O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Laura 30/08/2021

Não consegui me envolver muito com a história, por isso demorei bastante para ler. A edição da Principis não é de todo ruim mas tem alguns erros e acho que o livro perdeu bastante a riqueza da narrativa original.
Sobre a história em si: Achei que era um romance de época, mas na verdade está mais para um terror psicológico. O ambiente em que se passa é hostil e denso, o que acaba levando todos os personagens (sem exceções) à cometer erros ridículos e agirem muitas vezes de forma errática. O livro traz a consequência da mistura de todos os sentimentos mais podres que o ser humano é capaz de ter: vingança, ódio, rancor, inveja e obsessão.
A autora conseguiu montar cenários melancólicos na minha mente, onde tudo é escuro, cinza e triste.
É a história de famílias que tiveram a infelicidade de se entrelaçar, de vidas envoltas em melancolia e desgraça sem nenhuma porta de escape. É sobre uma casa que parece ter uma maldição onde todos os que por ela passam acabam lançados no calabouço de seus próprios pecados, sem perspectiva de fuga.
Não foi 5 estrelas para mim, mas posso dizer que nunca li nada parecido com "O Morro dos Ventos Uivantes". É um livro único. ??
Aninha 30/08/2021minha estante
As pessoas precisam parar de chamar de romance de época kkkkkk tbm li com toda uma espectativa (não que não tenha gostado, só foi inesperado) . Amei a resenha

Rayane.Kevina 03/10/2022

Esse de fato é um baita livro clássico, todos vão entender ou achar uma boa leitura??? Creio que não, mas para mim foi uma boa esperiência, mesmo demorando um pouco e tendo que dar um tempo na leitura para digerir tudo.

É uma historia bem escrita, profunda retratando os sentimentos mais perversos e assustadores. Com personagens preconceituosos, rancorosos, mal humorados, mimados, trágicos, sofridos, orgulhosos e soberbos, somos apresentados a uma série de sofrimento que parece não ter fim.

Apesar de ser um romance, claro que bem trágico, não consegui visualizar assim. A cada página fica mais difícil de acreditar que tudo se sucede por amor, quer dizer, a perda de um grande amor, pois a forma que tudo é retratado é perverso e doentio.

Algumas frases realmente são de tirar o fôlego de tão bonitas e intensas e entendo quem acha esse tipo de amor avassalador e magnífico, mas para mim, a maioria dos personagens estavam feridos depois de tantas humilhações, e estavam sobrevivendo através da ideia de vingança assim fazendo mais pessoas sofrerem, tornando tudo um sofrimento desnecessário.
Tais Alves 03/10/2022minha estante
Concordo com vc, me senti da mesma maneira. Não consegui empatizar com esse "amor". Mas sem dúvida, é um livro incrível.

Kamilly 03/10/2022minha estante
Quero muito ler, mas estou com medo de me decepcionar..

Tais Alves 03/10/2022minha estante
A leitura vale super a pena, vá de mente e coração aberto. ?

Rayane.Kevina 03/10/2022minha estante
É um livro que você tem quer ir de cabeça aberta, porque em alguns momentos você vai amar e em outros odiar.

Nado 02/11/2020

Emily Brontë mostrou que o amor tem várias faces e que ele tem sim o seu lado cruel e destrutivo. Quando é vivido por quem não sabe amar, por quem não sabe receber, ou ainda, por quem não o recebeu em nenhum momento de sua vida, o amor pode ser o pior dos sentimentos.
JonasLupus 02/11/2020minha estante
Eu li esse livro há uns 8 anos atrás e curti MUITO na época!
Mas tive que usar um dicionário pra ler a edição que eu tinha em mãos...
Esse ano assisti ao filme de 1939 (?) e fiquei surpreso com a fidelidade!

E o que você disse ali em cima resume bem a obra e a vida!

JonasLupus 02/11/2020minha estante
Até deu vontade de ouvir a Kate Bush haha

Weslei.Barbosa 29/11/2020minha estante
Tô com ele aqui, ansioso pra ler

Claire Scorzi 22/10/2022

Uma Releitura Recompensadora
Depois de mais de trinta anos, eu reli este livro. Foi uma surpresa.

Algumas das minhas antigas impressões não mudaram. Por exemplo, ainda acho que, após uma infância e adolescência sendo alvo de preconceitos e insultos, Heathcliff, ao crescer e subir na vida, não prova que seus inimigos estavam errados; ao contrário, prova que estavam certos, pois ele demonstra toda a infâmia, toda a vileza de caráter de que era acusado. Demonstrou que aqueles tinham razão em insultá-lo e dizer que não prestava.

Mas há outras impressões, novas, surgidas com essa segunda leitura. Outra vez: Heathcliff, que odeia toda uma família e parte de uma outra, ainda assim, não consegue que seu próprio descendente lhes seja superior; mais uma vez, pelo contrário: os descendentes de Edgar Linton e de Hindley Earnshaw, apesar da degradação e do sofrimento que Heathcliff lhes impõe, são imensamente superiores, em caráter e em temperamento, ao seu rebento: nem a filha de Edgar nem o de Hindley mostram a torpeza do jovem Heathcliff – assim, de novo, de propósito ou inconscientemente, a autora Emily Brontë demonstra a baixeza do sangue de Heathcliff; o preconceito contra ele não seria preconceito, seria pressentimento, impressão, que o futuro irá comprovar com abundância de detalhes: a crueldade, a perversidade, o egoísmo, a brutalidade, a incapacidade de se compadecer do próximo – estão lá, e se revelarão com cores fortes.

Não me pareceu que a paixão obsessiva de Cathy por Heathcliff tivesse teor sexual, mas a de Heathcliff por Cathy, sim. A paixão deles é de fato intensa, violenta, mas carece de ágape; não há neles nenhum movimento interior para serem bons, para amarem além de si mesmos; tudo permanece obsessivo e centrado, neles e neles, e em ninguém mais. A afeição de Cathy por Edgar também não é sexual, mas uma resposta da sua vaidade ao amor carinhoso e generoso do jovem – carinho e generosidade que sua filhinha, também Catherine, irá herdar do pai. Felizmente, a jovem Catherine terá mais do caráter do pai do que da mãe.

Também me pergunto o que teria acontecido se Cathy e Heathcliff se tivessem casado. Minha melhor aposta é que, após um tempo de paixão violenta e intensa, com cenas de ciúme (da parte dele, provocadas pela vaidade dela) e Heathcliff ainda inculto e pobre (como era na época em que Cathy escolhe, por desejo de status e riqueza, a Edgar), eles acabariam se matando – mesmo jurando amor eterno ao fazê-lo.
cid 23/10/2022minha estante
Claire
Também li em minha distante juventude. Quero reler. Só lembro que o livro me prendeu mas detestei os personagens principais. E tive pena dos que tinham que conviver com criaturas tão desagradáveis. É uma boa maneira de avaliar as mudanças que fiz esses anos.

Andressa Bufulin 27/10/2022minha estante
?apesar de ter esse livro, mas, em outra edição, ainda não o li, conheço a estória por adaptações em filmes, mas, você me aguçou a vontade de ler!

Julinho 28/10/2022minha estante
Gosto que o livro subverte uma característica do romantismo - movimento com o qual Emily tem certa ligação - ao não justificar totalmente as maldades cometidas pelas personagens ao ambiente em que estão inseridos. Cathy e Heathcliff são "pau que nasce torto e nunca se indireta", enquanto os filhos de Hindley e Edgar sofrem as avarias do ambiente apenas superficialmente: dentro da jovem Catherine e do novo Earnshaw, apesar das aparências, existe algo de bom dentro deles e que não pôde ser degradado totalmente.

É uma relação que pode ser traçada com a biografia da autora: o irmão de Emily, Charlotte e Anne, recebeu a mesma educação que as irmãs, viveu sobre o mesmo teto e compartilhou o mesmo ambiente que elas.

