A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

Peregrina 25/11/2017

Esta crônica é a primeira escrita por Lewis sem a presença de algum dos irmãos Pevensie. Desta vez, o primo Eustáquio, que estivera em Nárnia uma vez, e sua amiga Jill protagonizam diversas aventuras em uma jornada até as terras agrestes do Norte em busca do filho perdido de Caspian, o príncipe Rillian, que havia desaparecido há anos após empreender inúmeras expedições com o objetivo de capturar a assassina de sua mãe e vingar a sua morte.

Aliás, muitas décadas passaram desde os eventos relatados em A Viagem do Peregrino da Alvorada e agora Caspian tinha a idade avançada e embarcara numa viagem às ilhas solitárias como um último desejo de sua vida.

Antes disso, porém, Aslam convocara Eustáquio e Jill para a missão de salvar o filho do príncipe narniano, já que as missões realizadas pelos guerreiros e amigos de Caspian haviam sido infrutíferas e ninguém jamais voltara.

Então, sob a instrução de Aslam e com o auxílio de um Paulama narniano bem pessimista chamado Brejeiro, Eustáquio e Jill embarcaram na viagem que guardava incontáveis adversidades, além de provas de lealdade, obediência e respeito aos sinais que o Grande Leão lhes indicara.

Esta foi uma das minhas crônicas favoritas quando li todas as sete pela primeira vez e, com esta terceira leitura, conservei um afeto ainda maior por ela. Amo histórias nas quais os protagonistas empreendem viagens assim, enfrentam perigos e perseguições, uma que se passa em Nárnia e com personagens tão carismáticos como o Brejeiro então nem se fala... Aliás, o Brejeiro é um dos personagens mais queridos, apesar de pessimista, ele abriga uma fé enorme e uma lealdade admirável. O paulama também profere um dos discursos mais marcantes das crônicas e, particularmente, um dos meus trechos literários prediletos:

"Somos apenas uns bebezinhos brincando, se é que você tem razão. Mas quatro crianças brincando podem construir um mundo de brinquedo que dá de dez a zero no seu mundo real. Por isso é que prefiro o mundo de brinquedo. Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista. Assim, estamos de saída para os caminhos da escuridão, onde passaremos nossas vidas procurando o Mundo de Cima. Não que as nossas vidas devam ser muito longas,certo; mas o prejuízo é pequeno se o mundo existente é um lugar tão chato como esse aqui."

O discurso é um pouco maior, mas este momento em especial me emociona de uma forma que eu nem posso descrever. Por isso apenas recomendo que aproveitem que em breve o filme deve ser lançado nos cinemas (finalmente!) e leiam, divirtam-se e emocionem-se com esta crônica formidável para todas as idades!

Gabriel 14/07/2017minha estante
"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista." :)

Pedro Azevedo | @arquivos_pe 30/07/2017

As Crônicas de Nárnia #6 - A Cadeira de Prata
Um ano após sua aventura no Peregrino da Alvorada, Eustáquio sonha em voltar a Nárnia e no meio de uma fuga dos valentões da escola, ele e sua amiga Jill se concentram em pedir para Aslam pra voltar a Nárnia, então uma porta surge e ele e a menina são transportados para o país de Aslam, onde Eustáquio cai de um precipício e é soprado pra longe pelo Leão. Ele explica a Jill que eles vieram a Nárnia não porque pediram, mas pois foram chamados. O Rei Caspian está a beira da morte e seu filho, o príncipe desapareceu a muitos anos.

Aslam explica a Jill que ela e Eustáquio devem seguir determinadas pistas para achar o príncipe e restituí-lo ao trono após a morte do pai.

A Cadeira de Prata é o livro mais sombrio de todos, as crianças passam por desventuras e lugares sinistros em busca do príncipe. A maldade e a magia negra estão presentes em todo canto. O livro é sensacional e é muito interessante ver o quão Nárnia pode ser perigosa, salvagem e cheia de segredos.

Diário de Leitura

Eustáquio sem dúvida consquistou seu lugar como um herói narniano. Ele e a menina passam por poucas de boas e sua evolução é muito bem descrita.
Brejeiro é o companheiro dos dois durante a aventura e é um personagem daqueles que você ama e odeia durante o livro.
A sequência da cadeira de prata e o final do livro são surpreendentes, e valeram o livro todo.
Deu pra sentir bastante do clima de maldade da Feiticeira Branca nesse livro e eu amei isso.
A Última Batalha está chegando e eu não sei se tenho estrutura pra isso!

site: https://www.conversaurbana.com/single-post/2017/07/30/As-Cr%C3%B4nicas-de-N%C3%A1rnia-6---A-Cadeira-de-Prata

