eu tô doida pra ler o segundo e acho que vou começar amanhã, mas já quero os livros físicos.

Isabela | @sentencaliteraria 22/03/2021

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
A Era da Escuridão | @editorasuma

Nesse primeiro livro da trilogia “Era das Trevas”, conhecemos um grupo de personagens diferentes e ligados por uma antiga profecia. Eles vivem num universo onde há muito tempo existiam Sete Profetas que guiavam a humanidade, mas que desapareceram deixando uma última profecia conhecida por poucos. Ela prevê que o mundo recairá em uma era de escuridão, e que cinco pessoas vão desencadear isso. Resta descobrirmos quem dos personagens representa cada um dos Arautos mencionados na profecia.

-Hassan, um príncipe exilado de seu reino.
-Ephyra, uma assassina brutal conhecida como Mão Pálida.
-Jude, um líder dividido entre sua honra e seu coração.
-Anton, um jogador com o poder de encontrar qualquer coisa ou pessoa.
-Beru, uma garota à beira da morte e cansada de lutar.
--> Um deles pode salvar o mundo. Um deles está destinado a destruí-lo.

Nesse universo também existem algumas pessoas chamadas de Agraciados, por terem poderes recebidos desses antigos profetas. Cada um dos cinco protagonistas lida com dilemas envolvendo seus poderes, e acompanhamos em capítulos alternados entre eles como suas histórias se conectam. No centro de tudo está o vilão Hierofante, usurpador do reino do príncipe Hassan e que comanda uma seita que prega o fim dos Agraciados por eles representarem algo anormal.

* Esse é aquele tipo de universo que tem suas peculiaridades, como poderes diferentes e uma sociedade secreta que está ligada à profecia. Adorei a inspiração que há em cima da cultura grega e a representatividade LGBT (tem uma dupla que é pra fazer a gente sofrer... de amor!). Esse mistério da profecia não é aprofundado, mas creio que a autora intencionalmente dá informações suficientes para deixar o leitor curioso. Nem lembro a última vez que terminei um livro de fantasia querendo ler na mesma hora sua sequência, então fica aí minha indicação.

--> CONCLUSÃO: o universo que a autora trouxe na história não teve tantos elementos inovadores, mas eu adorei a escrita e me apeguei aos personagens. Gostei dos temas abordados, como a intolerância religiosa, as questões políticas e até algo meio surpreendente que aconteceu perto do fim.

site: https://www.instagram.com/p/CMvA_g2DTc8/