O Incêndio de Tróia

O Incêndio de Tróia Marion Zimmer Bradley




Resenhas - O Incendio de Tróia


57 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Tauan 26/12/2015

Entre 2010 e 2013 eu lia um livro de Marion a cada mês. Comecei com A Senhora da Magia e os demais das Brumas de Avalon, logo depois comecei a série Darkover, com A Rainha da Tempestade, e me apaixonei pelo estilo da autora, rapidamente comprando todos os quarenta livro dela que foram traduzidos no Brasil e mais alguns no original em inglês. Por causa dela, eu comecei a ler em outro idioma. Por algum tempo ela foi isolada, a minha autora preferida. Aí, naturalmente, depois de já ter lido mais da metade, diminuí o ritmo e passei a encontrar obras menos boas entre seus títulos, perdendo um pouco do encanto por ela.
Depois de 2013, deixei três livros dela por ler, achando que não seriam grandes coisas. Me enganei com todos. Foram eles: The Flame in Hali, O Salto Mortal e O Incêndio de Troia.
Agora, feita essa leitura, realmente devo ficar muito tempo ser ler Marion, até que eu queira reler algum dos que já tenho, ou comprar um dos não traduzidos nos Estados Unidos.

Nesse livro estamos no melhor do estilo MZB, um romance histórico com batalhas e disputas de poder. Ha também a recorrente luta das mulheres por seu espaço em sociedades machistas.
Marion faz uma releitura da lenda da Guerra de Troia, narrando a história do ponto de vista de Kassandra, princesa de Troia, irmã de Páris e Heitor. Quando criança, ela tem visões perturbadoras e se sente chamada para ser uma sacerdotisa de Apolo, o deus Sol. Entretanto, seus pais a reprimem e exigem torná-la submissa como devem ser as troianas.
No começo da adolescência, ela consegue ser mandada para passar alguns anos entre as amazonas, a tribo de sua mãe. Com elas, Kassandra é treinada nas armas e na luta, mas tem de retornar à Troia para o velho embate com os pais, até que consegue se tornar sacerdotisa.
Porém, nessa época, a guerra já se avizinha, e o clima é tenso.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/
Luciana 26/12/2015minha estante
tb adoro essa autora já li varios dela,porém esse não.Tai uma boa dica pra começar o ano....


Tauan 27/12/2015minha estante
Boas leituras!


Michele 21/01/2018minha estante
undefined




Leitora Viciada 18/07/2009

Esse livro é demais, um dos melhores da Marion, uma recriação perfeita da queda de Tróia. Todos os personagens clássicos estão lá, Aquiles, Páris, Helena, etc... mas a história é praticamente vista aos olhos da princesa e sacerdotiza Cassandra.

A história mostra que todos os personagens têm sua importância, todos têm motivações e muita personalidade. Helena por exemplo não é apenas uma infiel esposa malvada mas sim uma vítima, apaixonada e boa mãe. O mais legal do livro é o envolvimento dos Deuses na história, seja influenciando pessoas ou interagindo com o ambiente. Apolo, Poseidon, Afrodite.... ora observadores, ora intrusos brincando com o destino de Tróia. Sensacional!!
Natalia Alencar 10/06/2010minha estante
Concordo, a participação dos deuses dá um toque diferente no livro. :)


Camila 29/10/2011minha estante
Estou ansiosa pra ler, amo a história da guerra de Tróia. e acho a Cassandra uma personagem muito interessante embora não seja central em Homero.

Só não consigo imaginar como seria possível contar essa história sem colocar os deuses. Eles são centrais e importantíssimos na história.


Leitora Viciada 29/10/2011minha estante
Oi Camila, se vc gosta de Cassandra irá gostar dessa versão. E sim, os deuses participam de forma interessante.


Lívia 25/06/2014minha estante
Tenho que descordar, dos livros da Marion a coleção As Brumas de Avalon é imbatível.
Não gostei desse livro, comprei esperando encontrar a mesma mágica de As Brumas e não encontrei. Achei estranho não ter gostado porque a Marion é sensacional. Concordo que é melhor que muita versão sobre a Guerra de Tróia, mas esperava mais da heroína. Gosto do ponto de vista feminino que a Marion traz pros clássicos onde o homem é sempre o herói. Recomendo a leitura pelo brilhantismo da idéia, mas se não leram AS BRUMAS DE AVALON, não percam,




Albuquerque 23/10/2010

decepcionou...
Não curti o livro... a autora alterou demais a história, atribuindo papeis fundamentais a quem não tinha, exagerando no feminismo e considerando quase todos os homens da trama como idiotas grosseiros... tudo bem que alguns agissem assim, mas todos eles?! Soou meio forçado!

Lu 27/10/2010minha estante
Da próxima vez, escolherei melhor o presente...hahahahaha


Vê Tezoni 21/06/2012minha estante
Bem, foi uma ficção, uma "reescritura" da mitologia. Para quem quer a mitologia como ela realmente foi escrita, indico um livro de mitologia.




