Auguste Dupin

Auguste Dupin Edgar Allan Poe
Oscar Nestarez

Resenhas - Auguste Dupin: o Primeiro Detetive

Miss.Thamiris 27/03/2023

Livro ótimo para quem ama casos bem detalhados e com linha de raciocínio complexa, confesso que em alguns momentos me perdi, mas após alguns parágrafos conseguia me reencontrar kkk
Bons casos do famoso Dupin!
Valem a pena pelo suspense e plot, principalmente pelo primeiro caso. Leiam!

adelia 13/10/2022

Amo ler estórias de detetives mas o dupin só me irritou mesmo, tirava umas coisas do nada sem mt explicação e achei as resoluções dos casos tão ??? os dois primeiros eu realmente não gostei mas o da carta salvou até

voracious 09/10/2023

No geral achei uma leitura boa, mas não muito fácil, por motivos de Poe. A linha de raciocínio é bem densa, as frases são robustas e cheias de significados, e se você lê sem prestar muita atenção, tem que ler de dois a três parágrafos novamente.
Dupin é um personagem muito complexo e não consigo colocar em palavras o que acho dele, por ter lido tão pouco sobre. Se por acaso o livro fosse maior, ou tivessem mais volumes... Confesso que gostei desse personagem complexo, e assim como em outras obras, não gosto do migo dele que narra os casos. Acho os acompanhantes dos detetives muito sem sal. Mas ainda salvo o Watson do Sherlock, pois ele se mostra um companheiro mais útil, e menos pé no saco.
Na metade do livro, no segundo caso, pra ser mais exato, a leitura perde o ritmo, pois o personagem entra num monólogo chatissimo, desculpa Edgar, mas não curto palestrinha quando eu não estou preparada pra uma. Porém obrigado por inspirar mais autores a escrever sobre detetives.
Ótima leitura para entender de onde vieram os herdeiros de Dupin: Sherlock, Poirot e cia ltda.

AndradeFS.Ju 05/11/2023

Às vezes o narrador enrola pra caramba - quando não o Dupin. Eu não sabia se minha mente estava viajando enquanto ele falava de xadrez e outros devaneios, ou se meu intelecto estava decaindo. Quando entraram no caso, descobri que tinha lido Os Assassinatos da Rua Morgue em outro livro. Reli.
O livro é interessante. Enrolado. Ofenderam os matemáticos. Mas é bom.

Mike 29/02/2020

Um ótimo começo
Iniciei meu projeto de leitura desse ano nessa semana, entrei numa livraria, permaneci durante cerca de 40 minutos, no fim, entre a revolução dos bichos e admirável gado novo, decidi levar algo do gênero que sou apaixonado, o policial, e nada melhor do que começar lendo esse gênero por sua primeira obra lançada, assim, por curiosidade e satisfação levei "August Dupin - O primeiro detetive".

Eu não era um leitor muito hábito até então, adorava escrever, mas o meu hábito de leitura era péssimo, devido a minhas escolhas, porém nunca é tarde, não é? Li num ótimo artigo que sua leitura não pode começar logo com um "Dom Casmurro da vida", eu ri - foi o livro que tentei ler ano passado, na onda de uma amiga leitora nata. Obs: fracassei, mas um dia reencontro Capitu por aí outra vez - hoje prometi fazer escolhas que irei seguir e não me atentar as dificuldades do caminho - ou ao número de páginas - mas sim na recompensadora imersão concluída no final.

Iniciei lendo o primero conto da trilogia do detetive Dupin "Os assassinatos da rua Morgue", o conclui em um dia. O detetive proposto por Poe é meio limitado a condição de observador e julgador, onde conquista a maioria de suas conclusões por artigos lidos em jornais, e isso não é um demérito, pois Dupin sendo o primeito detetive da literatura, Poe conseguiu fazer com que os leitores prendessem a atenção nas observações fantásticas do detetive, Poe propõe um conto baseado nessas observações, mas trás as melhores observações, dificilmente alcançadas se tentadas por autores sem a experiência do mesmo. "O misterioso caso de Mary Roget" cativa na descrição e observação dos fatos, ainda mais reconhecendo o paralelo com a realidade do caso, mas as vezes pode parecer meio cansativo ao se debater com tantas matérias de jornais, no fim, uma declaração de Poe, onde basicamente alega que o sujeito que considerou suspeito é meramente fato de probabilidade, é um conto que o autor discute bastante essa condição, a do "provável". Após a divulgação do conto, o homem que foi acusado por Poe por ter matado Mary cometeu suicídio...culpa? No fim temos "A Carta Furtada", minha leitura favorita, onde definitivamente o detetive me ganhou, a escrita de Poe é brilhante, os personagens são bem trabalhados, e isso tudo em um conto bem curto. No fim, vejo que nada foi por acaso e essa leitura, sem dúvidas foi incrível. Vale muito a pena dar uma chance ao detetive de Poe nessa edição incrível da novo século que reúne todas suas aventuras.

