A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Dany 13/04/2022

A primeira ida ao Cemitério dos Livros Esquecidos a gente nunca esquece
Em 2001 Zafón, um escritor espanhol apaixonado por sua cidade natal decide escrever o que seria o início de uma série que lhe rendeu sucesso mundial. Misturando elementos de diferentes gêneros como, romance, aventura e mistério, com um dos momentos mais tenebrosos da história da Espanha, a Ditadura Franquista, ele criou um roteiro original, intrigante e emocionante.
Em A Sombra do Vento acompanhamos a saga de Daniel Sempere, inicialmente um menino curioso e assustado por não lembrar mais do rosto da mãe, que perdeu quando do seu aniversário de quatro anos, se transformar em um jovem ávido por conhecimento e por desvendar mistérios que se apresentam a partir da sua primeira ida ao, quase mítico, Cemitério dos Livros Esquecidos.
Assim que “adota” um livro misterioso chamado A Sombra do Vento, de um escritor mais misterioso ainda chamado Julián Carax, Daniel vai se ver em meio a uma trama que nos faz mergulhar junto dele por uma Barcelona de décadas atrás, nos apresentando personagens cativantes e um enredo cheio de amores proibidos, amizades poderosas, ciúme, traição, morte e redenção.
Impossível não se relacionar, enquanto amante de livros e Letras, com a personagem de Beatriz, a moça que vai encantar Daniel com suas opiniões fortes e vontade de se libertar das “amarras” impostas. Outro personagem que merece destaque é Fermín, com sua mente cômica e ágil, sempre nos deleitando com suas “máximas”. A sinceridade do laço entre Carax e Miquel também são um ponto alto da trama.
Recheado de referências literárias, me lembrando, por vezes, um certo Fantasma da Ópera, A Sombra do Vento é um verdadeiro ode à literatura, um livro sobre livros e escritores malditos e, acima de tudo, uma história envolvente e emocionante que ficará para sempre no coração de seus leitores.

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/

cristian_yuri 03/09/2023

Aventura emocionante!
Zafón combina habilmente neste livro elementos de mistério, drama familiar, romance e história política. A narrativa começa com o jovem Daniel, filho de um livreiro descobrindo um livro e autor desconhecidos, o que desencadeia uma intrigante jornada de descoberta.

A história se desenrola durante a Guerra Civil Espanhola, e os conflitos políticos e sociais desempenham um papel importante na trama, dando profundidade aos personagens e ao enredo.

A habilidade do autor em criar uma atmosfera envolvente é evidente na descrição detalhada de Barcelona, desde paisagens até cenários sombrios e misteriosos.

Em vários momentos me peguei perdido em Barcelona, longe da minha realidade e vivendo com Daniel e Fermín nessa aventura emocionante em busca pela verdade sobre Julián e seu passado para, no fim, sentir saudades de um lugar que jamais visitara e de pessoas que nunca conheci.

Uma história linda, intrigante e emocionante que desperta no autor sentimentos de nostalgia e conforto.

É um livro que levarei pra vida!

Joana.Carvalho 29/06/2020

Incrível
"Ambos se perguntavam se haviam sido as cartas a determinar sua vida ou o modo como as haviam jogado."

Eu me arrisco a dizer sem muito medo de errar que este livro apresenta os personagens mais "reais" que já li. Cada um deles tem uma profundidade incrível, que faz com que a nossa imersão na narrativa seja completa. Zafón apresenta um mistério intrigante que faz com que o leitor queira devorar o livro para saber como o destino dos personagens atingiu aquele ponto. É profundo, envolvente e tem um fundo histórico que completa a obra.
Monique @librioteca 29/06/2020minha estante
Vou ter que comprar. kkkkkkkkkkkkkk

Joana.Carvalho 29/06/2020minha estante
Tomara q vc goste :)

Jenifer 15/06/2022

A Sombra do Vento
Existem obras que você sabe que já deveria ter lido, em um momento ou outro da vida, mas que por algum motivo específico, você fica adiando, adiando... Até que um dia decide que já está mais do que na hora de parar de procrastinar e dar início a leitura de uma vez. A Sombra do Vento foi assim pra mim. Sempre existiu a curiosidade, tanto pelo título em si, quanto pela escrita do autor, além das inúmeras indicações de leitura, já que o livro é um fenômeno da literatura contemporânea. Então, finalmente resolvi me aventurar e já adianto que não poderia ter escolhido uma oportunidade melhor. Mas, antes de apresentar alguns dos motivos que me levaram a apreciar tanto obra, vamos ao enredo.

