A Dança da Floresta

A Dança da Floresta Juliet Marillier

Resenhas - A Dança da Floresta

Jessy 04/09/2021

Onde eu arrumo um Costi?
?A dança da Floresta? é simplesmente incrível! Desde a escrita da autora, passando pelo enredo da história e os personagens que ora amamos e ora odiamos.
O livro todo é envolto numa magia e num encanto que te prende, não sei se é pela ambientação que a autora descreve ou se são os seres mágicos e diferentes que ela nos faz imaginar ou as danças da clareira, mas o que eu sei realmente é que somos transportados para dentro do livro e parece que somos nós que estamos na pele da Jena e vagando pelos corredores de Piscul Dracului e nos embrenhando pela floresta para chegar ao Outro Reino!
E por falar em Jena, ela é uma personagem encantadora, forte, corajosa e que cuida tanto da sua família e acaba esquecendo de si mesma. E seu fiel escudeiro Gogu, que carrega tantos mistérios e segredos dentro de si e que em todos os momentos que expressou seus pensamentos combinavam exatamente com os meus.
Vou me abster de comentários sobre Cezar pois não quero me estressar!
E para mim, o ponto baixo da história foi a Tati? não consegui ter empatia por ela e por todo o drama envolvendo o seu ?romance proibido?, esse amor cego e que faz mal a si mesmo não me cativa!
Se você parar pra pensar enquanto lê ele é fácil conseguir deduzir vários acontecimentos, mas mesmo você imaginando o que pode acontecer, é totalmente surpreendente quando isso acontece!

Obs: Queria ter tido mais momentos do meu casal, achei que foram muito poucos para o meu coração que adora um romancezinho! Kkkk

Eduardo.Anjos 21/06/2021

Hoje é noite de lua cheia
Sensacional. No início, eu achei que apesar de ser uma boa leitura, eu não fosse gostar tanto do livro, pois eu não sou muito de ler livros com esta temática. Mas, logo no primeiro capítulo, algo no livro me deixou inteiramente absorto em suas páginas. Eu arrisco dizer, que A Dança na Floresta, será uma das leituras mais fantásticas e mais incríveis deste ano. O livro me conquistou em seus pequenos detalhes. Adorei.

Maju 16/06/2021

Esperado
Amei o livro ? !!! A história é incrível e envolvente, assim como todas os livros da autora. A edição da wish está bafonica e impecável. Maravilhoso ?

carol 28/06/2021

perfeito! comecei a ler só por ver alguém lendo e me apaixonei. a história te prende do começo ao fim, apesar de te fazer passar muita raiva com os personagens, que, aliás, são muito bem desenvolvidos ao longo do livro. chorei demais no final, mas com o coração quentinho de felicidade!

Amanda | @luzemlivros 10/03/2022

Terminei a leitura desse livro com aquela sensação gostosa e acalentadora que um livro de fantasia com elementos mágicos sempre me traz. Por isso, logo ao terminar dei 4 estrelas para a leitura. Mas ao pensar em todas as coisas que me incomodaram ao longo do livro, percebi que teria que diminuir a nota para 3 (e ainda acho que estou sendo generosa, mesmo que eu tenha gostado da história, apesar de tudo).

A Dança da Floresta é um reconto de alguns contos de fadas e estes elementos estão nítidos em cada página. Juliet Marillier nos ambienta com maestria num castelo na Transilvânia e no mundo mítico em que nossa protagonista e suas irmãs transitam. Achei que a história tinha grande potencial e tem muitos elementos que amo em fantasias, mas não foi bem executada. A começar pelos personagens? um mais frustrante que o outro e a principal sendo a protagonista, Jena. Ela é supostamente uma garota inteligente, independente e madura, que assumiu as responsabilidades da casa e consegue ministrar os negócios do pai, mas essas características só nos são ditas sobre ela, em suas ações nada disso é transparecido. O que realmente é mostrado é uma personagem infantil, imatura e mosca morta que só aceita tudo de ruim que vai acontecendo sem nunca tentar realmente fazer algo que vá trazer resultados (o primo dela chega a literalmente pegar o baú com todo o dinheiro que ela tem pra se sustentar durante o inverno das mãos dela e ela não faz NADA, não tenta pegar de volta, não manda ele se lascar, não exerce a autoridade que ela supostamente tem na própria casa, N A D A. Pelo amor de deus, Jena, REAGE!!). É cada ideia mirabolante que ela tem ao longo do livro que atingi níveis máximos de frustração.