Yasmin 30/03/2020

Um gênero diferente
Esse livro foi de um gênero que saiu totalmente da minha zona de conforto, nunca me interessei por esse estilo de autor, minha zona de conforto de resume a romances na maior parte das vezes, e nunca tive curiosidade a nada além disso, e foi um dos pontos que me deixou chocada por achar esse livro incrivelmente bom, a curiosidade em saber o autor dos crimes e o motivo me deixaram chocadas, gostei do suspense e de tudo que vem com ele, esse livro com certeza, me fez ter uma expansão e curiosidade por outros gêneros.

kooh 13/11/2022

Aqui você consegue ver o verdadeiro gostinho da literatura clássica e sombria, ainda que nesse livro Poe não tenha recorrido a nenhum terror ? além do próprio terror de fazer parte da humanidade.
É uma leitura com algumas palavras bem inutilizadas nos dias de hoje, porém ainda consegue ser fluída e rápida (o 3° conto que o diga, li praticamente em uma sentada).
E vemos aqui porque Agatha Christie e Conan Doyle e diversos outros autores com seus detetives geniais se inspiram em Dupin: ele é o detetive perfeito, frio, a boca silenciosa e a cabeça cheia de idéias, e com seu cachimbo característico. Todo seu método da tal racionalização é formidável, Poe sem dúvida criou o avô e deus de qualquer próximo detetive que possa ser inventado :)

Sobre cada conto, com o primeiro você já consegue enxergar como a cabeça de Dupin e Poe são magníficas e engenhosas, simplesmente nunca pensaria nisso ?. O segundo, entretanto, como a maioria, achei confuso e chato e apenas um monólogo (é compreensível porque acusaram Poe do caso real, olha os detalhes disso). O terceiro com certeza é o mais fluído, e meu favorito, apesar de bem simples!

Num todo, é um bom livro que até consegue ser bom para a atualidade, com certeza merecedor do título de clássico! Deveria ter sido uma verdadeira ascenção da literatura na época, e isso pode ser muito bem visto até pra quem, como eu, não curte tanto
Juka 13/11/2022minha estante
concordo linda (nunca li)

Larissa 15/04/2020

Diferente
Esse livro me fez sair da bolha, uma leitura super difícil pra mim mas que valeu a pena. Pra mim não foi nenhum SUPER LIVRO mas valeu muito a pena a experiência.

Bruna 13/03/2020

Poe não é escritor de Policial
Ele pode ter sugerido uma ideia para a mente de Doyle, mas definitivamente ele não foi feito para escrever histórias desse tipo. Poe é excelente em todos os outros quesitos e escreveu muito bem seus contos, mas esse do Dupin são muito arrastados. O Dupin nem é detetive, é só um cara muito sagaz e observador.

Rafa 02/10/2021

Não gostei
O primeiro conto eu gostei, mas o segundo e super demorado, terminei de ler sem saber o que aconteceu direito. O terceiro super sem graça.

Leodecrab 24/10/2020

Legal!
Um ótimo passatempo. Cada conto mostra uma originalidade sensacional, o primeiro foi surpreendente, confesso que não gostei muito do segundo e do terceiro. Então veio "O Corvo" que me trouxe a versatilidade do autor com essa obra de arte e "O Escaravelho de Ouro" com certeza foi meu favorito (confesso que fiquei em alguns momentos fiquei 'Grrr" pela construção do personagem Júpiter, mas entendo devido a época em que foi escrito). Tem todo um enigma por trás desse conto que me fez voltar pra tentar entender até que desisti haha. Ao todo, como dito antes é um ótimo passatempo e me custou apenas 10 reais, esse livro de qualidade evidente, já que, eu em todos os momentos rolava todo o livro junto com a capa para uma leitura melhor (no meu caso), e o produto continua em perfeito estado!

Neymei 30/10/2020

Auguste Dupin é um detetive extremamente detalhista (talvez até demais a meu ver) e os contos são interessantes, porém, não tão atraentes quanto os extras "O Escaravelho de Ouro" e o tão famoso e amado poema "O Corvo" que o livro traz.

Guilherme 16/01/2021

Interessante
O livro é constituído de 3 contos, onde o primeiro é o melhor, o segundo deixa a desejar e o terceiro achei bom, para quem gosta de Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, é super legal ver de onde surgiu a inspiração para tais escritores, principalmente se tratando de Sherlock, vemos muitas semelhanças.

Mônica Paz 16/05/2020

O primeiro detetive
Auguste Dupin de Edgar Allan Poe é o detetive que inspirou todos os que vieram depois e, por isso, vale a pena conhecer essa trilogia clássica. As histórias do século XIX são sempre muito detalhadas e inusitadas, ao passo que apresentam o detetive e seu modo peculiar de vida, sendo contadas por um amigo que o acompanha.

Isa Alexia 24/12/2020

Reler esses contos de Poe foi uma delicia, pra quem gosta de mistérios o livro é um prato cheio!