A trama começa no ano de 1945, em Barcelona. Somos apresentados a Daniel Sempere, até então com dez anos, prestes a conhecer o Cemitério dos Livros Esquecidos, uma gigantesca biblioteca que abriga incontáveis livros abandonados. É nessa biblioteca que ele entra em contato com "A Sombra do Vento", um romance escrito por Julián Carax, que logo se torna o seu autor favorito e a principal motivação para o desenrolar dos acontecimentos que permeiam toda a história. Isso porque, já no início da "investigação", Daniel descobre que alguém anda destruindo todos os exemplares de todos os livros que Carax já publicou e que o que ele tem em mãos pode ser um dos últimos volumes ou até mesmo o último restante.

A princípio, o leitor pode imaginar que a partir desse momento teremos o início de uma investigação inocente, ou até mesmo uma simples aventura, já que Daniel descobre-se instigado por esse mistério bem cedo, aos dez, quase onze, anos de idade. E já adianto que não, uma vez que o autor, ao articular as pistas que envolvem a vida de Carax, relata, ao mesmo tempo, os acontecimentos que atravessam a vida de Daniel, seu crescimento, seu amadurecimento, a evolução do seu olhar sobre o mundo e sobre as suas relações, durante todo esse percurso.

O autor desenvolve sua obra apresentando pequenos saltos temporais, e a medida que Daniel cresce, sua busca por mais informações sobre Julián Carax torna-se cada vez mais sombria e dolorosa. Personagens secundários ganham destaque, já que é por meio de suas memórias, seu envolvimento com a guerra (Civil Espanhola) e suas ligações com Carax que conseguimos montar as peças do quebra-cabeças que o autor nos entrega no decorrer da narrativa. São personagens complexos, profundos, que carregam em si um pouco da melancolia que envolve a Barcelona do pós-guerra.

E o que falar sobre a escrita do Carlos Ruiz Zafón? "Bea diz que a arte de ler está morrendo muito aos poucos, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós, que colocamos nossa mente e nossa alma na leitura e que esses bens estão cada dia mais escassos.". Fascinante, cheio de reviravoltas, a forma como as tramas de Daniel e Julián se entrelaçam nos faz mergulhar nesse labirinto de lembranças, enquanto o autor discorre sobre a importância da arte, da palavra escrita, da História. Recomendo demais a leitura e apesar de ser o meu primeiro contato com o autor, pretendo ler os demais livros da série, já que esse livro faz parte de uma sequência de romances que estão interligados, mas que podem ser lidos em qualquer ordem ou separadamente.
Galyn 15/06/2022minha estante
Gostei da sua Resenha

Jenifer 15/06/2022minha estante
Obrigada! ?

Pri 31/05/2021

Perfeito
O começo do livro quase me desanimou por ser uma leitura mais densa e ter um personagem que usa um linguajar vulgar e carregado. Mas passadas as páginas iniciais conquistou meu coração e me fez ser apaixonada pelos livros do autor. Este em especial é um dos melhores, na minha opinião.
Kleyson.Soares 31/05/2021minha estante
Pretendo ler um dia

distopya 31/05/2021minha estante
Marina, do mesmo autor, é o meu livro favorito. ?

oliv_mel 10/03/2024

O livro começou a ficar interessante do meio para o final. Ele traz muitas reflexões e é bastante instigante. Recomendo a leitura.
Gabriela Vianna 10/03/2024minha estante
Eu amo esse

Elena 19/06/2020

Adeus, Zafón. E obrigada.
Faz poucas semanas que eu concluí o Labirinto dos Espíritos e me juntei ao seleto grupo que torcia por mais obras suas, de preferência alguma com Fermín Romero de Torres.

Hoje toda essa expectativa acabou de uma forma tão abrupta. Você se foi. Nem quando Gabo morreu eu senti que uma parte da minha história tinha partido assim. Alguém que eu sequer conheci pessoalmente, com quem não convivi, mas que compartilhou, a partir de duas obras, sua vida, seus interesses, suas críticas sociais.

O que mais me atraía pelo seu trabalho, Zafón, era encontrar personagens com os quais me identificava: Martín, com sua vontade de ser alguém na vida ainda que tudo lhe dissesse não; Fermín, que perdeu anos de sua vida e sua saúde sob as maldades de um governo autoritário sem que lhe roubassem o bom humor e o jeito para dar conselhos; e em todos eles a paixão pelos livros, que é o que une a todos nós, seus leitores.

Já perdi as contas de quantas vezes reli seus livros. E agora é a única coisa que vai nos restar. Me apego à convicção de que se eu - e certamente tantos outros fãs - me sinto assim, é porque você cumpriu seu legado, de que em meio à tanta fantasia e mistério, suas palavras em A Sombra do Vento são verdadeiras:

"Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece".

Descanse em paz, Zafón, suas palavras permanecerão vivas em nossa alma e a todos que hão de ler suas páginas.
Jessie - @jessierrodrigues 19/06/2020minha estante
Um dia triste :(

Giulipédia 19/06/2020minha estante
Vc conseguiu expressar em palavras td q eu sentir ao saber a morte dele hj, infelizmente uma luz brilhante se apagou nessa terra, mas o legado q ele deixou está em seus livros e nos corações dos leitores q foram fisgados por suas belas obras, é um dos meus favoritos e os livros dele me marcaram de uma forma q eu só tenho a agradecer, parabéns pelas palavras ????

Guilherme Amin 17/03/2024

Merecidamente um sucesso
O sucesso crítico e editorial de ?A sombra do vento? sustenta-se nas qualidades que o tornam um livro de apelo irresistível. São apresentadas duas tramas, uma principal e uma nela contida, ambas conectadas por elementos de mistério gótico e de romance de formação bem desenvolvidos.

As personagens situam-se entre o adorável e o abjeto. Há anti-heróis e vilões, mas, a partir de certo ponto, suas atitudes padecem de larga inverossimilhança ? fruto da mão pesada de Carlos Ruiz Zafón, que carrega com toda a força num melodrama gradativamente hiperbólico.

Foi aí que ?A sombra do vento? me perdeu um pouco. Sucessivos exageros, repetições, esquemas folhetinescos e um prolongamento irrazoável na demora para a resolução me fizeram ler as últimas 150 páginas com cansaço e impaciência. Mas o final, que é maravilhoso, resgatou o primor dos primeiros atos e me fez despedir-me do romance emocionado.

A escrita de Zafón, quando não se desgasta na prolixidade, é primorosa. Infelizmente, o escritor morreu jovem, em 2020, deixando uma legião de fãs para a sua quadrilogia do Cemitério dos Livros Esquecidos, do qual ?A sombra do vento? é o primeiro romance. Em mim, ficou a vontade de ir a Barcelona e conhecer os locais em que a história acontece.
Gustavo Kamenach 18/03/2024minha estante
??????

Alice Aras 19/03/2024minha estante
Perfeito! Li partes de A Sombra do Vento anos atrás e, se não me engano, o Prisioneiro do Céu inteiro também.

Tenho um grande carinho e nostalgia por essa história e com certeza irei reler, mesmo que prolixo, pelo que me lembro é muito envolvente!

Vania.Cristina 30/03/2024minha estante
Li A Sombra do Vento ano passado e acabei de ler o Jogo do Anjo agora. Estranhei Zafon no começo, também achei ele prolixo em alguns momentos e apaixonante em outros. Em A Sombra do Vento eu esperava que fosse mais sombrio e sobrenatural, e na verdade é mais um livro de aventuras que me lembra Dumas. Já O Jogo do Anjo é beeem mais sombrio e intenso. Eu quase devorei porque estava angustiada por compreender. Agora vou ter que comprar o terceiro porque virei fã do escritor.

Guilherme Amin 30/03/2024minha estante
Obrigado pelo comentário, Vania! Boa leitura do terceiro pra você!