Alessandro232 18/03/2023minha estante
Olá, Claire. Tudo bem?
Que bom que sua impressão sobre "O Morro dos Ventos Uivantes" tenha mudado. Você deu cinco estrelas para o livro, o que quer dizer que reconheceu suas qualidades. Realmente, trata-se de uma obra incomum dentro da literatura inglesa. Emily Bronte é uma romancista diferente das demais de seu período. Uma figura tão enigmática quanto sua obra, do mesmo modo que o protagonista de seu romance, Heathcliff, sua mais notável criação - vou explicar melhor isso, mais adiante.
Sobre alguns pontos que gostaria de comentar com você e que apontei em minha tese sobre o romance, que para mim é uma obra-prima. Acho que o aspecto que mais chama a atenção nesse livro é sua escrita muito diferente de outros romances escritos à época.
Em muitos trechos, a autora faz uso de uma linguagem poética, principalmente em suas descrições sobre a natureza que é vista como "romântica", mas é um romantismo muitas vezes violento, a exemplo dos fortes ventos e tempestades que perturbam o principal cenário Wutering Heigths - traduzido como "O Morro dos Ventos Uivantes".
Também no que se refere à escrita, o casal de protagonistas (Heathcliff e Catherine) é outro aspecto bastante peculiar, que merece nossa atenção. Eles não são amáveis e muito menos sociáveis, muito pelo contrário. Eles são dois outsiders à margem da sociedade inglesa.
Muito se fala de Heathcliffe e ele permanece um mistério a ser decifrado. Qual é sua origem e como isso se relaciona com a cor de sua pele morena? Haveria nisso, uma crítica social aos preconceitos sociais enraizados na sociedade inglesa, na época em que obra foi publicada?
Seria ele um rascal (imigrante indiano?), um mouro cigano ou de outra etnia que não seja inglesa- o que contribui para torna a obra ainda mais instigante? E a origem de sua riqueza, haveria ali, um flerte da autora com "Fausto" de Goethe, no que se refere ao pacto diabólico, tema muito explorado pelos românticos ingleses? São aspectos que eu gostaria que você comentasse.
Ele tem um comportamento irracível, tempestuoso, que em parte se deve à sua natureza selvagem e em outra ao maus-tratos sofridos durante a infância. Mas e Catherine, porque ela se idenfica tanto com ele? Por que Catherine também age de forma tão violenta, descontrolada e, principalmente, apesar de serem tão parecidos, porque ela o rejeita?
Neste aspecto, acho que ela é pior que ele, porque ela o ama- ao contrário de sua opinião, eu acho que eles são unidos pelo amor, mas não um amor "saudável", digamos assim, é um amor perverso, brutal, avassalador, com o vento furioso que sopra sobre a casa- isso me faz lembrar a imagem do furacão envolvendo Paolo e Francescha em "A divina comédia". - este aspecto é outro diferencial na obra. Mas, Catherine rejeita esse amor por convenções sociais. Ela tenta se ajustar na sociedade inglesa casando-se com Edgar, mas quem ela ama de forma incondicional é Heathciffe, conforme demonstra aquela famosa fala: "Nelly. eu Heathcliffe".
Após o reencontro do casal, acho que está o aspecto mais ousado do livro, em se tratando do ser uma obra do século XIX. Sutilmente, Brontë sugere que Cathy quer Heathcliffe se torne seu amante. Mas, ela planeja isso aos poucos, e, para isso ela usa Isabela - neste ponto, ela é ardilosa, pior que ele, mas aí o "feitiço volta-se contra o feiticeiro".
Vale destacar que nesta segunda parte, Heathcliffe é descrito o vilão gótico que remonta à tradição do que chamo de vilania gótica dos romances anteriores, principalmente de Anne Radcliff, assim como sua aparência remete a figura romântica do vampiro. Edgar que não é bobo, proíbe Cathy de vê-lo quando percebe que o "amigo da mulher" está invadindo seu território. Aí, vemos o que acontece: sem sua "alma gêmea", Cathy perde a vontade de viver e morre e isso se agrava pelo fato dela ficar grávida e ter filhos , o que acentua a sensação de se sentir presa no casamento.
Dessa forma, ela passa a assombrar Heathcliffe e por isso se torna para ele uma figura fantasmagórica. E a forma como a autora promove na obra o que chamo de "sobrenaturalização do real/natural" é outro aspecto notável e diferenciado de sua obra, que se faz a a partir da intervenção de dois narradores não confiáveis - a "fofoqueira" Nelly Dean e misantropo Mister Lockwood.
Por fim, tenho que falar que Hindey e a segunda Cathy são versões melhoradas do casal de protagonistas. É interessante perceber que a segunda Cathy consegue humanizar Hindey por meio da educação, o que denota a ideia que é possível tirar as pessoas do estado da brutalidade, por meio da cultura.
Enfim, Claire, acho que falei muito sobre a obra, mas essas são minhas impressões sobre ela e motivos pelos quais tanto a admiro. Quero aproveitar para elogiar suas resenhas com comentários sempre muito objetivos e interessantes.

