Três Metros Acima do Céu

Três Metros Acima do Céu Federico Moccia

Resenhas - Três Metros Acima do Céu

Tarsila 21/07/2011

Lírico, sensível, pleno...
Comprei o livro ser ler a sinopse, sem ler resenhas. Comprei pelo autor italiano que tanto me impressionou em Desculpa Se Te Chamo de Amor e Desculpa, Quero Me Casar Contigo, e que, em Três Metros Acima do Céu, mais uma vez me emocionou e surpreendeu.

Já esperava que o início fosse confuso, pois foi isso que aconteceu em Desculpa Se Te Chamo de Amor. Mas esperar por isso não fez me ficar menos chateada. A história começa sem começo e é muito desagradável se sentir perdida, não saber quem é quem, ou às vezes até mesmo quem está falando. Sem se dar ao trabalho de dar explicações, Federico Moccia introduz uma grande quantidade de personagens no enredo. Como em Desculpa, temos dois mundos distintos que se encontram, e mais uma vez no trânsito. Step está em sua querida moto (como os italianos gostam de motos!) e num sinal vermelho fica ao lado do carro do pai de Babi, essa, que está indo para a escola, lhe chama a atenção. Têm uma breve contenda e a partir daí não param de se encontrar.

“O sol continua a subir no céu, é uma linda manhã. Ela está indo para o colégio, ele ainda não foi dormir depois da noitada de ontem. Um dia normal, como qualquer outro. Mas o sinal faz com que fiquem emparelhados. E aí o dia deixa de ser como os demais.”
Pág. 02

Sinceramente, de início, Babi Gervasi me pareceu uma garota superficial, e Stefano Mancini (Step), apenas um delinquente. Fiquei me perguntando se o Federico queria mesmo que alguém de comportamento tão reprovável me cativasse só porque tinha "músculos definidos". Estava esperando grandes mudanças, e sim, tive surpresas.

Babi é uma linda garota de temperamento forte e Step um cara grosso e violento, metido em roubos, brigas, corridas e cheio de amigos desse gênero. Pallina, melhor amiga de Babi, se sente à vontade nesse meio e passa a se envolver nele ao conhecer Pollo, grande companheiro de Step. Step e Babi não têm nada a ver e sem querer querendo vivem se esbarrando e mantendo um relacionamento turbulento.
A narrativa do Federico é poética, lírica, sensível. Os pontos de vista se alternam entre os personagens – todos bem-construídos, sem deixar de ser narrado em terceira pessoa, permitindo-nos ter ampla visão da história. Ele descreve lugares, movimentação, sentimentos de um modo que nos deixa muito em contato com o que se passa. O modo como mostra as sensações é tão verdadeiro que senti raiva, angústia e amor junto com os personagens. O autor envolve relacionamento com os pais, professores, irmãos, amigos e casais, jovens ou maduros.

Ela monta na garupa. Step engata a primeira. Afastam-se suavemente, cada vez mais rápidos, deixando atrás de si a marca precisa dos pneus largos. Longe dali, na areia remexida por beijos inocentes, ficou um pequeno coração. Foi Babi quem desenhou às escondidas com o pequeno indicador do qual Step tanto gostou. Uma maldosa onda solitária cancela os contornos. Mas, com alguma imaginação ainda dá para ler aquele S e aquele B. Em algum lugar um cão late para a lua. A moto continua sua corrida apaixonada, desaparecendo na escuridão da noite. Uma onda mais determinada apaga o coração por completo. Mas ninguém jamais poderá apagar aquele momento das lembranças dos dois.
Pág. 233

Consegui simpatizar bem mais com o Step, quando é apresentado outro lado dele, o qual encantou Babi. Porém Step não deixa seus hábitos... e isso gera conflito. Step e Babi formam um casal inesperado que experimentam uma paixão que os levam para cima do céu. Roma é o belo cenário onde acontece a história inesquecível, e a cidade não deixa de ser um espetáculo à parte.

Com certeza demorei mais para ler o começo que todo o resto, tendo iniciado a leitura desse livro enquanto lia outros. Quando a história passou a fluir foi impossível largar e terminei o livro às seis e meia da manhã, virei o dia completamente sem sono e encantada com o romance.

Três Metros Acima do Céu é sobre intensos sentimentos... sobre o amor e do que ele é capaz. Um livro que me encantou inteiramente e super-recomendo!

Lariane 25/06/2011

Sexta – por volta das 10h - 20/05/2011.
Terminei o livro.
Choro.

2010 – Em um dia qualquer.
Um encontro no sebo me faz comprar este livro. Autor de grande sucesso Moccia seria um achado.

Final de 2010 – Em um dia mais qualquer ainda.
Triste notícia. Algo que descobri me fez, determinadamente, não ler o livro.

Maio de 2011 - Em um dia feliz qualquer.
Editora Planeta lança a continuação. Felicidade. Uma esperança.
Ps: Não leiam a sinopse de Sou louco por você, é um spoiller ENORME e tira todo o encanto do final de Três Metros acima do céu.

Segunda – 08h50min - 23/05/2011.
Ainda mexida com o livro. Ainda não sabendo como e de que forma conseguir demonstrar, através da resenha que começo a escrever, a intensidade deste livro. Vou tentar...

Três metros acima do céu
Federico Moccia

Um amor improvável. Um casal que retoma a triste e trágica história de Romeu e Julieta.... Mas, será que o destino não trará outro destino, se não a morte?

Step, um motoqueiro e bad boy, é uma pessoa que não sabe extravasar seus sentimentos, a não ser com violência. Sofrendo com um drama familiar, após ser espancado, ele entra para uma academia, encontra vários amigos que, como ele, são rebeldes e propensos a utilizarem a força.

Babi é uma menina rica e mimada, que nunca teve que lutar por nada, vivendo em uma família aparentemente ideal.

Em um encontro, a inimizade prevalece. Mas, pouco a pouco, aquela máxima que dentre tanto ódio, no fundo o amor se faz presente, é o caso de Três metros acima do céu.
Aos poucos um amor fugaz os aniquila.

Mais da resenha em: www.leiturasedevaneios.com.br

May 15/05/2011

Romance com um final diferente
[Leia a resenha completa em: http://www.itcultura.com/2011/03/resenha-tres-metros-acima-do-ceu/]

Quem já leu minhas resenhas de dois livros do Federico já devem imaginar que eu sou bem fã dele. O cara escreve muito bem. Para quem gosta de um romance, é perfeito.

E com Três Metros Acima do Céu não podia ser diferente; Moccia assume um tom adolescente no romance mas sem deixar desaparecer o seu jeito único de escrever: maduro, com intensidade e leveza ao mesmo tempo. E apesar da história representar – à primeira vista - mais um romance proibido, no estilo Romeu e Julieta (calma! aqui ninguém se suicida) água com açucar; lemos bem mais que isso. Os personagens são marcantes, decididos e apaixonados.

O cenário é praticamente o mesmo usado na série Desculpa Se Te Chamo de Amor. Aliás, Três Metros Acima do Céu foi publicado antes, então seria o contrário. Enfim, conhecemos Babi e Step numa Itália moderna, passeando entre o colégio da menina e das praças e locais onde acontecem os pegas (corridas de motos), frequentado pelo bad boy.

Step é um rapaz cheio de traumas escondidos que prefere deixar a brutalidade tomar conta de suas reações, mas no fundo é um rapaz sofrido e apaixonante – e apaixonado. Babi tenta ser contida e obediente aos pais, teve sua primeira decepção amorosa e detesta Step. Até que as coisas mudam… O envolvimento deles acontece aos poucos, nos surpreendendo e nos fazendo também ficar apaixonados. Eles são fofos juntos, mesmo tendo seus desentendimentos, típicos de adolescentes que não querem dar o braço a torcer.

Eles têm que enfretar algumas dificuldades, como os pais dela, que – com certa razão – não querem de maneira alguma sua filha envolvida com um cara problemático como ele.