Suzane 30/12/2021

Surpreende demais
Muito bom, história envolvente, escrita lenta, mas vale a pena. Personagens bem construídos e marcantes

Franca 11/12/2021

O favorito do ano !
Daniel Sempere, sem sombras de dúvida é um personagem daqueles que nos cativam, é doce, ingênuo e um amigo fiel. Porém não é uma história onde apenas um personagem é a estrela. A sombra do vento tem vários personagens além da narrativa bem trabalhados e que diversas vezes me fizeram esperar o pior em suas atitudes, porém em toda a leitura fui surpreendida por atitudes de perdão, carinho e lealdade. É um mistério sombrio e que não nos deixa desapontar em nada!
Julian Carax, o escritor nas sombras que desperta em Daniel curiosidade e o move a desvendar sua história... oque para nós leitores é uma jornada em que tudo se liga e todas as pontas são bem encerradas.
Fermín , eu diria, é o personagem que mais me fez rir em anos de leitura, é daqueles malandros que tem bom coração e conquista nosso real respeito , desejei o o melhor pra ele durante todo o livro. Um personagem de vida difícil mas de muita generosidade , respeito e gratidão com os amigos.
É uma leitura que te deixa inquieto , curioso, e emocionado. Preciso ler mais titulos desse autor urgente!

Sirleyde 10/11/2023

A Sombra do Vento
Como é bom você terminar uma leitura e perceber que está sorrindo..
Meu primeiro contato com a escrita de Zafón e posso dizer que é uma escrita simples e envolvente, que te faz acompanhar a jornada e as história dos personagens com muita atenção.
Além disso, tem o seu amor pelos livros e ele também é um personagem dessa grande aventura. ???
Clara.Gusman 10/11/2023minha estante
meu livro favorito da vidaaa

Jocy.Bispo 27/05/2021

Não me deixe partir.
Primeira meta, ir a Barcelona e percorrer os lugares descrito no livro, porque aí sim vai fechar meu fascínio total por A Sombra do Vento.
Um livro delicioso de ler, leve e faz você fluir e que muitas vezes me pegava com um sorriso bobo por causa da leitura.
Por fim, sei que Daniel é a peça chave, mas Fermín ganhou meu coração, eis que gostaria de ser como ele!
Agradeço de coração a indicação e inspiração! Não tem como amar livros e não se apaixonar por A Sombra do Vento.

"O tempo me ensinou a não perder as esperanças, mas também a não confiar demais nelas..."

Valeu. ?

Fernando 07/05/2022

O mecanismo do lirismo, feito um relógio suiço, feito o trabalho artesanal de um escritor de talento. Me doeu demais a morte do Zafón, foi como se jogassem tinta pelas páginas de um livro sobre o qual eu tivesse me debruçado e no final, na grande revelação eu fosse impedido de continuar a ler. Acompanhando as desventuras do jovem Daniel, eu me voltei para quem eu fui durante a minha infância: quem era o meu "eu" na infância? Até que ponto fomos personagens de nós mesmos? Devemos aprender a perdoar a nós mesmos, sempre, não importa se temos ou não culpa daquilo pelo qual acabamos sendo punidos, para não punirmos a nós mesmos pelos crimes de outros.

Isis C. 17/12/2010

Tem como dar mais de 5 estrelinhas?

Não há palavras para descrever o que foi ler esse livro. Riquíssimo em detalhes, você se apega a cada um dos personagens, aos quais Carlos Ruiz Zafón retrata com tanta profundidade.

E como não se apaixonar por Daniel Sempere? Como não se deixar comover pela triste história de Julián Carax?

Poucos são os livros que te fazem vibrar, torcer pelo personagem, morrer de medo e levar sustos, se emocionar com o romance e tentar resolver o mistério. A Sombra do Vento não tenta ser moralista, não quer ser o tipo de livro em que quase vem escrito "moral da história" no final. É um livro raro de se ver nos dias de hoje, em meio a tantos lixos literários que apenas tentam vender mais e mais. Digo que é raro porque ele simplesmente conta uma história fabulosa, e você fica ávido pela próxima página.

Ao invés de pensar "Ainda faltam 100 páginas para eu terminar o livro, que saco", você fica "Não acredito que só faltam 100 páginas! Não quero que o livro acabe".

Fico de pé e aplaudo esse autor que é um gênio: senhor Zafón, muito obrigada pela oportunidade de ler uma história incrível como essa.

RECOMENDO!

"Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro." - página 174
Camila 20/12/2010minha estante
Você toou no x da questão: Ausência de lição de moral :/

Carolina.Gomes 15/03/2021

Esse foi o meu primeiro contato com Zafón. A escrita dele é muito bonita. A ambientação do romance,na Barcelona pós guerra, sob uma atmosfera sombria é bem envolvente.
Os personagens são bem simpáticos e o suspense que permeia a trama prende bem o leitor.
Zafón fez uma homenagem aos livros e a paixão pela literatura.
Sem dúvida, vale a leitura.