Joy 14/07/2021

Não é um romance, é uma história de vingança
E também uma história sobre a degradação humana a partir dos abusos sofridos por cada um dos personagens e sendo uma história de vingança, a gente tende a esperar por justiça, que é algo muito diferente, as vezes esperamos uma piedade dos personagens ou um pouco mais de compaixão, que gera uma frustração.

Eu nem sei o que dizer, só queria escrever o quanto eu amei esse livro e o quanto sofri com sentimentos conflitantes. No início eu só queria que o Heathcliff tivesse a sua vingança e quando começou eu queria que ele parasse e fosse um tipo de herói??? Mas não é assim que se desenvolve e ainda sim meu coração fica mt compadecido pela história dele e todo aquele sofrimento.

É muito crua a forma que é mostrada os malefícios do isolamento e das agressões vividas por cada um dos personagens, mesmo que quase todos tenham uma moral questionável, é impossível não sentir algum grau de alteridade por eles (com exceção do Hindley e do Joseph, ODEIO VCS).

Ai simplesmente perfeito!

Não é um livro que vai te deixar de coração quentinho ou apaixonada pelo personagens, mas ainda sim eu estou apaixonada pelo livro.
Anny.Poliana 14/07/2021minha estante
Lendo sua resenha, fiquei com muito mais vontade de ler?

Bia 14/07/2021minha estante
Eu acho que a forma como a Emily Bronte nos prende nessa história com tramas tão intricadas é sensacional, e é aquilo todos os personagens você ficar em algum momento ?Ih, não da pra te defender amigo!? Kkkkkk é uma história muito boa de fato

Victoria.Dallapria 22/03/2022

Amor e ódio
Esse livro me deixou capítulos de pura angústia e nervosismo. O tanto que o Heatchliff é uma pessoa HORRÍVEL(prefiro nem entrar em detalhes sobre ele, me dá nos nervos) Catherine uma menina confusa e vivendo uma batalha de ideais dentro dela. Eu não sei se eu concordo com o ponto de vista de que se ela não tivesse se casado com o Edgar, as coisas com Heatchliff e os surtos dela, não aconteceria. EU acredito que não, afinal ela sempre foi muito temperamental, e ele sempre foi invejoso e rancoroso, uma personalidade extremamente odiosa. Acho que se eles tivessem ficado juntos, provável que teriam se matado.
Outro ponto foi Edgar, meu cristalzinho! Esse homem não merecia tudo que passou. Ele amava Catherine, compreendia a personalidade e a acalmava suas crises, e não imagino como deve ter sido difícil ver que sua mulher amava a outro homem, sempre amou... uma coisa legal, é que ele era uma pessoa tão maravilhosa e sua filha Cath o amava mais que qualquer outra coisa no mundo, então finalmente ele foi correspondido em um amor verdadeiro.
Bruna 22/03/2022minha estante
adoro esse livro ??

Joice 22/03/2022minha estante
Adorei sua resenha. Concordo com tudo. Esse livro me deixou impactada, pois eu não sei que esperava dele, não conhecia a história, enquanto fui lendo foi um impacto atrás do outro.

Min 22/03/2022minha estante
Essa resenha me deu vontade de ler! Mas vou te contar não sei se aguento passar tanta raiva :")

Duda Leal 22/03/2022minha estante
Depois dessa resenha, vou tentar ler esse livro de novo... Juro que da primeira vez que tentei ler, abandonei no capítulo 5

Júlia 22/03/2022minha estante
concordo com tudoooo

Victoria.Dallapria 22/03/2022minha estante
Eu gostei MUITO. Me deixou bem angustiada kkkkk Mas eu não concordo quando dizem que é uma história de amor entre Heat e Cath, tá mais pra uma obsessão.