Mi Hummel 02/09/2012

Kassandra, a sacerdotisa das serpentes...
Em "O Incêndio de Tróia" mais uma vez Marion subverte a trama em favor da perspectiva feminina. E adorei o fato de Kassandra ter sido a escolhida para tal: a sacerdotisa do Templo de Apolo, irmã gêmea de Páris.

O livro tem inspiração plena na "Ilíada" de Homero, poema que trata sobre a Guerra de Tróia. Kassandra é uma personagem secundária na trama de Homero. “(...) Se me contentasse com o relato da Ilíada, não haveria razão para escrever um romance.” , diz a autora logo no prefácio. Então, espere para ver o poema tomar vida através das profecias de Kassandra, que sob a visão de Marion, torna-se sua protagonista.

Ela acompanha, com pesar e angústia a destruição de tudo que lhe é mais caro. Uma maldição que a atormenta, já que é desacreditada por todos e nada pode fazer diante do que se aproxima. (A sacerdotisa Kassandra se recusa a deitar com o Deus Apolo e, então, ele determina que todas as suas visões – apesar de verdadeiras – jamais serão levadas em conta.)

Baseada em provas arqueológicas a autora dá um novo final para a pobre Kassandra – se você não conhece o épico e nunca ouviu falar de Kassanda, não serei eu a contar por aqui o final da moça! Que diga-se de passagem é bem trágico. Homero não é nada bom com ela, eu garanto. (Aliás, se você quiser conhecer a história de Cassandra sem recorrer ao épico, eu sugiro o livro "Mulheres, mitos e Deusas". A autora traz uma biografia sobre a personagem muito boa. Fiz uma pequena resenha sobre. O livro está em minha estante para quem desejar conhecê-lo.)

Por isso, o final de Marion, longe de negar o original, propõe um outro destino para a princesa profetisa.

E se você assistiu o filme “Tróia” (protagonizado pelo bonitão Brad Pitt) e se emocionou com o amor de Akiles e Briseida...Saiba que não foi ela quem literalmente “ardeu de amores” pelo herói...Ah, nem de perto Briseida poderia chegar aos pés da virginal Polixena. O outro vértice deste triângulo amoroso. (se é que assim podemos chamar.)

O que gosto da obra é que a autora é muito precisa.Inclusive no que diz respeito ao papel de Afrodite – a Deusa que se colocou ao lado dos troianos na guerra segundo o mito. Então, conhecer um pouco de mitologia ajuda a admirar o trabalho de “ O incêndio de Tróia”.

Mitologia, romance e pesquisa histórica: se você é fã desta mistura, não deixe de ler este romance...Em tudo, uma reconstrução da vida helênica em contraste com o sofrimento e os amores de Kassandra.

Super recomendado!

Mi Hummel 14/03/2013minha estante
Oi, Gleidson! Obrigada por sua visita por aqui! Então, eu gostei bastante! Mas sou suspeita, afinal, eu adoro os livros da Marion! Abração!




Giovanni 10/09/2010

É um livro realmente muito bom, muito mais voltado ao cotidiano/dilemas de Kassandra do que a guerra. Com certeza este livro influenciou algumas outras obras sobre Tróia.


Natalia Alencar 11/12/2009

Como fez em As Brumas de Avalon, a autora narra a história pelo ponto de vista das mulheres; nesse caso, pelo de Kassandra, sacerdotisa que previu a destruição da cidade e foi totalmente ignorada pela família. Mostra as crenças nos deuses, que participam da história também. Um dos meus livros preferidos!
Evy 30/07/2010minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro, depois que li As Brumas de Avalon!




Michael 22/01/2010

Lí "O Incêndio de Tróia" depois de ter lido a série d'As Brumas de Avalon da mesma autora. Confesso que fui cheio de expectativas e me decepcionei um pouco.
O livro reconta a história de Tróia e sua queda sob o ponto de vista de Cassandra, a sacerdotisa tida como louca. No livro, Marion Zimmer Bradley nos conta sobre Cassandra, sua infância, seu dom mal visto pela sociedade de Tróia, seu sofrimento por suas visões. A autora tira o fardo de "louca" da personagem.
O livro me cansou um pouco no começo, quando o foco é a infância de Cassandra, e também com todos os aspecto fantástico aflorado demais (em certo momento Cassandra vê os deuses lutando). Porém, ainda acho que a autora fez um ótimo trabalho narrando a história de Tróia de um ponto de vista "pagão".
Recomendo para todos que gostam de um bom épico.
Lívia 25/06/2014minha estante
Escrevi exatamente isso no comentário anterior....AS BRUMAS DE AVALON É MARAVILHOSO!




Ketsia 27/05/2013

Achei um bom livro.
Tiveram horas que eu realmente fiquei presa a Kassandra e envolvida com seus conflitos pessoais. Realmente fiquei esperando coisas na história que nunca iam acontecer, já que ela não era efetivamente uma guerreira de tróia e não participou ativamente da guerra.
A leitura é agradável, com certos momentos emocionantes, mas em um geral pode se tornar cansativa, desde que a história se prolonga demais.

