Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

Elcio 31/12/2012

Uma reflexão necessária
Não, ele não para na religião, que até pessoas religiosas com bom senso, sabem e tem uma opinião semelhante, ou seja que a religião ritualística, formal, hipócrita e niilista é absurda. Ele vai mais fundo e alcança os valores mais arraigados, e com uma argumentação poderosa mostra que é possível viver sem acreditar em Deus e ser feliz. As vezes tenta nos converter também á sua opinião. Mas é um safanão que tira todo o pó das superstições que vão se acumulando desde a mais tenra infância.

Valeska 24/12/2012

Li aos 14. Reli aos 23. Simplesmente incrível.

Rafael Félix 26/09/2010

Evolução
Richard Dawkins mostra através deste livro fantástico que não precisamos de deuses para explicarmos a origem da vida. Entretanto, não se deixe enganar. Dawkins possui um discurso forte e cativante, típico de formadores de opinião. Portanto, mantenha-se crítico no decorrer da leitura, uma vez que o autor é extremamente radical em relação aos religiosos.
Apesar disso, eu recomento o livro pelo conteúdo científico.

Neto 12/08/2009minha estante
Sua resenha não é a maior, mas certamente, na minha opinião, é a mais acertada! Nada de se deixar levar pelo "fundamentalismo" ateu (fundamentalismo do qual dawkins se acha pai) que parece impregnar grande parte dos mais renomados centros acadêmicos do mundo, e nem pela oratória padronizada e parca de criticidade utilizada pelos pastores das igrejas evangélicas mais radicais, pastores estes que pastoreiam lucrativos rebanhos de gado humano e os seus respectivos salários. Na dúvida, persigamos a justa medida de Aristóteles!

Pedro 24/08/2012

Brilhantismo
Richard Dawkins, biólogo e um dos maiores intelectuais de todos os tempos não deixa a desejar em uma de suas mais recentes obras.
Em "Deus, um delírio" Dawkins ataca ferozmente todas as características das instituições religiosas e coloca à prova a fé e as fraquezas de tais organizações.
Todas essas acusações e críticas são sempre feitas com o máximo de ceticismo e racionalidade possíveis, não deixando brechas para achismo.

Em poucas palavras, definiria esse livro como uma obra sensacional. Algo que não possa faltar em nenhuma estante de livros.

Menotti 23/08/2012

Me tornou mais cristão
Recebi de presente de um querido amigo que, com certeza, me deu na maior das boas intenções. A princípio não ia ler, mas resolvi encarar o desafio.

O livro tem argumentos tão frágeis e ilógicos para quem conhece a fé cristã que nem chega a ser um perigo. Mesmo assim eu não recomendo.

Se você simpatiza com as idéias do livro, procure ler Mero Cristianismo de C. S. Lewis e Ortodoxia de G. K. Chesterton e depois tire suas próprias conclusões.

Simone 01/04/2012

Um dos melhores que já li
Para preencher aquele vazio espiritual, recomendo esta leitura. Os maiores males da humanidade são oriundos da religião (seguidos pelo consumismo, mas uma briga de cada vez...), mas parece que ninguém percebe. Tolos...

25/04/2024

Livro bastante esclarecedor, já chegando com os dois pés na porta! O autor conseguiu sintetizar ou expressar em palavras muito daquilo que eu já pensava a respeito das religiões, muita coisa que às vezes me incomodava e eu não sabia muito bem expressar. Excelente!

Ana 02/08/2009

Ótimos argumentos, dá "munição" para a vida real. Apesar disso, acho que o título deveria ser "religião, um delírio", pois o que o autor de fato ataca é a religião institucionalizada e quase que somente a judaico-cristã (e que me parece bem "atacável, por sinal). O capítulo em que ele analisa o teor da bíblia é sensacional, questionando como aquele livro cruel, sanguinário e cheio de histórias pérfidas pode ser tomado como fonte de moralidade para a sociedade ocidental. Se o padrão moral se basear na bíblia, realmente estaremos perdidos...
Porém, mesmo reconhecendo suas qualidades, o livro é cansativo - poderia muito bem ter umas 200 páginas a menos sem perder em nada a sua força.

M. Zerbini 24/11/2012

God is delusion, wake up from yours.
Eu li The God Delusion junto com um amigo que é biólogo, nós costumavamos ler um capítulo ou dois (em torno de 30 páginas) ao longo da semana, e depois discutiamos o que haviamos lido em um café aos domingos (eu sei, não tem como ficar mais metido a cult que isso rsrsrsrs!). Eu posso afirmar que li, sublinhei, e debati o livro inteiro, de capa a capa.

Este livro é simplesmente incrível.

A propósito, escrevo esta resenha a aproximadamente um ano após a leitura do livro, e durante este tempo eu li (da mesma forma, e com o mesmo amigo) The Demon Hunted World (que logo escreverei sobre), do falecido (e admirável!) Carl Sagan, e devo dizer, que prefiro The God Delusion.

A grande peculiaridade que diferencia a obra de Dawkins do hoi poloi da divulgação científica é que este livro não esta preocupado em ser educado. Seu único objetivo é apresentar e defender sua idéia de que não só deus não existe, mas a mera noção de sua existência é prejudicial a humanidade. E Dawkins o faz muito bem.

Eu poderia mencionar diversos exemplos mas é muito mais simples que vc leia o livro.

