A sombra do vento (eBook)

A sombra do vento (eBook) Zafón

Resenhas - A Sombra do Vento

Johanna Schulte 16/05/2024

Demora um pouco a fluir mas quando acontece?
O começo da obra me pegou mt, achei q ia ser um suspense bem sombrio. Porém, ali no meio achei que a história perde um pouco o ritmo, muita coisa acontecia e eu simplesmente não me importava. No ultimo 1/3 do livro, no entanto, toda a minha paciência foi recompensado; a trama se desenvolveu e se encaixou de forma impressionante, terminei de ler sentindo um vazio por ter acabado a história.

FÃBIO 15/05/2024minha estante
Este livro me fez encantar a escrita de Zafón. Tanto que li todas suas obras. Lamento termos perdido tão jovem este fabuloso autor.

Geovane57 12/05/2024

Se tem uma descrição para fazer sobre esse livro, é que ele é simplesmente fantástico, uma trama incrível com suspense intrigante, mistérios que me fez querer saber sempre mais na próxima página, a curiosidade de que vai acontecer no próximo capítulo, com personagens cativantes e uma trama e desenrolar surpreendente.

Hello Kenzo 11/05/2024

Absolute cinema
É uma obra prima, simplesmente uma obra prima. Fico triste em saber que o autor morreu tão jovem, podendo escrever muito mais, porém, fico feliz em saber que ele deixou uma das melhores obras de todos os tempos.

Carol 09/05/2024

Carlos Ruiz Zafón sabe como prender a gente numa história
Um dos melhores livros que li esse ano, com muitos mistérios e personagens marcantes, a cada capítulo você fica de queixo caído porque não esperava pelo o que vai acontecer em seguida. Leitura muito fluída e que prende tua atenção, é muito difícil parar de ler porque assim como o protagonista, você também quer as respostas.

Luciana Leitora 07/05/2024

Me ganhou!
O livro leva o leitor a acompanhar a trajetória de Daniel que não tem nada de jornada do herói, é simplesmente a vida acontecendo um dia depois do outro com a rotina costumeira e também com mistérios, encantos e perigos.
O valor que é dado a construção dos personagens é o ponto alto da escrita do Zafon na minha opinião. Não há sujeitos perfeitos e logo irreais ao contrário são tão reais que o leitor não tem como ser indiferente a eles logo ama e odeia com intensidade.
Leitura fluida e prazerosa, muitos assuntos profundos e todos elaborados através de muitas camadas, temas também sensíveis que tocam em muitas emoções humanas desencadeadores de gatilhos mas a sensibilidade e sutileza do autor o faz sem apelar ao gatilho pelo gatilho pareceu-me mais um convite a reflexão do que um trauma gratuito travestido de literatura.
São muitos os pontos positivos nessa leitura mas outro aspecto que vale ressaltar é a importância que os lugares por onde o personagem trânsita tem vida na história, Barcelona aqui é um personagem tão interessante e por vezes tão misterioso quanto os demais personagens.
Foi minha primeira experiência com a escrita do Zafon e já quero embarcar em outra história dele ainda mas quando vi que o outro livro que tenho do autor vai se passar no mesmo universo de A sombra do vento. Belíssimo livro e recomendo fortemente essa aventura que é caminhar pelas ruas de Barcelona na companhia de Daniel Sempere e Fermin em busca de seus mosteiros, dores e amores.

Erica.Barone 07/05/2024

Meu primeiro contato com a escrita de Carlos Ruiz Zafón, e tenho que concordar ser muito boa e envolvente. Todavia, não se compara a Cervantes, como algumas críticas me fizeram acreditar inicialmente. A narrativa é rica em detalhes e personagens, o que para mim, foi um pouco over, não obstante muitos deles tenham me cativado. Seja como for, é uma leitura que prende do início ao fim, com muito suspense e mistério.

Christopher 06/05/2024

Então, li esse pra conhecer uma beldade aí que eu me envolvo e simplesmente fui surpreendido com um livro que tá alugando um triplex na minha cabeça.

Essa obra tem camadas, muitas delas. Tem personagens absurdamente profundos, bem desenvolvidos, Zafon tem um jeito muito peculiar de incutir nas metáforas/caricaturas dos personagens que criou, as críticas que tem a sociedade. Nessa obra se encontram personagens que tu sente vontade de abraçar, por que são personagens humanos. Não seres idealizados pra corresponder algum estereótipo específico dessas bobajadas de jornada de herói. Aqui não temos heróis.

Nessa obra Zafon consegue muito criar uma ponte fortíssima entre realidade e ficção, tu não sabe se aquelas coisas escritas são reais ou não, por que a possibilidade existe fortemente, todos esses personagens existem e fazem parte dos dramas existenciais humanos. Amar uns é um questão moral e odiar outros é totalmente um deve social, há aqui personagens que são a encarnação do que há de pior na sociedade e esses, infelizmente são bem reais também.

