O livro dos mortos do antigo Egito

O livro dos mortos do antigo Egito E. A. Wallis Budge




Resenhas -


41 encontrados | exibindo 31 a 41
1 | 2 | 3


Gab 22/06/2021

Egito Antigo - Livro dos Mortos
Nesses escritos que remontam o antigo Egito e todos os seus mistérios e deuses nos trás um pouco do que era aquela mitologia que até os dias de hoje fascinam muitas pessoas.
O livro apresenta ilustrações belíssimas com hieróglifos e rituais de vida após a morte!
comentários(0)comente



Nick 23/04/2021

Vamos lá, eu adoro o Antigo Egito, e sempre amei ler sobre, e quando comprei esse livro, tive a impressão de que se trataria sobre a história do livro dos mortos, mas na verdade ele fala sobre o que está escrito nele. Não era bem o que esperava, é um livro pequeno mas bem difícil de se ler. Porém a edição é muito bonita, as páginas são decoradas, e com muitas fotos.
comentários(0)comente



A.Maia 31/03/2021

O Livro dos Mortos do Antigo Egito
Este exemplar, um tanto complexo, é a tradução do papiro encontrado na tumba de Ani, um escriba, mostrando toda a sua trajetória estruturada em textos funerários do Egito antigo. Os textos, repletos de simbolismos, foram escritos nas paredes das pirâmides, na parte interna de caixões e posteriormente em papiros. Contêm cânticos, deuses a serem conhecidos e testes que provam se aquela alma é boa o suficiente para continuar no caminho. O Livro dos Mortos era usado principalmente pelos faraós, mas com o tempo outros também tiveram acesso.

Senti falta de uma melhor explicação dos textos traduzidos. Há muitas informações e nomes diferentes, se torna uma leitura lenta exigindo atenção redobrada. Possui um glossário em seu final e conta com imagens ao longo de suas páginas, figuras que são explicadas e dão vida ao que está sendo narrado! Louvores egípcios também estão presentes, mas de maneira um tanto confusa, principalmente por alguns trechos estarem faltando devido, por exemplo, a alguma marca no local original da inscrição.

Algo que sempre achei extremamente curioso é o fato de, após a morte para os antigos egípcios, o coração de cada um ser pesado em uma balança no submundo e do outro lado da balança ter uma pena. Se o coração for mais leve que a pena poderá seguir o caminho, senão será devorado por um ser mitológico.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/
comentários(0)comente



Antônio 17/03/2021

Não pense que entendeu de 1ª
Equivocadamente chamado pelos Ocidentais de "O Livro dos Mortos", "O Livro da Saída para a Luz" é uma coleção de textos sagrados de inestimável grandeza, um convite à morada das almas, uma jornada pelo submundo ao lado de Osíris, o senhor de Un-nefer.

Os desenhos do papiro de Ani, além de belíssimos, mostram-se repletos de mensagens ocultas, um verdadeiro convite ao mistério. O conteúdo abordado no texto também é riquíssimo, cuidadosamente elaborado e dispensa comentários. Extremamente vasto em simbolismos, ele permite a comprovação, quase que imediata, da importância da religião para a civilização egípcia.

Cabe ressaltar aqui que este é um livro para estudos. Se você não é um estudioso da área, duvido muito que vá entender todas as entrelinhas deste texto em uma única leitura. De fato, a religião desse povo foi algo extremamente complexo. Seria muita prepotência de nossa parte querer compreendê-la em sua base, ainda mais por meio de critérios tão racionais e objetivos como os que temos hoje. É necessário que o homem resgate as suas origens e beba da água do inconsciente coletivo para que alguma coisa de outrora possa fazer sentido nos dias atuais.

Destaco ainda que a edição da Madras deveria passar por uma nova revisão, incluindo a tradução que fizeram do texto original. Me senti perdido em certos trechos da leitura, pois, além da falta de coesão textual, tive a impressão que algumas pranchas foram cortadas ou estão faltando figuras. Para um livro desse porte, todo cuidado na tradução e na escrita será considerado pouco.

De qualquer forma, vale a pena a leitura. Recomendo muitíssimo!





comentários(0)comente



Tatiana221 16/03/2021

Livro muito bom para conhecer os ritos funerários do Antigo Egito, muito bem explicado
comentários(0)comente



César 24/01/2021

Bem interessante
Quando inciei a leitura, esperava outra coisa. Mas, foi bem interessante. É preciso ficar atento por conta dos nomes e termos usados. A edição que li, capa preta da Madras de está de parabéns. Um excelente trabalho gráfico.
comentários(0)comente



none 12/12/2020

Vale pela curiosidade
Vale pela curiosidade não pela leitura linear. O melhor do livro é a riqueza ilustrativa e histórica. Pra ler junto com outros livros sobre o Egito Antigo.
comentários(0)comente



melnoliteraverso 13/11/2020

Gostei
Gostei muito de todo o conteúdo escrito (Apesar de que poderiam ter mais imagens no glossário). Tenho apenas uma crítica as imagens que são uma só em 2 páginas (continuação): Muitas delas foram cortadas e não deu pra ver o meio direito
comentários(0)comente



Bruno Oliveira 23/10/2020

O PERGAMINHO EM LIVRO
Este O Livro dos Mortos do Antigo Egito registra o pergaminho encontrado na tumba do, aparentemente, famoso escriba Ani. Ele é único, personalizado, e, segundo os egiptólogos, é o modelo mais bem preservado (e rico) desse rito mortuário encontrado até hoje. Então, prepare-se para uma viagem visual (espiritual) onde tudo ali escrito e desenhado visa auxiliar o morto na sua passagem da vida terrena à espiritual e, posteriormente, ao renascimento. É um livro de orações, cânticos e orientações para o tal Ani chegar e voltar ileso do além-túmulo. Há informações bem básicas sobre lugares, deuses e objetos ali citados. É um bom livro “porta de entrada” a esse mundo milenar tão distante e tão instigante que faz parte da nossa Humanidade.
comentários(0)comente



Mauricio.Araujo 22/03/2020

Transcrição
Este livro trata apenas de uma transcrição das pranchas do libro dos mortos que mostra o caminho percorrido no pós vida.
comentários(0)comente



Natalia Cunha 02/03/2020

Bastante interessante
Muito legal, apesar de diferente do que eu imaginava. Achava que teriam mais explicações sobre os temas abordados (deuses e deusas, costumes etc), mas é uma tradução e transcrição dos textos que iam junto aos sarcófagos. Interessante por mostrar um pouco do que eles consideravam importante, o modo de vida, filosofia e, obviamente, a religião dos antigos egípcios.
comentários(0)comente



41 encontrados | exibindo 31 a 41
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR