Cotoco

Cotoco John van de Ruit

Resenhas - Cotoco

Kellen 09/12/2010

Pensa na cena: uma garota sentada em um quiosque de um posto de gasolina, esperando o esposo sair do trabalho. Normal. Mas olhe mais de perto e perceba que ela ri sozinha, quando não solta uma tímida gargalhada. O que há com ela? Ela, sou eu e estava lendo Cotoco, de John van de Ruit.
Eu esperava me divertir muito com o Cotoco, mas o livro superou e muito minhas expectativas. Que eu me lembre foi a primeira vez que li algo em forma de diário, até torci um pouco o nariz no começo, mas para minha felicidade a experiência foi muito boa.
Querem conhecer Cotoco? Então vamos lá. John Milton é um menino de 13 anos que acaba de se mudar para um renomado internato para garotos. John ganhou uma bolsa de estudos e por isso consegue a vaga na importante instituição, que depois descobrimos ser, na verdade, mais parecida com um hospício do que com uma escola. Logo nos primeiros dias todos ganham apelidos, o de John é Cotoco porque ainda não desenvolveu suas partes íntimas (não tem pelos e tem um pintinho pequeno), um grande motivo de vergonha e chacota, claro.
Como contei, Cotoco mantém um diário, que é ambientado no ano de 1990, na África do Sul, e é através dele que acompanhamos todas as suas estripulias e de sua trupe. Ah, não posso esquecer de apresentar os companheiros de ala do jovenzinho: Cachorro Doido, Lagartixa, Rambo, Rain Main, Esponja, Simon e Barril, cada um apresenta uma esquisitice diferente e por conta do que aprontam são nomeados os Oito Loucos. O grupo se mete em cada enrascada, apronta cada uma que é impossível não cair na gargalhada. Juntos tomaram banhos proibidos na represa de madrugada, foram perseguidos pelos seguranças, seus cães e na fuga o pobre Barril ficou preso na janela da capela, precisando de uma bela desculpa, inventada por Rambo, para se safar de umas chibatadas; eles também tentam desvendar um misterioso suicídio que ocorreu na escola, colocaram o pobre Cachorro Doido com colchão e tudo para dormir no pátio, isso sem que ele acordasse; invadiram a cozinha, roubaram comida de que nem precisavam e, o mais incrível, presenciaram a quebra de recorde do peido mais longo da escola, feito realizado por Barril (foram 30 segundos, pasmem!).
Durante este período de conhecimento, mistérios e aventuras, Cotoco é arrebatado pelo seu primeiro amor. A Sereia que rouba o seu coração. No entanto, após conseguir um papel super importante na peça realizada pela escola e pela St. Catherine, uma instituição semelhante à de Cotoco, frequentada apenas por meninas, que elas o ouvem cantar e que conhece Amanda, tudo vira uma confusão. Seu coração bate forte, mas ele já não sabe mais quem é a responsável por isso.
A família de Cotoco é um capítulo à parte, uma loucura total. O pai é doido de pedra, cismado com tudo, começa com os cachorros do vizinho e continua com a libertação de Mandela (ele pensa que Mandela vai se vingar de todos os brancos e matá-los), seu envolvimento com a polícia é contínuo. Já a mãe pensa que a empregada, chamada Innocence, é uma cafetina e que usa sua casa para os trabalhos. Uma das verdades é que ela vende umas bebidas estranhas. Ambos, os pais de Cotoco, gostam de beber vinho e constantemente fazem o filho passar vergonha seja nos jogos de críquete ou rúgbi ou ainda em outras visitas à escola. Sem falar dos casos nos shoppings e na própria rua em que moram. A avó, Wombat, é outra doida de pedra, sempre acha que tem alguém querendo roubá-la e conta as mesmas histórias repetidamente. Olha, Cotoco precisa ser muito forte para não seguir o mesmo caminho dos parentes e das pessoas que o cercam, do contrário vai bater pino, como costuma escrever em seu diário.
Cotoco é um livro empolgante, divertido e diferente de tudo o que eu havia lido. Fiquei emperrando sua leitura porque não queria me despedir dele, de suas travessuras, de sua família maluca e dos doidos que convivem com ele. Bem, acho que sei por que no fundo não queria terminar de ler Cotoco. Bem lá escondido, eu sabia que a vida não era sempre divertida e que nunca tudo fica 100% por muito tempo, sabia que a história de Cotoco me faria chorar. Incrível como um livro que me fez rir tanto, fez com que eu derramasse tantas lágrimas faltando apenas algumas páginas para o fim.
Cotoco tornou-se o irmãozinho mais novo que eu nunca tive. Senti orgulho com seu sucesso no teatro, roí as unhas com suas confusões e fiquei em pânico por não poder ajudá-lo quando precisou de mim. Mas acima de tudo, ri muito com ele e sempre que pude, compartilhei com quem estava próximo de mim alguns trechos do livro.
Cotoco vai ficar na memória, lá naquelas boas, que a gente sempre gosta de lembrar.