E um ponto absurdo, falava isso com a beldade dona do livro, como Barcelona aqui é um personagem, e como Zafon faz com que tu sinta vontade de andar por essas ruas, de pisar onde Daniel pisou, de comer nos lugares que Fermin indicou e espreitar as sombras que Carax espreitou.

Enfim, uma obra foda e muito sensível, me engatilhou diversos sentimentos, nesse livro, vi homens sensíveis que me fizeram pensar que esse teria sido uma ótima referência na minha adolescência, leiam e indiquem. Fortíssimo.

laira.myrele 02/05/2024minha estante
eu li esse há uns 8 anos e ainda penso sobre de vez em quando

marcia277 02/05/2024minha estante
Aí estou nas primeiras páginas. Ansiosa

ladrelfa 02/05/2024minha estante
um dos melhores livros q já li na vida

Danielle 02/05/2024minha estante
Livro maravilhoso !!! Impactante

Nina Pina 02/05/2024minha estante
Ii todos os livros desse autor, meu autor preferido, ele é excelente.

Bruno 30/04/2024

Uma leitura instigante cheio de mistério, suspense, um toque de aventura e algumas reviravoltas assim é a Sombra do Vento. O começo foi um pouco arrastado mas no decorrer da leitura a história se torna mais fluída e por fim acabamos cativados por alguns personagens como é caso do Fermin que se tornou o meu personagem favorito nesse livro. Leitura mais que recomendada.

rai_sabreu 30/04/2024

Simplesmente perfeito
Se fosse possível dar mil estrelas, eu daria.

Esse é o tipo de livro que não se quer parar de ler. Cada capítulo prende de maneira inexplicável. Os personagens são profundos e muito bem construídos. E é de morrer de chorar no final.

A escrita é extremamente envolvente. Apenas leiam, riam, chorem, fiquem com medo e com esperança junto com o personagem principal.

Rafaela1560 29/04/2024

Releitura maravilhosa
Reler esse livro foi uma experiência maravilhosa, assim como foi ida primeira vez. Eu amo a atmosfera da Barcelona cinzenta criada por Zafón. E a ideia de visitar um lugar como o cemitério dos mundos esquecidos me fascina. Aliás, tudo nesse livro de fascina. A trama, as reviravoltas, os personagens, a descoberta do amor, do desejo. Essa é uma história que tem um pouco de tudo...
Vi algumas pessoas comentando sobre a forma como as mulheres são retratadas na leitura. Peloamordedeus, não dá para problematizar tudo!! O livro foi escrito em 2001 e descreve eventos ocorridos nas décadas de 1940 a 1960. É claro que as mulheres eram retratadas de maneira diferente, era um mundo diferente. E, principalmente, que bom que evoluímos, pelo menos um pouco.
Mas dizer que o livro é problemático por causa disso, é um absurdo!!!
Para mim, continua sendo maravilhoso e sempre será!!!

Matheus.Santana 26/04/2024

O que você vai ver hoje, não pode contar a ninguém.
O primeiro cinco estrelas do ano.

Esse livro é mágico, intimista e ao mesmo tempo trágico. A escrita do Zafón é perfeita e me deixou perplexo em vários momentos.

Fazia anos que um livro não me fazia sentir, e nesse eu senti tudo o que você pode imaginar. Senti medo, muito medo de perder algum personagem, vertigem pelas reviravoltas, felicidade pelo Fermín (MAIOR PERSONAGEM JA CRIADO) e senti muita tristeza.

Isso aqui foi uma experiência e graças a Deus eu to vivo pra comtemplar, obrigado Carlos Ruiz Zafón, por me permitir sentir novamente enquanto leio

NatAlia 25/04/2024

Cinco estrelas
MARAVILHOSO! Perfeito! Incrivel, cheio de reviravoltas. ?
Gostei muito da escrita, muito mesmo. Me prendeu demais. Em nenhum momento fiquei cansada do livro, as coisas acontecem o tempo todo. Tudo muito detalhado Com certeza lerei os outros.

vicniro 25/04/2024

Se tornou um dos meus favoritos da vida
Eu não tenho nem palavras para descrever o meu amor por esse livro!! Ele é completo, tem suspense, drama, investigação, romance, tudo perfeito e amarradinho. A forma como é tratado o amor pelos livros é tão bonita e delicada, e as referências feitas ao longo dele me fizeram sorrir de orelha a orelha.

O Fermin é um personagem sensacional, mega engraçado e eu fiquei o livro todo querendo saber qual era a próxima coisa que ele aprontaria. Ele é completamente sem noção e mesmo assim ele consegue desenrolar todas as situações que ele e o Daniel se metem. Mas não só o Firmin é incrível, todos os personagens são bem estruturados, a condução da história é incrível e o timing para as explicações é perfeito. A relação do Daniel com o pai também é muito legal de acompanhar. O final então?. Sem comentários! Eu não via a hora de ter um tempo livre para voltar a ler. Eu fiquei arrepiada até lendo as resenhas sobre o livro e vendo como o sentimento das outras pessoas por ele é o mesmo que o meu.

Enfim, recomendo demais a leitura. Fiquei mega curiosa para ler os livros do Carax.