Geovanna Ferreira 16/04/2011

Nem sei como descobri esse livro, li em ebook e um dia apareceu ele. Tentei ler uma vez mas tive de parar, quando retomei: amor a primeira vista.O cenário não podia ser mais belo e romântico: Itália, dois adolescentes opostos que se apaixonam: clichê? Depende de cada um, eu acho que o que faz um livro não é o tema em geral e sim a maneira que é escrita, os personagens e suas ações,,, e 3MAC me pegou de vez: ela ultrapassa as barreiras por ele e ele finge ser durão mas no fundo sua vida é Baby, milhões de vezes perfeito... leia leia leia agora quem puder que não se arrependerá,,, em épocas de Crepúsculo não entendo como o Três metros...não faz tanto sucesso ,,,

Um favorito, com toda a certeza.

AnnGominho 12/03/2011

Encontrei esse livro quando dei um tempo nos meus estudos - e isso foi ontem.. rsrs. Como podem perceber nem demorei tanto assim para lê-lo. No principio, me senti um pouco perdida no livro, acredito que foi pela falta de descrição das personagens... Veja bem, os protagonistas já começam se esbarrando no trânsito, e você acaba ficando meio perdido entre as passagens.

Mesmo tendo que estudar - infelizmente tenho prova semana que vem ¬¬ - acabei encontrando tempo para ler o ebook e não me arrependi. Ainda não conhecia esse autor, mas, gostei de sua narrativa: apaixonante, capaz de prender você em cada linha... O que me surpreendeu foi forma como o livro me prendeu, porque não costumo gostar muito desse tipo de romance. Mas, a idéa de um bad boy como protagonista me convenceu. (Adoroo Bad Boys!! Quem não gosta, né?)

Enfim, apesar desse começo suuuuper confuso, nomes a perder de vista, mudança de ambiente e de personagem sem aviso prévio... Acabei achando que o livro todo ía ser daquele jeito. Até que se conhecem as pessoas e se acostuma com a narrativa. E a partir daí não dá para largar o livro!!! A história provavelmente alguém já leu algo do gênero: O cara rebelde, que é o galã da rua, acerta em cheio o coração da garota certinha... Bem no estilo "Os brutos também amam".

As personagens são assim: Babi, a mocinha do livro, é realmente uma chatinha a principio. Moça de família, super dedicada a escola e certinha, mas tem escondido dentro dela um coração partido e uma magoa.. Até que aparece Step da forma mais inusitada do mundo, com sua moto, seus óculos escuros e sua prepotência.Ele não faz nada da vida alem de andar de moto, ir a festas, cair na porrada com alguém ou malhar. A vida dele é cheia de problemas e super conturbada.

E você acaba participa daquele amor tão sincero e avassalador, tão típico da juventude. Você sabe que os dois foram "aquele(a)" um pro outro, o inesquecível. Todos os outros serão sempre comparados, inevitavelmente. Marcaram um a vida do outro, até porque se modificaram um pelo outro. Então, se tiverem procurando um bom livro para ler... Recomendo esse, porque ele vai fazer você se apaixonar por ele. =)

Poli 16/02/2011

Você quer um romance que fuja dos padrões e seja incrivel? Este aqui é a escolha certa.
Dois mundos totalmente diferentes se juntam para mostrar que não há limites no amor e na amizade.

O ‘mocinho’ do livro não é nada convencional, Step é um bad boy que mostra não ter o menor respeito pela vida, arrogante e destemido, conseguia quase sempre o que pretendia. Mas até mesmo o pior dos piores também ama, e por que não um rapaz marrento do subúrbio? E é nisso que Moccia se apega, no amor, sempre o amor, assim como em seus outros livros, ele não o engrandece nem o rebaixa, mas o coloca como algo tão natural quanto respirar, prazeroso e deliberado.

