Correr ou Morrer

Correr ou Morrer James Dashner

Resenhas - Correr ou Morrer

maria.derrico 18/05/2024

é o maior livro da saga, o que tem mais páginas
todos que leram me disseram que era o mais cansativo, pq é o começo e essas coisas? mas pra mim, é o melhor (tirando prova de fogo), o livro me prendeu do começo ao fim, queria ficar acordada de madrugada só pra ler e descobrir o que iria acontecer em seguida, a escrita, o desenvolvimento, tudo é 10/10.

IsaS7 17/05/2024

Sem palavras para esse livro. Eu estou em completo choque e silêncio tentando raciocinar.
Confesso que li porque vi alguns edits do filme no TikTok, e eu odeio ver o filme sem ter lido o livro antes, então comecei. Fiquei obcecada. Esse é aquele livro que você começa e não consegue parar, é como se entrasse nele. SURREAL!!!

Os mistérios, personagens, cenários, escrita? eu tô realmente apaixonada por essa saga é louca para ler o segundo
Vou falar no geral:
- mistérios: a cada hora um diferente, eles descobrem a resposta para um e surgem mais 11. E você fica ali, acompanhando e se angustiando ou ficando ansioso a medida que eles aparecem. Simplesmente perfeito, incrível e maravilhoso.
- personagens: Cada um com sua personalidade e características. Você acha que gosta daquele personagem, que ele é ?aceitável? DO NADA ele enlouquece e desaparece. Em seguida (depois de dias desaparecido) ele volta e LITERALMENTE se mata. Isso aqui me pegou muito já que no final do livro ele volta vivo novamente. choque choque choque
No geral, o livro é perfeito e sem erro nenhum. Louca para ler o segundo!
Obs: chorei muito lendo algumas partes.
Obs2: Minho vc é apaixonante

Pamela Camargo 17/05/2024

Diferente e muito bom, infelizmente a adaptação cinematografia não ficou muito bom se comparar com os livros
a narração, descrição e personalidade dos clareanos causaram-me uma imersão muito grande (que foi danificada com a chegada da teresa, mulherzinha sem sal. vem brenda).
gostei bastante

Soos.Venturini 16/05/2024

Saudade de ler uma boa distopia
Esse é o primeiro livro da saga Maze runner e posso dizer que estou ansiosa para ler o resto!
Senti que a história deu uma empacada no meio, e me bateu uma ressaca gigante para ler esse livro.

Gostei bastante do plot no final:)

LiLi01 16/05/2024

Eu sempre amei os filmes de Maze runner e sempre tive vontade de ler, dps de muito tempo finalmente eu li o primeiro e MDS q livro bom, tem nada haver c o filme praticamente, vi um Thomas totalmente diferente do Thomas dos filmes, foi como se tivesse conhecendo ele a primeira vez, porém n foi só c ele q eu tive essa sensação mas c todos, fiquei muito surpresa c a personalidade do Minho, ele é o meu favorito dos filmes e pelo visto dos livros tbm, Teresa continua n me descendo, odeio a do livro e odeio a do filme

Abooksc 16/05/2024

Maze runner - Correr ou Morrer
Eu comecei a ler esta trilogia, pelo simples facto dos filmes serem um dos meus favoritos e tenho a dizer que como sempre os livros são melhores.
Ao ler este livro percebi a falta de personalidade que os personagens têm nos filmes, todos sem exceção têm uma personalidade tão marcante que foi deixada completamente de lado. Ao ler o livro percebi melhor como funcionava o labirinto e a clareira e conheci um pouco de alguns personagens que não tiveram destaque nos filmes.
Para quem já viu os filmes o plot é muito parecido, tem algumas coisas completamente diferentes mas não é novidade nenhuma que isso aconteça quando tornam um livro num filme/série. Recomendo bastante este livro, tem uma escrita ótima e uns personagens maravilhosos, cheios de garra e personalidade

Julie106 15/05/2024

Incrível! ?
Leitura fluída, cheio de reviravoltas, os personagens são encantadores e fáceis de compreender. A história é muito bem construída e tem vários plots, como também várias coisas tristes. Recomendo super para quem gosta de tentar descobrir os mistérios.

clara2457 15/05/2024

Correr ou Morrer
Maze Runner: Correr ou Morrer é um livro distópico sobre um grupo de adolescentes sem memórias de seus passados, que foram enviados para uma clareira rodeada por um labirinto sem saída.
Thomas é o último garoto enviado, e Teresa a última pessoa e única garota enviada antes da grande catástrofe acontecer.

Sinceramente, eu amava os filmes dessa saga e sempre quis ler o livro. Assisti aos filmes em 2018 e finalmente, em 2024, comecei a ler os livros e é tudo tão diferente. Obviamente algumas coisas foram fieis na adaptação, mas grande parte não.

Eu amo filmes de distopia adolescente, sou obcecada, então obviamente amei esse aqui. Mas não gostei só porque é uma distopia, mas sim porque há uma história e uma elaboração de fatos e acontecimentos muito bons. Vale muito a pena entrar no mundo deles.

JP_Felix 14/05/2024

Lazzy Runner
Eu tenho mais a falar do que deveria, mas a culpa é totalmente do livro. Vou pegar no pé dos detalhes, mas só porque a melhor forma de resumir o livro é: muito detalhe para pouco plano amplo. Simplesmente um volume de mais de 400 páginas para criar um mistério que não se aprofunda. Demora uma vida para sequer conhecermos algumas regras do labirinto.

Desnecessário tanto mistério. O tempo que levou para convencer o prota de que não havia tempo para explicar era o tempo que poderiam usar para explicar pelo menos o básico, nem é tão complicado, poderia ser dito em 10 minutos. As perguntas não foram respondidas propositalmente para tentar gerar um clima de mistério que não condiz com o ambiente.