Eu recomendo este livro para absolutamente todos: se vc é ateu, ele vai reforçar sua posição, se vc é agnóstico, vc provavelmente virará ateu (inclusive o próprio autor declarou que escreveu este livro tendo os agnósticos em mente; caso você seja um crente esclarecido, este livro será um ótimo desafio; e finalmente, caso você seja um crente ignorante, bem, vc deve ler o máximo possível para sair das trevas da ignorância!

----------

I have read The Gos Delusion with a friend who is a biologist, we would read a chapter or two (usually around 30 pages) during the week, then get together in a café every Sunday (I know, cannot get any more intellectual than that!) and talk about what we had read. I can say I have read it, underlined and discussed this whole book, from cover to cover.

This is simply an incredible book.

By the way, I am writing this essay nearly a year after I finished the book, and during this time I have read (in the same manner, and with the same friend) The Demon Hunted World (which I will be soon writing about), from the late (and great!) Carl Sagan, and I must say, I prefer The God Delusion.

The great peculiarity that takes Dawkins' book from the hoi poloi of science writing is that it is not concerned in being polite. Its main and only goal is to present and defend his idea that not only a god does not exist, but actually the mere idea of his existence is harmful to humanity. And he does so beautifully.

I could mention a lot of examples here but it would be much easier for you to read it by yourself.

I recommend this book for absolutely everybody: if you are an atheist, you will enforce your position; if you are an agnostic, you will become an atheist (and Dawkins have even said that he has written this book thinking mainly about agnostics, who have not yet decided about their position); if you are a cultured believer, you will have great challenge to your position; and finally, if you are an ignorant believer, well then, you should read as much as you can so you can be at least a bit less ignorant.

A.N.D.E.R.S.O.N 25/07/2009

Neste Deus, um Delírio, o brilhante autor Richard Dawkins gera argumentos fascinantes na longa batalha entre religião e ciência, identificando o misticismo como um malefício enraizado em diversas culturas, mas felizmente remediável. Através de idéias bastante amadurecidas e uma excelente divisão de capítulos, cada qual abordando o tema por ângulos diferentes, Richard Dawkins nos convida a raciocinar do modo correto, conduzindo-nos a vislumbrar a natureza tal como ela é, e não como desejaríamos que ela fosse, tudo isso sem nos tirar a beleza de apreciar cada fenômeno com minúcia, trazendo-os à luz para apreciarmos com ainda mais liberdade o “milagre” que é nosso planeta e nossas vidas, sob a ótica de uma mente sã e livre de apego a irrealidade. Tomando o cuidado de citar cada fonte de cada trecho mencionado, o autor é transparente e sincero quanto ás suas convicções, deixando claro seu posicionamento, mesmo quando o mesmo não se identifica como o extremo oposto da idéia criticada.
Embasando seu texto com inúmeras citações de locais, nome e datas, torna-se difícil não perceber se tratar de um homem esclarecido, e não se alarmar com absurdos cometidos em nome da religião, principalmente nos EUA, mas também em diversos outros países por aí afora. Lembrando que o texto é completamente atual, com fatos ocorridos em pleno ano de 2006, portanto nem foi preciso recorrer a séculos passados(inquisição, idade das trevas...) para elaborar esse impressionante ataque ao irracional.
Recomendado para todos que sejam dotados de raciocínio lúcido e desprovidos do medo de pensar. Deus, um delírio veio para reforçar a tendência da humanidade de finalmente suplantar eras passadas e atingir a idade da razão.

@Agulha3al 14/01/2010

No momento em que o mundo sofre com desamor, fé e fanatismo. Richard esbofeteam essa onda de misticismo em que vivemos e prova por a + b que a ciência, aliada com raciocio lógico é mil vezes melhor que a crença em deuses malvados e ditos "todos poderosos" que assolam nossa cultura a milênios.

Paulinha 21/06/2010

Muito bom!
Deus, um delírio é um ótimo livro para as pessoas que tem dúvidas reais da existência de deus e da necessidade de uma religião ou crença. Ajuda a clarear a mente e tira dúvidas a respeito do assunto.

No meio do livro, você dá uma estancada (eu dei!). Fica maçante e mostra tantas teorias que é necessário ler várias vezes ou ter um grande conhecimento a respeito. Depois o livro volta a ser tão interessante quanto foi nos primeiros capítulos. Achei que ele se perdeu no capítulo sobre religião para crianças.

Tirando isso, a leitura foi agradabilíssima e eu recomendo o livro para todos, crentes ou não. Ter a visão do outro lado é sempre interessante e esclarecedora no que diz respeito a duvidas.

Lucio 23/09/2011

Daqui um tempo eu akbo
agora vou me focar + em filósofos ateístas (o que o Dawkins passa longe de ser).
qndo começei a ler, pensei q ninguém tinha desmascarado as baboseiras deste 'pensador'. Mas vi que isso já foi feito, e muito (qm kiser ver, cf. teismo.net).
Assim, vou deixar essa leitura de xp pra apologistas pra depois. Tenha mais com que me preocupar agora... (Russell,Onfray,Comte-Sponville...)

Tatiana (@tatianaentrelivros) 05/10/2011

Com argumentação lógica, inteligente e convincente, o autor Richard Dawkins nos faz reanalisar nossas crenças e convicções e nos ajuda a ver a realidade. Ele não chegou a me converter ao ateísmo, como é o objetivo do livro, mas sem dúvida me deixou muito mais perto disso.