O Incêndio de Tróia

O Incêndio de Tróia Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Incendio de Tróia

1 | 2 | 3 | 4

Wilton 28/01/2013

História cativante, mas não apropriada para quem deseje conhecer a mitologia grega. Simplesmente, o romance é uma versão completamente livre da história da queda de Tróia sem nenhum amparo histórico. Além disso, expressa uma visão de um feminismo fanático. Coitados dos homens do enredo. Mesmo assim, merece nota máxima, porque o relato prende a atenção do leitor do início ao fim do livro.

Taryne 11/01/2013

Devorar um livro de mais de 500 páginas é uma delícia. Quando o livro é bom, claro. E este é simplesmente sensacional. Sem abandonar os fatos históricos e a magia das lendas, Marion Zimmer Bradley narra a derrota de Troia pelos olhos de Kassandra, princesa daquela cidade, profetisa, sacerdotisa de Apolo, o deus do Sol, guerreira amazona, forte, brava. Alguém que nunca entendeu o destino conferido às mulheres a sua volta e sempre soube que não se sujeitaria às vontades dos homens acima das suas. ‘O incêndio de Troia’ chama o feminismo de qualquer uma à tona e parece querer fazer exatamente isso. Kassandra é uma personagem que quer fazer tudo o que lhe dizem que ‘as mulheres não podem’ e sua ira contra quem diz o contrário fica clara no trecho abaixo.

“(…) se retornar a casa de Príamo, seu pai lhe arrumará um marido. Eu ficaria muito satisfeita se a visse casada e com um filho no colo. E não haveria mais essas profecias e sonhos maléficos para atormentá-la. Apesar do tom afetuoso da mãe, Kassandra sentiu uma onda de raiva tão intensa que a sufocou. Ah, esse é o remédio para todas as coisas que estão erradas para as mulheres. Se uma mulher é infeliz ou comete um erro, se não faz o que todos esperam, então ela estaria melhor com um marido; e se tivesse um filho, seria remédio para todos os males”.

Essa passagem fantástica exemplifica isso que acabo de dizer. E a Guerra é descrita como deve ser. Com perdas, sangue, dor e sem vencedores, de fato. Kassandra entrou pra minha seleta lista de personagens favoritas de todos os tempos, as mais admiráveis. Ela não é a personagem que eu queria ser por ter sofrido demais, mas com certeza eu gostaria de ter sido sua amiga.

Vídeo que gravei sobre o livro: http://www.youtube.com/watch?v=gfKcVjymrRo

Carolina Hahn 04/10/2012

Como o já conhecido estilo de Marion Zimmer Bradley em narrar os fatos históricos do ponto de vista feminino, "O incêncio de Tróia" soma-se a essa lista de um jeito brilhante. A narradora, Kassandra, nos conta a história de um angulo completamente novo, sendo uma sacerdotisa de Apolo ela recebe o dom da profecia, que muitas vezes se mostra um castigo. Tendo muitas diferenças do modo como geralmente a história é contada, Páris não é o mocinho apaixonado como já foi inúmeras vezes retratado. A história acompanha toda a vida de Kassandra, o momento em que foi separada do irmão ao nascerem, sua infância, a profecia que fez ainda criança em que via o mar repleto de navios enquanto Tróia queimava, sua partida junto as amazonas, seu retorno e quando escolhe ser serva de Apolo. Uma história cheia de guerra, buscas por glória e tragédia. Com um final comovente e uma lição, um ótimo livro.

Leticia 17/09/2012

O Incêndio de Tróia
Para mim o título do livro deveria ser Kassandra de Tróia, pois apesar do tema central ser a queda da cidade, Kassandra está presente nas 517 páginas de forma intensa. Vemos não só o ponto de vista da princesa sobre os fatos, mas também acompanhamos suas angústias pessoais, como o conflito entre o amor e o sacerdócio e a negação da submissão feminina que é predominante na época.
Desde sua infância Kassandra é atormentada por visões sobre o destino da cidade, mas suas tentativas de alertar a todos são inúteis. Talvez porque o destino tenha que se cumprir, talvez pelo fato de ser uma mulher. Talvez as duas coisas.
Ao final, o que vemos é uma guerra de homens tolos e uma mulher incapaz de impedir tal tolice.
Ah, e os Deuses?
Não são senão uma idealização dos próprios mortais para justificar seus atos, medos e desejos.

