A Sombra do Vento

A Sombra do Vento Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

alice 15/04/2021

A Sombra do Vento tem o tipo de história que não fica só gravado na memória mas na alma do leitor, sinto que o que eu li aqui irá me acompanhar para sempre, como uma lembrança boa e nostálgica.

Através dos olhos de Daniel, conheci uma Barcelona misteriosa e acompanhei o desvendar desses mistérios com um misto de prazer e aflição pelo destino dos personagens mais carismáticos que conheci.

No fim, chorei de saudades por uma cidade que nunca visitei e por uma história que me trouxe sentimentos além das palavras, não consigo mensurar a importância que esse livro teve para mim e sei que essa experiência ficará gravada para sempre no meu coração.

Se ainda não leu essa obra, te convido a visitar Barcelona sem sair de casa, em uma viagem carregada de mistérios, amores trágicos e belos e um cenário político que dá um peso essencial para a história.

Ana Claudia 12/07/2022

Quando Daniel tem 10 anos, seu pai o leva a um lugar bem diferente chamado Cemitério dos livros esquecidos onde um velhinho toma conta.

Seu pai pede que ele escolha um livro para guardar e proteger dentre todos os que estão lá ?esquecidos?. Daniel acaba escolhendo A Sombra do Vento e, fascinado pelo livro, resolve conhecer mais sobre o escritor do livro, Julian Carax. Só que a vida desse escritor é um completo mistério e ninguém sabe o que aconteceu com ele. Dizem que suas obras são amaldiçoadas e onde quer que seja livros estejam há sempre muita destruição. O livro que Daniel tem em mãos é o último exemplar dentre todos os outros que já foram queimados.

Quando a editora que publicou seus livros soube de sua morte, uma pessoa misteriosa ofereceu grande quantia em dinheiro para ter todos os livros de Carax. Essa pessoa queria queimar todos eles.

A medida em que o tempo passa, Daniel cresce e passa a ter acesso a algumas informações e assim consegue investigar melhor a vida de Carax. Essa investigação o instiga por causa de certas semelhanças que começam a surgir?

Evy 19/01/2011

Carlos Ruiz Zafón me conquistou nas primeiras páginas desse romance. Usou uma química básica pra conseguir isso: livros + romance + mistério + citações lindíssimas. Não consegui resistir. E a partir do momento que me apaixonei, devorei o livro em poucos dias. Não dá nem mesmo pra classificar o gênero desse livro: uma mistura ótima entre romance-terror-aventura que te prende de forma embriagante.

Tudo começa em 1945 na maravilhosa Barcelona. Daniel Sempère está completando 11 anos e ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: leva-o para conhecer O Cemitério dos Livros Esquecidos, uma biblioteca secreta no coração do centro histórico da cidade. O intuito do lugar é guardar em seus muitos labirintos de estantes, as obras abandonadas e esquecidas pelo mundo.

Lá, Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento do autor Julián Carax e o livro desperta tanto fascínio no jovem que ele inicia uma busca obcecada pelos demais livros deste autor desconhecido. E é então que ele descobre que alguém vem queimando todos os exemplares que esse autor já escreveu e que o exemplar que mantém consigo talvez seja o último existente e que pode trazer um destino terrível a ele e aqueles que ele ama.

Em sua busca, que no início aparentava ser bem inocente, Daniel acaba descobrindo outros muitos segredos sombrios e mistérios terríveis de Barcelona e te faz mergulhar junto nesse suspense e busca incessante pela verdade atrás do inocente exemplar de A sombra do Vento que carrega consigo.

Recomendadíssimo!