A história entre Babi e Step é tão inconseqüente como é bela, ela uma Patricinha de Roma, no final do ensino médio, vinda de uma família de posses, é acostumada a viver sob regras e normas, tinha que pensar antes de agir, o que muda quando conhece Step, que como eu disse anteriormente é um bad boy, participa de rachas empinando pneu em cima da sua moto, e vive entrando em brigas sem nenhum grande motivo, eles são levados ao auge do amor, e o amor não mede conseqüências, é o agora, não enxerga o obvio, o amor é simplesmente intenso, e tem de ser vivido com urgência... E é nessa entrega e paixão que Babi consegue adosar o seu coração e conhecer o lado mais humano de Stefan(Step).

Federico Moccia consegue fazer-nos ficar do lado de Step, chorar junto com ele, e por vezes compreende-lo.

Três metros acima do céu é uma das melhores história de amor que eu já li, tão emocionante e conturbado, que nos perturba, fiquei emocionalmente envolvida, quando cheguei no fim da narrativa, com todos os porens típicos de Moccia, eu confesso que chorei, difícil seria não fazê-lo, esse é um daqueles livros que nos deixa eufóricos toda vez que lembramos com saudade.

Espero mesmo Ler todos os Livros de Moccia, ele está se tornando o meu autor preferido, a sua paixão pelos detalhes, pelos pormenores que simplificam nossas vidas... Ele escreve histórias que ficam em nossos corações, nos atormentado com pensamentos tolos sobre a vida, que ficam dias em nossas mentes depois de lidos.

RECOMENDO MUITÍSSIMO!

"- Estou feliz. Nunca me senti tão bem na minha vida. E você?
- Eu? - Step a abraça com força. - Melhor do que nunca.
- A ponto de tocar o céu?
- Não exatamente.
- Como assim?
- Estou a pelo menos três metros acima dele. (pg.329)"

"Ninguém pode amar como nós amamos, ninguém pode sofrer como nós sofremos. Aquela dor de barriga, justamente, ‘quem tem sou eu, e não você’ “ (pg.344)

Bruh 14/02/2011

No começo super intediante,lá pela pagina cento e pouco começa a melhorar, não conseguia parar de ler, queria passar o dia lendo pra saber o que ia acontecer depois, o que Step faria. Mas depois da primeira vez dele quase rasguei o livro de raiva. mesmo assim gostei.

Ciça 23/01/2011

Em um mundo onde o bad boy se apaixona pela patrícinha de um jeito sem querer, um encantamento maior do que um romance com final comum acontece. O que faria uma menina certinha, estudiosa, obediente, ir contra as regras? Uma paixão que a faz sentir viva.

Eles não combinam, os mundos não se encaixam, mas ela desperta o que há de melhor nele, e ele faz com que ela viva uma aventura que maracará sua vida para sempre.

Eles estão há três metros acima do céu, onde nada, nem ninguém pode alcançá-los...

Vivian Brondi 20/01/2011

Forte!
Não coloquei muita fé nesse livro quando li a sinopse, mas como eu tinha gostado muito do Desculpa se te chamo de amor, do mesmo autor, resolvi encarar, e me surpreendi muito!
Não é simplesmente uma leitura para meninas, é um livro forte, intenso e muito triste, cheguei a chorar em alguns momentos. E o Step é um doce!
A continuação dele é melhor ainda!

Lu 12/01/2011

Step e Babi
Babi uma patricinha e Step um "favelado".
O livro é ótimo, tem passagens que você tem certeza que está vendo uma novela. Federico Moccia vez daquela história clichê da patricinha e do vagabundo, uma grande história: engraçada, juvenil, violenta e encantadora.
Mas no final do livro, é bem a realidade, é o cotidiano, é triste, mas história não acaba por ai, pois Treês metros acima do céu continua em "Quero-te".