Rosa 16/09/2012

Da primeira vez que li esse livro, li achando que não ia gostar. Já tinha lido "As Brumas de Avalon" mas não achava que esse seria tão bom pois não era uma série então poderia ser muito superficial.
Isso já deve fazer uns 10 anos que li pela primeira vez "O Incêndio de Tróia". Desde então, reli o livro de tempos em tempos e sempre - sem nenhuma exceção - prendo a respiração, fico ansiosa, sinto as emoções dos personagens e mergulho na história me imaginando no lugar de Kassandra.
Quem gosta de mitologia grega tem que ler o livro (façam o favor de evitar ver o filme!), a descrição da Marion é detalhista sem ser excessiva, a narrativa flui bem e os personagens são bem construídos.

Mi Hummel 02/09/2012

Kassandra, a sacerdotisa das serpentes...
Em "O Incêndio de Tróia" mais uma vez Marion subverte a trama em favor da perspectiva feminina. E adorei o fato de Kassandra ter sido a escolhida para tal: a sacerdotisa do Templo de Apolo, irmã gêmea de Páris.

O livro tem inspiração plena na "Ilíada" de Homero, poema que trata sobre a Guerra de Tróia. Kassandra é uma personagem secundária na trama de Homero. “(...) Se me contentasse com o relato da Ilíada, não haveria razão para escrever um romance.” , diz a autora logo no prefácio. Então, espere para ver o poema tomar vida através das profecias de Kassandra, que sob a visão de Marion, torna-se sua protagonista.

Ela acompanha, com pesar e angústia a destruição de tudo que lhe é mais caro. Uma maldição que a atormenta, já que é desacreditada por todos e nada pode fazer diante do que se aproxima. (A sacerdotisa Kassandra se recusa a deitar com o Deus Apolo e, então, ele determina que todas as suas visões – apesar de verdadeiras – jamais serão levadas em conta.)

Baseada em provas arqueológicas a autora dá um novo final para a pobre Kassandra – se você não conhece o épico e nunca ouviu falar de Kassanda, não serei eu a contar por aqui o final da moça! Que diga-se de passagem é bem trágico. Homero não é nada bom com ela, eu garanto. (Aliás, se você quiser conhecer a história de Cassandra sem recorrer ao épico, eu sugiro o livro "Mulheres, mitos e Deusas". A autora traz uma biografia sobre a personagem muito boa. Fiz uma pequena resenha sobre. O livro está em minha estante para quem desejar conhecê-lo.)

Por isso, o final de Marion, longe de negar o original, propõe um outro destino para a princesa profetisa.

E se você assistiu o filme “Tróia” (protagonizado pelo bonitão Brad Pitt) e se emocionou com o amor de Akiles e Briseida...Saiba que não foi ela quem literalmente “ardeu de amores” pelo herói...Ah, nem de perto Briseida poderia chegar aos pés da virginal Polixena. O outro vértice deste triângulo amoroso. (se é que assim podemos chamar.)

O que gosto da obra é que a autora é muito precisa.Inclusive no que diz respeito ao papel de Afrodite – a Deusa que se colocou ao lado dos troianos na guerra segundo o mito. Então, conhecer um pouco de mitologia ajuda a admirar o trabalho de “ O incêndio de Tróia”.

Mitologia, romance e pesquisa histórica: se você é fã desta mistura, não deixe de ler este romance...Em tudo, uma reconstrução da vida helênica em contraste com o sofrimento e os amores de Kassandra.

Super recomendado!

Mi Hummel 14/03/2013minha estante
Oi, Gleidson! Obrigada por sua visita por aqui! Então, eu gostei bastante! Mas sou suspeita, afinal, eu adoro os livros da Marion! Abração!

Renan 15/07/2012

O calcanhar de Bradley
O livro é interessante, como seria interessante ler a própria Ilíada ou ver o filme "Troia".
O problema da autora é enrolar demais, começar a história no nascimento da personagem, contando muitos detalhes sem necessidade.
A leitura é boa, dá uma vontade de dar uma passeada ali na Grécia Antiga, mas às vezes saber que a túnica da fulana é vermelha e da outra é azul, de tamanho longo/curto, enche o saco.

Tatiane Buendía Mantovani 15/05/2012

Abandonado por ora.
Não ando muito com paciência para a narrativa da Bradley :-(
Pretendo retomar num futuro próximo.