Victoria.Dallapria 22/03/2022minha estante
@min @duda eu tbm particularmente estava quase abandonando no começo, mas a história me prendeu TANTO que eu não consegui parar kkkkkk.

Lala Kim 01/07/2020

Sem palavras!
Este livro me apresentou a um gosto literário que não conhecia, de fato um clássico exemplar!
Vi várias resenhas sobre ele enquanto lia que dividiam opiniões. Alguns odiavam e nem tinham finalizado a leitura, já outros o tinham como favorito e só então compreendi o porquê.
Confesso que o começo dele é meio desinteressante e não te prende logo de cara, mas ao dar uma chance as próximas páginas, o enredo vai te abraçando e te dando tapas a cada parágrafo, porque eu não me lembro de ter tanto ódio e compaixão pelos mesmos personagens em uma história na minha jornada de leitora!!
Se me perguntarem se o odiei ou se virou favorito, respondo que nenhum nem outro, mas posso afirmar que ele marcou a minha vida e também o começo de uma nova era... Sensacional!
Tata 01/07/2020minha estante
Também li esse ano e nessa edição. Foi uma mistura de amor e ódio, mas tbm fiquei apaixonada no final! ?

Lala Kim 01/07/2020minha estante
Sim, o final, apesar de inesperado, não poderia ter sido melhor ?

Mi_lendo23 01/07/2020minha estante
Ele é o famoso ou vc ama ou vc odeia. Rsrsr não tem meio termo né?

Lala Kim 01/07/2020minha estante
Exatamente rsrsrs

Luciana.Bernardi 13/09/2020minha estante
Comecei ler fui até o capítulo 7 e parei...voltei a ler novamente porém voltei para o começo novamente.
Confesso que está sendo uma "relação" de amor e ódio com este livro.rsrs

Lala Kim 14/09/2020minha estante
Sempre assim, o amor e ódio é comum neste caso, mas garanto q vale a pena!

iamdudis 16/12/2021

Diferente de todos os livros que já li!
"Os personagens são pessoas medonhas que arruínam a vida umas das outras." (Edward Cullen)

É um livro difícil de engolir, sim. Mas achei genial a sacada da autora, ainda mais que foi escrito em pleno século 19.

Temos a estória em torno de duas famílias importantes e donas de terras. As famílias: Linton e Earnshaw. E o jovem Heathcliff que ninguém conhece sua origem, apenas que é cigano.

A estória é contada pela Nelly a governanta que trabalhou em ambas as famílias. A trama se inicia quando o Sr. Lockwood se muda para a Granja como inquilino do Heathcliff que mora no Morro dos Ventos Uivantes.

Durante a leitura conhecemos a infância e o fim dos personagens. O livro nada mais é sobre ódio e vingança, com uma pegada sobrenatural. Heathcliff é um vilão, não se enganem, e a Catherine a mocinha mais insuportável kkkkkk.
Lyta @lytaverso 16/12/2021minha estante
Eu jurava que esse livro era um romance do tipo mais água com açúcar, chocada. Kkkkkk

iamdudis 16/12/2021minha estante
Se prepara amiga kkkk

LAcia 11/02/2024minha estante
Amggg do céu!!!!! Eu parei na metade do livro, eu preciso de alguma coisa que me faça terminar ele, vc poderia me dizer o final?? Kkkkk ou um spoiler

Lyta @lytaverso 17/02/2024minha estante
Lacia, só vai, apesar de ser realmente muito irritante também é muito bom esse livro, eu acho que não vai se arrepender se continuar.

