A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Isis C. 17/12/2010

Tem como dar mais de 5 estrelinhas?

Não há palavras para descrever o que foi ler esse livro. Riquíssimo em detalhes, você se apega a cada um dos personagens, aos quais Carlos Ruiz Zafón retrata com tanta profundidade.

E como não se apaixonar por Daniel Sempere? Como não se deixar comover pela triste história de Julián Carax?

Poucos são os livros que te fazem vibrar, torcer pelo personagem, morrer de medo e levar sustos, se emocionar com o romance e tentar resolver o mistério. A Sombra do Vento não tenta ser moralista, não quer ser o tipo de livro em que quase vem escrito "moral da história" no final. É um livro raro de se ver nos dias de hoje, em meio a tantos lixos literários que apenas tentam vender mais e mais. Digo que é raro porque ele simplesmente conta uma história fabulosa, e você fica ávido pela próxima página.

Ao invés de pensar "Ainda faltam 100 páginas para eu terminar o livro, que saco", você fica "Não acredito que só faltam 100 páginas! Não quero que o livro acabe".

Fico de pé e aplaudo esse autor que é um gênio: senhor Zafón, muito obrigada pela oportunidade de ler uma história incrível como essa.

RECOMENDO!

"Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro." - página 174
Camila 20/12/2010minha estante
Você toou no x da questão: Ausência de lição de moral :/

Lua 03/04/2020

É um dos meus livros favoritos, senão o favorito
A Sombra do Vento foi o primeiro livro que eu li, com 11 anos, foi uma história totalmente nova e mágica para mim, ainda mais porque o personagem principal tinha mais ou menos minha idade na época. Reli depois de alguns anos e a mágica continuou.
Sinceramente sou apaixonada por essa história do início ao fim, de todos os sacrifícios que ele fez durente sua trajetória e mais importante, a do final dela.
O livro tem três "continuações", ainda não tive oportunidade de ler nenhuma, mas só pelo primeiro eu recomendo muito a leitura.
Bernardo.Jorge 28/06/2020minha estante
Carlos Ruíz Zafón Descansa Em Paz

Jocy.Bispo 27/05/2021

Não me deixe partir.
Primeira meta, ir a Barcelona e percorrer os lugares descrito no livro, porque aí sim vai fechar meu fascínio total por A Sombra do Vento.
Um livro delicioso de ler, leve e faz você fluir e que muitas vezes me pegava com um sorriso bobo por causa da leitura.
Por fim, sei que Daniel é a peça chave, mas Fermín ganhou meu coração, eis que gostaria de ser como ele!
Agradeço de coração a indicação e inspiração! Não tem como amar livros e não se apaixonar por A Sombra do Vento.

"O tempo me ensinou a não perder as esperanças, mas também a não confiar demais nelas..."

Valeu. ?

LidoLendo 13/01/2012

Depressão justificada
Comprei o livro por ele ser ambientado na Espanha, num período crítico de guerra civil. A capa também me conquistou!

No início o livro se arrasta um pouco, mas a medida que fui conhecendo os personagens me apeguei muito à história de cada um deles.

Confesso que em alguns momentos, fiquei muito introspectiva com a depressão e solidão dos personagens, mas isso só me fez querer saber mais ainda o que aconteceria com eles.

O excesso de infelicidade e de solidão dos personagens me irritou um pouco, mas prá mim, foi totalmente justificado pela ambientação do livro e me mostrou que a vida não é um mar de rosas para todo mundo...

A revelação do maior segredo da história não me surpreendeu, mas no geral, gostei da trama e do final!
Keylla 05/06/2015minha estante
Até que enfim encontrei alguém com a mesma percepção que a minha.Até então eram só resenhas lindas e positivas. Acho que fui com uma expectativa muito alta nesse livro. Resenhei ele hoje, se puder dá uma olhada nela. Beijos!

Jon 12/05/2023

Envolvente
Ótima estória, bem desenvolvida. "Cemitério dos livros esquecidos", que sacada magistral. A cidade de Barcelona deste retrato histórico está muito bem representada, excelente ambientação. O que dizer dos personagens?, nossa, sensacionais, em especial Fermín, Fumero, Julian e Clara Barceló, gostei demais. Os mistérios e as reviravoltas são empolgantes. Livro completo, de romance a suspense. Transmito aqui meus cumprimentos para Zafón, grande trabalho, parabéns! Vale a pena a leitura, bom entretenimento, bom livro, recomendadissimo.
andthelicks 13/05/2023minha estante
Continue lendo os outros dessa série do Cemitério dos Livros Esquecidos, as histórias se conectam muito bem. O meu preferido é o Prisioneiro do Céu ?

Jon 13/05/2023minha estante
Continuarei Juliete. Obrigado pela dica. ???

