Apaguem Ela Agora

Apaguem Ela Agora Alberto Hupsel

Resenhas - Apaguem Ela Agora

1 | 2 | 3 | 4

fabio_g_oliver 12/07/2023

Como um “Todo Mundo Em Pânico” só que literário.
É uma leitura divertida e com uma escrita que às vezes beira o informal, mas com personalidade. Tudo isso sobre uma trama de fantasia cheia de piadas e quebra de quarta parede, por assim dizer.

A história vai acompanhar Anna vivendo em Aeris, um mundo onde todos sabem que são personagens de uma história. No meio de sua busca para se tornar uma Protagonista, Anna vai descobrir que seu mundo não é o que pensava e pode estar ameaçado por um Rei tirano. Com a ajuda do Primeiro Leitor, vai começar uma jornada por respostas, questionar um sistema opressor e derrotar o verdadeiro Vilão dessa história (e tudo isso sem desmanchar a trança).

Eu não sabia desse livro até ver a Wlange (do canal Ficçomos, no Youtube) mencionar ele em um de seus vídeos. A passagem que ela mencionou me chamou muito a atenção, aí enrolei anos até finalmente comprar ele e começar a ler.
Começou bem engraçado, não vou mentir. Logo depois a história tem uma reviravolta curiosa e nós vamos acompanhar os tropeços dela (Anna) pelo mundo de Aeris. Gostei de como a ideia de todos saberem que estão em uma história foi explorada, usando de certas piadas e até críticas às histórias padrão. O desenvolvimento é comum de livro de fantasia, com exceção de certas pausas para fazer piadas, que acredito que nem sempre dão certo, umas reflexões descartáveis e algumas cenas desnecessariamente longas (que quebravam o ritmo da história). Acredito que a leitura valeu a pena pelas risadas que eu dei, pelo conhecimento desse mundo e da personagem, a história, que nos leva para umas situações divertidas, e o epílogo emocionante. Equilibrado entre pontos positivos e negativos, acredito.

— DETALHANDO —

°.A ideia é inovadora e explorada de um jeito bem legal. Os personagens saberem que são personagens de uma história torna tudo divertido, uma vez que eles vão criticar clichês e falar muito sobre sua posição naquele mundo. Além disso, tem a “quebra de quarta parede” que vai ocorrer em certos momentos, a personagem vai criticar pontos do próprio livro, e isso é bem divertido. Só a ambientação que é muito confusa em certos momentos. Ele dá a entender que tudo é baseado em um cenário de fantasia medieval, porém vai mencionar que a personagem assistiu esse e aquele filme, mas sem nos mostrar uma televisão ou computador. Ou fazer comida de fast-food sem ter fast-food. Então acho que ficou aí uns buracos nessa criação de mundo. Esse é um dos motivos pelo qual fica parecendo um “Todo Mundo em Pânico” literário, uma paródia.

° A escrita do autor (nesse livro, em primeira pessoa) vai ser algo bem fluido. Às vezes esquisito por colocar elementos não comuns da escrita literária, mas nada que incomode. Ele deixa a ambientação bem clara pro leitor, então você consegue visualizar bem os cenários. E os pensamentos da personagem, estarão cheio de reações à história que vão deixar a personalidade dela em evidência, o que eu acho bem legal. A única ressalva são alguns blocos de texto com piadas ou observações longas demais e/ou desnecessárias; o que às vezes passa batido e em outras vezes, principalmente perto do final, quebra o ritmo do desenvolvimento.

° Os personagens foram certamente um ponto alto. Não é nada “Oh, nunca vi alguém assim”, mas a personalidade de cada um deles ficou bem distinta, o autor soube expressar isso muito bem. A Anna, principalmente, não falhou em seu jeito cômico de ver, julgar e interagir com o mundo ao redor. Tudo, em cada um dos personagens, condizia com quem eles eram e me deixou bem satisfeito. Acho que foi um dos maiores acertos.