Viih 29/01/2022

É um livro que te deixa perplexo desde as primeiras páginas, porque simplesmente expõe as verdadeiras faces dos seres humanos sem atribuir perfeição a nenhum personagem, muito pelo contrário, eles possuem crueldade, inveja, obsessão, egoísmo, muito mais acentuados do que qualquer virtude. É muito mais sobre a psique humana e até onde nossos sentimentos, amores e traumas podem nos condenar e nos levar a agir de maneira perversa. É um livro que te faz ler e ficar indignada conforme vai folheando as páginas, mas ao mesmo tempo te deixa com uma ânsia para chegar até o final. Escrito de maneira quase impecável e que prende o leitor da melhor maneira possível.
Aninha 29/01/2022minha estante
Penso o msm. Muito bom! ?
E eu comecei ele jurando ser um romance água com açúcar kkkkk Mas foi muito bom ser surpreendida

Joice 29/01/2022minha estante
Esse livro foi surpreendente para mim, pq eu não conhecia a história, nem a sinopse, achei que era um romance com muita paixão. Há muita paixão mas há tudo isso que vc mencionou junto. Seres humanos com suas complexidades. Adorei

Emily977 29/01/2022minha estante
Que resenha impecável

Bruna.Palmeira 29/01/2022minha estante
Eu li esse livro, e fiquei um mês pensando nele, fiquei muito abalada, queria ler outros livros desse jeito

Pam 21/01/2021

Um estudo de solidão, vingança, e consequências.
Esse livro é aquele que, definitivamente, não é para todos. Praticamente todos os personagens são detestáveis, porém, a todo momento, o livro te explica porquê. Cabe ao leitor tirar suas conclusões.
A leitura estabelece um clima sombrio, o que já deixa claro qual será o rumo do livro. O mais impressionante, ao meu ver, foi ver como Brontë conseguiu criar dinâmicas tão complexas com um número tão pequeno de personagens. Vemos esse pequeno núcleo de habitantes do Morro dos Ventos Uivantes e seus arredores criando entre si diversos relacionamentos e intrigas, mas vemos que quase todos, ainda assim, vivem vidas solitárias e infelizes: constantemente se magoando e magoando todos ao redor. O questionamento que fica é o que fazer com isso? O quão nossos comportamentos negativos podem arruinar não somente a nossa vida, mas a de todos ao nosso redor?
Além do mais, o livro aborda a linha tênue entre amor e obsessão e como isso, também, acaba arruinando vidas.
Achei o personagem principal, Heathcliff, totalmente detestável e um dos personagens mais vis e cruéis que eu já li, mas ainda assim não consegui largar o livro. Acredito que essa seja a inteligência da escrita para mim: o leitor fica o tempo todo esperando que a situação melhore, que haja justiça, porém somos constantemente frustrados durante toda a história, mas a esperança sempre prevalece e é o que me prendeu à trama, é o que nos leva até o fim: o desejo de que, em algum momento, os moradores locais possam viver em paz, sem o peso do medo e vingança em suas vidas.
"Morro dos Ventos Uivantes" é um livro que engole o leitor: você não consegue largar o livro, além de ser consumido pela intensidade cortante da narrativa.
gracireis 21/01/2021minha estante
Ai, quero ler. Quero muito!

Pam 21/01/2021minha estante
leia! acho que é um livro "life changing", eu não consigo parar de pensar nele, terminei de ler há 2 dias, mas não sai da minha cabeça kkk

gracireis 22/01/2021minha estante
Vou ler, com certeza! ?

Zanny 14/02/2021minha estante
Nossa gostei!!
Fui seduzida a primeira l
"Se o amor dela morresse, eu arrancaria seu coração do peito e beberia seu sangue".

Kamila With K 23/04/2021minha estante
Assim de saúde, eu li o livro quase todo detestando todos eles e como eles são tudo egoístas, pensando só neles mesmos mas não parei de ler, engraçado como na leitura isso incomoda a gente ao extremo, quando as vezes nós também somos tóxicos e egoístas na nossa vida e não percebemos, meu intuito foi aprender a como não ser com eles nem importunar alguém que não me ama, já que o amor não é suficiente pra fazer duas pessoas ficarem juntas. Gostei da sua resenha?