Tábata Kotowiski 06/12/2010

Cotoco é o livro de estréia do sul africano John van de Ruit e já foi premiado com o Booksellers’ Choice Award além de ser o livro infantojuvenil mais vendido na história da África do Sul. Isso é só pra vocês terem ideia do livro que vou resenhar pra vocês. :)

Como está na capa, Cotoco é o diário (perversamente engraçado) de um garoto de 13 anos. O garoto é John Milton, o Cotoco, apelido que John ganha logo no início do livro quando vai para um internato só pra meninos. E é lá que Cotoco recheia seu diário com histórias pra lá de divertidas e engraçadas. Agora imaginem um monte de adolescentes (homens!), com um bocado de sexo e besteira saindo pelos poros, juntos. Estudando juntos, comendo juntos, dormindo juntos. O que pode sair daí, povo? Boas gargalhadas. E aqui eu agaranthiu, MUITAS gargalhadas. Acho que vou até pedir pro maridão testemunhar a meu favor no assunto gargalhadas porque ele tá de prova de como eu ri com as histórias de Cotoco. Sabem o “rir escandalosamente” que me descreve ali na barra lateral? Pois é. Foi bem assim. Nem me arrisquei a levar o livro para ler numa fila de Banco, por exemplo. Seria micão na certa!

Além de todas as gargalhadas que Cotoco consegue arranca do mais duro dos coraçãozinhos, tem outras coisas que valem a pena destacar do livro. Como a família de Cotoco, que é um show a parte. Como o professor de Português maluco mas adorável que indica livros de peso pra Cotoco ler, como O Senhor dos Anéis e O Apanhador no Campo de Centeio. Puxa, aos 13 anos Cotoco lê alguns livros de dar inveja a qualquer adulto! Sem falar que como a história se passa durante o ano de 1990, o livro tem como pano de fundo, a libertação de Nelson Mandela, o fim do Apartheid e todo a parte história da Africa do Sul da época. Adorei essas incursões históricas feitas durante o livro. Sem falar em todas as referências literárias como algumas das citei acima.

O único defeito de Cotoco é a capa, que, vamos combinar?, é horrorosa. Dito isso, Cotoco vale cada linha de leitura e digo mais, vocês vão se surpreender com o final. Cotoco amadurece muito durante o livro e isso é visível a cada página. Afinal, Cotoco passou por muitas experiências durante o ano. Mudanças, alegrias, ganhos, perdas… É natural que Cotoco ao final das 392 páginas seja um garoto um cadinho diferente daquele que é apresentado para os leitores no início do livro.

Cotoco é o primeiro livro de uma série que, por enquanto, já está no terceiro. Além disso, em Novembro, a história estréia nas telonas na África do Sul e no início de 2011 para o resto do mundo. Não vejo a hora de ver! E vocês?

;)

site: randomicidades.wordpress.com/

Cris Peter 07/11/2010

Livro simples, de fácil leitura.
O estilo lembra Marley e Eu.
Divertido.
A mente de um menino de 13/14 anos. Muitos aspectos faz lembrar a própria infância.

Ju Oliveira 05/11/2010

John Milton, vulgo Cotoco é o cativante personagem desse livro hilário e comovente.Todas as aventuras, desventuras, paixões, medos vividos em seu primeiro ano em um Colégio interno na África do Sul são narrados em um diário. A história se passa quase que toda no Colégio. Onde Cotoco sofre na mão dos alunos mais velhos, por ser um dos menores de seu grupo. Mas também constrói belas amizades, como com o Lagartixa, seu melhor amigo e o professor Guv que lhe apresenta a livros como Senhor dos Anéis, O apanhador no campo de centeio, O velhor e o mar, etc. Sua família destrambelhada é um caso a parte. Seu pai rouba a cena com jeito nada sutil de ser. Não tem como não se encantar com cada passagem do livro. Ele e seus amigos com apelidos pra lá de estranhos, Rambo, Cachorro Doido, Rai Man, Lagartixa, Barril e Esponja são inseparáveis, sempre um aprontando com o outro.Eu nunca ri tanto lendo um livro como foi com o Cotoco, mas não é uma simples risada, é gargalhada messsmo, daquelas de quase perder o fôlego. A única coisa que achei um pouco cansativa foi a repetição nas cenas dos jogos de criquete e rugby, somente nessas narrativas é que ficava meio chatinho mesmo. Mas nada que ofusque o brilho de Cotoco e Cia. Engraçado foi que pelo tanto que eu ri no livro quase todo, terminei com lágrimas nos olhos. O final é bem emocionante e é visível a maturidade que Cotoco adquire em um ano de colégio. Pra quem está a fim de uma boa leitura, Cotoco é diversão na certa. O livro já tem sequência: Spude -- The Madness Continues… e Spud -- Learnig to Fly. Pena que ainda não chegaram ao Brasil, mas assim que chegar, vou ler com certeza! O filme chega ás telonas em Novembro, aqui no Brasil não sei a data ainda, mas o trailer é o máximo.

Silver Se7e 23/10/2010

Fazia tempo que não ria tanto com um livro.
O livro conta a história de Cotoco, um menino de treze anos e sua vida num colégio interno no interior da África do Sul.

Ele e seus colegas de quarto são apelidados de Os Oito Loucos. Cada um dos caras é muito diferente um do outro, não combinam em nada, mas são grandes amigos e passam por muitas enrascadas que nos fazem rir o tempo todo, rir tanto que várias vezes tive que deixar o livro de lado para rir alto, me recompor e só depois voltar para a leitura.

Durante o passar do ano presenciamos os esportes, a adolescência aflorando, o amor, teatro, bulling, passagens em família (outro bando de malucos), mistério e drama. Um pouco de tudo isso e tudo muito bem escrito.

Um ótimo livro de humor. Tem uma certa semelhança com O meu Pipi, do Mario Prata.

Tomara que o autor faça uma continuação.

Nina 09/10/2010

No blog...

Rafael 26/09/2010

Não o julgue pela capa!
Já tentei ler outros livros em estilo diário, mas nunca fui muito longe. Cotoco superou minhas expectativas: a história é boa demais para querer abandoná-lo.
Impactantemente, vou falar da capa. Bem, ela não é das mais bonitas com estes tons de marrom, haja vista que a capa americana é completamente diferente. Há quem goste mais, mas, querendo ou não, prefiro a nossa, tradicional. É bem mais a cara do livro -pode ter certeza!

Leia a resenha completa e detalhada (com imagens e novidades) no meu blog!

;D
Rafael 09/05/2011minha estante
NÃO É PERMITIDA A CÓPIA DESTE CONTEÚDO INTEGRAL OU PARCIALMENTE.
-PLÁGIO É CRIME

CaioMeloW 12/09/2010

MUITO BOM
Para ler a resenha, acesse: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-cotoco-john-van-de-ruit/

igoortc 28/08/2010

Resenha do livro Cotoco - O diário (perversamente engraçado) de um garoto de 13 anos
leia a resenha em meu site:

Lorran 24/08/2010

Cotoco
Se eu fosse me basear no que tenho lido ou ouvido falar sobre o que as pessoas acham - sem ler, claro - do livro tema dessa resenha de hoje para decidir se o leria ou não, ela certamente não sairia. Mas não, pessoal, o livro não é bobo. Nada de fazer caretas e torcer o nariz. Em suas 392 páginas, Cotoco é simplesmente genial.

Na verdade, o nome do livro não é apenas Cotoco, mas Cotoco: o diário perversamente engraçado de um garoto de 13 anos. Perversamente engraçado é a palavra chave. É um humor extremamente aguçado, que te faz sorrir pela franqueza de como o fato é contado. Já me faz vislumbrar um filme com Christopher Mintz-Plasse, Michael Cera, Jonah Hill, Seth Rogen e companhia.*

"Sábado, 22 de janeiro (...) 20h Assisti Uma linda mulher, com a Julia Roberts, na sala comunitária. Ela é realmente perfeita. Fiquei com uma inveja danada do Richard Gere. Depois de me formar, vou sair pelas ruas procurando prostitutas feito a Julia."

John "Cotoco" Milton é um personagem extremamente cativante, e junto com seus colegas de internato conhecidos como "Os Oito Loucos" - Cotoco, Rambo, Cachorro Doido, Simon, Rain Man, Lagartixa, Barril e Esponja - participa das mais loucas e excêntricas aventuras. O grupo é tão louco quanto encantador. Só os oito já seriam promessa de boas risadas, mas os pais lunáticos de Cotoco são um caso a parte. São figuras engraçadíssimas.

Mas não só de boas risadas vive o livro. É a saga de um garoto de 13 anos descobrindo a vida, a amizade, o amor, a tragédia e, como diz na contracapa do livro, "a pluralidade da fauna humana". (a essa altura vocês já devem imaginar porque o apelido do garoto é Cotoco)

E no meio disso tudo ainda tem a libertação de Nelson Mandela, que faz Cotoco rever seus conceitos a respeito do certo e do errado. E excelentes bate-papos literários com o excêntrico - claro! - professor de inglês, que nas últimas páginas do livro dá um conselho daqueles:

"'Você é quase um filho para mim, rapaz. Vai superar essa dor, pode ter certeza, e ainda por cima se tornará um melhor homem por causa dela.' E com um tapinha nas minhas costas, emendou: 'Tenha boas férias você também, e lembre: em caso de dúvida, continue lendo. Os livros nunca deixam a gente na mão.'"

Mais uma vez a Intrínseca acertou na mosca.

E, para a minha alegria, descobri que o livro já tem continuação. Spud: the madness continues... e Spud: learning to fly. Tomara que saia logo, viu Intrínseca.

* Eu não tinha visto que já foi produzido um filme sobre o livro, que será lançado em novembro.
Talitiane 20/07/2014minha estante
Eu simplesmente adoro esse livro! Pena que não lançaram os outros volumes em português ;)

FelipePaiuca 28/05/2015minha estante
Acabei de concluir a leitura. O livro é simplesmente incrível. Porém, aquilo que acontece no final me deixou meio perturbado.

janaynah29 12/07/2015minha estante
Muito interessante essa resenha. Deu-me vontade de ler esse livro.

Ana Claudia Car 26/10/2015minha estante
Ao contrário, do que eu li sobre esse livro, ele não é apenas "engraçadinho", ele fala de amizades verdadeiras, amadurecimento, e amor.
cotoco é um livro encantador, e o final me fez cair aquela lágrima discreta.

Jéssica Maria 24/06/2020minha estante
Qual o nome do filme baseado na obra?