° O desenvolvimento é algo que começa bem, mas logo cai no abismo do “padrão aventura” no tipo mais padrão. E não tenho muita certeza se isso foi proposital ou só falta de originalidade mesmo. Mas enfim.
No começo a história apresenta umas surpresas bem legais, e um julgamento interessante e divertido do mundo e das pessoas. Porém, a partir do momento que é colocada uma missão no caminho da protagonista, o que vai dar a nova direção da história, o desenvolvimento para de te surpreender. Conseguir aliados, fugir em direção ao covil do vilão, armar um motim, o trio (porque sempre é um trio) vai para a batalha final e aí vocês já sabem. O desenvolvimento é rápido, de um modo geral, só não parece porque alguns momentos são esticados além do necessário, ou ter piadas esticadas além do necessário, o que vai causar aquela quebra de ritmo que mencionei antes.
Além disso, a única coisa que desenvolve é a história, os personagens não. São todos bem legais, mas com pouquíssima evolução ou aprendizado (não, o personagem ganhar o que queria não é sinônimo de evolução). O que não é realmente um problema, mas seria legal se fizesse parte.

° O final da história principal é aquilo que vocês já sabem. Feliz. Nada de errado, é até satisfatório. Porém o que me pegou foi o Epílogo. Aquele epílogo é a coisa mais linda. O que acontece lá é desenvolvido com o passar da história, o que é interessante, e dando um desfecho para alguém que a gente nem sabia que teria um desfecho dessa forma. Foi bem pensado em todos os aspectos e muito sensível. Tá de parabéns.

° O livro tem uma continuação chamada “Apaguem Ela Novamente”. Não tô louco para ler ele, mas curioso sim.

° Sobre outras opiniões… Também gostei de certos momentos que ele brincou com a escrita, às vezes colocando outros personagens para dominar a narrativa ou simulando uma partida de RPG. — Apesar dos pontos que achei negativos , realmente é um motivo para se orgulhar da escrita nacional (sim, ele é um dos nossos). Não é um livro perfeito, mas que vale a pena ler pelo menos uma vez. Sim, é engraçado. Nem todas as piadas funcionam, mas é bem legal ainda sim. — Também achei a personagem um tanto infantil em vários momentos, mas talvez seja uma questão de público alvo. O livro tem mesmo uma pegada um tanto infanto-juvenil (apesar de eu não ter certeza se esse era realmente o objetivo), então acaba fazendo um tanto de sentido.

Risadas, aventura, risadas e muita loucura nessa leitura super fluida que foi Apaguem Ela Agora. É um livro que não pretendo ler de novo, mas que valeu muito a experiência. Recomendo para quem procura uma leitura leve e engraçada para relaxar a mente.

P.S. A protagonista, Anna, me lembrou muito a Eleanor Shellstrop de “The Good Place”. Conseguia facilmente ver a Kristen Bell interpretando essa personagem, o que foi bem legal kkkkkk

site: https://www.instagram.com/fabio_g_oliver/
Hupsel 13/07/2023minha estante
Muito muito obrigado pela sua leitura e um review tão detalhado! Anotei tudinho e levo sempre feedback em conta : )

Mary 01/06/2023

Gostei
Gostei bastante. Não esperava o tanto de humor e piadas que teve. No início era bom, mas depois começou a saturar um pouquinho. Mas adorei a protagonista. Achei a história meio confusa em alguns pontos, principalmente no final, mas eu adorei de qualquer forma.

Kamui Leo 04/03/2023

Anna é uma jovem de dezoito anos que vive em Aeris, um mundo povoado por heróis e vilões abandonados que sabem que são personagens de ficção. Anna sonha em, um dia, conhecer o seu criador e ser a protagonista de sua história. Aeris, no entanto, está passando por um momento turbulento. Heróis, vilões e monstros cada vez mais se enfrentam em batalhas nunca antes vistas, espalhando violência e medo pelo continente, tudo em uma tentativa de aumentar a visibilidade do seu próprio universo para os leitores do Mundo-Lá-De-Fora.

Anna Bia 13/01/2023

Eu já disse q a protagonista tem o mesmo nome q eu?
O fato da protagonista ter o mesmo nome que eu ( pois é, Anna com dois "n"), foi um dos motivos para eu começar a ler. Gente, assim, eu amei esse livro. Nossa, você ri demais. É uma fantasia muito criativa e original e o fato de ser um livro nacional, deixa tudo melhor. É literalmente, um livro dentro de outro livro. A parte de fantasia é fácil de aprender e você fica querendo fazer parte de tudo isso. A protagonista é cheia de humor e brinca com tudo e deixa o livro, muito leve e o leitor fica com vontade de ler cada vez mais. Recomendo super!
Hupsel 14/01/2023minha estante
Nome Anna > all

