Recursão

Recursão Blake Crouch

Resenhas - Recursao

Bruna.Caroline 24/06/2020

Memória é tudo!
Esse livro me tirou da zona de conforto. Ficção científica não era um gênero que curtia ler, porém esse livro me encantou e a partir de agora vou ler mais livros assim.
Que livro insano de me fazer gritar "o que?, Como?" Rs.
Gostei muito dessa experiência de entrar num mundo que volta várias vezes no tempo, porém não é uma leitura leve e nem rápida, mas muito interessante, não tenho muito o que falar em geral, quem gosta desse tipo de gênero vai se interessar bastante, e já não tem muita experiência com ficção científica eu afirmo que é um bom livro para sair da mesmice e experimentar algo intrigante e novo.

"O tempo não passa de memórias sendo escritas".
- Vladimir Nabokov
Primeira citação do livro.

Nath @biscoito.esperto 04/02/2021

Este é o segundo livro do Blake Crouch que eu leio, e sinceramente nem sei escolher qual eu gostei mais. Acho até injusto tentar comparar Matéria Escura com Recursão. Mesmo ambos sendo livros de ficção científica, eu acho que eles abordam temas bem diferentes, ainda que sejam duas histórias geniais!

Primeiro de tudo, quero dizer que eu li este livro na velocidade da luz, em basicamente dois dias eu devorei o livro inteiro. Simplesmente não consegui ler ou fazer outra coisa até terminar o livro.

Recursão começa quando um policial de Nova York é chamado para um caso emergencial de uma mulher que está ameaçando cometer suicídio pulando de um prédio. Como parte do treinamento, nosso protagonista Barry Sutton começa a conversar com a mulher, tentando fazê-la desistir de pular.

A mulher conta para ele que está sofrendo da Síndrome de Memória Falsa, uma doença descoberta recentemente. Basicamente, a doença deteriora seu cérebro, te fazendo lembrar de coisas que nunca aconteceram, levando as pessoas a uma depressão profunda.

Essa história me lembra uma coisa que é contada da internet em fóruns de coisas sobrenaturais ou bizarras desde que eu tinha uns 12 anos e comecei a me interessar por essas coisas. Se a história é real ou não, não importa, a moral dela é que é interessante.

Conta-se que um rapaz, jogando um esporte com os amigos, caiu e bateu a cabeça no chão, desmaiando. Enquanto ele estava desmaiado, ele teve um sonho extremamente vívido que durou anos dentro de sua cabeça. Ele crescia, se formava na faculdade, se casava, arranjava um emprego e vivia feliz com esposa e filhos. Depois de anos no sonho, um dia ele estava com a família em casa e olhou para o abajur. Ele achou o formato do abajur estranho, como se estivesse vendo algo em duas dimensões na vida real, e pela simples percepção de que aquele abajur não podia ser real o sonho se desfez e ele acordou com os amigos ao seu redor preocupados pela sua queda.

Apesar de não ter vivido a vida do sonho de verdade, esse homem passou o restante da vida sentindo falta do emprego, da esposa, dos filhos e da vida toda do sonho que ele perdeu, e que nunca existiu!

No caso de Recursão, a Síndrome das Memórias Falsas é basicamente a mesma coisa. As pessoas começam a se lembrar de coisas que não aconteceram – esposos com quem nunca se casaram, filhos que nunca tiveram, mortes de parentes que estão vivos, etc. – e isso as leva ao suicídio.

Quando Barry falha em salvar essa mulher e ela de fato acaba com sua vida, ele fica obcecado pela SMF. Ele decide investigar a vida dessa mulher – tanto sua vida real quanto a vida da qual ela se lembra, mas que nunca viveu.

Ao mesmo tempo, porém 11 anos no passado (risos), Helena Smith é uma neurocientista genial que busca inventar uma tecnologia que possa ajudar pessoas que sofrem com Alzheimer. Sua cruzada tem um motivo pessoal – ela quer ajudar a mãe, que sofre da doença. No entanto, seu projeto é extremamente ambicioso, e toda ciência ambiciosa é sinônimo de gastos astronômicos. É quando se projeto chama a atenção de um bilionário, que decide dar os fundos para a pesquisa de Helena, desde que ela ajude-o com alguns projetos pessoais envolvendo memórias.

Na mesma medida que Matéria Escura trata de universos paralelos ao lidar com os aspectos da vida de um homem tentando controlar sua vida, seu emprego e seu casamento, Recursão trata de viagem no tempo e memórias do ponto de vista de protagonistas que desejam a todo custo salvar pessoas de sua família de trágicos fins. Usando um pano de fundo de ficção científica e abordando temas extremamente interessantes, Blake Crouch escreve livros incríveis sobre seres humanos que amam intensamente e vivem vidas extraordinárias, que de alguma forma são exatamente como as nossas.

A gente pode não se identificar com pessoas caminhando livremente entre universos ou voltando para versões anteriores de suas vidas, mas nos identificamos com pessoas que querem ajudar sua família e evitar o sofrimento daqueles que amamos.

Acredito que Recursão é um livro incrível não só pelos elementos de ficção científica – e não me entenda errado, pois esses elementos são FODAS PARA CARALHO –, mas suas histórias são boas por serem sobre humanos falhos tentando dar o melhor de si.

site: www.nathlambet.blogspot.com

MarcosOMartins 29/08/2021

Incrível
Livro rápido, instigante, eletrizante. Uma história excelente, personagens extremamente interessantes. Entregou tudo que se propôs. Um favorito do ano sem dúvidas.

