Paixão e liberdade

Resenhas - Paixão e liberdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mel 17/08/2011

Maravilhoso
O livro nos conta a história de Camila, uma jovem feliz, inteligente e com sonhos próprios da juventude, que trabalha e almeja construir uma promissora carreira em uma grande empresa. E Isabel, sua amiga mais recatada e reservada, que, de certa maneira, inveja o jeito sociável de camila.

Entre elas, e pelo resto de suas vidas, está um fantasma do passado, João Rodrigo, um amigo dos tempos da faculdade.

O tempo sempre acaba afastando grandes amizades, principalmente essas vividas nos tempos da escola, e com elas não foi diferente. A falta de convívio, e a vida que se impõe chama cada um para viver seu sonho e sua realidade.

Camila procurou a realização no trabalho. Muito motivada, alçava cada vez cargos mais altos, mas, no mundo competitivo das grandes empresas, sente falta de acolhimento, compreensão e sabedoria e, pela primeira vez, conhece também a falta de ética.

Já Isabel procura uma realização pessoal na construção de uma família, já que não se sentia motivada pelo seu trabalho dentro de uma empresa.

Vinte anos depois elas se reencontram.
Orgulho, raiva, convicções, dinheiro, poder, família, frustrações, ciúmes, ambição e amor, nesse emaranhado de sentimentos tão divergentes, onde encontrar a verdadeira liberdade e felicidade?

Lendo, descobri que você pode até procurar, mas não vai encontrar em ninguém, porque a verdadeira felicidade está dentro de você e ninguém pode te fazer feliz, cada um é responsável pela sua própria felicidade.

Simplesmente adorei como a Flavia escreve, ela nos leva direto ao assunto com a história contada como se fosse uma conversa íntima, aquelas de portas fechadas, entre segredos e desabafos.

Achei o livro super inteligente, o enredo parece um diário e pega detalhes de uma amizade que, logo no inicio, é muito emocionante. Todos os sentimentos ali citados realmente podem existir entre duas amigas, como, por exemplo, o ciúmes de Isabel por Camila, sempre admiramos algo em um amigo queríamos em nós mesmos. Esses conflitos existem, acredito ser bastante natural e fazem parte da nossa evolução humana.

Com tudo isso o livro é super envolvente, um personagem que não posso deixar de comentar é D. Margarida, com seus pensamentos sempre positivos, encontrei nela a grande amiga que sempre quis ter, um ser humano quase perfeito, visto que a perfeição não existe. Queria muito ser sua vizinha...

Outro ponto notável para mim foi que Isabel não tenta mudar o mundo, e faz de sua maneira, começa pelo lar, rompendo suas crenças.

"Isabel é estranha; Isabel não deixa a filha tomar refrigerante; Isabel não deixa a filha assistir a programas na tevê; Isabel só lhe conta contos de fada. Coitada, que criança alienada! Quem rompe padrões assusta. Quem rompe padrões é louco." Pag. 30.

Em Paixão e Liberdade, existem citações sobre o medo que me tocaram, porque acredito que o medo nos impede de sonhar, de avançar e realizar. É como uma corrente presa em nossos pés. Quem consegue se libertar são aqueles que se realizam, buscam incessantemente seus sonhos independente do caminho e chegam onde determinaram. E, por que não ir atrás?

"O medo tira o contato com o saber. Coloca-nos diante de tamanhas catástrofes imaginárias..." Pag. 100.

"Por que medo? O medo a paralisava. O medo inquietava seu coração, tirando-lhe a coragem e o entusiasmo. Não podia ter medo do que lhe aconteceria..." Pag 159.

Me identifiquei muito com a conclusão do livro, que somos responsáveis por nós mesmos. Não somos vitimas. Escrevemos nossa própria história todos os dias e ninguém pode ser responsável pelas nossas escolhas. Devemos nos despojar de todos os valores herdados.

A chave de toda transformação é ver tudo com outros olhos e, quando conseguir esse feito, tudo naturalmente se transforma.

O livro tem várias citações maravilhosas, mas vou colocar apenas duas frases que nunca esquecerei:

"E o coração que se fecha, adoece."
"Desamarrei-me do que não me servia mais."