Adorei o final feliz que ela teve e é ótimo ver a história de uma guerra por uma visão feminista.

Recomendo para mulheres.
Aerton 19/02/2016minha estante
Não precisava dar spoiler. Quando você diz que o final é feliz,, estraga a leitura.




Sebastian 23/02/2012

Mulheres vivas
Nesta fantástica história, Marion Zimmer Bradley narra todas as etapas construídas (destino?) pelos atores que culminaram com a destruição de Tróia. A questão central é que a história é narrada sob o ponto de vista de Kassandra, uma sacerdotisa por escolha, princesa por nascença e guerreira de alma. Tudo transcorre num tempo recente de mudança do matriarcado para o poder masculino, que gera, consequentemente, intensas disputas de poder intrínseco. Destaca-se nesse emaranhado de atores históricos, Pátroklo, Helena de Tróia, Páris, Heitor, Menelau e Akiles. Kassandra foi treinada como Amazonas antes de se tornar mulher e seu irmão gêmeo Páris foi criado como pastor. Assim que Páris é reconhecido novamente como filho de Patróklo e se apaixona por Helena, todo a história se desenrola, com muito sangue e paixão física. Recomendo para as mulheres, mas principalmente para os homens de espírito aberto, para que possam captar um pouquinho da importância das mulheres naquele tempo, transcendendo para nossos dias. Não é possível ficar indiferente.
Gugnets 04/09/2015minha estante
Maravilhoso. A história de Troia pelo olhar feminino.




Raquel Lima 03/02/2009

Bom enredo ...
Como a história é bem conhecida, o livro traz uma historinha paralela de uma profetiza e consegue prender uma pouco mais, vale como uma aventura...
comentários(0)comente



27/08/2010

Também não sei quantas vezes li este livro. Claro, sendo de Marion Zimmer Bradley (uma das minhas autoras preferidas), já seria motivo, e ainda por cima sobre a guerra de Tróia? Alguma dúvida que eu tinha que ler?

Claro que há muitas diferenças em relação à Ilíada, mas nem era para ser fiel, mesmo. O Incêndio de Tróia conta a história do ponto de vista de Kassandra, irmã gêmea de Páris...

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com
comentários(0)comente



Luciana 03/10/2009

o livro se torna fantástico pela forma com a autora narra a história: pelo olhar das mulheres.

Assim como em as Brumas de avalon, Marion tenta mostrar o ponto de vista feminino diante da versao de classicos. Neste, usa Kassandra, irmã gemea de Paris, personagem que se apaixona por Helena de Troia e inicia uma guerra que dura mais de dez anos.

Tida como uma megera, por poder prever o futuro e saber que tudo será destruido, é retratado como a personagem cresce, sabendo que tem um irmão que foi separado dela e sua experiencia ao ter que ir morar com a tia. Ali, aprende mais sobre seu dom e descobre que será sacerdotisa, aprendendo a usar esse dom.

O relato de cada personagem, Paris, Heitor, Helena, Aquiles, nao deixa para tras e cada luta é emocionate. Vale a pena ler
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tatiane Buendía Mantovani 15/05/2012

Abandonado por ora.
Não ando muito com paciência para a narrativa da Bradley :-(
Pretendo retomar num futuro próximo.
comentários(0)comente



Galahad 30/11/2011

Lealdade
Foi meio estranho vamos dizer, pois primeiramente achava que os gêmeos seriam mais ligados, mas logo se mostra certa rivalidade vamos dizer. Acredito que o ponto mais interessante da historia e o fato de Kassandra estar sempre em duvida com relação a sua lealdade aos Deuses. Ou melhor, a tudo que se refere aos Deuses. A lealdade com a Mãe Terra ou Apolo e a duvida por que nenhum deles interfere para salvar a sua cidade.

Todos os personagens masculinos têm o seu ponto forte. Gostei muito de Heitor por ser um grande líder admirado por todos e de grande honra. Paris não teve nenhuma graça achei que seria inteligente e unido a Kassandra, mas logo se mostrou meio invejoso, fraco, medroso e totalmente revoltado. Akiles com certeza e muito louco e todos os sentido. Pirado de tudo e totalmente sinistro. Podendo se dizer ate mesmo malvado.

Essa visão e boa e ao mesmo tempo muito ilusória, pois a catástrofe e um feito dos deuses e não pelas mãos do homem o que levou a ter um prazer maior. No semifinal começou a ficar meio estranho com todos morrendo em apenas uma pagina depois de mais ou menos dez anos de guerra em todo o livro. O final para Kassandra e a melhor vendo que todas as provações que passou eram parte de seu crescimento para que pudesse seguir para o seu verdadeiro destino. Adorei a personagem e ainda mais saber que sua existência foi real.
comentários(0)comente



57 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR