Apaguem Ela Agora

Apaguem Ela Agora Alberto Hupsel

Resenhas - Apaguem Ela Agora

1 | 2 | 3 | 4

Ale 08/07/2020

É muito legal vc ler um livro que o personagem fala com vc, e que a ?heroína? do livro é desconstruída e nem tão corajosa assim.
A leitura foi bem rápida e leve.
Adorei as citações sobre filmes, livros e atores. É bom quando vc lê e intende as referência rsrsrsr.
Hupsel 08/07/2020minha estante
Muito obrigado pelas suas palavras! Aguarde a sequência das aventuras da Anna em 2021 :)

Becs 31/05/2020

Ideia inovadora e interessante. O livro proporciona uma leitura bastante tranquila e agradável. Mas achei a narração superficial, muito mais parecida com uma sucessão de fatos do que uma história que explora os sentimentos profundos da protagonista.
Não temi pelos personagens, não senti conexão e achei tudo meio que raso. Esperava muito mais da história, talvez esse tenha sido meu erro.
Hupsel 31/05/2020minha estante
Gostei da resenha :) Os comentários negativos são sempre super bem vindos e ajudam muito, ainda mais para construir o segundo volume. No primeiro volume, tentei me concentrar mais na Anna, por isso também acho que o Primeiro Leitor e a Makoto ficaram meio em segundo plano. No segundo livro, vou explorar mais o background dos personagens e explicar a relação do mundo em que eles estão com a nossa realidade no Mundo-Lá-De-Fora. Abração =)

Becs 10/06/2020minha estante
Opa, Luiz. Tudo bem?
Como eu disse, a premissa do livro é muito legal e eu nunca tinha visto nenhuma ideia parecida. Então, sim, eu acredito que a história tem um potencial enorme (ainda mais agora sabendo que vai ter uma continuação), mas eu acho que os sentimentos poderiam ser mais explorados. Se nesse segundo volume você conseguir aprofundar as percepções emocionais dos personagens eu acredito que vai ser show demais. No mais, desejo só sucesso :))

Evelyn.Moraes 19/06/2020

Uma fantasia divertidamente crítica
Apaguem ela agora é um livro de fantasia divertidamente crítico, com um humor sarcástico e irônico notável, nos instiga a pensar. A construção e desenvolvimento é interessante e envolvente, me senti participando da escrita. A estória é autêntica, nunca li nada igual. Em determinado momento da leitura eu refleti sobre "será que nós fazemos nossas próprias escolhas mesmo, sem influência nenhuma de outras pessoas?" Vale ressaltar os diversos easter eggs e referências da cultura pop, ciência, entre outros, achei incrível essas colocações. Apesar de talvez não estar explícito de cara, é subjetivo, me trouxe reflexões sobre o período pós-modernos que estamos inseridos. É uma ótima leitura. Sério. Leiam!

fabio_g_oliver 12/07/2023

Como um “Todo Mundo Em Pânico” só que literário.
É uma leitura divertida e com uma escrita que às vezes beira o informal, mas com personalidade. Tudo isso sobre uma trama de fantasia cheia de piadas e quebra de quarta parede, por assim dizer.

A história vai acompanhar Anna vivendo em Aeris, um mundo onde todos sabem que são personagens de uma história. No meio de sua busca para se tornar uma Protagonista, Anna vai descobrir que seu mundo não é o que pensava e pode estar ameaçado por um Rei tirano. Com a ajuda do Primeiro Leitor, vai começar uma jornada por respostas, questionar um sistema opressor e derrotar o verdadeiro Vilão dessa história (e tudo isso sem desmanchar a trança).

Eu não sabia desse livro até ver a Wlange (do canal Ficçomos, no Youtube) mencionar ele em um de seus vídeos. A passagem que ela mencionou me chamou muito a atenção, aí enrolei anos até finalmente comprar ele e começar a ler.
Começou bem engraçado, não vou mentir. Logo depois a história tem uma reviravolta curiosa e nós vamos acompanhar os tropeços dela (Anna) pelo mundo de Aeris. Gostei de como a ideia de todos saberem que estão em uma história foi explorada, usando de certas piadas e até críticas às histórias padrão. O desenvolvimento é comum de livro de fantasia, com exceção de certas pausas para fazer piadas, que acredito que nem sempre dão certo, umas reflexões descartáveis e algumas cenas desnecessariamente longas (que quebravam o ritmo da história). Acredito que a leitura valeu a pena pelas risadas que eu dei, pelo conhecimento desse mundo e da personagem, a história, que nos leva para umas situações divertidas, e o epílogo emocionante. Equilibrado entre pontos positivos e negativos, acredito.

— DETALHANDO —

°.A ideia é inovadora e explorada de um jeito bem legal. Os personagens saberem que são personagens de uma história torna tudo divertido, uma vez que eles vão criticar clichês e falar muito sobre sua posição naquele mundo. Além disso, tem a “quebra de quarta parede” que vai ocorrer em certos momentos, a personagem vai criticar pontos do próprio livro, e isso é bem divertido. Só a ambientação que é muito confusa em certos momentos. Ele dá a entender que tudo é baseado em um cenário de fantasia medieval, porém vai mencionar que a personagem assistiu esse e aquele filme, mas sem nos mostrar uma televisão ou computador. Ou fazer comida de fast-food sem ter fast-food. Então acho que ficou aí uns buracos nessa criação de mundo. Esse é um dos motivos pelo qual fica parecendo um “Todo Mundo em Pânico” literário, uma paródia.

° A escrita do autor (nesse livro, em primeira pessoa) vai ser algo bem fluido. Às vezes esquisito por colocar elementos não comuns da escrita literária, mas nada que incomode. Ele deixa a ambientação bem clara pro leitor, então você consegue visualizar bem os cenários. E os pensamentos da personagem, estarão cheio de reações à história que vão deixar a personalidade dela em evidência, o que eu acho bem legal. A única ressalva são alguns blocos de texto com piadas ou observações longas demais e/ou desnecessárias; o que às vezes passa batido e em outras vezes, principalmente perto do final, quebra o ritmo do desenvolvimento.

° Os personagens foram certamente um ponto alto. Não é nada “Oh, nunca vi alguém assim”, mas a personalidade de cada um deles ficou bem distinta, o autor soube expressar isso muito bem. A Anna, principalmente, não falhou em seu jeito cômico de ver, julgar e interagir com o mundo ao redor. Tudo, em cada um dos personagens, condizia com quem eles eram e me deixou bem satisfeito. Acho que foi um dos maiores acertos.

° O desenvolvimento é algo que começa bem, mas logo cai no abismo do “padrão aventura” no tipo mais padrão. E não tenho muita certeza se isso foi proposital ou só falta de originalidade mesmo. Mas enfim.
No começo a história apresenta umas surpresas bem legais, e um julgamento interessante e divertido do mundo e das pessoas. Porém, a partir do momento que é colocada uma missão no caminho da protagonista, o que vai dar a nova direção da história, o desenvolvimento para de te surpreender. Conseguir aliados, fugir em direção ao covil do vilão, armar um motim, o trio (porque sempre é um trio) vai para a batalha final e aí vocês já sabem. O desenvolvimento é rápido, de um modo geral, só não parece porque alguns momentos são esticados além do necessário, ou ter piadas esticadas além do necessário, o que vai causar aquela quebra de ritmo que mencionei antes.
Além disso, a única coisa que desenvolve é a história, os personagens não. São todos bem legais, mas com pouquíssima evolução ou aprendizado (não, o personagem ganhar o que queria não é sinônimo de evolução). O que não é realmente um problema, mas seria legal se fizesse parte.

° O final da história principal é aquilo que vocês já sabem. Feliz. Nada de errado, é até satisfatório. Porém o que me pegou foi o Epílogo. Aquele epílogo é a coisa mais linda. O que acontece lá é desenvolvido com o passar da história, o que é interessante, e dando um desfecho para alguém que a gente nem sabia que teria um desfecho dessa forma. Foi bem pensado em todos os aspectos e muito sensível. Tá de parabéns.

° O livro tem uma continuação chamada “Apaguem Ela Novamente”. Não tô louco para ler ele, mas curioso sim.

° Sobre outras opiniões… Também gostei de certos momentos que ele brincou com a escrita, às vezes colocando outros personagens para dominar a narrativa ou simulando uma partida de RPG. — Apesar dos pontos que achei negativos , realmente é um motivo para se orgulhar da escrita nacional (sim, ele é um dos nossos). Não é um livro perfeito, mas que vale a pena ler pelo menos uma vez. Sim, é engraçado. Nem todas as piadas funcionam, mas é bem legal ainda sim. — Também achei a personagem um tanto infantil em vários momentos, mas talvez seja uma questão de público alvo. O livro tem mesmo uma pegada um tanto infanto-juvenil (apesar de eu não ter certeza se esse era realmente o objetivo), então acaba fazendo um tanto de sentido.