Sinceramente?
Achei o livro magnifico, nos prende do inicio ao fim, com uma linguagem fácil de ler e assimilar e, ao mesmo tempo, é uma leitura rica, envolvente e super inteligente.

Enfim, eu amei e super recomendo esse livro maravilhoso que pretendo reler em breve. Estará sempre entre os meus favoritos.

Beijos a todos.
Mel.

Talita 18/01/2011

Este livro fechou com chave de ouro as minhas leituras de 2010.
Comecei a le-lo sem saber muito bem do que se tratava a hisória, e pensei que seria uma leitura com muito clichê sobre liberdade, mas me enganei.

Nas primeiras páginas confesso que não fiquei muito empolgada , e por vezes eu ficava meio perdida em relação ao que estava lendo, mas com o passas das páginas, fui me acostumando com a narrativa da autora , e conhecendo a história de Camila e de Isabel, duas mulheres que nos dão uma grande lição sobre o verdadeiro sentido de paixão e de liberdade.

A história é narrada por Isabel, uma mulher com ambições artísticas e que sempre buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor , mas não foca somente na história de Isabel, também fala de Camila, uma executiva que tinha tudo pra crescer e brilhar na sua carreira em marketing,mas sofre uma grande mudança devido à atitudes equivocadas na empresa , e toma rumos completamente inutisatos em outro país, onde vai conhecer os verdadeiros sentidos de liberdade e amor.

Apósmuitos anos de separação, Camila vai ao encontro de Isabel, para tentar se entender melhor com a amiga, e enfim poder desabafar com alguém sobre sua vida e sobre suas atitudes indevidas que resultou em um terrivel crime, e que a assombra até então.

As duas conversam por dias, esclarecem coisas do passado que ainda as encomodava e maguava, contando suas vidas, fazendo assim, uma amizade antiga ressurgir e assim uma vai dando apoio à outra.

Camila tenta esquecer e se perdoar pelo que fez e pelo que causou sem intenções e Isabel tenta se manter firme diante de seus relacionamentos interrompidos e fracassados.

Essas mulheres dos dão uma grande lição de vida, cada parágrafo, cada páginas nos envolve com acontecimentos surpreendentes e emocionantes.

Veja aqui: http://mundoportrasdaminhaparede.blogspot.com/2011/01/resenha-21-paixao-e-liberdade-por.html

Pâm 26/01/2011minha estante
gostei muito da sua resenha. Parece ser uma leitura interessante. Mas me responde uma coisa, o livro tem alguma coisa com relação a espiritismo ou coisa assim? Se puder responder na minha pagina do skoob ficarei agradecida.

Paam:* http://pamelamarloch.blogspot.com/

Babi 02/03/2011

Paixão e Liberdade

Paixão e Liberdade
Flávia Cristina Simonelli

Após muitos anos sem contato, as amigas Isabel e Camila decidem se reencontrar. Cada uma tem sua história e juntas, precisam se ajudar.

Camila vive um drama antigo. Fez coisas no passado que a perturbam até os dias de hoje. Tem medo que seu amado descubra e acabe com tudo. Mas o que mais a oportuna é sua razão interior, que diz para que não esconda mais nada.

Isabel, depois de muitos amores e desamores, precisa descobrir uma forma de realização na vida. Se sente sozinha e acaba tendo relacionamentos muitas vezes doloridos. Além disso, há um velho amor do passado que volta a tona.

Resta a dúvida: como as amigas se acertarão?

História lindíssima. Faz com que você reflita. Eu adorei quando Camila virou parteira, achei lindo demais o trabalho que escolheu.

Alba 05/03/2011

Como seria encontrar uma amiga 20 anos depois do último contato? Como uma amizade, permeada de sentimentos dúbios, com a inveja e a admiração andando de mãos dadas pode sobreviver ao passar dos anos?

Isabel e Camila cursaram a faculdade juntas, duas amigas que se opõe em relação aos sentimentos e entrega naquilo que acreditam ser o ponto central de suas vidas. Camila sempre dedicada ao emprego, Isabel não querendo se prender e em busca de um sentido em sua vida. A vida as separou, cada uma tomou seu rumo e nesse encontro – 20 anos depois – as surpresas do que o destino preparou para cada uma, são reveladas.