Mas nada se compara à minha frustração com Tatiana. Se Jena é uma mosca morta, não há palavras para o que sua irmã mais velha é. Ao menos Jena TENTA ajudar as irmãs, tenta resolver os problemas da casa, se preocupa com os seres do outro mundo que elas visitam, etc. Tatiana encontra UMA VEZ com um cara, não troca uma palavra com ele e automaticamente está perdidamente apaixonada ao ponto de abandonar todas as obrigações com as irmãs mais novas que ela deveria ajudar a criar, ainda mais na ausência do pai. E quando isso não é suficiente para expressar todo o ~~imenso amor~~ que ela sente, a criatura me inventa de PARAR DE COMER só porque ta com saudade. ?Aaaiii, só posso ver o meu amor uma vez ao mês e nos outros 29 dias me matarei de fome ao ponto de quase sumir porque é claro que isso vai resolver meus problemas?. Que tal se manter forte para que possa estar presente quando o teu amor conseguir completar a missão dele? Que tal ajudar as suas irmãs a manterem a casa de vocês? Que tal não definhar a ponto de quase morrer e traumatizar a sua irmã mais nova que só tem 5 fucking anos?? Meus parabéns, Tatiana. Você ganha o prêmio de personagem mais inútil, imbecil e egoísta que tive o desprazer de ler.

O antagonista da história, Cezar, também não entrega absolutamente nada. Suas atitudes são completamente frustrantes, mas ele não me pareceu um bom vilão simplesmente porque não tem uma boa construção de personagem. Não tem uma história convincente por trás sobre porquê ele faz as coisas que faz. O cara ser babaca somente por ser babaca não me convence de nada.

Enfim, em muitos momentos também achei a história muito previsível, mas acho que é algo a se esperar num livro baseado em contos de fadas. O livro também deixa muita coisa mal resolvida, tem buracos na história, os diálogos são um tanto quanto toscos em alguns momentos? falando assim, enumerando todos os elementos que me incomodaram, não to conseguindo mais pensar no que eu gostei nesse livro KKKK foi intrigante o suficiente para me fazer terminar (o que pra mim já vale muito, pois abandono logo se ta ruim) e ficar ansiosa para saber o que ia acontecer ao longo da leitura. Provavelmente eu teria gostado muito mais se tivesse lido quando era mais nova, mas a essa altura do campeonato não atendeu às minhas expectativas.

Kari 29/11/2020

Bom, mas muito desperdício de ideia boa.
Cheguei nesse livro com a expectativa lá em cima depois de ter visto tantas críticas boas e ter lido filha da floresta (que é um favorito da vida). Durante toda leitura eu estava esperando chegar o "tchãn" que fosse tornar tudo inacreditável bom, mas nem sinal dele. Passei muita raiva com Cezar e com muitas atitudes das irmãs também. Achei o livro é legal, mas tem muita coisa desperdiçada aqui. Tipo, FALA SÉRIO, um mundo inteiro fantástico completamente diferente, com personagens ótimos e que não é nem um tiquinho aprofundado. Tudo muito raso pra uma fantasia. Enfim, muitas ressalvas em relação a essa história. Acredito que deva divertir muuuuito mais se você ir com as expectativas mais suaves.

Fabi 18/03/2023

A despretenciosa dança da floresta virou um 5 estrelas
Esse livro foi o que eu precisava, no momento que eu precisava!

Eu só havia lido A Filha da Floresta da Juliet Marillier e adorado, mas esse conseguiu superar (e olha que eu não achei que fosse conseguir).

Eu adorei essa fantasia na pegada conto de fadas gótico.

A história é muito bem ambientada na Transilvania, sem cair no clichê do conde Drácula. Como a própria autora explica nas notas de encerramento, o lugar tem um folclore muito mais rico do que nos contou Bram Stoker. E com isso, ela fez uma junção de elementos tão boa e tão delícia de ler, que eu teria continuado por mais 500 páginas se tivesse!

Amei! 5 estrelas favoritado!

Nathani 27/04/2021

Mágico
?Já ouvi dizer que meninas não sabem guardar segredos. Isso é mentira: nós somos a prova.?

