O livro dos mortos do antigo Egito

O livro dos mortos do antigo Egito E. A. Wallis Budge

Resenhas -

Beth 18/09/2022

Interessante
Muito legal, o livro conta a passagem e os rituais para o mundo dos mortos. Interessante ver um pouco da cultura dos antigos egípcios. Gostei bastante do livro.

chyphe 02/09/2022

Não tenho muitas palavras para descrever o que penso do livro. Mas tudo que consigo dizer é que alimentou ainda mais meu amor pela mitologia egípcia e todos os rituais da passagem da morte.
Simplesmente a maior mitologia de todas

Lucy 12/08/2022

Sou Osíris Ani, Osíris Ani. Ninguém me dete, ninguém me dete
O livro dos Mortos (não o d'A Múmia de 1999), é um compilado em papiros, um manual de bajulação do deuses, pra garantir a vida eterna nos Campos da Paz. O que convenhamos, assim como qualquer livro religioso.

Fora o conteúdo, que não vou me estender aqui (porque como falei lá em cima, é um manualzinho pra tu saber o que fazer depois de morrer, e como garantir a vida eterna sem perturbações), a edição em si é muito bacana. Tem um rápido texto introdutório, dando um norte pros mais leigos. E o mais importante pra mim, e que deixa tudo melhor, ilustrações.

As ilustrações não tão lá só pra fazer charminho. São imagens do Papiro de Ani (o papiro traduzido em questão). E junto com a explicação e as notas de rodapé, te situam em cada etapa citada na tradição. O que foi ótimo pra mim, porque essa já é uma releitura, e dá primeira vez, não entendi jongas do que tava rolando. Agora com essas ajudas, entendi melhor como era cada etapa, quais deuses eram destinadas as orações, os feitiços e tal. Se não fosse por isso, ia morrer achando que a "Pesagem do coração" e "Confissão Negativa" aconteciam no mesmo lugar, feito um atrás do outro.

A leitura, até por causa das imagens e notas, é fácil e dá até pra imaginar todo um filminho do Ani fazendo a sua jornada (no meu caso que não tenho afantasia).

Pra curiosidade e mesmo um rolê mais acadêmico, vale a pena.

Rafael B. Juck 09/08/2022

Belíssima obra
O livro é lindo e isso ajuda demais no entendimento.
É basicamente um livro de orações que vão contando a historia de Ani, o escriba, após sua morte. A história é contada a partir das imagens dos hieróglifos originais e isso traz uma riqueza única para este livro.
Por serem orações, torna a leitura um pouco repetitiva, mas é muito interessante para quem, como eu, tem seu primeiro contato de forma mais realista com as crenças e costumes do antigo egito.

Ale 29/05/2022

O livro é sobre rezas e encantamentos que eram escritos nos sarcófagos para ajudar os falecidos na jornada da vida após a morte.

Kolesne 19/03/2022

Complicado porém nem tanto k
Tinha esquecido de colocar esse livro aqui. Acho que é um livro voltado mais para acadêmicos da área, não deixa de ser bom, e explicar todo o processo, mas mesmo pra quem conhece sobre a mitologia egípcia, sinto que não consegui absorver tudo.

Saeto 30/01/2022

Egito antigo e suas maravilhas.
Sou completamente apaixonado pela cultura e divindades egípcias. Sou muito atraído por esse tema. O livro transmite as traduções e interpretações das tabuletas encontradas. Uma leitura totalmente recomendável pra quem gosta do tema.
S.

HeloDf 22/01/2022

O livro dos mortos
O livro é basicamente uma tradução de como se realizavam as sepulturas no Egito antigo. Talvez seja mais indicado para quem visa estudar o contexto com maior profundidade.

Karla Marinelli 06/10/2021

Amei
Aqui a gente vê um pouco de como é a passagem dos egípicios para o mundo dos mortos , seus deuses e rituais de passagem. Bem legal. Cheio de ilustrações maravilhosas. Amei muito.

Regina.Luiza 19/09/2021

O livro dos mortos do Egito Antigo
Trata-se de um livro que traduz as pranchas encontradas na tumba do escriba Ani, a mais de 2.000 a.c.
essas pranchas são ritos de passagem do morto para o mundo dos mortos e toda a cerimônia que ele passa para chegar ao submundo, incluindo o julgamento.
É um livro interessante mas nem difícil de entender, principalmente se você não está ambientado com toda a história de deuses do Egito Antigo.

Bookstan 06/09/2021

Fascinante
Não li tudo direto por estar fazendo pesquisa para trabalho, mas adorei. Adoro tudo q envolve o Egito Antigo e esse livro nos faz entender muito mais sobre essa antiga civilização.
Pretendo voltar para esse livro e ler as partes q pulei

Recomendo a leitura

Marcela.Correia 21/07/2021

Traduções de hieróglifos
Um livro curto que traduz as inscrições de tumbas que levam o morto a desfrutar o pós eterno na cultura egípcia.
Você entende um pouco os rituais e inscrições.
Muito rico em gravuras e instruções para que todo o ritual fosse feito da forma correta.
Para amantes totais da cultura do Egito.

Flávia_SDutra 16/07/2021

Entendi nada porém muito bom
É muito complicado, muitos Deuses que acaba até confundindo a cabeça, nomes em árabe que não consigo identificar. Mas no final de tudo você acaba entendendo de uma maneira geral, não todos os detalhes.
Mas não julgue ele por isso, a quantos anos foram escritos isso? É algo muito complexo para uma mente humana, mesmo que eles tentem explicar, você entende só o superficial, para entender de fato, precisa ler várias vezes, mas recomendo

Bruno 30/06/2021

Inestimável
Documento histórico de valor inestimável, em edição sensacional da editora Madras.
Ilustrações riquíssimas e nítidas, reprodução fiel das pranchas do Livro.
Ressalta, negativamente, a falta de contraste textual entre o que é comentário e o que é tradução.
O conteúdo é rico e repleto em misticismo. Interessante para quem já teve algum contato com a crença do povo, certamente melhor para quem tem domínio. Pela falta de integração de um estudo dos escritos no livro, talvez não seja a melhor opção para curiosos - grupo ao qual faço parte.