O título “Paixão e Liberdade”, pode ser usada para descrever muito bem as duas amigas.

Paixão: Ora é Isabel que é tomada pela paixão e se deixa levar por seus sentimentos, ora é Camila que numa crise de ciúmes, muda completamente sua vida.

Liberdade: Isabel não pensa duas vezes ao buscar sua liberdade, seja profissional ou sentimental, mas a virada que Camila dá - em busca de sua liberdade - é ainda mais surpreendente.

Através da visão de cada uma das amigas, Flávia vai misturando passado e presente e desdobrando as consequências das ações de cada uma delas.

Algumas partes são bem filosóficas, com as personagens questionando o sentido da vida e procurando explicações para tudo… Achei-as um pouco maçantes, e isso acabou por tirar um pouco a minha atenção da leitura.

O que me intrigou também foi a fraqueza dos personagens masculinos. Alguns realmente me decepcionaram, (Toma tento Fabrizio) outros chegaram e apenas cumpriram seu papel na trama, sem deixar sua marca. Senti falta de um personagem masculino com personalidade marcante, sacudindo a vida das duas amigas.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Paola 03/03/2011

Quando recebi o livro para resenhar imaginei que se tratasse de um romance. Mas, um romance entre um casal que se conhece e assim encontram a tão sonhada liberdade. Engano meu. O livro não trás somente uma personagem principal, como em todos os livros que temos, mas sim duas: Camila e Isabel. E com uma linguagem mais adulta, já que quem narra a história é uma mulher que encontra com uma amiga após 20 anos.

A história narra um reencontro entre as amigas Camila e Isabel após 20 anos. As duas eram amigas na faculdade, mas como em sempre, a vida se encarrega de afastar as pessoas. Porém, Camila procura Isabel e diz que ela é a única quem pode ajudá-la.

Camila era uma executiva reconhecida, mas em certo momento da sua vida largou tudo, pois não aceitava mais as regras da empresa, BWCC. E também as suas atitudes a atordoavam, e resolveu contar tudo a amiga, mesmo não a venda há 20 anos. O remorso do passado acompanha Camila por toda a sua vida e já não sabe o que fazer para se desprender dele. Isabel se vê frustrada em seus relacionamentos e profissão, e carrega na alma um amor mal resolvido.

E as duas começam a se ajudar e a pensar na vida. E ao decorrer da história conseguimos tirar vários ensinamentos. Começam a se perguntar se deveriam ter tomado um caminho diferente, se estavam mesmo fazendo a coisa certa. Assim, Flávia Cristina, expõe na história diversos argumentos que nos fazem refletir se vale a pena ou não se prender a um passado, sendo que não podemos mudá-lo.

O livro é de uma intensidade só. Nunca li algo tão profundo. Com uma lição linda! No decorrer da história temos várias surpresas e refletimos sobre a ganância, ciúme, poder, dinheiro, realização pessoal e a sensação de liberdade que todos nós queremos, mas em muitos momentos não temos. Ou não encontramos.

Parabenizo a autora por seu livro! Uma obra linda e que com certeza irá fazer com que muitas pessoas reflitam sobre vários pontos da vida! Sobre a vida em si!

sentilivros 26/06/2011

resenha de Paixão e Liberdade
Desde que terminei o livro fico me perguntando como vou falar sobre ele.
Para mim ele foi intenso, profundo, filosófico, apaixonante e para ser "deliciado" sempre. É o tipo de livro que temos que ler aos poucos, remoendo o que já foi lido, tentando compreender e imaginando o que se passará.
Entrou para os meus favoritos!!!
Camila e Isabel são amigasa da época de faculdade, e após 20 anos se reencontram. Camila precisava desabafar e entrou em contato com Isabel. Essa, curiosa e intrigada, aceita encontrá-la e então a história se desenrola, se entrelaça e descobrimos os sonhos, as angústias, o passado e o presente de cada uma. A meu ver, o livro é uma reflexão das nossas escolhas, o que elas, de certa forma , acarretam.
Uma queria mudar o mundo a outra queria o mundo...Uma extrovertida a outra ao contrário...
Não vou falar mais nada, se é que falei alguma coisa...rsrsrs...Mas posso garantir que o livro é maravilhoso...Amei!!!
Essa passagem me marcou...