Psychobooks 09/05/2010

A Cadeira de Prata, tem horas que o autor enrola bastante, mas o livro é repleto de mistérios, que nos deixam de cabelos em pé, e que só iremos descobrir no final do livro.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Rafa 28/01/2012

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - A CADEIRA DE PRATA
Eustáquio está de volta à Nárnia! E desta vez traz consigo uma amiga, Jill, que sofre com os "amigos" na escola.
Mas antes de chegarem à Nárnia, encontram Aslam que lhes explica a atual situação em que Nárnia se encontra.
Esta, encontra-se em preocupação. Caspian, O Navegador está a beira da morte, e seu filho Rilian, que deveria assumir o seu posto está desaparecido a anos.
Aslam então dá esta missão para Jill e Eustáquio, ajudando a eles, com algumas dicas para poderem achar o príncipe perdido.
Nesta aventura, o autor, explora ainda mais Nárnia. Desta vez em vários modos. Criando criaturas que ainda não existiam, dando papel maior para algumas, e criando uma narrativa ainda mais fantástica.
A única coisa que não gostei muito foi do nome do livro. O objeto em questão faz parte sem dúvida da trama do livro, mas este apareçe bem pouco, cerca de duas ou três vezes no livro inteiro. Fora isso, o livro é excelente.

Glorinha16 10/11/2013

A cadeira de prata.
Jill e Eustáquio são as crianças escolhidas, por Aslam, o Leão, para uma missão difícil e muito importante: encontrar o príncipe Rillian, filho do rei Caspian X.
Rillian perde a mãe, vítima de uma cobra misteriosa. O príncipe resolve então, ir em busca dessa cobra e vingar a morte da mãe. Após vária tentativas, ele desaparece.
Anos se passaram e enquanto o rei viaja em busca de respostas, Aslam escolhe Jill e Eustáquio para mudar essa triste situação. O Leão encontra Jill pessoalmente e lhe diz quatro sinais que ela não poderia esquecer jamais, e para isso teria que repeti-los todos os dias.
Acompanhados de um amigo, Brejeiro, um Paulama bastante simpático, seguiram a busca. Durante o percurso passaram por grandes desafios e esqueceram os quatro sinais.
Mas, apesar de todas as dificuldades encontraram o príncipe a tempo de ele ver seu pai pela última vez antes da morte do rei.
Uma história envolvente que a todo instante alerta a todos que as aparências enganam e por isso o certo é pensar duas vezes antes de agir. A narrativa também mostra que a amizade e a força de vontade é uma boa forma de se obter o sucesso.

Lu 11/11/2013

A Cadeira de Prata
O livro conta a aventura de Eustáquio e Jill, sua colega de escola. Eles terão como missão resgatar o príncipe Rilian, filho de Caspian X.
Aslam dá à Jill sinais que seriam fundamentais para o resgate de Rilian.
No decorrer da aventura eles contarão com o auxílio de Brejeiro que por sua vez é muito inteligente. Jill, Eustáquio e Brejeiro seguem para as terras do Norte e enfrentam muitos obstáculos em busca da realização de sua missão.
A história me surpreendeu muito e embora houvesse alguns momentos em que a leitura se tornava cansativa, havia outros (a grande maioria)em que os acontecimentos iam despertando minha curiosidade e atenção. Valeu a pena!

Davi 08/06/2024

A trama de prata: uma resenha de Nárnia.
"A CADEIRA DE PRATA" é o quarto livro da longa e cristã (por entrelinhas) série "As Crônicas de Nárnia", escrita por C.S. Lewis. A trama aqui começa quando Eustáquio, agora um menino mais maduro após suas aventuras em "A Viagem do Peregrino da Alvorada", retorna a Nárnia agora junto de sua colega de escola, Jill Pole. Eles são convocados pelo grande leão Aslam para uma missão crucial: resgatar o príncipe Rilian, filho do Rei Caspian X, que está desaparecido há dez anos. Guiados por uma série de sinais fornecidos pelo Leão, Eustáquio e Jill embarcam em uma perigosa jornada pelo misterioso e sombrio Norte de Nárnia, enfrentando criaturas sinistras e desafios pra lá de traiçoeiros.

A ausência de Lúcia, Edmundo, Pedro e Susana permite que novos personagens brilhem, especialmente Jill e Eustáquio, que não é novo mas demonstra novas facetas. Jill traz uma perspectiva fresca à narrativa. Sua coragem e determinação, apesar do medo inicial e da falta de experiência, são positivas. Eustáquio, por sua vez, mostra um crescimento importante desde sua última aparição, assumindo um papel de liderança e mostrando grande coragem e lealdade. A dinâmica entre eles é cativante, com momentos de tensão e, acima de tudo, amizade que enriquecem a história. Eles são acompanhados por Puddleglum, um pessimista mas valente Marshwiggle, cuja sabedoria prática e coragem se tornam inestimáveis ao longo da jornada.

