O Cavalo e seu Menino

O Cavalo e seu Menino C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino

M. Lima 29/01/2024

As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e Seu Menino - C. S. Lewis
Em um país vizinho de Nárnia, além do deserto, um menino chamado Shasta, vê seu pai de criação negociando sua venda como escravo a um lorde. Aterrorizado com a cena, Shasta pensa em fugir, para sua surpresa, naquela noite, descobre que o cavalo do Lorde é um cavalo falante e que declara ser cidadão de um reino ao norte chamado Nárnia. O cavalo, Bri, propõe ao menino fugirem juntos para sua terra natal onde não há escravidão e podem viver com felicidade.
À medida que essa trajetória acontece, nossos protagonistas passarão por muitas aventuras. Muito mais que uma fuga da escravidão, a viagem mostra-se um processo de descoberta para ambos, além disso, enfrentarão muitos perigos no caminho, encontrarão outros seres na mesma situação que eles e sobretudo, descobrirão segredos a respeito de si próprios que jamais imaginavam.
“O cavalo e seu menino” é contemporâneo de um período em Nárnia que Lewis chama de “A era dourada”, na qual ocorreu durante o reinado do Alto Rei, Pedro e seus Irmãos Edmundo, Susana e Lúcia, portanto, algumas figuras já conhecidas fazem sua participação nessa trama de forma magistral. É uma história emocionante e tem como tema central “A trajetória do escravo à terra prometida (Liberdade), além da singela lição de que nos momentos difíceis há sempre alguém zelando por nós.

Neila Porto 28/01/2024

"O Cavalo e seu Menino" é o terceiro livro da série "As Crônicas de Nárnia" em ordem cronológica, escrito por C. S. Lewis. A história narra a jornada de duas crianças que fogem em dois cavalos, iniciando uma aventura cheia de perigos e reviravoltas.

O livro traz uma mensagem inspiradora sobre o destino e a importância dos encontros inesperados na vida das pessoas. Além disso, a amizade entre as crianças e os cavalos é um dos pontos altos da narrativa, proporcionando uma leitura envolvente e cativante.

É um livro elogiado por sua capacidade de encantar leitores de todas as idades, transportando-os para o mundo mágico de Nárnia e transmitindo valores atemporais por meio de uma narrativa emocionante.

Svetlana Kalinka 23/01/2024

"Rabadash, O Ridículo"
Gosto muito desse livro, porém as falas são bem problemáticas e envelheceram muito mal com o decorrer do tempo, Aravis é um personagem chato que só pensa em si mesma e bri um cavalo muito tosco e medroso, apesar de querer ir para norte, para Narnia fica sempre com medo porque é um convarde, Shasta/Cor e Hwin que apesar de serem personagens que deveriam ser os mais medrosos mostram sempre mais coragem que os outros dois, sendo leais com os outros personagens apesar de nem se conhecerem direito.

Madu 22/01/2024

"Eu Sou Eu"
Eu já havia lido há uns 7/8 anos, mas já não me recordava da estória.
Foi uma agradável surpresa!

É impressionante como Lewis consegue fazer com que toda aparição de Aslan seja solene e sagrada.

Admiro muito a habilidade dele de utilizar adjetivos que são perfeitamente precisos para descrever situações que eu jamais encontraria palavras.

A história do Astras quando bebê, me lembrou Moisés. Posto em um rio e guardado por Deus.

biancavnery 19/01/2024

Até agora não li um livro ruim, que me deixasse estagnado da coleção de Narnia, amei a história de Shasta e Bri, bem como de suas outras duas amigas.

o final foi bem inesperado pra mim e eu realmente não tinha pensado nesse (mini) plot twist, Narnia tá me salvando da ressaca literária, achei que eu ia ter que intercalar entre um livro de fantasia pq ia ficar pesado demais pra ler toda a coleção de uma vez mas tá me parecendo mais o contrário, leio outro livro e me dá saudades de Aslam

Rodrigo Guergolet 19/01/2024

Amo o cavalo
A personagem mais legal é o cavalo, mais uma história que deveria ser filme, apresenta outros pedaços do universo de Nárnia, assim como as crianças em outro contexto.

Wanderson 18/01/2024

Confesso que quando li esse na infância achei chato e só isso. Lendo agora adulto achei chato e meio problemático o teor racista explícito que não notei com olhar infantil.

LAvia 18/01/2024

Achei o livro muito bom,me prendeu bastante na leitura. Só achei um pouco difícil de entender pq do nada surgiu um monte de reinos e tals,ent achei um livro complexo.

Larissa2064 17/01/2024

Foi... algo.
É uma história normal, não tem nada de especial. Ao mesmo tempo que achei algumas cenas muito corridas, achei a leitura bem arrastada.
Mesmo assim, teve algumas cenas que eu gostei. Eu entendo que não é o tipo de livro que eu estou acostumada a ler e que ele não define o quão boa é a saga, por isso não dei menos estrelas.

Manuela.Precoma 14/01/2024

Crônicas de Nárnia
Um dos meus preferidos dos que eu já li da série. Os personagens, a descrição dos cenários e dos acontecimentos são impecáveis. Se você deseja conhecer a criatividade desse autor e ler uma história inspiradora, esse é o livro certo para você.

Amanda 13/01/2024

É um livro infantojuvenil e tem que ser lido e avaliado como tal, então recomendo, especialmente para o público-alvo. Gosto muito de Nárnia, tds os livros da série que li até aqui tem uma escrita muito fluída, enredos bem tramados e cenas/frases inspiradoras.
#MLV24

babi 10/01/2024

?A cada um só conto a história que lhe pertence.?
Com certeza o mais fraco entre os 3 que li até agora porém gostei de acompanhar o Shasta e gostei muito do final dele.

Dei 3 estrelas porque é muito arrastado, e olha que só tem pouco mais de 200 páginas com capítulos curtos, mas enrolei bastante pra terminar justamente porque em poucos momentos realmente fiquei curiosa com o desenrolar da história.

Agora devo admitir que reli o capítulo 11 umas 3 vezes de tão lindo que foi. Até agora ainda to processando tudo. Ele sempre está lá ??

raygreenbriar 10/01/2024

Primeira leitura finalizada de 2024.

confesso que sou suspeita pra falar pq até agora todos os livros de Nárnia me agradaram, e esse não seria diferente, a leitura é super fluida e os personagens cativantes, achei bem interessante como o autor narrou a guerra.
Gostei de ler os irmãos Pevensie na era de ouro queria muito que tivesse mais ?

Gaby 09/01/2024

Gostei muito
Sou meio suspeita pra falar sobre as Crônicas de Nárnia pois são histórias que me marcaram muito durante a minha infância de uma forma simples e pura. Eu decidi reler novamente os livros porque eu estava precisando de uma leitura aconchegante que me tirasse um pouco da ressaca e funcionou. O cavalo e o seu menino é um livro curto, uma leitura fácil e rápida, conta a história do menino Shasta e qual a sua ligação com a realeza, eu gosto da história, gostei de acompanhar a jornada das crianças e dos cavalos mas apesar de ser 5 estrelas pra mim esse livro não chega a ser um dos meus favoritos, mas a experiência é sempre muito boa.