"... Assim, ainda dentro de uma vida cheia de responsabilidades e compromissos ao marido, à família a os trabalhos de tradução que passei esporadicamente a fazer, eu sonhava com o dia em que me depararia com minha própria liberdade e poderia resgatar-me pela palavra. Compreender-me pela palavra. Porque, até então, tudo era uma massa de sentimentos sem forma, uma angústia sufocante e a sensação de estar sempre no lugar errado..." pg.26

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/06/paixao-e-liberdade-flavia-cristina.html

Melian 07/03/2011

Resenha do Blog Mell Books
O livro tem uma temática diferente, ao contrario de um livro que conta a história de uma protagonista isolada, o livro conta a história de 3 amigos entrelaçadas.
Conta a história da Camila, Isabel e joão Rodrigo.
Ambos eram amigos de faculdade, cada um com seus sonhos e ideais.
O livro corre bem, é curto, e a história envolve, os relatos de Camila são os mais tristes, porém os mais interessantes.
Camila vem meio que como coadjuvante, mas acaba tomando as rédeas de principal, sua história é forte e seus pensamentos dolorosos.
A escrita é clara e a capa não deixa nada transparecer do que o livro fala, afinal a pena p/ mim representa leveza, e somente um dos personagens conseguiu alcançar uma certa leveza até porque um deles teve um fim trágico.
Qual será o desabafo desses 3 amigos neste livro???
Será que mesmo depois de tantos anos suas histórias se entrelaçam?
Leia Paixão e liberdade e descubra!

Leia resenha completa em: http://mellbooks.blogspot.com/2011/03/resenha-paixao-e-liberdade.html

Amanda 22/01/2011

Um telefonema inesperado leva Isabel de encontro ao seu passado. Duas mulheres, amigas nos tempos de faculdade, e que percebem que tem muita coisa pra passar a limpo.

Camila e Isabel se conheceram na faculdade e ficaram muito amigas, mas há muitos anos que não se falam e nem sabem notícias uma da outra. Duas pessoas de temperamento totalmente opostos, que seguiram rumos na vida diferentes e até mesmo inesperados, se encontram buscando resolver questões do passado e do presente.

Camila sempre foi mais extrovertida, alegre e muito focada no sucesso profissional. Ela realmente alcançou tudo o que queria, mas descobriu que para isso precisava deixar de ser quem era, e o pior, se tornou uma pessoa possessiva, egoísta e que não media as consequências de seus atos.

Isabel era mais tímida, sofreu um bom tempo uma paixão reprimida e demorou muito pra descobrir que seu sonho estava bem longe de um escritório. Ela amou e foi verdadeiramente amada, mas o perdeu muito cedo, percebeu que tinha vocação pra maternidade e o mais importante é que descobriu como precisava ser amada novamente.

E agora, depois de tantos anos Camila procura por Isabel desesperada. Ela precisa desabafar, contar o que passou na sua vida, como tudo mudou e tornou a mudar e principalmente ela precisa de um conselho, precisa que alguém ouça o que ela fez e a ajude ( e claro que eu não vou contar o que foi).

Basicamente esse encontro vai mexer com situações do passado e atrair grandes revelações. É um livro de poucas páginas, mas que contem uma história emocionante e muito profunda, que te envolve completamente no drama das vidas dessas mulheres. Um enredo que vai fazer você reavaliar momentos da sua vida e pensar se determinadas coisas realmente valem a pena.

"...as pessoas parecem não saber que carregam um grande tesouro: a história que escrevem.
E isso não é apenas coisa de romancista: afinal, somos todos escritores na vida."

"...dinheiro revela as pessoas. Quando há morte e dinheiro numa família, há briga. Quando
há morte e não há dinheiro, as pessoas juntam as lágrimas. Parece que diante do dinheiro,
as sombras não conseguem disfarçar."

"Escrever é fazer uma síntese da grandiosidade do mar num grão de sal e, ainda assim,
esperar ser compreendido."