Risadas, aventura, risadas e muita loucura nessa leitura super fluida que foi Apaguem Ela Agora. É um livro que não pretendo ler de novo, mas que valeu muito a experiência. Recomendo para quem procura uma leitura leve e engraçada para relaxar a mente.

P.S. A protagonista, Anna, me lembrou muito a Eleanor Shellstrop de “The Good Place”. Conseguia facilmente ver a Kristen Bell interpretando essa personagem, o que foi bem legal kkkkkk

site: https://www.instagram.com/fabio_g_oliver/
Hupsel 13/07/2023minha estante
Muito muito obrigado pela sua leitura e um review tão detalhado! Anotei tudinho e levo sempre feedback em conta : )

Vitoria.Lunelli 25/06/2020

Um bom livro
Demorei a me conectar com a história, alguns acontecimento eu tive que ler de novo pra entender melhor o que estava acontecendo, mas mesmo assim é um livro com uma protagonista cheia de personalidade e com humor ácido. É o tipo de livro que por mais que se passe em um outro universo faz várias críticas sociais

Spoiledcherry 15/03/2022

Apaguem Ela Agora
Comecei a ler por indicação da Kabook, e acho que entrei com expectativas muito altas. Foi legal e interessante. E definitivamente não foi o que eu esperava.

HannaH 02/02/2022

Eu simplesmente AMEI o livro.
Amei a personalidade da Anna, as respostas que ela dá (mesmo em momentos inapropriados, o que me lembrou o Nathan Drake), ela dando uma zoada nos cliches das histórias que a gente vê por aí e tal.
A ideia da história é bem bacana - uma personagem que sabe é uma personagem.
As referências são muito boas, fiquei feliz pq consegui entender todas!!
O livro é bem tranquilo de ler, é gostosinho, bem divertido e curto, dá pra ler numa sentada.
Os personagens são bem cativantes (btw, [spoiler (??)] fiquei o livro todo shippando uma garota com aracnofobia com um homem-aranha ?)

Já comecei a ler o segundo livro e tô bem animada pra ver o que vai acontecer. (E já vi q meu ship foi pro ralo)
Resumindo: 5 estrelas, favoritado!

Nathalie 07/07/2022

Sinto que é nichado
Eu gosto de jogos e desde pequena fui apresentada a esse mundo. Depois que cresci acabei não jogando tanto o que tava mais popular, mas sempre achei legal rpg, video game, até coisa de tabuleiro.
E eu acho que pra quem gosta dessas coisas o livro acaba sendo bem melhor do que pra outras pessoas. Mas no geral, só esse plot da personagem SABER que é uma personagem deixa tudo mais divertido ainda. Não amei, mas recomendo. Ele tem um sabor e uma boa escrita com um tipo de humor que eu gosto.
Hupsel 07/07/2022minha estante
Valeu muito pela sua análise, Nathy! Um dia eu penso em fazer um "remake" leve de Apaguem Ela Agora, aprofundando alguns pontos. O livro 2 (Apaguem Ela Novamente) mergulha mais fundo em alguns pontos importantes da história, e agora comecei o livro 3. Mas um dia quero reservar um tempinho para fazer uma revisão da primeira história da Anna :)

Anna Bia 13/01/2023

Eu já disse q a protagonista tem o mesmo nome q eu?
O fato da protagonista ter o mesmo nome que eu ( pois é, Anna com dois "n"), foi um dos motivos para eu começar a ler. Gente, assim, eu amei esse livro. Nossa, você ri demais. É uma fantasia muito criativa e original e o fato de ser um livro nacional, deixa tudo melhor. É literalmente, um livro dentro de outro livro. A parte de fantasia é fácil de aprender e você fica querendo fazer parte de tudo isso. A protagonista é cheia de humor e brinca com tudo e deixa o livro, muito leve e o leitor fica com vontade de ler cada vez mais. Recomendo super!
Hupsel 14/01/2023minha estante
Nome Anna > all

Anna Bia 14/01/2023minha estante
SIMM

Fernando Artes 11/11/2020

um pouco aleatório. merecia um final mais completo e explicativo

Thalita - @mundodaspaginas 02/06/2020

Anna sempre sonhou em se tornar uma protagonista e se preparou a vida toda para isso. Ela vive em Aeris, um lugar cheio de heróis, vilões e monstros e que é governado pelo grande rei. Quando parte em uma missão para matar um desses monstros, Anna descobre que todos eles não passam de personagens de ficção, criados como entretenimento do Mundo-Lá-De-Fora.

Essa descoberta vem acompanhada de outra terrível: todos em Aeris correm perigo quando batalhas nunca antes vistas tem início afim de conseguir mais visibilidade para a história e cabe a Anna, e a outros personagens incríveis que conhecemos durante a leitura, chegarem até o rei e impedirem que uma guerra destrua seu mundo.