Thaise @realidadeliteral 14/04/2020

Insuperável!
Um livro que fala sobre a magia dos livros, permeado de mistério, intrigas, romance, amadurecimento e amizade. É isso que você vai encontrar entre as páginas de “A Sombra do Vento” primeiro livro da tetralogia dos Cemitérios dos Livros Esquecidos do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón.
O livro conta a história de Daniel Sempere, que ainda criança é levado por seu pai na calada da noite ao Cemitério dos Livros Esquecidos, lá Daniel escolhe um livro para resgatar, A Sombra do Vento, de Julian Caráx. Daniel se apaixona pela história e quer conhecer mais sobre seu autor, quer ler outras coisas que ele escreveu, e isso se torna uma obsessão. Ele descobre que não existem obras de Julian Caráx disponíveis pois todas foram compradas e queimadas por um homem misterioso. A partir daí vamos acompanhando a vida de Daniel, seu crescimento, amadurecimento, sua inserção trágica na vida amorosa, sua vida na livraria do pai.
Ambientado na Barcelona da primeira metade do século XX, a obra te envolve em uma atmosfera obscura, nebulosa, bem Poe, e numa trama de mistério e investigação que nos prende o tempo todo, não dá pra largar esse livro, não dá vontade de parar de ler. A narração em primeira pessoa, pelo próprio Daniel que tem ótimas sacadas bem ácidas, genialmente irônicas é um dos muitos pontos fortes desse livro.
Eu não tenho palavras para explicar o quanto amei esse livros, não tem como não se envolver e simpatizar com os personagens, e a ambientação é tão imersiva que juro que eu tava lá andando pelas ruas nebulosas de Barcelona junto com Daniel e Fermín tentando resolver o mistério do escritor Julián Caráx.
Aliás, Fermín Romero de Torres (ou seja lá qual seja seu nome) é de longe o melhor personagem desse livro, o melhor amigo que Daniel poderia ter encontrado nas ruas de Barcelona.
Não vejo a hora de ler os próximos livros da série, e claro, indico fortemente a leitura, e até invejo quem terá a chance de ler esse livro pela primeira vez, nada vai superar a sensação que encontrará nessas páginas, vai por mim!

Rodrigo 21/02/2023

Encantamento
Uma história de amor, sonhos, descobertas, redenção. Encantado demais pela escrita linda do Zafón. Que maneira linda de apresentar cada personagem e de nos envolver com cada parte desse enredo magnífico.

Marina 20/12/2010

Sabe aquele livro que te faz rir, chorar, sentir medo, raiva, ansiedade, tanta que você simplesmente não consegue parar de ler e que quando chega ao fim, fica aquele vazio, a típica "depressão pós livro"? Pois é, assim é o livro A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, que mistura todos os elementos necessários pra transformar uma simples leitura numa viagem maravilhosamente inesquecível. Um livro onde justamente o amor a literatura (que acredito ser a principal característica das obras de Zafón) se torna o ponto de partida pra essa história apaixonante.

Carlos Ruiz Zafón definitivamente sabe como narrar um livro de forma a prender o leitor até o fim. São diálogos irônicos, inteligentes e bem-humorados, momentos de muito suspense, de muito amor e amizade, personagens cativantes e 399 páginas que você devora de uma vez só.

Dois períodos são narrados paralelamente: o da atualidade, que seria a vida de Daniel e sua aventura em busca de informações sobre Caráx, e o passado, ou seja, a história de vida de Julian Caráx e todos os mistérios que a envolvem. Daniel começa a se identificar sua própria vida com a de Julian e ver a forma como ambas se mesclam até chegarem num ponto único é fantástico.

A amizade entre Fermín e Daniel é uma das coisas que mais gostei do livro, principalmente porque Fermín é um personagem esplêndido. O mendigo na realidade é um intelectual com um senso de humor excelente e os melhores diálogos de toda história são sem dúvida os que ele faz parte.

Como já disse, A Sombra do Vento nos deixa um vazio quando chega ao fim. É como se Daniel, Fermín, Caráx e tantos outros personagens muito bem construídos por Zafón se tornassem parte de nossa vida e dizer 'adeus' se torna muito difícil. Pra aqueles tão apaixonados por ler quanto eu (cuja leitura não é apenas um mero hobbie, mas uma paixão verdadeira, algo essencial), o livro se torna ainda melhor, pois essa mesma paixão que possuímos também é compartilhada por personagens ao longo da história.

Diferente de seu outro livro, "O Jogo do Anjo" (resenha aqui), 'A Sombra do Vento' não possui um final decepcionante. Pelo contrário. Zafón não deixa nenhum detalhe pra trás, tudo é devidamente resolvido e explicado nos levando a um final emocionante onde valores como amizade e lealdade se mostram essenciais.