George 22/01/2022

Agora estou com medo de nao conseguir gostar de outro livro
Quando fechei a última página percebi o quanto essa história iria me marcar , li esse livro em menos de 1 uma semana coisa que eu não estava acostumado a fazer , não conseguia parar de ler , lia em todos os lugares , lia até dormir , simplesmente incrível, nem vou falar dos personagens que são muito marcantes sinto como se tivesse conhecido eles de verdade .
Alves 22/01/2022minha estante
Esse é meu livro favorito da vida, eu te entendo

alice 22/01/2022minha estante
Esse livro é incrível, quando terminei me faltaram palavras para descreve-lo

Clara.Gusman 04/04/2021

A Sombra do Vento
Obra de arte!!Acabei A Sombra do Vento pela segunda vez e a experiência da leitura foi tão boa quanto da primeira vez.Todos deveriam ler.

Lucas.Costa 06/05/2021

Um livro tão bem escrito que os pontos fracos são escusados
Ao meu gosto, bons livros, mais que uma boa história, contacom bons personagens. Essa a razão de eu ter Stephen King como meu escritor preferido, ele descreve bem personagens, como ninguém e esse é, com certeza, o maior acerto de Zafon nesse livro. Um enredo que em seu plot principal por muitas vezes apresenta partes desinteressantes, mas que acerta demais em tudo que cerca Daniel Sempere.

ENREDO

A fascinação gerada pelo autor de um livro em uma criança é deveras inverossímil e isso me tira um pouco da história. Eu entendo que, no decorrer do livro, passa-se a entender o porque de toda essa inclinação, mas ela é gerada de maneira tão instantânea e não orgânica que não se compra tão fácil. Fascinação essa tão grande que custa muito ao protagonista, por vezes colocando sua vida em perigo para compreender mais sobre a vida de seu ídolo.
A busca por conhecer melhor Julian Carax é o que movimenta a trama, para o bem e para o mal. Toda a vida de Daniel Sempere é muito interessante, seus relacionamentos e enredos. Já o de Julian, que muitas vezes é contado por relatos de capítulos enormes e cheios de detalhes não. Por muitas vezes, a personagem que faz o relato, o faz como narrador onisciente, falando coisas que ela não teria como saber, como o que Carax estava pensando no momento, ou diálogos em que ele não estava presente. As conspirações só se justificam ao conhecer o final do livro, logo depois de um enorme capítulo bem descritivo da história de Carax. É como se Zafon não conseguisse explicar sua história a tempo e tivesse de acelerar tudo em um relato abrupto e inverossímil.
O final é satisfatório e agridoce. Tudo proposto pelo autor se resolve.

PERSONAGENS

O ponto alto do livro. Como escreveu bem esses personagens. Daniel Sempere é um jovem profundo com todas as dúvidas, incertezas e imaturidade que a idade lhe pede. Outro que merece destaque é Fermin. Sempre que a leitura estava focada nessa relação, eu torcia para que o foco não mudas, aliás, sempre que a trama estava em volta de Daniel e todas as suas relações a leitura é fluida e excelente. Quando o foco mudava pra Carax, eu torcia para logo passar. Não que o personagem seja ruim, mas pq suas descrições eram sempre longas e extremamente descritivas, faltou organicidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para quem leu essa crítica, a impressão deixada pode ser de que é um livro ruim, mas nem de longe. A escrita de Zafon é excelente, tão boa que consegue passar por cima desses "erros" e manter o nível do livro altíssimo. Fico curioso para os outros livros do autor, pois sinto que esse foi um pouco atrapalhado pelo seu plot. Por ter de descrever o que aconteceu com Carax, a leitura perdeu muito fôlego, mas continua entre as melhores do ano e sigo com vontade de ler mais do que escreveu o autor.

Sirleyde 10/11/2023

A Sombra do Vento
Como é bom você terminar uma leitura e perceber que está sorrindo..
Meu primeiro contato com a escrita de Zafón e posso dizer que é uma escrita simples e envolvente, que te faz acompanhar a jornada e as história dos personagens com muita atenção.
Além disso, tem o seu amor pelos livros e ele também é um personagem dessa grande aventura. ???
Clara.Gusman 10/11/2023minha estante
meu livro favorito da vidaaa

Fernando 07/05/2022

O mecanismo do lirismo, feito um relógio suiço, feito o trabalho artesanal de um escritor de talento. Me doeu demais a morte do Zafón, foi como se jogassem tinta pelas páginas de um livro sobre o qual eu tivesse me debruçado e no final, na grande revelação eu fosse impedido de continuar a ler. Acompanhando as desventuras do jovem Daniel, eu me voltei para quem eu fui durante a minha infância: quem era o meu "eu" na infância? Até que ponto fomos personagens de nós mesmos? Devemos aprender a perdoar a nós mesmos, sempre, não importa se temos ou não culpa daquilo pelo qual acabamos sendo punidos, para não punirmos a nós mesmos pelos crimes de outros.