Quando comecei a leitura de Apaguem ela agora esperava uma fantasia como muitas outras que já li, mas o que encontrei me surpreendeu imensamente. Anna é uma personagem divertida, que conversa o tempo todo com o leitor e que me ganhou logo nas primeiras páginas. Ela foge do modelo de heroína tradicional do gênero e foi responsável por me causar muitas risadas durante a leitura! Esse é um livro divertido, cheio de aventuras eletrizantes e referências a cultura pop.

A construção de mundo é outro ponto forte da história, somos apresentados aos poucos a Aeris mas de forma completamente imersiva, você mergulha nesse universo e torce para que a leitura se prolongue por mais tempo. Além disso, o livro é repleto de críticas sociais sutis mas que trazem reflexões importantes. Fazia tempo que um livro não me surpreendia tanto como esse e eu recomendo demais para quem está procurando uma fantasia leve, essa com certeza vai te prender do início ao fim!
Resenha postada originalmente no perfil do Instagram @mundodaspaginas

Jaqueline.Sayumi 14/10/2020

Absolutamente divertido.

Nath 17/09/2020

Desde antes de começar o livro eu já sabia mais ou menos do que se tratava e já tinha gostado da ideia da estória, e foi ela que me fez virar cada página para saber com o que mais o autor ia brincar.

Os pontos que não curti da estória, pasmem, não são conclusivos. Sim, isso é estranho, eu normalmente consigo analisar minhas relações com os livros que leio. Mas foi muito bom porque me trouxe vários questionamentos.

Um desses pontos é: eu não curto muito narrativa juvenil (meio sessão da tarde) e o livro é escrito com essa narrativa. Porém, apesar de isso ter diminuído o meu prazer da leitura enquanto estava lendo, o livro não usa essa narrativa de graça. Ela parece ter um propósito, ela é parte da "paródia" ou "satirização" que é o livro. E isso faz com que isso seja um ponto positivo, porque usou a narrativa como mais do que apenas narrar, mas de também tecer as piadas e fazer parte delas! Mas como eu disse, apesar de entender a ideia e achar interessantíssimo, eu continuo não gostando da narrativa e achando que ela infantiliza muitas coisas e assim se perdem alguns aspectos que senti falta na estória.

Falando nesses aspectos, lá vamos nós neles. O livro por ter essa carga de comédia, e apenas disso acaba não aprofundando os personagens. Eles não tem dilemas, não tem dimensões, são muito rasos. Eu achei muito divertido, e eu gostei de alguns deles, mas não posso negar que eles sejam superficiais. Mesmo as características que diferenciam um do outro que não seja usado apenas para fazer a dinâmica da própria comédia, é citada e tem muito pouco destaque. Como quando a Anna descobriu que é uma invenção, ou quando descobrimos que a (esqueci o nome, me perdoe) ter um probleminha com a palavra que faz ela paralisar. Outro ponto é que o universo é um pouco deixado de lado também, apenas é explorado o que ele poder ser, que é qualquer coisa, porque é um livro. Mas o que já foi criado nesse mundo, como ele funciona, essas coisas, tiveram pouco destaque.

Um dos questionamentos que o livro me trouxe: Será dá para construir personagem com o humor? Porque eu ficava pensando que seria melhor aprofundar em alguns pontos pessoais para fazer os personagens mais sólidos e construídos. Mas será que não estou muito acostumada a livros que tem drama, ou que tem em alguns momentos reflexivos? Será que esse livro poderia ter tido algum tipo de equilíbrio absurdo que fizessem ter alguns momentos que permitissem isso? Ou isso poderia ser feito mesmo sem esses momentos, apenas com o humor? Será que talvez o ponto desse livro não seja o personagem ter essa bagagem, mas sim mostrar os acontecimentos humorísticos? Será que é possível com esse humor fazer o leitor criar laços com a história?

Enfim, muitas perguntas. Vou refletir sobre elas por muito tempo ainda.

Thainá Bonfim 04/09/2020

Uma abordagem unica de um livro dentro de outro, é divertido e levinho.

Gi Albano 30/08/2020

Um livro de fantasia surpreendente!
Fazia um bom tempo que não lia um livro de fantasia e depois de receber a indicação deste livro confesso que não imaginei que gostaria tanto, muitos momentos engraçados e um desenvolvimento fantástico! Além de ser um livro pequeno a leitura fluiu muito rápido!

1 | 2 | 3 | 4