nessacardoso 18/12/2010

Não há muito o que dizer.
O livro é incrível, super recomendado para aqueles masoquistas de plantão que adoram sofrer com uma boa história.
Leve e facil. Sem aquele lenga-lenga eterno que faz o leitor se sentir com cara de idiota ao perceber que o autor tenta descrever algo completamente simples e prático, que com apenas uma palavra ja teria o resultado desejado.
Step. Sem comentários. Ele é tudo, em todos os sentidos. Já a Babi... legal. Tipo, ela não é aquela mosca-morta com cara de doente. A garota tem personalidade. Ao modo dela, mas tem. Não que vá me agradar totalmente, mas já é um começo.
Os outros são completamente pirados. Chega dar gosto de ver a alegria que eles levam a vida, curtindo realmente. Sem medo. Sem pudor. Buscando a felicidade como se fosse o último copo de água do deserto.
Li e não me arrependo. Caro, mas valeu a pena. Um dos meus favoritos.

Ju 22/11/2010

Romance Real

Sinopse sem spoiler: Dois mundos opostos, duas pessoas diferentes e um amor improvável. O caminho da rica, estudiosa, geniosa e generosa Babi se cruza com o do arruaceiro, ladrãozinho, motoqueiro, problemático, encantador, apaixonado e lindo Step. Entre diferenças sociais, preconceitos, ideais e personalidades totalmente diversa esse casal não transportará vc para um mundo de fantasias (esqueça Saga Crepúsculo – AMOOO), o seu destino leitor será um mundo totalmente real, vc irá se sentir lá, se identificará em algum momento com algum personagem e vai dizer “cara, eu diria, faria ou sentiria exatamente isso”.

Sinopse com spolier: Como não amar o Step? Mas como não condená-lo?. Acho que todas as mulheres que lêem esse livro pensam “uau, gostaria de ter um romance com esse cara”, mas nenhuma com um cérebro maior do que uma ervilha pensa “nossa, casaria com ele e teria trigêmeos”.

Acho que esse livro afirmou o que eu já sabia “os opostos se atraem, mas não conseguem conviver”. E lá vai a pergunta de UM MILHÃO DE DOLÁRES: Um amor tão forte, lindo e puro não é capaz de mudar uma pessoa???

Cara sou uma romântica incorrigível, gosto de livros e filmes onde reina o FELIZES PARA SEMPRE, mas a vida real não é assim. Para mim a mensagem do autor foi que Step e Babi nunca mais se sentirão a três metros acima do céu, mas também nunca vão chegar a conhecer os três metros abaixo do inferno, o que aconteceria se ambos insistissem em um relacionamento.
Pri Francisquet 28/12/2010minha estante
"Para mim a mensagem do autor foi que Step e Babi nunca mais se sentirão a três metros acima do céu, mas também nunca vão chegar a conhecer os três metros abaixo do inferno, o que aconteceria se ambos insistissem em um relacionamento."

Nouza super profundo isso. E na vida real as vezes é assim mesmo, as vezes a pessoa não casa com o GRANDE amor da vida dela pq é infeliz com ele..e se casa com um grande amigo SEM o grande amor, mas sim um GRANDE carinho.
Vc disse td msm nesse comentário...é como se eu lesse uma frase que minha irmã sempre fala "Você prefere aquele que te leva á três metros acima do céu e pode te deixar cair ou aquele que te mantém segura no chão?"

Profundo.

Rah de Oliveira 31/10/2010

Três Metros Acima do Céu pela sinopse parece aquele livro chato e clichê. Quando você vê que se trata de uma patricinha que se apaixona pelo bad-boy já pensa que vai ser aquela coisa bobinha e melosa estilo Seção da Tarde da globo.

Mas mesmo assim resolvi dar uma chance. E ainda bem que dei! Três Metros é o livro mais lindo e apaixonante que já li. Sendo um dos únicos livros que li mais de duas vezes.

A história gira em torno da insuportável Babi e do fofo, lindo e maravilho Step. Ela uma patricinha chata e convencida e ele um bad boy lindo e convencido. O romance deles nasce da forma mais inusitada possível tendo como cenário a bela Itália.