Celli.Barros 30/09/2021

??????
O primeiro livro que li do Zafón foi Marina e já me apaixonei pela escrita do autor.
Agora a Sombra do Vento me conquistou completamente do início ao fim. Fiquei tão imersa na história que uma noite sonhei que estava em Barcelona, de tanto que o autor me fazia sentir que estava lá com suas descrições da cidade. Ambientação, personagens, plots, mistérios, o final...tudo perfeito! Ah..o final...??
Por favor, quem ainda não leu nada do Zafón, leiam!

Carolina.Gomes 15/03/2021

Esse foi o meu primeiro contato com Zafón. A escrita dele é muito bonita. A ambientação do romance,na Barcelona pós guerra, sob uma atmosfera sombria é bem envolvente.
Os personagens são bem simpáticos e o suspense que permeia a trama prende bem o leitor.
Zafón fez uma homenagem aos livros e a paixão pela literatura.
Sem dúvida, vale a leitura.

Marcelo.Oliveira 09/10/2020

"Há prisões piores do que as palavras"
Na obra, Zafón apresenta duas narrativas interligadas, a do misterioso escritor Julián Carax, romancista com o passado intrigante, e Daniel Sempere, um menino cujo pai é dono de livraria, e descobre desde cedo uma estranha intimidade com os romances de Carax.
A história se passa em Barcelona, entre as duas guerras mundiais, em um suspense adulto, resumido nas relações pessoais, e principalmente, no amor.
Um dos melhores livros que li nos últimos tempos (fã assumido do Zafón :) )

Gilbamar 10/10/2010

UM LIVRO MÁGICO
O escritor espanhol Carlos Luis Zafón escreveu um romance de tirar o fôlego dos amantes da literatura. Para quem inicia a leitura do grandioso e fustigante relato pensando em encontrar apenas mais uma estória para passar o tempo numa fila de banco ou na sala de espera do aeroporto é uma verdadeira revelação e um grande impacto. Porque a partir da primeira página ninguém consegue mais parar de ler. Com a maestria de quem tem talento, dom, capacidade e o domínio da arte literária, Zafón vai desenvolvendo seu texto num crescendo, de maneira hábil, como a montar um delirante quebra-cabeças de milhares de pequeninas peças e quase sem deixar pistas do que vai acontecer no capítulo seguinte.

É um livro denso, empolgante, daqueles que começamos a ler à noite, os olhos esbugalhados e atentos, a mente concentrada no desenrolar do contexto e só paramos na última página, o dia já claro. O personagem principal do romance chama-se Daniel, mas o realce da trama é dado principalmente ao livro e ao encanto que esse produto da inteligência humana produz em todos nós seus admiradores fanáticos. De tão mágico, misterioso, sobressaltante e, até mesmo, sobrenatural, A Sombra do Vento desperta aquela ânsia natural de chegar à conclusão da estória para compreender as razões e os porquês de todo o emaranhado de acontecimentos que por muito pouco não explodem diante de nossos olhos, tamanha a força do relato.

O enredo é fascinante, espetacular, empolgante, belo muitas vezes, doentio também em determinados momentos, lírico por instantes, mas essencialmente misterioso, chega a doer na alma cada fragmento de suspense, cada detalhe minuciosamente narrado, então o desejo de saber logo o que vai ocorrer a seguir acelera as batidas do coração e aumenta a adrenalina. O romance é volumoso, mas não há nenhuma frase desnecessária em todo o decorrer de seu conteúdo. As palavras parecem ter sido lapidadas uma a uma para a confecção desse impressionante livro. Carlos Luis Zanón fez um gol de placa ao escrevê-lo. Confesso que o li em dois dias, somente fazendo intervalos quando imprescindíveis e para as atividades inadiáveis do cotidiano. O título, a meu ver, não diz muito nem se mostra muito atraente para quem o vê em alguma estante, todavia basta ler a primeira frase para apaixonar-se.

Gilbamar de Oliveira Bezerra

Lorayne.Stinguel 06/06/2020

Memorável
Ousei reler o livro após 10 anos e, assim como antes, fui tomada pela maravilhosa narrativa de Zafón. A Sombra do Vento é um livro que sempre estará na minha estante, pois certamente serei seduzida para relê-lo.
Sem sombra de dúvidas Fermín é o melhor personagem! Quanta sabedoria para esbaldar em conselhos e ofensas haha
É um livro que não te deixa com dúvidas, que explica o destino de todos os personagens, que descreve tão bem as coisas, situações e pessoa... como se tivesse vendo um filme. O mistério te envolve a tal ponto, que você quer ler tudo de uma vez, para saber logo o que aconteceu.
Eu recomendo até o fim!