Pam 23/04/2021minha estante

Pam 23/04/2021minha estante
obrigada, Kamila! eu concordo plenamente. essa leitura me deu mt raiva, e me fez refletir muito em como podemos ser influências negativas, sem saber quantas pessoas e vidas podem ser afetadas :/ isso q vc falou dos relacionamentos é mt verdade... estamos sujeitos a tantas variáveis, o livro deixa claro que só amor não funciona :(

Jardim de histórias 11/11/2022

Um clássico! Maravilhoso! Sensacional! Merece a releitura!??
Saudades desse livro incrível!

Vejo nessas horas um repouso que nem a terra, nem o inferno podem perturbar e sinto a confirmação da vida após a morte como algo infinito e sem sombras ? a eternidade em que ingressaram ? onde a vida é ilimitada em sua duração, e o amor, em sua compaixão, e a felicidade, em sua plenitude.

Uma obra metafísica filosoficamente citada seria uma contratransferência se fosse verificada através do ponto de vista da psicanálise. Mas, como admirador da literatura que sou, atribuo a esta obra, requintes poéticos em seu todo. Ao viajar pelos capítulos desta obra vitoriana, melancólica e muito intensa, sinto um pouco a influência do poeta William Black. Uma história onde o amor e o ódio se confundem e desperta nos leitores um sentimento de indignação, pena e melancolia. A jovem Emily Brontë soube muito bem sussurrar em nossa essência e nos transportar até o âmago, do que há de mais clandestino em nosso sentimento.
Não esperem por um simples romance, talvez tenha sido essa a expectativa da crítica da época. E sim uma obra com características dramáticas viscerais mais semelhantes a uma tragédia grega, representada por seus anti-heróis, sofrimentos, muita tortura psicológica e superação. É um épico! Ao terminar a leitura, me despedir de cada personagem como se fossem íntimos, passei adiante a última página, fechei meus olhos, aguardando um uivo de tristeza pela saudade que sentirei de todos os personagens. Um bom livro é um livro que lamentamos ter que terminar. Um dia, nos encontraremos em uma releitura.
natzzzi 11/11/2022minha estante
que resenha incrível, amei ler as suas palavras, estou ansiosa para ler esse livro

Jardim de histórias 11/11/2022minha estante
Muito obrigado! Confesso que escrevi a resenha sob efeito do termino da leitura. O diferencial do livro, é a maneira cativante em que ele é narrado. Sem exagero, já estou com saudades!

Jardim de histórias 11/11/2022minha estante
No início, achei a leitura meio rasa, mas ele vai evoluindo, e depois você acaba percebendo que está dependente da história.

natzzzi 11/11/2022minha estante
as melhores resenhas saem quando acabamos de ler o livro e ainda estamos sentindo a leitura, é muito bom...com certeza eu vou ler! os personagens parecem ótimos

Jardim de histórias 12/11/2022minha estante
Verdade! Espero que faça uma excelente leitura.

Rogéria Martins 21/02/2024minha estante
Adorei sua resenha, Leonardo. Este é um dos meus livros favoritos da vida! Gostei demais de ler suas considerações sobre ele.

Jardim de histórias 21/02/2024minha estante
Rogéria, muito obrigado pelo seu retorno, que bom que gostou. Esse livro é realmente incrível! Eu o li duas vezes.

Rogéria Martins 21/02/2024minha estante
É incrível mesmo! Estou me preparando para reler ?

Jardim de histórias 21/02/2024minha estante
A experiência da releitura, auxiliará dando ainda mais profundidade.

QUEIJO460 22/02/2024minha estante
Excelente!

Andre.Castagini 27/10/2020

A gente espera até o final por uma reviravolta de alguns personagens e nada acontece. Pelo muito que ouvi falar desse livro, esperava uma história mais empolgante.
Daniela284 27/10/2020minha estante
Eu tbm ?

Evinha 29/10/2020minha estante
Foi por isso que não consegui concluir ele.

Gustavo Kamenach 31/08/2023

É muito ódio envolvido!
Olá. Meu nome é Gustavo e estou há 12 horas com Wuthering Heights da Kate Bush no repeat.

