Auguste Dupin

Oscar Nestarez

Resenhas - Auguste Dupin: o Primeiro Detetive

Jaque @blogmalucadoslivros 10/01/2020

Auguste Dupin - O primeiro detetive
Com uma edição impecável e uma perfeita tradução (que tornou a leitura mais fácil de ser entendida) Auguste Dupin - O primeiro detetive é uma obra que reúne três contos de Edgar Allan Poe.

A PREMISSA:
Nesta obra vamos conhecer três contos, que são protagonizados pelo grande criminologista Auguste Dupin, que apenas com sua inteligência e perspicácia consegue resolver casos complexos de assassinato.

Os três contos são: "Os assassinatos da rua Morgue", "Os mistérios de Marie Rogêt" e "A carta furtada".

O QUE EU ACHEI:
Apesar destes contos ter sido escritos por volta do século XIX, são contos cheios de reviravoltas, e pela ótima tradução são de fácil entendimento. Auguste Dupin foi um personagem que inspirou muitos autores de livros policiais como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle (autor de Sherlock Holmes).

Eu adorei todos os três contos, foi uma leitura super rápida e que me surpreendeu muito com seus desfechos cheios de reviravoltas. Além disso, fazia tempo que eu não lia nada do autor e esta sensação de estar matando a saudade das obras dele, foi simplesmente incrível e todas minhas expectativas superadas.

Se você gosta de contos bem desenvolvidos e tramas policiais, não pode deixar de conhecer este detetive que inspirou tantos outros!

Bruna Lima 28/02/2020

Um trabalho de tradução incrível feito por Oscar Nestarez (aliás bem propício) e Fátima Pinho, e com uma bela edição para colocar em destaque o primeiro detetive da literatura, somos conduzidos a nos deliciar com um personagem capaz de desafiar sua própria astúcia e inteligência.

A cada nova história vamos conhecendo e tendo "dimensão" do célebre C. Auguste Dupin, que não apenas coloca seu amigo narrador para pensar, como nos leitores somos instigados a mergulhar em cada detalhe apresentado.

Com isso, Poe nos apresenta uma escrita minuciosa, rica em detalhes, aspectos e possíveis interpretações capaz de levar ao fascínio.

Tata 14/04/2020

E bomm
Porém meio complexo com palavras difíceis

Iris 02/05/2020

Arrastado
Esperava um pouco mais dos contos que inspiraram Arthur Conan Doyle e Agatha Christie. A história em si é boa, mas os monólogos do Detetive Dupin são extremamente longos e cansativos.

Mônica 24/06/2020

Dupin tem uma capacidade extraordinária de desvendar os mistérios, porém achei a leitura um pouco cansativa.

Sah 16/09/2020

Auguste Dupin foi considerado o primeiro detetive da literatura, sendo criado por Allan Poe, inspirando várias obras posteriores, incluindo Sherlock Holmes. No entanto, as obras com o personagem são escassas, então aqui temos os três contos num só volume.

São eles: Os Assassinatos da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt e A Carta Roubada. Embora possamos observar com clareza a perspicácia da mente de Dupin, o caso mais interessante ao meu ver foi o de Marie Rogêt, pois além de ser inspirado num caso real, ele foi praticamente resolvido através de manchetes de jornais.

No entanto, Dupin possui seus pontos fracos, como o fato de o próprio personagem não ser muito explorado e não sabermos nada de sua história, o mesmo se dando ao seu amigo que narra os casos (a inspiração para John Watson). Além disso, as explicações para suas conclusões não são muito diretas, tornando-as muito longas e um pouco cansativas, algo que eu não senti nas obras de Doyle.

Apesar disso, foi uma boa leitura, principalmente pelo conhecimento de ser a primeira obra do tipo, e também porque fazia um tempinho que queria ler algo do autor. Pra quem gosta do gênero, pode ser uma experiência interessante.

