O livro dos mortos do antigo Egito

O livro dos mortos do antigo Egito E. A. Wallis Budge

Resenhas -

Nati 16/04/2024

Livro fantástico, um dos maiores achados sobre a vida após a morte e os rituais funerários para os egípcios. É uma edição ricamente ilustrada, em papel fotográfico numerando e explicando cada cena do Papiro de Ani.

Aqui temos acesso ao livro dos mortos deixado no túmulo de Ani, supervisor de celereiro. Toda o trajeto do seu espírito, do julgamento até o final é descrito com riqueza de detalhes.

Muito me incomodou a formatação do texto (que não estava justificado). Quando se fala em Antigo Egito sempre convém que os livros tragam algum texto de apoio. A introdução é simplista demais para a complexidade, nomes, rituais e travessias que os espíritos precisavam correr no pós-morte. Entretanto conta com um glossário muito útil. Leitura recomendada porém aconselho o uso de algum material de apoio.

Hiária 16/03/2024

É um ritual
Na verdade são diversos ?livros? de rituais funerários ou de passagem desse plano para outro.

Saindo do contexto do livro, fiquei de cara com todos os papiros (relíquias) estarem em museus da Inglaterra, França, Alemanha e Itália.

Não li um livro cujo papiro original estivesse no Egito.

Pensa num povo usurpador?

Voltando para o livro, é uma leitura chatinha, mas bem interessante!!

Emilson5 14/02/2024

A jornada de Osíris Ani
O Livro dos Mortos do Antigo Egito era uma coletânea de textos ritualisticos para a vida após a morte. Antes mesmo de se chegar ao destino final, era necessário passar por algumas etapas. Tanto no processo de ritos fúnebres (embalsamamento e mumificação), quanto nos ritos que a alma deveria realizar até chegar ao julgamento, onde se decidiria pela bem-aventurança ou aniquilação total, pois o coração era pesado na balança da justiça e verdade. É todo esse trajeto que acompanhamos através dos pergaminhos fúnebres de um sacerdote de Tebas (a egípcia, não a grega) chamado Ani e sua esposa Thuthu.

hydraaplle 01/01/2024

é um ótimo livro para se introduzir na cultura egípcia e seus ritos, não é aquela coisa com várias informações, mas se você estiver interessada começar a estudar esse leque de conhecimento é uma bom livro, não tenho muito o que dizer já que pode ser considerado um livro mais acadêmico.

wsilva.12 31/12/2023

Uma viagem ao mundo Antigo ?
Se livros são conhecimento, este é sem dúvida um dos maiores de nossa história. Reunindo diversas lendas e passagens sobre os mitos do antigo Egito.

O livro traz também orações, feitiços e discursos que os antigos egípcios enterravam com seus mortos, no objetivo de ajudar os falecidos em sua "jornada" para a vida após a morte.

Trazendo hieróglifos e ilustrações do papiro de Ani, um antigo escriba egípcio.

O "Livro dos Mortos do Antigo Egito" é o livro da Vida. Trazendo explicações sobre as estradas, os caminhos, os portais, as horas, as leis e os guardiões da vida após a morte.

Como é dito no próprio livro:

? É o registro vivo de um mistério duplo: O mistério da vida e o mistério da morte.

Se assim como eu você também se interessa por estes assuntos, é o livro perfeito para viajar e imaginar um mundo além do material.

??

Este é apenas um dos livros que falam sobre os mistérios da vida e da morte, cada qual trazendo elementos de suas crenças e de seus deuses.
Neste caso, os elementos são toda a religião Egípcia

Ana Terra 22/12/2023

Como se avalia a cultura alheia?
Não tem como avaliar o livro em si, já que este é um apanhado de escritos sagrados.
Tudo que está escrito nele tinha imensa importância para este povo e fazia parte de seus rituais fúnebres. Quem sou eu na fila do pão?
A leitura não foi fácil, pois como eu disse, são textos ritualísticos, mas foi muito interessante e este livro é lindo :)

Samira149 05/07/2023

Um livro sobre morte
É uma ótima leitura e um conhecimento muito estranho, ama legal de se ter, entender como e lofwur eles faziam tantos rituais para os mortos e como foi evoluindo ao decorrer dos anos esse rituais é muito bom.

Vivianne19 20/03/2023

Um bom livro para quem é fã da cultura egípcia
Esse livro relata as orações e feitiços para a passagem do escriba Ani para o outro lado. Diferente do que é pensado, esse livro não contém os rituais de mumificação e morte, mas sim as preces para uma boa passagem e não ser rejeitado do outro lado pelo Deus Osiris. Para quem não conhece muito sobre, pode parecer enfadonho, mas para os amantes dessa incrível cultura, super recomendo!

Cris01 11/02/2023

Didático
Livro interessante para quem é amante da egiptologia, mostra em detalhes sobre o livro dos mortos e possui comentários. Vale a pena ler!

Priscilla Santiago 29/01/2023

Expectativa x realidade
Quando eu resolvi ler uma lista de clássicos baseado no Livro da Literatura da editora Globo e vi esse título achei que neste livro iria encontrar descrições de como fazer a mumificação e o porque que eles faziam e na verdade encontrei orações e instruções de como proceder no pós-vida. É interessante, mas foi uma quebra de expectativa tremenda, o engraçado que eu ficava imaginando um certo personagem do Yu-Gi-Oh! nessa situação (Yu-Gi-Oh! é uma das obras que eu mais amo).

Palloma.Alessandra 11/01/2023

Interessante
Não chega a ser uma Ilíada, mas é bem interessante, é basicamente um manual para os mortos conseguirem alcançar o Além (pós -vida), cheio de instruções ou encantamentos para alcançar o objetivo.

ciliane.ogg 02/01/2023

Imaginei tantas coisas quando me propus a ler esse livro que a última coisa que passou pela minha cabeça era: um livro de orações, seguindo os ritos fúnebres do Antigo Egito.
É uma leitura interessante, diferente, que serve mais como curiosidade.
Enfim, uma boa leitura.

Marcella 27/12/2022

É né ?
Mostra orações, feitiços, e textos para ajudar os mortos no pós vida. É traduzido e explicado muito sobre as ilustrações, entretanto os hieróglifos não ?? Não e ruim, só que também não é o que eu esperava! ?

Beth 18/09/2022

Interessante
Muito legal, o livro conta a passagem e os rituais para o mundo dos mortos. Interessante ver um pouco da cultura dos antigos egípcios. Gostei bastante do livro.