Nesse livro, a ambientação é notavelmente sombria e misteriosa, contrastando com as paisagens mais familiares de Nárnia (Isso me faz pensar se teremos sequências mais sérias). As terras inexploradas do Norte, principalmente com as montanhas geladas e cavernas escuras, adicionam um tom de perigo à narrativa. Porém, acreditava que o objeto que leva o título do livro, uma cadeira de prata mágica que prende o príncipe Rilian sob o feitiço da Bruxa Verde, teria grande importância. No entanto, aparece brevemente e não tem grande destaque, se tornando algo bem banal... O confronto final contra a Bruxa Verde e a libertação de Rilian são momentos triunfo, reforçando novamente temas de bravura, amizade e a luta contra o mal. Mas, como nos outros 3 livros, Aslam sempre salva tudo no final. Por fim, devo destacar a sensação de que C.S. Lewis arrasta muito as histórias no desenvolvimento e pode ser o único ponto negativo. No meio do livro, há momentos em que a trama parece se alongar sem necessidade, com eventos que não avançam a história de maneira significativa. Isso pode tornar a leitura um pouco cansativa, diminuindo o ritmo e a intensidade da aventura. No entanto, essa sensação de lentidão no meio é contrabalançada por um capítulo de conclusão perfeito.

Sérgio 11/11/2013

O livro conta as aventuras de duas crianças, Eustáquio e Jill, que pela escola encontraram uma passagem que os levava para Nárnia, onde havia animais, que falavam e tinha alguns minotauros, porco-espinho e o leão Aslam.

Cayo 11/11/2013

Resenha A Cadeira de Prata
A Cadeira de Prata é um livro ótimo, que desperta o leitor para as grandes aventuras vividas por Eustáquio,Brejeiro e Jill em busca do príncipe desaparecido Rillian,filho de Caspian.
Com boa dosagem de aventura e drama em certos apuros que nossos heróis passam por altos e baixos na jornada, na qual há grandes desafios pela frente , como derrotar uma terrível feiticeira que era a causa de todo o mal.
Recomendo esse livro,gostei bastante espero que gostem também.

jonas 11/11/2013

As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata
Jill e Eustáquio estudavam em um colégio experimental, onde os meninos gostavam de mexer com Jill.
Certo dia, Jill estava chorando atrás do ginásio e Eustáquio a convidou para uma viagem para outro mundo, e Jill, sem gostar muito da ideia, aceitou o convite. Chegando lá, ela se perde dele e recebe uma missão muito importante de Aslam, O Leão. A missão era de encontrar e salvar o príncipe Rilian, filho do Rei Caspiam.
Nessa missão, eles conhecem vários lugares e fazem amigos um deles, e o mais importante, era um paulama, chamado Brejeiro, ele os ajuda na missão.
Os três amigos se encontravam cansados e perdidos, até que uma rainha lhes deu abrigo e comida. E com o passar dos dias eles descobrem que a feiticeira é má, ela encanta a todos e se finge de boa para encontrar mais pessoas. Eles também descobrem que o seu cavaleiro negro, melhor criado dela, é, na verdade o príncipe Rilian que esteve todo tempo enfeitiçado.
Quando a feiticeira descobre que o príncipe foi liberto do encantamento pelas crianças que o tiraram d cadeira de prata, objeto que mantinha o príncipe enfeitiçado, ela entra em confronto com ele e é derrotada e morta.
Assim, eles cumprem a missão e vão para Nárnia e tudo se resolve novamente.
Essa história é muito bem elaborada, mas porém muito cheia de detalhes inúteis em uma narração. É legal e chamativa, incentiva o leitor a ler as outras crônicas.

Kell 11/11/2013

A Cadeira de Prata
"A Cadeira de Prata" retrata a volta de Eustáquio pra Nárnia acompanhado por Jill, uma colega da escola. Ambos recebem a missão de encontrarem o Príncipe Ríliam, filho desaparecido do Rei Caspian. Ao comando de Aslam e tendo com acompanhante um velho e sábio paulama de nome Brejeiro, Jill e Eustáquio seguem em busca de Rílian. Seguindo pelas terras do norte e enfrentando perigos no decorrer da trajetória. De todas as aventuras das Cônica de Nárnia, creio que esta foi uma das mais difíceis. A história é impressionante e surpreendente, e a cada capítulo vai despertando a curiosidade e imaginação do leitor.

MENINALY 08/06/2012

MAIS DO MESMO.
Depois do otimo viagem do peregrino da alvorada, recebi um balde cheio de água gelada, com este novo volume. Estoria sem graçaaaaa!!!!Muito do que se viu neste livro, se viu nos anteriores..Espero que o ultimo (a ultima batalha), de um fechamento com chave de ouro, pois esta precisando.