Jessica Dias 29/12/2020

O primeiro detetive da literatura
Adoro livros de detetive e me surpreendi ao saber que Edgar Allan Poe foi o predecessor. O livro reúne três contos, o meu preferido foi Os Assassinatos da Rua Morgue, pois o final foi realmente inimaginável. Recomendo!

paulo 09/01/2021

O primeiro dos primeiros
Estava numa maratona frenética de filmes de horror do início do século passado e parei para ler os contos de Auguste Dupin e acompanhar a adaptação dos Crimes da Rua Morgue. A leitura é fascinante, é muito clara a influência de Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, Dupin é um personagem carismático e muito inteligente, muito lógico, mas também humano.

Os Assassinatos da Rua Morgue foi uma história que me impressionou demais. Para mim, um suspense bom não precisa ter o crime mais mirabolante de todos, mas precisa ser envolvente na narrativa, de modo que não fique enrolando a história e a solução do mistério, porém que cada peça se encaixe devidamente, e foi isso que esse conto proporcionou, com uma reviravolta jamais imaginada.

O Mistério de Marie Rogêt é um tanto quanto longo e demanda paciência e atenção - li num mau momento -, ainda assim consegui encontrar a engenhosidade de tudo depois de refletir um pouco. Esse é daqueles que também impressiona e, além disso, tem uma trama tão bem entrelaçada que o leitor jamais conseguiria sair da rede de nós criada por Poe.

A Carta Roubada é o mais divertido de todos, possui a mesma criatividade e beleza dos anteriores, finalizando a história e a trama de Auguste Dupin com uma reviravolta muito cômica.

jean.doce 02/02/2021

TextoTextoTexto Texto
Texto textos texto Texto textos textoTexto textos textoTexto textos textoTexto textos texto

duda 29/07/2021

Gosto bastante das histórias do Edgar, cada uma com suas pinceladas de suspense e ação que deixam o leitor sempre querendo por mais. E com esse livro não foi diferente, eu adorei!

Mari 08/10/2021

Adorei.
"A luz caída
Do lampião sobre a ave aborrecida
No chão espraia a triste sombra; e, fora
Daquelas linhas funerais
Que flutuam no chão, a minha alma que chora
Não sai mais, nunca, nunca jamais!"
- O Corvo

?Edgar Allan Poe - a mente por trás de grandes obras da literatura mundial, bem como da gênese do conto da maneira que conhecemos - nos presenteia com três contos incríveis mais dois contos extras.

?Vamos conhecer Auguste Dupin, nosso primeiro detetive peculiar da literatura.
Seu legado que trouxe inspiração para Arthur Conan Doyle, Agatha Christie e tantos outros.

?Que edição linda, bem estruturada, prazerosa de ler.

?Adorei todos os contos, são mórbidos, criativos e fáceis de ler.

?A quem diga que a leitura se arrasta, e sim ela é arrastada no sentindo de morbidade mesmo e não no sentido de ser uma leitura chata. Esse é exatamente o estilo de escrita do Poe.
4 estrelas.

Gustavim Barros 13/04/2022

Médio
Sendo eu uma cria de Sherlock Holmes e Hercule Poirot, achei as aventuras de Auguste Dupin um pouco insossas. Não que o livro seja ruim, mas temos detetives e mistérios muito melhores nas páginas dos dois primeiros.

Diane 25/09/2022

Leitura cansativa e arrastada!
Auguste Dupin é um criminologista notável por sua inteligência durante a investigação de misteriosos casos de assassinato. Muito antes de Sherlock Holmes ganhar fama, Dupin fazia história, sendo o primeiro detetive da literatura, nesta edição especial que reúne contos como “Os assassinatos da Rua Morgue”, “O mistério de Marie Rogêt” e “A carta furtada”, ou seja, a trilogia completa protagonizada pelo detetive de Edgar Allan Poe – Auguste Dupin, o primeiro detetive.

"A verdade nem sempre está no fundo de um poço. Na verdade, no que diz respeito aos conhecimentos mais importantes creio que esteja sempre na superfície. A profundidade está nos vales em que buscamos e não no topo das montanhas onde é encontrada."

É indiscutível que Auguste Dupin é um clássico, afinal, se trata do primeiro grande detetive da literatura mundial. Mas nem por isso o livro me cativou, apesar de alguns momentos bem interessantes na trama, a narrativa é cansativa, e sua estrutura não permite uma boa experiência de leitura. É uma leitura válida, mas que pessoalmente não me agradou tanto.