A Dança da Floresta

A Dança da Floresta Juliet Marillier

Resenhas - A Dança da Floresta

juliadelfs 03/02/2022

mágico, lindo e repleto de amor.
não sei nem como começar a explicar o fenômeno que é esse livro. ele é uma crescente, como um dia que começa com uma chuvinha que aos poucos vai engrossando e, quando você menos espera, virou uma tempestade.

pra mim ele foi assim. começou bom, porém ok. então foi ficando cada vez melhor, até que se tornou INCRÍVEL. mágico. lindo. coisas que eu não estava dando muita importância começaram a ter parte na história e foi ai que eu percebi: tudo, absolutamente tudo que a autora tinha colocado na história até então, tinha um propósito ali. até as mínimas conversas. e eu fiquei maravilhada, eufórica, louca pra ler mais e saber mais e me apaixonar mais.

quando chegou em determinado plot, que eu tinha 99% de certeza que iria acontecer, eu fiquei doida do mesmo jeito. me tremi toda, chorei e fiquei feliz, pq senti ali que favoritaria o livro. que aquilo era uma das coisas mais mágicas e lindas que eu já tinha lido.

esse livro EXALA magia, alegria e amor. e a edição repleta de ilustrações só tornou a experiência ainda mais imersiva. eu amei tanto tanto tanto. ter apoiado esse projeto no catarse e ter meu nome na edição me deu um quentinho tão grande no coração quando finalizei a leitura. saber que uma parte de mim tá ali, num livro favorito, mesmo que isso seja insignificante pra história, me deixo muito feliz.

Luiza 21/04/2020

Terrível
Foi uma leitura forçada, só não desisti porque não gosto de abandonar uma leitura.
A narrativa foi lenta, monótona e até certo ponto angustiante.

A temática de fantasia flocore Fae é riquíssima e não foi devidamente explorada, apenas citou nomes de criaturas mas não agregou em nada.

A autora investiu em abordar a temática do Empoderamento Feminino em um período feudal patriarcal e machista. Mas os diálogos entre Jena e Cezar só serviram para deixar a trama angustiante e não chegou a lugar algum.

JENA era para ter sido uma Heroína forte e corajosa. Mas foi a pior personagem no livro.
Cheia de medo, fraca e se responsabiliza por todos.
Tornando-se muito madura para sua idade 15 anos, sensata demais e chata

mayra254 13/08/2022

passei muita raiva com alguns personagens, mas a história é maravilhosa e super envolvente
gostei muito de ler, tanto que talvez vire meu livro favorito

Bel 26/05/2020

Muito bom e divertido, o cenário de dança no lugar mágico com as irmãs me lembram demais do filme "Barbie e as doze princesas bailarinas" (que aliás gostava muito). Gosto muito da protagonista e até me identifiquei com ela as vezes, além de haver um mundo mágico com seres muito cativantes também é evidente algumas críticas ao machismo com o decorrer da história da protagonista, amei demais !!

Larissa.Raduam 26/07/2021

Sensacional
Gente que livro sensacional. Fiquei pensando onde passei minha vida toda sem ter lido ele antes!

Muito delicado e envolvente. Não vou mentir, ele é muito previsível mas mesmo assim cativa você a cada palavra. Também passei altas raivas com o Cezar, meu deus do céu que homem terrível. Acho muito difícil gostar de leituras em primeira pessoa, mas nesse caso me identifiquei e torcia muito pela Jena.

Ótimo trabalho de todos, da autora, tradutora, ilustradora e da Wish lógico. Não tenho um top 10 mas com certeza esse livro está nele hahaha ??

Elizabeth r 27/11/2022

Esse deve ter sido o primeiro livro que passou muito tempo na minha estante até eu tomar coragem de lê-lo. Coragem por que eu tava com expectativas e não queria me decepcionar.

E aconteceu meio isso mesmo depois de um ano de espera.

O livro é ótimo, a edição é perfeita, a história é boa. O problema foi a expectativa.
O que as pessoas falam de achar ele mágico, era o que eu queria, mas não encontrei.
Pra mim, a descrição mágica de uma floresta foi a que Naomi Novik fez em enraizados.
Comparei também com a escrita de Mary E. Pearson (que é outra que tô enrolando pra ler pq todo mundo diz que a duologia é melhor que a trilogia e medo).

A dança da floresta foi (e ainda é) um livro lindo para mim, mas mágico não é um adjetivo que eu usaria não.

Muito da história de passa no nosso mundo e tem muita política envolvida, algo que eu não esperava mas gostei. O primo extremamente machista que me deu uma raiva extrema, me fez largar e voltar a ler o livro várias vezes. Teve um plot twist que eu sabia que ia acontecer desde o começo, mas muita coisa me surpreendeu nesse livro.
Amei a relação das irmãs, de irmandade mas também de individualidade, que as deixaram mais reais.

Pra mim esse livro tá mais perto de um romance histórico, algo assim, do que da fantasia.
Maravilhoso do mesmo jeito.