Ler O Morro dos Ventos Uivantes foi uma das experiências literárias mais surpreendentes e imersivas que tive nos últimos anos. Comecei por se tratar de um clássico tão famoso e comentado, porém imaginava que seria enfadonho, romântico ao extremo, já que se fala muito no "casal principal" e suas falas de declaração amorosas isoladas dá a entender que a história será melo dramática. Ledo engano! Aqui encontrei muita vingança, maldade, fofocas e pessoas extremamente desprezíveis. Sim, há amor, mas um amor doentio, que gera muita violência e vingança. Não há vilões e mocinhos, são personagens sim odiosos em sua maioria, mas são reais e muito bem construídos.

Apesar do clima opressor e sombrio contrastando com ambiente bucólico das charnecas aliado ao caráter de vários personagens, a história me prendeu absurdamente. Foi uma leitura contraditoriamente prazerosa. A narrativa primorosa em várias vozes e em flashback instiga e te faz duvidar do que realmente aconteceu e ainda dá muita vontade de saber o destino final das personagens.

Afora o amor perverso, ainda encontra-se no texto críticas como o falso moralismo de "bons cristãos", a questão sucessória daquela época, o preconceito de cunho social e racial.

Então você que vem adiando a leitura pelos motivos que eu vinha adiando, esqueça e comece a ler esse romance gótico, maravilhoso e marcante o quanto antes.
icomatias 31/08/2023minha estante
Kate Bush ?

Guilherme Amin 31/08/2023minha estante
Bela resenha, Gustavo! Vou ler o livro!

Gustavo Kamenach 31/08/2023minha estante
Obrigado Guilherme! Leia mesmo! Preciso comentar com alguém sobre essa história! Haha

Guilherme Amin 31/08/2023minha estante
Kkkk combinado

Israel.Venancio 02/09/2023minha estante
Um livro extraordinário, um dos meus favoritos da vida

Gustavo Kamenach 03/09/2023minha estante
Essa é a palavra: extraordinário!

Diego 24/02/2024minha estante
Acabei de concluir a leitura e só posso concordar com sua resenha. O quanto Heathcliff me irritou não está escrito haha

Guilherme 25/06/2021

Ruim
Gosto de ler clássicos. Mas este livro não me agradou desde o início por que conta uma história sobre o mau, não pela história em si, ou pelas maldades, ou pelos desencontros, mas pela forma como é contada. Em minha opinião a história tem certos furos, ou simplesmente deixa a desejar... Ou talvez eu só tenha lido o livro de forma errada... Enfim não gostei, mas também não gosto de escrever um resenha ruim, na verdade só escrevo as resenhas por causa do desafio do Skoob. Mas em todo caso tenho que ser honesto comigo mesmo.
Fabi 25/06/2021minha estante
Estava esperando sua resenha. Não li, mas sei a história e tem muita gente q a critica. É uma história q quero passar longe.

Bru Na :) 25/06/2021minha estante
nossa eu estava muito afim de ler esse livro ?

Guilherme 25/06/2021minha estante
Eu li o livro até o final por dois motivos: primeiro não consigo abandonar nenhum livro que começo, e segundo fico sempre na esperança de que o final salve todo a história, sei lá... Mas longe de mim desencorajar alguém a não lê-lo, afinal muita gente gostou... Mas não funcionou pra mim, talvez eu tenha lido errado rsrs

Amanda2676 25/06/2021minha estante
Alguns dizem que a edição de algumas editoras são bem diferentes e isso pode prejudicar a experiência do leitor. Vou dar uma chance para esse livro por ser um clássico citado em "n" outras obras, mas confesso que não estou esperando muito do livro.

Flavissíma 25/06/2021minha estante
Eu li e também não gostei...

Luiza 27/06/2021minha estante
Li muito nova, e não prestei muita atenção, não lembro de nada... Quero reler, falam tão bem desse livro...
Talvez tente uma hora dessas de novo.

Celly 30/06/2021minha estante
Eu comecei a ler (e isso aconteceu 2x), porém não dei continuidade, acabei engatando em outro livro e isso já faz muito tempo. Mas tentarei ler ainda esse ano. Achei um pouco difícil a leitura. Já li sobre as críticas tbm, mas sempre tive curiosidade ?

Diessica 01/07/2021minha estante
Tive a mesma opinião ? passei o livro inteiro esperando o odioso morrer?