Cibele 23/08/2010

Eu simplesmente amei ter lido o diário do Cotoco. O livro é realmente muito engraçado e acho que por ser escrito em forma de diário, em uma forma despretensiosa, isso acaba fazendo com que seja ainda mais engraçado. E eu nunca pensei que um garoto de 13 anos pudesse ter tantos problemas! Não bastasse todas as mudanças da idade ele ainda tem um bando de companheiros de alojamento doidos e professores e monitores que não tenho nem palavras pra descrever. As melhores partes do livro são sem dúvida aquelas em que o Cotoco está em casa e tem que lidar com os pais e a avó. Devido às suas loucuras, eles rendem as cenas mais hilárias que você pode imaginar.

Leia mais em: http://www.euleioeuconto.com/2010/07/cotoco-o-diario-perversamente-engracado.html

Barbara Sant 19/08/2010

Recebi "Cotoco" de presente da Editora Intrínseca sabendo que era um livro bem diferente do que normalmente leio.
O fato de ser um diário já é o primeiro impacto. O fato de ser o diário de um menino de 13 anos, causa todos os impactos seguintes.
O gurí (e toda a turma dele) é uma peste completa, a família dele só tem maluco e ele passa pelas situações mais ridículas que se pode imaginar.
Eu me diverti bastante lendo o livro e, na mesma medida, fiquei de cabelo em pé.
Imagina só ter uma pestinha dessas dentro de casa? Ou ser professor dele? Tremo só de imaginar! rs
Algumas das confusões que ele se mete com os amigos (cada um com o nome mais pirado que o outro) são de fazer você morrer de rir enquanto chora de pena de quem tem que arrumar a bagunça.
E como não só de arte vivem os pestinhas, as cenas dos "castigos" são de lascar!
Bem ao estilo "Garoto-Pestinha-Apronta-Novamente", o livro levará você para todas as aventuras que você viveu (ou desejou viver) na adolescência!
Ótima pedida!

Visite o blog!

Mariana Dal Chico 09/08/2010

Se você está cansado de teminhas adolescentes, sobrenatural e está a fim de dar boas risadas, você TEM QUE LER COTOCO!
Através das páginas do diário de John, também conhecido como Cotoco, acompanhamos uma série de situações engraçadas e bizarras.

Cotoco é um garoto de 13 anos que vai para um internato por causa de uma bolsa de estudos. Lá ele fica alojado no mesmo dormitório com outros garotos e ficam conhecidos em toda escola como ‘Os Oito Doidos’ (Cotoco, Rambo, Cachorro Doido, Simon, Rain Main, Largatixa, Barril e Esponja), daí você pode ter uma ideia do que eles aprontam. Por serem novatos, cada um torna-se ‘escravo’ de um monitor e passam maus bocados por estarem nas mãos dos garotos mais velhos e sem poder dedurá-los.

As loucuras vão desde dar um mergulho noturno numa sexta-feira (coisa totalmente proibida), envolvimento com a professora de teatro (que é esposa de um do monitor chefe) a sessão de invocação de fantasma na capela da escola.

As aventuras amorosas de Cotoco são um caso a parte, com três garotas na sua cola, ele não consegue se decidir em qual deve investir e mesmo que queira algo a mais, por ser Cotoco, ele não pode dar nada além de uns beijinhos.

A família do Cotoco é muito interessante, sua avó é pirada e acha que todo mundo quer roubá-la. Sua mãe usa roupas extravagantes e se acaba no vinho. Seu pai depois de Nelson Mandela ter sido libertado da prisão passa a ter mania de perseguição, acha que os comunistas vão atacá-los e os negros irão matar todos os brancos, por isso ele resolve reforçar as janelas e portas com madeira, compra um arsenal de armas e cava um trincheira no quintal. E a empregada vende bebida ilegal no quintal.

Fazia muito tempo que eu não lia um livro que me proporcionou muitas risadas, com situações engraçadíssimas, de tanto me ver rir ao ler esse livro, meu marido se interessou e mal pode esperar para começar a lê-lo.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/08/resenha-cotoco.html

Psychobooks 09/08/2010