Sebastian 23/02/2012

Mulheres vivas
Nesta fantástica história, Marion Zimmer Bradley narra todas as etapas construídas (destino?) pelos atores que culminaram com a destruição de Tróia. A questão central é que a história é narrada sob o ponto de vista de Kassandra, uma sacerdotisa por escolha, princesa por nascença e guerreira de alma. Tudo transcorre num tempo recente de mudança do matriarcado para o poder masculino, que gera, consequentemente, intensas disputas de poder intrínseco. Destaca-se nesse emaranhado de atores históricos, Pátroklo, Helena de Tróia, Páris, Heitor, Menelau e Akiles. Kassandra foi treinada como Amazonas antes de se tornar mulher e seu irmão gêmeo Páris foi criado como pastor. Assim que Páris é reconhecido novamente como filho de Patróklo e se apaixona por Helena, todo a história se desenrola, com muito sangue e paixão física. Recomendo para as mulheres, mas principalmente para os homens de espírito aberto, para que possam captar um pouquinho da importância das mulheres naquele tempo, transcendendo para nossos dias. Não é possível ficar indiferente.
Gugnets 04/09/2015minha estante
Maravilhoso. A história de Troia pelo olhar feminino.

LENINHA 14/01/2012

recomendo
Um livro otimo que retrata a guerra de troia, com seus personagens quase que reais, na minha opinião excelente.

Galahad 30/11/2011

Lealdade
Foi meio estranho vamos dizer, pois primeiramente achava que os gêmeos seriam mais ligados, mas logo se mostra certa rivalidade vamos dizer. Acredito que o ponto mais interessante da historia e o fato de Kassandra estar sempre em duvida com relação a sua lealdade aos Deuses. Ou melhor, a tudo que se refere aos Deuses. A lealdade com a Mãe Terra ou Apolo e a duvida por que nenhum deles interfere para salvar a sua cidade.

Todos os personagens masculinos têm o seu ponto forte. Gostei muito de Heitor por ser um grande líder admirado por todos e de grande honra. Paris não teve nenhuma graça achei que seria inteligente e unido a Kassandra, mas logo se mostrou meio invejoso, fraco, medroso e totalmente revoltado. Akiles com certeza e muito louco e todos os sentido. Pirado de tudo e totalmente sinistro. Podendo se dizer ate mesmo malvado.

Essa visão e boa e ao mesmo tempo muito ilusória, pois a catástrofe e um feito dos deuses e não pelas mãos do homem o que levou a ter um prazer maior. No semifinal começou a ficar meio estranho com todos morrendo em apenas uma pagina depois de mais ou menos dez anos de guerra em todo o livro. O final para Kassandra e a melhor vendo que todas as provações que passou eram parte de seu crescimento para que pudesse seguir para o seu verdadeiro destino. Adorei a personagem e ainda mais saber que sua existência foi real.

Gabi Pascoal 08/11/2011

Romance Histórico
Marion combinou muito bem ficção, realidade, lendas e mitos!

Akiles, Enéias, Heitor, Pátroklo, Odisseu, Agamenon, Helena, faraós egípcios e muitos outros grandes nomes da História participaram desse romance como personagens vivos. E tudo sob a perspectiva de Kassandra, princesa de Troia.

É um mergulho na cultura, nas crenças e hábitos daquele povo. Eles, que nos deixaram uma vasta herança, seja na arte, arquitetura, músicas, etc.

Recomendo aos amantes de História e Literatura!! *-*

gladis 05/11/2011

Kassandra
A historia da destruição de Troia ganha um novo angulo com a historia da princessa Kassandra que escapa da destruição de sua cidade por um terremoto e fogo,que coincide com o fato do Cavalo feito pelos gregos ser colocado para dentro da cidade fortificada.Uma narrativa envolvente,tanto que vai prender voce ate o fim,que tambem surpreende!

Maria 23/10/2011

O Incêndio de Troia
Não tem como eu ter gostado mais deste livro... Marion Zimmer Bradley supera mais uma vez, Marion nesse livro passa uma visão feminista,defendendo o direito que as mulheres tem de decidirem o rumo de suas vidas, mas como na época as mulheres nao tinham poder de voz, elas eram manipuladas pelos os homens e deveriam cumprir seu 'dever' como mulher (isto é, casar e gerar filhos).
A história é vivida pelos olhos de Kassandra, uma sacerdotisa do templo de Apolo, que por sua vez é totalmente ao contrario do que a sua família espera que ela seja. Kassandra é filha dos Rei de Troia e não se encaixa nos modelos da época, como não querer se casar, querer ser uma guerreira amazona... Mas os sonhos de Kassandra se encontram com a realidade da guerra. A guerra de Troia que parecia ser apenas uma luta entre dois reinos por uma mulher (Helena), na verdade é uma luta entre os deuses e os homens.

Uma historia com batalhas, amor, deuses, repressão, orgulho...livro maravilhoso e uns dos meus favoritos!

1 | 2 | 3 | 4