Anna Bia 14/01/2023minha estante
SIMM

Nathalie 07/07/2022

Sinto que é nichado
Eu gosto de jogos e desde pequena fui apresentada a esse mundo. Depois que cresci acabei não jogando tanto o que tava mais popular, mas sempre achei legal rpg, video game, até coisa de tabuleiro.
E eu acho que pra quem gosta dessas coisas o livro acaba sendo bem melhor do que pra outras pessoas. Mas no geral, só esse plot da personagem SABER que é uma personagem deixa tudo mais divertido ainda. Não amei, mas recomendo. Ele tem um sabor e uma boa escrita com um tipo de humor que eu gosto.
Hupsel 07/07/2022minha estante
Valeu muito pela sua análise, Nathy! Um dia eu penso em fazer um "remake" leve de Apaguem Ela Agora, aprofundando alguns pontos. O livro 2 (Apaguem Ela Novamente) mergulha mais fundo em alguns pontos importantes da história, e agora comecei o livro 3. Mas um dia quero reservar um tempinho para fazer uma revisão da primeira história da Anna :)

Spoiledcherry 15/03/2022

Apaguem Ela Agora
Comecei a ler por indicação da Kabook, e acho que entrei com expectativas muito altas. Foi legal e interessante. E definitivamente não foi o que eu esperava.

HannaH 02/02/2022

Eu simplesmente AMEI o livro.
Amei a personalidade da Anna, as respostas que ela dá (mesmo em momentos inapropriados, o que me lembrou o Nathan Drake), ela dando uma zoada nos cliches das histórias que a gente vê por aí e tal.
A ideia da história é bem bacana - uma personagem que sabe é uma personagem.
As referências são muito boas, fiquei feliz pq consegui entender todas!!
O livro é bem tranquilo de ler, é gostosinho, bem divertido e curto, dá pra ler numa sentada.
Os personagens são bem cativantes (btw, [spoiler (??)] fiquei o livro todo shippando uma garota com aracnofobia com um homem-aranha ?)

Já comecei a ler o segundo livro e tô bem animada pra ver o que vai acontecer. (E já vi q meu ship foi pro ralo)
Resumindo: 5 estrelas, favoritado!

Letícia Torres 08/10/2021

Foi uma boa leitura.
Gostei do enredo da história, achei bem interessante. Gostei das referências que o autor sempre coloca (entendi todas hahahaha). Gostei dos personagens. Porém, achei que o autor "pesou a mão" demais no sarcasmo e nas piadas da protagonista. Isso foi a única coisa que me incomodou. Mas, recomendo a leitura ?

Amanda 07/10/2021

Uma comédia fantástica com referências da cultura pop
O livro é bom, bem leve, ótimo para acabar com uma ressaca literária.
A história pode parecer confusa no começo mas depois que você entende a história flui.
Sinopse: Anna treinou desde que se lembrava para ser uma protagonista. Nesse mundo(conhecido como Aeris) todos os habitantes treinavam para serem alguém em uma história, seja, vilões, monstros, mestres, figurantes... Mas o que todos mais almejavam era ser: um protagonista. Porém, a escolha era feita pelo Rei e todos nós conhecemos a trope que o rei é o vilão da história(isso não é um major spoiler porque acontece bem no comecinho) e agora, Aeris está em risco. Nessa aventura bem maluca e divertida conhecemos personagens interessantes e uma historia ainda mais criativa. Parabéns Primeiro Autor, você arrasou.

Opinião final: Meu arco favorito foi o de Baltazar e os piratas, ri pacas. Saúdam Lady Lunara.
Makoto Supremacy óbvio ?

newromantic0 05/09/2021

"Apaguem Ela Agora" é uma fantasia que tem um mundo fantástico super criativo, uma protagonista sarcástica, cenas de batalha super engraçadas (mesmo que seja na cozinha) piratas, momentos divertidos, amizades inesperadas, e muito mais.
Esse foi provavelmente meu primeiro contato com uma fantasia nacional, e fiquei muito feliz de não me decepcionar. Um dos pontos que mais gostei na história foi o fato dos personagens saberem/indo descobrindo que são personagens de uma história de fantasia, achei isso genial. Também amei o fato da protagonista Anna estar sempre com alguma piadinha na mão, me divertia muito com ela. As amizades que Anna faz durante sua jornada são incríveis, e nós mostram que podemos aprender a conviver com nossos maiores medos, e que rivais em batalha não significam rivais fora dela. É um livro super tranquilo de ler, e para se divertir muito lendo. Fiquei muito curiosa com o final e quero muito ler o próximo!

