Auguste Dupin

Auguste Dupin Edgar Allan Poe
Oscar Nestarez

Resenhas - Auguste Dupin: o Primeiro Detetive

clubdol1vr0 13/04/2023

O primeiro detetive fictício do mundo

O livro traz três histórias escritas pelo gênio Edgar Allan Poe, são elas: Os Assassinatos da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt e A carta furada, que tem como personagem principal Auguste Dupin, que é um criminologista notável por sua inteligência

Se tu gosta de livro policial ou de investigação, esse é pra você

O livro é bom, mas é bem cansativo porque tem muita explicação e detalhes, a pessoa acaba se perdendo um pouco e fica um pouco confuso

Ou talvez apenas os livros de Edgar Allan Poe não sejam pra mim

Apesar do livro ter menos de 200 páginas e 3 histórias, não dá pra ler em 1 dia, por ser arrastado

Pra quem não está ligado, o Dupin é o primeiro detetive da ficção e inspirou o Sherlock Holmes, a Agatha Christie e outros livros sobre detetives, ou seja, Poe é o pai da literatura policial

Agora eu vou me recuperar da ressaca literária

Camilla246 10/09/2023

Leitura original e os 3 casos do livro também. Mas, por ser "Poe", esperava mais. Indico pra quem gosta de assasinatos e suas resoluções. Dou uma nota 8.

Marcos.Freitas 06/03/2022

Poe é um grande mago, aqui fica demonstrado sua magia quando cria a mágica do conto, traz a luz dos olhos esse formato que seria reproduzido no passar das gerações.

Em seus 2 primeiros contos nos apresenta o primeiro grande detetive, Dupin, que viria a inspirar tantos outros personagens posteriormente, assim como outros tantos personagens, o primeiro conto com muito mais maestria que o segundo, o qual suspeito haver ter se perdido muito mais em razão do corte feito em seu final de que em razão do próprio escrito.

Sobre o corvo nada tenho a falar.

Em o escaravelho vermelho, mais uma vez demonstra sua sagacidade em desvendar mistérios através de suas personagens sem que nos, bons leitores, suspeitemos de toda a verdade por trás da sagacidade qual a personagem se utilizou para desvendar o mistério, um misto de mistério e comédia (?), excelente leitura.

Imprescindível conhecer o autor para entender de onde vem muitas das coisas a qual consumimos hoje.

Romulo Vieira 27/06/2020

Auguste Dupin
Edgar Allan Poe é muito conhecido pelos seus contos de terror e inspirar muitos escritores.

Nessa obra sobre investigações e crimes que até então não tinham soluções, aqui ele nos mostra que os detalhes fazem a diferença.

Sao cinco histórias que vai prender a sua atenção para descobrir a solução do crime, e é feito de uma forma brilhante.

Recomendo o livro e para quem gosta de uma boa história, e ainda mais de investigação você vai amar.

Desejo à todos uma ótima leitura, e não esqueçam de deixar seus comentários sobre a obra.

site: https://www.instagram.com/p/B-erLmpDJp_/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Deca 03/08/2020

TAG 50% 2020
Citei a leitura no vídeo que fiz respondendo a TAG 50% 2020.

site: https://youtu.be/vW30mAuQsFg

Felpz 05/03/2021

O homem que inspirou o resto do mundo do terror policial
Neste livro que ganhei da minha melhor amiga, a Giovana (Giixh), eu recomendo a total concentração do leitor. Não pense que é fácil se perder por conta de falha de Edgar Allan Poe, muito pelo contrário, são tantos detalhes, a psicologia, a riqueza da Paris apresentada, todos esses fatores valem a pena totalmente para conhecer Auguste Dupin. O narrador é omisso de propósito pelo autor, mas não faz com quê a obra não seja perfeita. Até mesmo se inspirando em crimes reais, como no último conto da trilogia, inspirado no misterioso assassinato de Mary Cecília Rogers, que ocorreu na mesma época do autor. Tenha um dicionário em mãos, a riqueza dos detalhes e de vocabulário vai te surpreender.

Erica 02/11/2023

A forma como são decifradas as histórias é bem interessante, mas a forma como Dupin fala fica muito difícil de acompanhar. Me senti tentando entender um advogado discorrendo sobre os casos num tribunal. Depois de dois ou três parágrafos já me perdia e tinha que voltar.

Não esperava que o livro todo fosse apenas descrever a análise de Dupin sobre os casos. Achei que iria ver alguma ação de investigação.

De qualquer forma, gostei bastante.

Amanda.Contiero 14/12/2020

O Primeiro Detetive
As analises e desfechos dos casos são de grande perspicácia. A leitura foi válida pela oportunidade de conhecer uma obra que tanto influenciou o gênero. Não obstante, houveram lacunas que demandavam maior desenvolvimento. Mesmo considerando o formato de contos, não consegui me afeiçoar ao enredo.

Erica 03/10/2021

Foi uma ótima leitura, gostei bastante de a carta furtada, ainda acho as historia de poe meio complicadas de entender mas essas realmente foram muito boas

ale 18/02/2024

Livro bastante diferente do que tô acostumada. Não odiei nem nada do tipo mas também não me cativou ou provocou interesse de conhecer mais sobre a escrita ou tema do mesmo. Leria poucos desse mesmo gênero. Mas acredito que, para quem se interesse, é um ótimo começo ou apresentação devido a ser composto por contos.

Heverson Santos 18/09/2023

Esperava mais
Durante muito tempo me falaram sobre o quanto Poe é incrível, ganhei esse livro de presente e então decidi ter logo o primeiro contato (mesmo querendo que fosse com O Corvo).

É impossível não comparar Dupin com Sherlock Holmes, para a tristeza de Dupin. Achei os personagens dos contos de Poe muito mal trabalhados, na gostei de como os casos foram apresentados por ser massante e não achei o desenrolar intuitivo. Além disso tudo, Dupin também parece um mágico várias vezes, recebendo as coisas meio que de bandeja nas mãos.

Um grande ponto positivo é o plot e a finalização do conto "Os Assassinatos da Rua Morgue", que tornou esse livro razoável.

Menina Ártica 22/07/2021

Alguste Dupin
Como o primeiro detetive da história da ficção é bastante interessante ler sobre os contos deste personagem atípico. Assim como Poirot ou Sherlock, gostei bastante do personagem, porém os contos não são tão fluidos e de leitura rápida como estou acostumada com as demais obras de Agatha Christie.

carstairs. 14/06/2021

Esse é um autor clássico?
Sinceramente? Muito ruim. Não recomendo esse livro!! A ausência de capítulos - a história é narrada sem pausas - é definitivamente a gosta d'água.