Jaque de Marco 04/01/2011

Resenha: Paixão e Liberdade, de Flavia Cristina Simonelli
Quer ler um excelente livro nacional, com uma história envolvente, emocionante, que te prenda da primeira a última página? Fica uma dica: Paixão e Liberdade, de Flavia Cristina Simonelli, lançado em 2010 pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século. Confesso que foi, de fato, uma surpresa para mim a qualidade desse livro. Fantástico mesmo!

O livro gira em torno do reencontro de duas amigas, Isabel e Camila, após 20 anos separadas. Depois de tanto tempo, elas não são mais as mesmas pessoas, definitivamente. Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação.

A sinopse deste livro engana, pois passa a sensação de que é uma história sem muita profundidade, o que não é verdade. Apesar do enredo simples, a autora nos leva a uma reflexão sobre nossas próprias vidas, a partir da história fictícia. A sensação que tive foi de que Isabel e Camila poderiam ser qualquer pessoa que eu conheço... ou mesmo eu.

Eu me identifiquei demais com as personagens. Os seus medos, suas frustrações, a ambição, as desilusões... Acredito que, apesar de não ser focado para um único público, o livro seja melhor recebido por leitores maiores de 20 anos. Pela falta de certas vivências, não consigo imaginar um adolescente entendendo a profundidade dessa história.

A Flavia é uma excelente escritora e narra a história de forma leve, mesmo escrevendo sobre personagens com vidas e sentimentos tão intensos e profundos. Sempre digo aqui no blog que sou apaixonada por enredos descritivos e este livro não deixa nada a desejar nesse aspecto. O livro é narrado em primeira pessoa (Isabel) que além de contar sua história, conta a versão de Camila para os fatos.

Um detalhe interessante na forma que a história se desenrola é como a autora conseguiu trabalhar com capítulos densos, com poucos (ou nenhum) diálogos e outros feitos basicamente de conversas e reflexões entre personagens. Eu que não sou muito fã de livros que carregam nos diálogos entre personagens não tenho uma crítica sequer quanto a isso em Paixão e Liberdade.

Apesar de Isabel passar por diversos problemas, Camila é a responsável pelas cenas mais intensas do livro. Sua vida muda em diversos momentos da história e o livro mostra seu amadurecimento e conflito pessoal gerado por uma decisão do passado. Se há algo a ser criticado nesse livro, para mim, é a forma como se desenrolou a revelação do passado de Camila a seu marido. As cenas foram muito rápidas. Acho que poderia ter sido melhor trabalhado. Mas nada que tenha tirado a glória da obra. Mesmo!

Enquanto Camila passa praticamente o livro todo buscando redenção e perdão, Isabel quer se encontrar, conseguir trabalhar com arte e curar seu coração ferido depois de tantas separações e de um amor não correspondido no passado. E eu achei fantástico o amadurecimento que a personagem demonstrou no decorrer da história.

Flavia Simonelli também é a autora do romance A Porta, lançado em 2007, pela editora Totalidade. Para mais informações sobre a autora e suas obras, acesse o site dela ou o seu twitter.

Fica esta dica para uma boa leitura. Paixão e Liberdade é mesmo um excelente livro. Recomendo, vale à pena!

Gostou? Dá um pulinho no blog: http://www.naprateleira.com/

Aline 14/02/2011

Paixão e liberdade por Flavia Cristina Simonelli
Devo admitir que é um livro interessante, apesar de não ser o gênero que mais gosto e realmente não sei porque a minha leitura foi tão demorada e cansativa. É narrado pelo ponto de vista de Isabel e começa a ser contado a partir da conversa de duas amigas que não se viam, nem se falavam a mais de 20 anos. Após todo esses anos é Camila quem faz o convite para o reencontro de ambas.

Isabel e Camila, estudaram juntas, na época Camila sempre foi a mais querida, alegre e bonita, e Isabel sempre a admirou muito, sendo que em certos momentos a admiração chegava a ser inveja. Apesar de serem amigas eram muito diferentes, Camila era ambiciosa, queria uma boa carreira e na maioria das vezes agia por impulso, já Isabel era calma, e na realidade nunca foi contente trabalhando em uma multinacional, devido a isso sempre correu atrás de achar seu verdadeiro lugar no mundo. Camila sempre muito mais dedicada e decidida, cada vez mais melhorava de cargo na empresa onde trabalhava, só que é ai que fatos começam a assombra-la, ela começa então a compreender o mundo de uma outra maneira e conhece realmente quem são certas pessoas.

