O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Déh Favalli 06/06/2020

"Temas como desonestidade, avareza, exclusão social, inveja, escravismo, violência, prostituição, discriminação sexual e adultério são trabalhados de maneira crua e explícita..." A cada capítulo a história fica mais intrigante!

Teté 30/01/2023

Para abrir os olhos...
Não sei como definir a maneira como esse livro te humaniza de TANTA COISA. Você acaba e fica pensando em tudo, em como nossa sociedade foi e é estruturada, tua forma de enxergar o outro, de se sentir no direito de julgar. Aluísio te dá personagens carregados de esteriótipos e descreve eles com tamanha indiferença às vezes, no fim você entende o porque: na vida real, as pessoas não se preocupam em conhecer a história de ninguém. O livro te deixa com uma sensação de incômodo, nojo, repulsa em tantas partes. É de corroer a alma, tocar teu íntimo...

É realmente uma leitura obrigatória, com um peso enorme na nossa literatura. Só lendo mesmo para entender o porquê é tão comentando e debatido até os dias atuais.

As edições da Penguin são sempre incríveis, nessa em específico, o posfácio é um artigo a respeito da crítica que Aluísio Azevedo recebeu, tem vários apontamentos interessantes, eu amei e recomendo.

Rafaella 27/06/2010

'O cortiço' é visceral, é o Naturalismo no seu auge, a lascívia, os instintos puros, sem necessidade de adaptação à sociedade. Por isso, divide os leitores em amor ou ódio. É necessário percebê-lo e apreciá-lo como o que realmente é: uma obra atrelada a uma época em que se acreditava no homem refém do meio, não seu agente.

Jayline 06/01/2021

O cortiço é considerado um dos mais importantes livros do realismo/ naturalismo brasileiro, pois mostra e revela o que a sociedade da época não queria enxergar, é uma grande crítica social, política e moral.

27/04/2020

É um livro trágico que nos apresenta a realidade nua e crua, o ser humano egoísta, cruel e covarde; mas apesar disso podemos ver pessoas que com tão pouco ainda sim conseguem aproveitar momentos de felicidade.

A única dificuldade que eu tive com o livro foi o excesso de personagens, achei bem difícil distinguir eles uns dos outros.

Ceci 11/10/2020

A vida como ela é
Essa leitura leva a reflexão, as pessoas muitas vezes se tornam o que são devido ao meio em que vivem, circunstâncias, ou pela própria ganância e maldade. O Cortiço mostra a realidade. Adorei o apêndice que explica o momento histórico e explica o movimento literário, naturalismo.

Robson68 20/01/2023

Ótimo
Mais um livro clássico da nossa literatura que nunca li e que, agora, depois de adulto, leio e me encanto. Aluísio de Azevedo constrói personagens extremamente caricatos mas verdadeiros em sua essência, onde um cortiço barato abriga do praça da polícia à lavadeira solteira. Muito interessante ver que determinadas críticas sociais relatadas no livro ainda são tão presentes no século XXI!

Wesley.Rodrigues 04/02/2022

Nem sei o que dizer sobre esse livro, um verdadeiro soco no estômago, uma triste realidade retratada, cheio de personagens cativantes e alguns desprezíveis movidos à ganância. A leitura dele foi muito especial, gostei bastante, perfeito.

Jujubax 30/08/2021

No início a narrativa é bem lenta, chegando a ser chata até, e também começa a aparecer vários personagens diferentes, e acaba ficando confuso de lembrar de todos, mas no decorrer da história conseguimos identificar a maioria. A leitura começa a ser mais fluída a partir da metade do livro, quando começa a aparecer várias situações que deixaram o livro animado, passei tanta raiva com algumas que acho q até aumentou a minha pressão, fiquei muito indignada. O final é bem trágico, chegando até a ser cômico a contradição da situação lá (se for o que eu entendi)... A escrita é boa até e da pra entender bem, acho q vale a pena ler sim

Hector 20/05/2021

O Cortiço: grande obra do naturalismo.
O Cortiço é um ótimo livro. Por meio dele, a gente consegue fazer uma viagem para essas habitações muito populares no Rio de Janeiro do final do século XIX. O autor retrata de forma muito precisa as emoções, desejos, problemas e condições das personagens.
Conseguimos observar o contraste selvagem entre a burguesia em ascensão e o povo desumanizado e marginalizado pelo Estado e pela classe alta. Ao longo de todo o livro nos lembramos das atuais favelas.
Enfim, é uma obra-prima!

Sara 28/06/2023

Mais um livro lido na época da escola que eu não tive talvez a maturidade ou o estímulo necessário para absorver a grandiosidade da obra. Ainda bem que tive a oportunidade de reler.

Lu_Augusto 08/01/2024

Um relato do Brasil de uma época passada, mas que deixaram raízes na nossa sociedade, infelizmente.
O livro começa bem devagar e por isso demorou a me fisgar, mas quando o cortiço finalmente foi erguido e cada vez mais pessoas de juntavam ali mais as confusões aumentavam com as histórias se cruzando...
O autor soube fazer personagens que despertam nosso amor, ódio ou compaixão dependendo do enredo escrito (exceto João Romão, esse você odeia do começo ao fim, e no fim mais ainda).
Matilda_books 09/01/2024minha estante
O Cortiço foi escrito no século XIX e pertence a escola literária naturalista; a "cereja no bolo" desse livro é perceber como o autor relaciona o ser humano com os animais.
O racismo é descrito como predador e presa, a raça inferior e a superior. O sexo é mostrado como algo selvagem. E logo nos primeiros capítulos, Aluísio Azevedo relaciona os moradores do cortiço com vermes e lesmas que surgem em meio a um lamaçal, criticando as péssimas condições de vida do cortiço.
(Esse comentário é apenas um complemento da sua resenha, e o João Romão é péssimo do início ao fim e é o que vence os seus objetivos na vida de forma muito injusta.?)

Lu_Augusto 09/01/2024minha estante
Sim, período em que havia o chamado Racismo Científico e onde as teorias eugênicas, de raça superior vigoravam, fica muito claro isso no livro sempre colocando os europeus e descendentes como os civilizados e os brasileiros e mestiços como animais ...

Diego 25/07/2022

Dia a dia
É surpreendente como este livro, relatando o simples dia a dia de uma comunidade de pessoas prende a nossa atenção e nos faz apegarmos aos personagens.
Ótima descrição dos costumes da então capital federal e de aspectos atemporais da natureza humana!