Eu queria muito ter lido esse livro na infância, tenho certeza que eu ia passar dias e dias tentando abrir um portal mágico para conhecer o reino mágico e me tornar amiga de Jena, Tati, Paula, Iulia e Stela, assim como do sapinho de estimação Gogu.

Uma vez por mês, na lua cheia, Jena e suas irmãs entram em um portal e vão para ?O outro reino?, uma floresta mágica com seres encantados. Há nove anos elas visitam esse mundo em segredo e passam a noite de lua cheia dançando e conversando com seus amigos mágicos e excentricamente adoráveis na Clareira das danças.

Quando o pai delas adoece e precisa viajar para cuidar da saúde, as filhas mais velhas Jena e Tati ficam responsáveis pelo castelo da família e é quando tudo parece ruir: rumores de ataques sobrenaturais no vilarejo, um primo ganancioso e machista que quer assumir os negócios da família e a paixão repentina de Tati por uma das criaturas da noite.

Os dois mundos parecem estar se entrelaçando e o Outro reino corre o risco de ser exposto e destruído. Jena fará de tudo para proteger seus amigos e ao lado de Gogu irá enfrentar perigos que pensava serem apenas lembranças fantasiosas de sua infância.

Foi o primeiro livro que li esse ano e foi favoritadíssimo, não podia deixar de fazer um post sobre ele. Gostei muito da construção dos personagens, dos romances, dos seres do outro reino e da atmosfera que é a combinação perfeita entre romance gótico e fantasia.

Quer ler fantasia e não quer se aventurar a ler uma série com infinitos volumes? Esse é uma fantasia maravilhosa, original e muito bem desenvolvida em um único volume. Até existe outro livro da autora, O segredo de Cybele, protagonizado por Paula mas não se trata de uma continuação da mesma história de A dança da floresta.

MorganaFire 18/07/2021

Lindo
Amei demais o livro. A Juliet Marrilier tem uma escrita maravilhosa. O livro te prende do começo ao fim.

Camila 30/06/2021

Esse livro é simplesmente maravilhoso.É aquele tipo de história que você não consegue parar de ler. Os personagens são um amorzinho (exceto o Cezar). Terminei a leitura com o coração quentinho. Entrou para os meus favoritos da vida.
PS: A edição da editora o Wish está perfeita, amei cada detalhe.

Pâmela 01/09/2021

A dança na floresta
Fiz de um objetivo de vida ler todos os livros da Juliet Marillier, a escrita apaixonante me fez devorar as páginas. O livro é uma fantasia histórica e ela explora o mundo fantástico de uma forma tão desenvolvida que se torna fácil imaginar os detalhes e se identificar com os personagens.

A Jena é uma personalidade resiliente que representa muito bem uma mulher a frente do seu tempo, assim como a Paula, meu favoritismo por elas foi imediato, o que me deixou ainda mais ansiosa quando descobri que a continuação seria o livro da Paula. Elas tem formas bem parecidas de lidar com os problemas e sua relação de irmandade foi superior a qualquer uma que a Jena poderia ter com a Tati, uma personagem altamente egoísta, mimada e inerte a tudo que a rodeia. Sobre o César, ele teve um bom enredo e estava lá pra ser o um ser humano horrível e desprezível, papel que ele ocupou divinamente.

O ?gogu? merece uma crítica individual porquê é inegável a preciosidade desse personagem, ela tá ligado à uma das maiores reviravoltas do livro, que eu saquei logo no início, e só posso dizer que merece ser aclamado da primeira cena até a última.

Foi incrível ver a jena descobrindo que desejava ser exaltada como mulher e a autora sempre colocava uma desconstrução ao machismos da sociedade em que elas estavam inseridas. Ter conhecimento de um plot twist foi favorável a mim porquê pude ter um aproveitamento maior da relação entre dois certos personagens. O romance impecavelmente escrito. Entrou para lista de cinco favoritos da vida!

Cris 30/07/2022

Umas das melhores fantasias que já li! Tem o personagem que luta por tudo, que aquele que morre de amor, tem um mega vilã, tem o coitado e tem o misterioso, tem fantasia tipo conto de fadas as vezes com um toque noir! Tem suspense que traz surpresa no final também