Um dos melhores que li em 2010, sem dúvida. Gostaria que Carlos Ruiz Zafón escrevesse mais, muito mais. Me apaixonei pela sua forma de escrita. Apenas para vocês terem uma noção, eu não costumo gostar de histórias de amor, porém os momentos de romance do livro me conquistaram. Dificilmente eu sinto medo quando leio um livro (o que diga-se de passagem é decepcionante), porém em certos momentos senti medo SIM. Ou seja, A Sombra do Vento é um livro capaz de conquistar qualquer tipo de leitor, independente do sexo, idade ou preferência de gênero literário.

Outras resenhas em: www.outraxicaraporfavor.blogspot.com
Lima Neto 05/08/2011minha estante
eu adorei esse livro. é uma verdadeira apologia à boa literatura. possui momentos de drama, romance, romance histórico, suspense, mistério, etc, etc e etc. enfim, é um livro completo, para quem sabe apreciar uma bela obra literária.

Hernane 18/12/2011minha estante
Legal, Marina, ótima resenha. Terminei de ler agora a pouco e amei também. E realmente, Firmín é um personagem esplêndido! Parabéns.

Rejane Melo 07/12/2021

Motivos para ler e reler
Mesmo após 3 releituras continua meu favorito.
Livro sobre livros.
Personagens cativantes.
Enredo de mistério e fantasia.
Atmosfera soturna.
Já disse que é um livro sobre livros?

Willsp 26/07/2023

Muito bom de verdade
Esse aqui estava há tanto tempo na minha lista e eu sempre prometia ler nas férias e nunca rolava por motivos que a minha expectativa estava sempre alta e eu tinha receio de decepcionar-me, mas a expectativa não reduziu e decidi não adiar mais. Assim que terminei esse livro, fiquei um tempão pensando e procurando uma palavra que descrevesse o que é essa obra. Sobre os sentimentos? Foram-me despertos inúmeros ao decorrer da leitura. Esse livro entrou na categoria dos melhores que já li e com certeza será um dos que irei indicar quando alguém precisar de alguma indicação. Um ponto que eu queria falar sobre é a quantidade de personagens cativantes que possui nesse escrito, acredito que irão acompanhar-me em memória por um bom tempo e tomara, pois, não quero esquecê-los. Deixo aqui o salve maior diretamente para Fermín que se tornou um dos meus personagens literários favoritos sem sombra de dúvida e sem sombra de vento, com Fermín eu pude dar gaitadas sinceras mas também sentir e absorver a sua melancolia. O Fermín é como um herói, se tornou o meu amigo da leitura, sentia-me confortável com ele nas cenas que não continha tragédia, um exemplo é das vezes que o Fermín se encontrava com Daniel e não o deixava só e isso me trazia instantaneamente um sentimento de alívio. O Miquel? Esse nem se fala, teve o seu sofrimento que foi penoso e ainda assim foi leal a um ponto extremo quando não se tinha nem mais forças. Esse livro é trágico, mas é mágico em simultâneo, transportou-me para dentro dele, me fazendo devorar com lentidão para sentir e vivenciar essa experiência lindamente. É envolvente, é bonito, é cinco estrelas.
Jhonys 26/07/2023minha estante
tenho esse livro há no mínimo 8 anos na estante e nunca tive coragem de ler, mas essa resenha me deu vontade

Willsp 26/07/2023minha estante
adia mais não, aproveita logo

Livrendo 27/07/2023minha estante
Quem bom que leu esse livro, eu tenho um caso de amor eterno por esse autor. Te indico ler Cemitérios dos livros esquecidos ( como o inicio da historia toda), depois o jogo do anjo, nele você verá personagens de a sombra do vento, ( mas em um conceito de antologia ), depois leia o prisioneiro do céu ( nesse narra a vida de Daniel e Bea, e também os conflitos Fermin) e por ultimo Labirinto dos espíritos.
Pode parecer livros demais, mas juro que todos eles são fenomenais. E posso afirmar que no final, você ainda vai se render a Marina, e tenho que prepara-lo que esse livro é de roubar o coração.

Willsp 27/07/2023minha estante
Eu não sou muito fã de ler trilogia/quadrilogia, sempre escolho um para começar a leitura e fim, porém esse foi tão bom que eu não queria me despedir dele e tô cogitando ler todos esses que você citou só para me sentir ainda mais completo.