O desfecho da história é bem diferente, a autora nos faz refletir sobre atitudes que tomamos, como ganância, ânsia pela poder, ciúmes, entre outras. Outro fato que me chamou a atenção é que a história é no presente, mas elas voltam ao passado na maior parte do livro, e tenho que confessar adoro essa característica.

O cenário do livro é de desabafos, amores não correspondidos, ambições, decepções e medos, todas situações e sentimentos muito complexos. Sim, acho que esse não seria o livro mais indicado para adolescentes, como eu por exemplo, mas realmente ele passa uma mensagem, e isso é o que importa.

Book is life

Gabriela1214 27/12/2010

Resenha do livro "Paixão e liberdade" #MundoPlatonico
Direto do blog: Mundo Platônico (http://gabiiem.blogspot.com/)

Começo a escrever a resenha desse livro, com certeza de que será um das maiores do blog, e peço que vocês leiam a até o final, porque vou tentar explicar a complexidade desse livro. O livro é pequeno mas o número de páginas de um livro não importa, o que realmente importa é a lição, os sentimentos e o esclarecimentos que ele nos traz.

O livro é narrado por Isabel, mas a história não foca somente nela, mas junto com ela escutamos a história de uma vida, ou duas vidas no caso, a dela e a de Camila. As duas tinham sido amigas na faculdade, mas com o passar dos anos perderam o contato, passaram-se 20 anos, e inesperadamente Camila liga para Isabel, com o objetivo simples de marcarem um encontro para poderem contar tudo o que havia acontecido em suas vidas naqueles anos. E assim que elas se encontram somos levados as histórias dessas duas mulheres. Isabel se casou um homem perfeito, mas que morreu muito cedo a deixando sozinha para criar sua filha. Camila vendeu sua vida e sua alma para uma empresa, mas depois de uma sucessão de acontecimentos abaladores, tudo o que ela pode fazer foi fugir para o mais distante possível da vida que vivia, mas isso era apenas o começo de uma longa jornada.

Logo na primeira página deste livro me apaixonei pela narrativa simples e complexa ao mesmo tempo. Logo me vi completamente envolvida pela história dessas personagens, e pela primeira vez realmente me identifiquei com os medos, os amores e os ideias, de ambas as personagens.

O que parecia uma história tão simples, de reencontro, e relato de vidas, se tornou um livro profundo, com inúmeras passagens maravilhosamente bens escritas e emocionantes, que expõem os vários temores humanos, nessa nossa constante busca pela liberdade.

Os momentos que passei lendo, refleti obre coisas que levarei para vida, e se tem uma coisa que realmente aprendi é que só temos liberdade, quando deixamos para trás tudo o que não nos serve mais, e vivemos conforme a nossa essência, é assim chegamos à liberdade que só pode se encontrada por nos mesmos. ”Desamarrei-me do que não me servia mais. E essa foi a chave para o encontro com minha essência”

Como já citei são tantos os trechos emocionantes, que vou fazer um post especial para citar meus preferidos para vocês. Essa história me proporcionou sentimentos diversos como alegria, solidão, medo de um futuro incerto, assombro, tristeza... Enfim, fiquei muuito feliz por conhecer essa ótima história e, por ter feito parceria com a super talentosa autora. Fique super feliz também pois elegi “Paixão e liberdade” o melhor livro dos nossos Talentos Nacionais lidos essa ano, não desmerecendo os outros, mas essa história realmente me tocou, e se tem um conselho que eu sou obrigada a deixar é que vocês não podem perder a oportunidade de ler essa história, também. É um livro pra ser lido e relido em vários momentos de nossas vidas, e nos emocionarmos em todos eles, e cada nova leitura aprendermos um pouco mais com as histórias não só de Isabel e Camila, mas a história de todos os personagens que somos apresentados nesse livro. Apenas lendo para entender, é um livro simples e que me emocionou por isso me agradou tanto.

