Quincas Borba

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Soliguetti 29/08/2020

Mais um livro perfeito
Minha paixão por Machado de Assis aumenta a cada livro que leio dele. Não só a elegância na escrita, que é ímpar, chama a atenção, mas também a ironia e desfechos que são um soco no estômago do leitor - mesmo que desferidos com luvas de pelica. "Quincas Borba" é mais uma obra prima, como o é, aliás, tudo aquilo que Machado de Assis escreveu - pelo menos até onde eu li. Sem dúvidas é meu autor favorito, e o maior da língua portuguesa (se não do mundo).

Sara 01/07/2020

Quase não consigo superar o meio do livro, pois é bem maçante, mas o início e o final compensam

Luan 07/12/2023

Um clássico nacional de Machado de Assis que deveria ser lido mais por nós, apesar de que as interpretações e representações sejam sutis e, por isso, podem não ser percebidas numa leitura desatenta. Machado apresenta na narrativa as implicações práticas do Humanitismo, filosofia de Quincas Borba, personagem que dá título ao livro (ou seria o cachorro de mesmo nome?). Machado trata essa filosofia predatória do ser humano sobre o outro a partir das construções sociais da época e de sua estética cheia de ironias e subentendidos. Rubião é o arquétipo do ser humano que engana e é enganado na luta pela sobrevivência, na luta pelas batatas da vida. A verdade é que o Humanitismo é tão atual e contemporâneo quanto no século XIX.
Leonhard 08/12/2023minha estante
Não canso de elogiar as suas resenhas. Simples e ricas!

Luan 08/12/2023minha estante
Muito obrigado! Fico lisonjeado!

Tuninho 19/12/2021

Machado de Assis
O que falar de uma obra de Machado de Assis? Só um dos muitos adjetivos que são atribuídos aos seus livros. Genial. Esse foi um dos livros que li quando maís jovem e reli agora. Com o tempo e mais maturidade, conseguimos perceber detalhes que antes não percebiamos. Por exemplo, a descrição da cidade do Rio de Janeiro. Seus, hoje, monumentos e suas paisagens, que era tão belas no final do século 19 e muitas já não existem mais. Enfim é Machado de Assis.

rodrigo963 02/03/2023

Foco, força e fé.
O livro contém uma narrativa regular em comparação com outras obras do autor, o livro fica parecendo uma montanha-russa, sendo: inicio ótimo, meio regular e final legal. Essa obra literária do século XIX possui uma linguagem típica do autor, nesse caso, é necessário ter cuidado no processo de leitura com relação ao enredo, ou seja, é importante buscar ter foco, força e fé. Dessa forma, essa obra-prima da literatura faz parte de uma trilogia de Machado, acredito que seja interessante o leitor ler os três livros buscando compreender ou entender o multiverso do Machado.
rodrigo963 09/03/2023minha estante
O trabalho consiste na apresentação mais parte escrita da apresentação.

Os estudantes vão escolher um tema (notícia) a partir de respontagem

Voces vão construir seu seminaarios a partir da informações, acontecimentos, situações que estão presente nas resportagens

AYUMI 15/03/2021

Essencial
Entendo a grande importância desse livro, apesar de ser uma leitura difícil para os jovens, apesar de dificuldade para acompanhar a história gostei bastante do enredo

Nycole 17/03/2023

Machadinho de assis
Eu gostei muito do livro tirando todas as partes que aparecia o camacho, n gostei desse homem
o mini quincas sofrendo tanto me quebrou ?

JefersonBOli 14/04/2021

?A paisagem depende do ponto de vista.?
E mais uma vez temos Machado expondo a hipocrisia, a falsidade e o individualismo humano em uma obra sua.

Quincas Borba expõe um cenário comum, ainda atual e faz refletir em como a humanidade cria regras para garantir a própria sobrevivência e os próprios interesses.

A vida consiste em uma eterna luta pelo bem-estar e muitas vezes passamos por cima de outras pessoas para conseguir isso, voluntária ou involuntariamente.

Machado mostra esse lado enganador do ser humano nesta obra. A vida é dos mais espertos e os mais fracos acabam indo a loucura. É uma ótima sátira da vida e faz com que pensemos se esta é mesmo a melhor forma de viver.

Ao vencedor as batatas!

Nayara.Riter 14/04/2021

Machado não erra!
Nossa, que livro ótimo! Tem tantas referências, analogias, citações e por si só já é tão rico! Conhecer a literatura clássica brasileira, ver o escritor falando de lugares que você conhece, é incrível. Eu passei essa leitura toda refletindo sobre aquela treta de "Machado de Assis não é pra adolescente" e como eu discordo! Eu com 15 anos consegui aproveitar muito essa leitura, e espero que outros jovens tenham a possibilidade de conhecer essa obra! A linguagem é um pouquinho difícil, mas não impossível, e vale a pena! E vamos de ler os outros livros do nosso querido Machado de Assis ??

Bebela 20/04/2021

Quincas Borba
Essa leitura pra mim foi muito especial. Foi minha primeira leitura coletiva do canal ?Ler antes de morrer.?
O livro traz uma critica ao cotidiano do século XIX. A leitura é muito fluída, com pitadas de ironia, um jeito que só Machado consegue descrever.
Lilly 21/04/2021minha estante
Oi Bebela! E as lives de LC do canal são boas?
Tô ensaiando de entrar em alguma leitura coletiva de lá...

Bebela 22/04/2021minha estante
Oie! Eu gostei muito da experiência. Além de incentivar muito a leitura, a Isa é muito querida e atenciosa. Bora participar da leitura do mês que vem! ?

Lilly 22/04/2021minha estante
Poxa, gosto muito do canal (inclusive apoio como madrinha por acreditar nos frutos desse trabalho), mas ainda não entrei pras LCs ?
Vc me animou! Vou tentar participar da próxima!!

Lilly 22/04/2021minha estante
Prontoo baixe a amostra Kindle pra começar o de maio ?

Bebela 23/04/2021minha estante
Tá mais adiantada do que eu! ? eu nem comprei o livro de março ainda ??

Bebela 23/04/2021minha estante
Ops de maio ** ???

Lilly 24/04/2021minha estante
Kkk benefícios do Kindle, começar a ler instantaneamente sem pagar ??

Lyta @lytaverso 16/11/2022minha estante
Machado é maravilhoso!

Felipe.Mello 22/03/2022

Perfeito
Definitivamente, essa é obra do Machado de Assis que eu mais amo!
Com seu humor ácido e críticas assertivas, Machado retrata muito bem a sociedade brasileira da época. É incrível notar como ainda somos assim. Embora com algumas diferenças, a essência das nossas relações sociais são as mesmas dos dois últimos séculos.

Giuliane.Souza 07/12/2021

Mais uma vez genial
Machado de Assis mais uma vez sendo genial. Trazendo uma história que mostra o lado real dos seres humanos e como eles são movidos por seu egoísmo. E a edição da Antofagica está maravilhosa.

Rachel69 20/10/2021

Machado sendo Machado
Dizer que eu entendi 100% do livro seria muita mentira mas eu gostei do livro e da história pq a leitura foi bem fluída .