Rafael.Carvalho 07/05/2020

Um livro que fala sobre livros, amores, desilusões, mistérios e sobretudo sobre amigos. E esse livro se tornou um dos meus. Um amigo que não vou esquecer tão facilmente e que com certeza iriei reencontrá-lo no futuro.

Melina.Meiroz 16/08/2020

Se tornou um dos meus livros preferidos
"Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece."

É uma narrativa incrível e vale cada segundo. Desde já tô ansiosa pra ler mais obras do autor! :)

Campos 05/10/2021

Gostei, mas esperava mais
Fui com muita expectativa no livro, achei que ele ia ser brilhante, pelos elogios que me falavam sobre o autor, mas achei um livro bom só, sei que isso não é ruim, mas achei que ia ser algo genial. No geral gostei da história, mas achei que tirando a parte do livro e do cemitério ( adorei o contexto) achei a trama meio de novela, não que isso seja ruim, mas acabou que deduzi as viradas. Por fim uma confissão vergonhosa, na minha cabeça associei os personagens a personagens da versão antiga do Carrossel ? né julguem ?

Fabíola 22/01/2021

Um livro que fala sobre um livro.
É inevitável não apaixonar-se pela Barcelona de atmosfera sombria e misteriosa e pelo Cemitério dos Livros Esquecidos. Que fascinante essa história! O enredo é instigante, fiquei imersa no suspense, e os personagens são únicos e cativantes (em especial Fermín), aos poucos você vai se conectando a cada um deles. É um daqueles livros mágicos, e o melhor; fala sobre livros!

Como já li Marina e A trilogia da Névoa, nessa obra nota-se uma evolução na escrita de Zafón, que já era admirável e única. A Sombra do Vento costuma ser a porta de entrada de muitos leitores às obras do autor, mas indico muitíssimo que leiam seus primeiros livros e se possível em ordem de publicação.

O Cemitério dos Livros Esquecidos, um lugar secreto e escondido, é apresentado a Daniel Sempere. Ele só pode levar consigo um livro, e acaba escolhendo “A Sombra do Vento”, escrito por Julián Carax. A partir daí sua vida toma um rumo completamente inesperado.

"- Pois bem, esta é uma história de livros.
- De livros?
- De livros malditos, do homem que os escreveu, de uma personagem que se escapou das páginas de um romance para o queimar, de uma traição e de uma amizade perdida. É uma história de amor, de ódio e dos sonhos que vivem na sombra do vento."

Max 28/02/2023

Sombras...
O livro é cheio de mistérios, sombras, suspense e todos aqueles elementos que nos encantam em um bom livro. Zafón, escreve com tal maestria, que chega a humilhar esse pobre leitor que sonha um dia escrever tão bem uma história fascinante como essa... aff
Já está na prateleira dos favoritos do ano!
Super recomendo! ?
Regis 02/03/2023minha estante
Comecei com O Príncipe da Névoa e pretendo ler Marina antes desse, mas adorei saber que a escrita dele segue maravilhosa e estou doida para chegar nesse livro.

Max 02/03/2023minha estante
Descobri depois, Regis, que este parece ser o primeiro de uma trilogia. São independentes, mas com ligação entre eles. A escrita de Zafón é realmente um primor, adorei! ?

Graciene.Cunha 08/03/2023minha estante
Já estava na minha lista . Depois desses comentários , fiquei ainda mais curiosa para conhecer o autor.?

Regis 08/03/2023minha estante
Espero que goste muito dele, Graciene. ?

Carla Verçoza 15/03/2021

Releitura feita após mais de 15 anos, não deu muito certo. Não tenho muito o que falar, não é o tipo de leitura que gosto. Recomendo para leitores mais jovens, de até uns 20 anos, talvez.
Tem boas intenções, mas a história por fim é bem boba e, alguns mistérios, previsíveis, além de diálogos muito constrangedores.

Amanda Bruna 16/03/2021

Não tenho muito o que falar, mas simplesmente me apaixonei por esse livro.
Simplesmente não conseguia mais largar.
Foi incrível mergulhar na Barcelona dos anos 40/50 e acompanhar Daniel Sempere.
O foco não é o mistério sobre a vida de Júlian Caráx, mas é sobre o quanto os livros podem nos fascinar e quanto podem mudar nossas vidas.
Estou maravilhada em conhecer esse mundo e continuo me perguntando: como não conheci esse livro antes????