Cynthia 08/12/2021

eu precisava disso. eu precisava de algo que me trouxesse conforto e esperança, que fizesse meu coração se acalmar e que me causasse gratidão e esse livro me trouxe isso. eu não tenho muito o que falar da história sem dar spoiler, minha resenha se trata mais nos sentimentos que esse livro me passou. toda a ambientação magica, familiar, de amizade, aventuras, lições e aprendizados me preencheu em um espaço que eu nem sabia que tinha disponível. a autora virou meu xodó assim como as irmãs, o castelo, a floresta

Luana Mesquita @livros.da.lua 05/07/2021

Jena e suas irmãs moram em Piscul Dracului, um castelo próximo a uma floresta misteriosa na Transilvânia. Toda lua cheia, Jena e as irmãs abrem um portal para um reino mágico na floresta, onde passam a noite dançando e se divertindo com criaturas mágicas na Clareira das Danças. Até que as responsabilidades e a chegada de seres misteriosos mudam a vida das irmãs para sempre.
Essa foi a minha primeira participação em um projeto de financiamento coletivo do Catarse, e estava receosa em participar, mas felizmente não me arrependi. A edição, além de linda e muito bem feita, conta com ilustrações maravilhosas, diagramação agradável, um sumário no início do livro (amo!) e um glossário ao final, esse último contendo o significado dos termos em romeno presentes na obra.
Conto de fadas clássico, A Dança da Floresta, tem de tudo um pouco: folclore, magia, criaturas mágicas, um sapo que "fala", e romance. O livro também trás algumas reflexões, principalmente sobre escolhas e arrependimentos.
Tive diversas reações durante a leitura, desgostei e gostei de personagens. Me sentia frustada com diversas situações por quais a protagonista, Jena, passava (ao ponto de ter que parar de ler e respirar fundo).
A escrita de Juliet Marillier é fluida, cativante e rica. Foi fácil ler vários capítulos de uma vez só (e consequentemente difícil me segurar pra acompanhar o cronograma da leitura coletiva), além de descobrir um pouco sobre a cultura e os costumes da Transilvânia.
A nota da autora também tem um insight muito interessante sobre como a Transilvânia é vista aos olhos do mundo - visão essa muito influenciada pela publicação de Drácula - e como ela realmente é.

anajuvg 14/01/2022

Maravilhoso!
O livro nos teletransporta para Transilvânia, no século XVI: um lugar de superstições, tradições e magia. O nome e sinopse, no começo me pareceram bem como se fosse uma fantasia genérica. E, sinceramente, que bom que eu estava errada! A trama é muito interessante, nos trazendo releituras de contos como a princesa e o sapo e as princesas bailarinas. Um verdadeiro conto de fadas com aspecto mágico, mas com uma pitada de realidade e personagens muito humanos. Sentimentos reais combinados a um universo fantástico, com uma construção e evolução maravilhosa tanto das pessoas como dos reinos. Juliet nos trouxe preconceitos e pautas reais em um mundo de faz de conta, e soube fazer isso maravilhosamente bem. A leitura ? mesmo com capítulos longos ? flui com uma facilidade enorme. Tem muitas reviravoltas impressionantes, e quando você acha que não pode se surpreender mais, o livro te dá um tapa na cara e mostra que estava errada. Um livro encantador, que agora virou um dos meus favoritos.
_________

Eu descobri que o livro existia ANTEONTEM (12/01) e já virou um dos meus favs, é sobre isso ?
babieayllow 20/01/2022minha estante
quero muito ler esse livro!

anajuvg 20/01/2022minha estante
é maravilhoso

Luiza3302 18/01/2022

Se você lê um livro de fantasia e não sonha com ele, vc está fazendo isso errado. rs
Essa história pode parecer clichê para alguns...
Mas os personagens são tão bem construídos que vale a pena dar uma chance!
A protagonista tem uma personalidade forte e eu quase não consegui perdoa-la em algumas atitudes. Isso só demonstra o quão envolvida fiquei na história.

Barbara Diniz 06/06/2021

É o tipo de livro que vou guardar para meus filhos
Eu sou a louca de adaptações de contos de fadas, mas essa aqui supera! Tudo bem que o primeiro capítulo não é lá muito convidativo, mas o resto do livro, meu deeeeeus do céu que surto. Adorei os personagens, achei sensacional que a autora conseguiu dar para cada um deles (especialmente para as 5 irmãs) uma personalidade própria, fazendo com que suas ações sejam condizentes com ela, ao invés de só ajudar na progressão do plot. Além disso eu adorei os plot twists, um deles eu já tinha sacado lá pela metade do livro, mas o outro eu neeeem tinha notado. Adorei acompanhar a Jena no seu processo de adolescente para mulher, de como ela amadureceu ao londo do enrendo, mesmo tendo sido estabelecido logo de início que das 5, ela era a mais madura. Adorei também de como a autora incorpora lendas da Transivâlina no livro de forma séria e não caricaturesca como nós vemos em diversas outras obras. Achei interessante nela falar no final de como isso era importante para tirar da região a imagem que Drácula deixou no imaginário das pessoas.

Julia 15/06/2021

Lúdico
Vou começar pela capa desta vez.. Que Capa! Essa edição esta fabulosa, e os desenhos dentro do livro são de uma delicadeza incrível.
A escrita é fluida, achei que ia demorar um pouco para ler, mas ela fluiu com muita naturalidade, mas achei uma historia densa. Para ser sincera ainda estou digerindo as emoções que o livro causou.
A protagonista tem uma personalidade maravilhosa, muito melhor que as protagonistas atuais , ela tem uma ótima construção psicologia, é forte e decidida, gentil e preocupada, e nos momentos de duvida ela seguiu a intuição acertando nas soluções.
Foi um livro sombrio, mas tb com muito encanto que acontece numa atmosfera misteriosa na transilvaniana (achei super original).

Sophia1534 20/06/2021

Esse livro é uma bomba de nostalgia. Uma fantasia linda, cheia de cores e música, me lembra os filmes que assistia quando criança (principalmente o das Doze Princesas Bailarinas).

As personagens irritam às vezes, e algumas coisas ficam mal explicadas, mas fiquei tão imersa no universo que essas coisas nem ofuscaram o brilho dele. Recomendo ler com uma trilha sonora :)

insta literário -> @sophiafalou