Rodrigo Digão 06/08/2021

Muito louco, com várias tiradinhas e momentos cômicos, várias vezes me peguei rindo sozinho, rsrsrs. Uma história hilaria, personagens engraçados, diálogos malucos, com certeza um livro para livrar-se do estresse do dia a dia. Gostoso e de fácil leitura. Vale a pena.

Carla.Ligia 22/07/2021

Muito divertido
Se você está procurando uma leitura cheia de aventuras improváveis e que renda muitas risadas, este é o livro.
Amei a escrita do autor, me diverti muito com a Anna e estou louca para ler o próximo.

Leonardo 02/03/2021

RESENHA DO PORÃO LITERÁRIO
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Apaguem ela agora, lançado de forma independente. O livro é de autoria de Alberto Hupsel.

Em um mundo fantástico onde vivem heróis, monstros e vilões de todos os tipos, nós conhecemos Anna, uma menina de dezoito anos que busca um protagonismo dentro de sua própria história. Isso porque Anna vive em um reino onde existem os coadjuvantes, dos quais passam toda sua existência à margem de qualquer aventura ou reconhecimento dos outros; e os protagonistas, que são conhecidos como os heróis do reino, eles são aclamados pela sociedade e vivem sempre grandes aventuras.

É o sonho de todo recém-adulto tonar-se um protagonista e para isso eles precisam da benção do rei, que é tido também como o autor daquele reino! Afinal, foi ele quem criou tudo e sua figura é a única capaz de fazer qualquer personagem ascender como herói ou descender como vilão.

Anna então descobre algo que muda completamente o destino de sua existência: a de que é uma personagem dentro de uma história. Com isso, ela terá que repensar seu lugar como heroína naquele mundo, afinal, os papéis de herói e vilão parecem cada vez mais misturados conforme ela vai se aventurando pelas terras de Aeris.

Pois bem, pessoal! A leitura de "Apague ela agora" começou de forma muito promissora, isso porque eu adorei a ideia do autor Alberto Hupsel em criar uma metalinguagem para sua narrativa.

Aqui nós temos um livro repleto de personagens que sabem que são personagens, inclusive dentro da própria narrativa existe o que o povo de Aeris conhece como Mundo-lá-de-fora (ou seja, o nosso mundo), e isso torna a narrativa MUITO divertida, pois hora e outra a Anna ou algum outro personagem faz uma referência a cultura do nosso mundo (como por exemplo Star Wars, filmes de ficção científica e etc).

Tudo é banhado em um humor único de Hupsel, e torna a história bem leve e divertida. Acredito que a intenção do autor tenha sido em criar uma fantasia infanto-juvenil mesmo, com um tom descontraído e uma protagonista divertida! Os conflitos da narrativa são leves e o tom aventuresco adotado é bem fluido, o que acaba ajudando no próprio desenvolvimento da história! A leitura ocorre de forma rápida por conta da leveza do texto.

Outros personagens que vamos conhecendo na história acabam roubando a cena em alguns momentos (e literalmente tomam o controle do capítulo). Esse recurso utilizado pelo autor foi bem interessante e com certeza foge das fantasias que estamos acostumados a ler. Foi muito legal conhecer mais a respeito da líder dos ninjas Makoto, a figura enigmática do Primeiro Leitor e uma leva de outros personagens e monstros que compõem Aeris.

Além disso, existe uma sequência de capítulos bem divertidas que ocorrem na cidade de Shigami da qual eu adorei! Além disso, existem uma série de referências aos jogos de RPG e eu gostei muito delas, inclusive os próprios protagonistas são nivelados de acordo com o número de missão que realizam, e acredite, eles precisam até pagar boletos bancários!

Enfim, recomendo muito essa leitura para quem quer uma história leve e descontraída!! Lembrando que o livro está disponível GRATUITAMENTE para quem possui Kindle Unlimited, corre lá!

Luisa 12/11/2020

Criativo mas...
Essa fantasia nacional tem uma premissa bem criativa, motivo pelo qual fiquem tão ansiosa pra ler. Entretanto meu entusiasmo foi murchando com o decorrer da história. Tem muitas partes que eu achei boba e o autor pesa a mão na quantidade de piadinhas, fazendo as que são realmente engraçadas desaparecerem nessa megalomania.

Os personagens secundários da história são bem legais e fazem a protagonista ser menos irritante e infantil.

Acho que essa narrativa não funciona muito bem como livro mas seria excelente no audiovisual, em diversos momentos ela me lembrou (Des)encanto.

1 | 2 | 3 | 4