Gabi Suzart 29/03/2021

O tempo certo das coisas
A impressão que tenho é de que li esse livro no tempo certo.

Há muito tempo ele está parado na minha estante, mas quando eu ganhei ele, talvez não teria tido a mesma percepção e entendimento que tive quando li agora. É um história densa.
Afinal, reencontros não são fáceis (seja com você mesmo ou com outras pessoas).

Sinto que não tenho o que muito falar sobre esse livro. Acho que vai fazer sentido de modo diferente para cada pessoa, pois ele nos leva a refletir sobre as nossas próprias escolhas.
E sendo assim, cabe a cada um se permitir mergulhar nesse processo juntamente com Isabel e Camila.

jacdeoliveira 09/12/2011

Este livro realmente nos faz refletir bastante. Nada é o que parece tudo tem dois lados, sejam bom ou ruim.
Isabel e Camila, duas amigas se reencontram depois de 20 anos sem se falar e graças a este encontro as duas começam a contar sobre suas vidas durante esse tempo que ficaram bem distantes.
O livro é mais para um publico adulto, não somente pela narração mais complexa, mas sim pelo fato que mostra superações e grandes emoções. Ele irá tentar nos mostrar até que ponto ciúmes, ganância pode cegar uma pessoa e causar mal não só a ela, mas a muitas pessoas.
Isabel e Camila conseguiram me fazer refletir bastante, mas a história de Camila além de me deixar bem pensativa me emocionou bastante.
Recomendo este livro a todas as pessoas, pois acho que todos nós cometemos alguns erros e com este livro podemos refletir e ver onde estão nossos erros e acertos, para que num futuro tudo não se repita novamente.

A escrita do livro é bem leve, uma leitura rápida. Já o conteúdo é mais adulto, pois como já havia dito nos faz pensar em todas as nossas atitudes e um adulto com certeza já viveu mais do que um adolescente, ele tem mais experiências, sejam boas ou ruins.

Nii. 29/01/2011

Fico super feliz quando leio o livro de um autor Brasileiro bem escrito e que me prende até o fim. “Um romance arrebatador, para prendê-lo da primeira até a última linha”, a sinopse prometeu e cumpriu.

“Paixão e Liberdade” trás a estória de Isabel e Camilla. Duas amigas que acabaram se distanciando e levando a vida sem contato algum e até mesmo em países diferentes. Um telefonema colocará as duas frente a frente novamente e desse encontro revelações e fatos do passado poderão mudar o rumo de suas vidas.

A Flavia conseguiu dar a uma estória que poderia passar despercebida um toque único e marcante. Eu fiquei muito curiosa desde o momento que recebi o livro (Sou totalmente vidrada em romances) e acabei passando ele na frente da pilha. Não me arrependi. O livro é dinâmico. Sim! Totalmente dinâmico. Camila e Isabel têm vidas completamente conturbadas!(Tanto positivamente quanto negativamente). As 80 primeiras páginas eu li em “uma sentada”. É tão cheio de acontecimentos e reviravoltas que não conseguir parar.

Meu único ponto negativo vai ser com relação a alguns diálogos. Eu entendo que às vezes a personagem requer uma formalidade maior, mas acho que houve alguns momentos em que essa formalidade poderia ter sido diminuída. Neles, não me sentir na vida real. #Dar para entender?

Não posso deixar de comentar que queria muito conhecer mais o João Antônio. Só pelas memórias da Isabel eu me apaixonei por ele, imagina mais detalhadamente?

Passei bons momentos com “Paixão e Liberdade” e quando falo isso, estou me referindo a sentir, ou pelo menos perto disso, o conflito dos personagens. Fiquei com raiva, triste, esperançosa... Mesmo não estando vivendo o mesmo momento de Camila e Isabel (Na idade e no que elas estão enfrentando) não tem como não se colocar na situação e tentar imaginar o que faria.

Fiquei encantada com a escrita da Flavia (Meu irmão que o diga, me ouviu dizer quase toda hora: “Ela escreve tão bem”.) Não sei que livros de autores virão por ai nesse ano de 2011 para mim, mas “Paixão e Liberdade” já têm lugar cativo.

Mais em:http://fazparte-ni.blogspot.com/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6