Por exemplo: "Você não vai viver se explicarmos as coisas agora". A explicação: sabemos bem pouco e o que sabemos é dúbio. E ele conhecer as regras não faz ele ficar pior nem deixa mais difícil, é justamente o contrário, não saber das coisas é que é perigoso.

"Você não entende, tá aqui só há uns dias". Claro que não entende, vocês não explicam. Realmente é válido perguntar por que não há grupos de busca.

Apesar do modo jovem de falar, eles não parecem pensar como jovens. Em vez de se impressionar com um feito incrível e que traz esperanças, muitos ficam inclinados nas implicações de quebrarem as regras só pelo drama. Pelo amor de Zeus, gente, é uma galera de 12 a 17 anos, todos deveriam ficar eufóricos, deveriam ser mais impulsivos. Qual o sentido de colocar todo o elenco sendo jovem se no fim agem como adultos frios e centrados?

O cara babaca é o mais realista. A inveja e um indício de desconfiança faz ele agir igual a um imbecil, e isso é crível porque é um muleque de 16 anos que passou pela transformação, mas por outro lado o resto da galera é tão mais centrada, mesmo os mais jovens, que ele parece destoante.

A ideia dele desconfiança é estúpida porque é colocada como estúpida, já que todos soam mais sensatos, mas não é como se a teoria dele fosse rebatida logicamente. Tipo, "como ele é tão bom em tal coisa?" pode ser respondido com "vocês n sabem nada sobre ele, o cara poderia ser campeão olímpico antes de ser mandado até aí". Mas em vez de trabalhar esse tipo de coisa, fica parecendo que o garoto só é estúpido por ser estúpido no meio de outros garotos mais sensatos que nem realmente demonstram nada. Por todos os jovens agirem como adultos, parece até que o jovem que age como jovem é que é mal escrito.

Da mesma forma, quando sugere um absurdo, é exatamente isso que parece, absurdo. Não uma decisão de um jovem imprudente, impulsivo ou incerto, mas uma decisão que não condiz com o personagem minimamente centrado que se demonstrava até então. Quando agem como jovens, parecem estar atuando. É estranho. No meio de garotos agindo como adultos a uns focos de "a gente faz quando tiver a fim", como se fosse um adulto agindo como criança.

No geral, reclamei muito, mas não é um livro ruim. É legal, mas é uma obra com cara de amadora. É bem escrita, tem uma ideia muito interessante, mas o que realmente faz é pouco. Claramente é um livro pensado em fazer uma franquia grande, e apesar de isso não ser regra, muitas vezes isso significa que o primeiro volume poderia ter metade do tamanho que tem. É tanto drama para apresentar as perguntas que não há espaço para respostas. Quando sabemos as respostas, parece só raso, já que tudo vem em um único diálogo e logo depois há algo que pode dizer que na verdade isso talvez nem seja verdade.

Simplesmente o livro tenta criar um mistério, mas é tão "misterioso" que apresenta as regras antes de criar um mistério real. Basicamente a história quer que você faça perguntas e isso te mantenha por 400 páginas. Mas as perguntas se resumem a: o que é o labirinto, por que estão ali e qual o lance da memória. E nada disso parece absurdo o bastante para cativar ou provocar curiosidade porque são 400 páginas que não instigam você a querer descobrir algo, você só quer que a história avance e que algo aconteça.

A explicação no fim é algo do tipo "é um experimento". E eu fico tipo "sério? Não diga". E o objetivo disso, sem spoilers, é simplesmente uma idiotice de tão raso e sem sentido. Não sei como isso vai se aplicae no futuro, mas neste volume isoladamente só soa besta.

Acho que esse é um problema de narrativa que poderia ser resolvido resumindo este livro e anexando ao próximo, deixando o labirinto como a primeira metade da história e aprofundando o mistério na segunda.

Ana 14/05/2024

(Te amo Newt)
Comecei a ler por causa do filme, então já sabia de certas coisas, mas me surpreendi com as diferenças entre as obras (várias). Me apeguei a alguns personagens, e é muito interessante como o labirinto foi construído. Tem uma parte em q a história fica um pouco lenta, mas nada q atrapalhe muito a fluidez da leitura.
E quem tem dúvida se vai ler ou não por já ter assistido os filmes, leia. Realmente tem várias diferenças, e os personagens são mais desenvolvidos (óbvio), eles não ficam só correndo kkkk.
Eu gostei muitooo do livro e recomendo. (Já até comecei o segundo)

James Potter kinnie 14/05/2024

Distopias= ???
Sei que têm pessoas que acham que ler livros que já assistiram a adaptação é difícil, mas eu acho o contrário. Eu simplesmente amo ler livros que já vi a adaptação, porque eu gosto de me aprofundar e até agora, as adaptações são realmente um terço do que é relatado no livro.
Enfim, Maze Runner. Como eu amo esse universo, os personagens, achei a escrita do autor maravilhosa! Li como se nem tivesse percebido, apesar da preguiça que me deu no final KKKKKK Achei a história bem desenvolvida e os personagens, acredito eu, que ainda vão se desenvolver muito mais. Tô louca pra ler o próximo!! Sou suspeita a falar porquê amo distopias e tudo que tem a ver com isso, mas que livro maravilhoso! ?

A louca do livro 14/05/2024

Eu procrastinei uma vida inteira pra ler ele, foi uma leitura bem fluida mesmo, a história também é bem boa porém eu não me apaixonei muito pelo personagens e o que eu gostava morreu, então estou bem desgostosa pra continuar mas vou seguir firme