Barbara Prass 28/07/2021

Helena e Barry vocês me devem um pouco de sanidade
Não sou uma grande leitora de ficção científica, então fui ler sem expectativas, e nossa, que livro boom. Recursão é bem complexo e foi muito bem escrito, a leitura é super fluída, mas Blake Crouch vem cá me explicar esse final..

bruno 06/10/2021

um dos melhores livros que eu li esse ano. me surpreendi bastante com a história, as reflexões, mesmo tendo uma parte com muitas repetições não prejudicou o ritmo do livro. ansioso pra ler o outro livro dele.
Ruth33 07/10/2021minha estante
Esse livro é tudoooooo. Lê Materia Escuro desse autor, se ainda não leu. É bem doido igual kkkk

bruno 07/10/2021minha estante
tô com muita vontade de ler ele, todo mundo diz que é o melhor dele kkkkk

Janaina.Oliveira 08/04/2021

Recursão - Blake Crouch
?Uma pessoa parada entre dois espelhos vê a própria imagem se repetir infinitamente?
Recursão coloca as memórias da pessoas entre dois espelhos, já imaginou?
Helena é uma cientista brilhante que trabalha com o objetivo de guardar memórias de pessoas que sofrem com o Alzheimer, como sua mãe, mas Slade descobre que é possível transportar as memórias de uma pessoas de 40 anos para seu corpo de 20, criando assim duas linhas do tempo, uma que está sendo vivida agora e a outra de forma desbotada e estatística nas memórias do viajante, deturpando a criação de Helena.
Para a nossa salvação apenas Barry (meu Deus! Será que todo Barry gosta de ferrar a linha do tempo?) e Helena juntos podem impedir que memórias mortas voltem as mentes de todas as pessoas do mundo provocando uma guerra nuclear.

Adorei esse livro!!!

mel 01/06/2020

Poderia ser um episódio de Doctor Who
Ao mesmo tempo que esse livro me deixou confusa em vários momentos, também foi um dos melhores sci-fis que já li. Me deixou com a mesma sensação que vários episódios de Doctor Who conseguiram deixar, e talvez seja por isso que eu tenha gostado tanto.

Neto.Menezes 16/09/2020

Sei nem por onde começar...
"O tempo é uma ilusão construída pela memória humana. Não existe passado, presente ou futuro. Tudo está acontecendo agora."

E Blake Crouch atingiu um novo patamar com Recursão!! Com Matéria Escura eu já tinha me rendido à sua escrito, mas o que ele fez nessa obra é GENIAL!
O livro tem um ritmo alucinante, você fica eufórico a cada página lida e se depara com uma situação cada vez mais fora do controle... Mas ainda assim você continua vidrado na história querendo saber como e se Helena e Barry conseguirão impedir os desdobramentos causados por Marcus e a cadeira da memória!
Recursão é um prato cheio para quem ama o gênero de ficção científica e também serve para fisgar novos adeptos, sem contar que tem um final de explodir cabeças! ??
E então: 5 ESTRELAS, FA-VO-RI-TA-DO e FÁCIL FÁCIL MELHORES LEITURA DO ANO!

iara360 07/09/2021

ainda processando
li esse livro sem nenhuma expectativa e foi surpreendente. recomendo ler sem ler a sinopse.

nunca li nada igual. a forma que o autor narrou as viagens pelas memórias e as sensações de reviver os momentos fez eu me sentir na pele dos personagens. genial. as primeiras páginas foram arrastadas, mas depois que o plot da história foi revelado ficou totalmente fluído. simplesmente incrível. 5/5

Laryssa Barros 23/08/2021

Perfeito!!!
Primeiro livro de ficção científica que leio e me apaixonei por essa história. O autor me ganhou nas primeiras páginas, que destreza com as palavras, o texto flui e sem que você perceba se passaram 80 páginas. A imaginação do autor em criar uma história incrivelmente original sobre um tema já tão explorado é de aplaudir de pé. A forma como tudo se encaixa e cada personagem tem seu desenvolvimento, eu amei esse livro e mal posso esperar para ler outra obra desse autor.

Carla Carolina 26/02/2024

Ótima ficção científica

Os livros do Black Crouch fazem jus ao gênero de ficção científica e traz aos leitores muita ciência e tecnologia, algo que gosto muito e me encanta nesse gênero, quando o autor usa a ciência para criar mundos ou realidades fantásticas tudo baseado na ciência.

brenda 15/03/2021

O livro me tirou o fôlego diversas vezes, me deixou tensa e viciada praticamente. Porém, enrolou bastante no final e isso deixou meio cansativo. Mas no geral, o livro é ótimo.

Tayanne Lobão 12/09/2020

A importância do agora
Tem uma frase no epílogo muito marcante, fala sobre a importância da gente olhar pro passado mas viver no presente, vejo isso como: todo mundo tem arrependimentos, erros. Só que devemos usar isso como experiência e sempre evoluir sabe, as vezes ficamos tão apegados ao passado, nos deixamos levar pela nostalgia e esquecemos de viver o agora.
Moysa.Resende 12/09/2020minha estante
To lendo "matéria escura" e já quero começar esse tbm

juli 17/06/2021minha estante
AMIGA EU QUERO LER E AXHEI SEU COMENTARIO

Brenda.Cardoso 21/12/2020

É tanta coisa coisa que nem sei