Certas passagens me deixaram até com lágrimas nos olhos, e olha que eu sou coração de pedra, hahah. O livro todo é um mix de emoções. Diferente de tudo que eu já havia lido. Existe romance, brigas, drama, tudo muito bem encaixado, deixando a leitura bem gostosa. E nada exagerado, as cenas de romances não são melosas e insuportáveis, as cenas de drama não são mexicanizadas e absurdas. É uma história é tão real que você acreditaria mesmo que aconteceu.

Sem contar também os outros personagens. Três Metros está cheio de personagens cativantes. Pollo o melhor amigo de Step é um bobão mulherengo muito engraçado. E Palina a amiga de Babi também não deixa a desejar. Como uma personagem de verdade e não apenas como melhor amiga secundária ela nos rende boas risadas.

Outro ponto positivíssimo foi o final. Que final incrível! Fugiu de tudo que eu podia imaginar, me surpreendendo completamente.

O estilo de escrita do autor é um pouco chato. Pois ele conta várias histórias ao mesmo tempo, não só a das personagens principais. Confesso que quando ele começava a contar sobre os pais da Babi eu ficava meio broxada, mas nada que me fizesse parar de ler.

Antes mesmo de ler eu sabia da existência de um filme baseado no livro, então assim que acabei de ler fui ver. A história tem a mesma base mas com muitas coisas diferentes, como sempre. Acho que o salvou foi o Step, pois o italiano que o interpreta, MEU DEUS, é um pitél! Que homem lindo, haha. Achei muito mais lindo que o do livro.

Enfim... O romance italiano Três Metros Acima do Céu vai lhe render os melhores momentos da sua vida, acredite e corra logo atrás dele.
Leticia 18/05/2011minha estante
Eu adorei suas resenhas!
Agora que eu percebi que vc gosta de historia romantica, eu recomendo "A marca de uma lagrima", e um livro antigo, mas que não deixa de ser muito bom!
Eu recomendo...

Jessica 11/02/2012minha estante
Eu também amei o livro, mas se a narrativa não fosse tão confusa eu teria gostado mais. Estou torcendo que Sou louco por você tenha uma narrativa diferente!

Yasmine 11/07/2012minha estante
Vi o filme adorei, e sem dúvida quero ler os livros.

Mandoka 05/01/2013minha estante
"O estilo de escrita do autor é um pouco chato. Pois ele conta várias histórias ao mesmo tempo, não só a das personagens principais. Confesso que quando ele começava a contar sobre os pais da Babi eu ficava meio broxada, mas nada que me fizesse parar de ler" Discordo disso.

Acho que o autor nos instiga a ler o livro sem parar. Também achei o final imprevisível, mas com muita verdade, podendo ser trazido para a vida real.. na vida como ela é. Esse livro nem parece um livro, parece que aconteceu de verdade.
AMEEEI, ELE É TOP!!

Lucia M. Segaty 31/01/2013minha estante
Não conta o final do livrooooo nos comentárioooooos.

Catharina 05/03/2013minha estante
sério, leiam esse livro!

Nath 25/03/2013minha estante
Acabei de ler "sou louco por você" a continuação dessa história, e se "três metros acima do céu' for tão bom quanto a continuação realmente vale a pena ler.

Ponci 17/12/2013minha estante
O livro é muuuuito bom, mas, pela primeira vez na vida, achei o filme bem melhor.
No filme a história é desenvolvida com mais intensidade e verdade, ultrapassando os limites de um romancezinho adolescente. No livro a Babi é incrivelmente fresca, o que me irritou bastante. Mas, tirando isso, o filme é bem fiel ao livro. Conseguiram retratar bem o estilo "vida loka" do Pollo e Pallina (meus personagens favoritos), o jeito autoritário e irritante da Raffaella, além de mostrar o que muitas pessoas não percebem: O amor NÃO resiste a tudo. Amor quebra. Cansa. Acaba.

amanda.galvao.3150 18/01/2015minha estante
Gnt vcs tem o livro? Eu não consigo achar pra comprar! Alguem comprou pela net?

jupitereis 11/05/2020minha estante
Pena ser tão difícil achar pra vender:/

Ponci 26/06/2020minha estante
Tem pra baixar no lelivros.love