O Ateneu Raul Pompeia
Franco de Rosa

Resenhas - O Ateneu

Gabi 26/07/2021

O Ateneu
?Você vai encontrar o mundo, coragem para a luta.?
História de Sérgio enquanto frequentou o colégio interno O Ateneu, trata da passagem para o fim da infância.
Bom!

Rabrisa 20/07/2021

Antigo, porém tão atual...
Não sei o porquê de falarem tão mal desse livro. É uma linguagem difícil e cansativa, porém a mensagem que o livro passa, no geral, é boa.

Leandro 18/07/2021

Complexo
O livro cumpre o que se propõe: um livro de memórias do narrador (e do próprio autor) sobre a época que estudou no Ateneu.
Sendo um livro de memórias, há saltos de tempo e longas divagações próprias de quem revisita o passado.
O rico vocabulário utilizado e as diversas referências tanto à cultura da época (há uma longa explanação sobre filatelia) e à dita alta-cultura (diversas menções à mitologia grega, trechos bíblicos e história da arte) tornam a leitura exigente.
Recomendo ler em uma edição com boas notas de rodapé e um dicionário ao lado.

Brun0 17/07/2021

Escrita rebuscada e exagerada e falta de envolvimento.
Apesar de ter uma proposta de um livro que constrói críticas sociais através dos eventos que ocorrem no internato, a descrição de Pompeia é pouco envolvente e deixa com que o leitor se perca facilmente nela, tornando a obra extremamente arrastada, sendo que o livro não passa das 200 páginas.
Contudo, o livro possui personagens que até certo ponto são cativantes e envolventes e que contribuem para o desenvolvimento do protagonista, que sofre por inúmeras transformações e reflexões ao longo da trama

Lua 13/07/2021

Eu tive uma aula sobre esse livro e fiquei bastante interessada, porém a linguagem é difícil de entender, é cansativo, só fica interessante em alguns pontos do livro, mas também nem tanto.

heydudamelo 03/07/2021

Eu já tinha estudado sobre a obra por causa do vestibular e era uma das que eu estava mais animada para ler, uma pena que foi uma decepção. A história em si é incrível e vale sim a pena a leitura, mas o modo como é contada exige muito de você, até aí tudo bem, o problema é que fica exaustiva e tira todo o prazer de acompanhar o enredo.

Sil 02/07/2021

Pensei que nunca terminaria
Que livro maçante! Um clássico da literatura, mas já digo que é necessário um dicionário ao lado para total compreensão.
A história não prende. O autor é bem detalhista.
Estive absorta apenas nas últimas 45 páginas. Não sei se foi a história a felicidade de estar terminando.

Luiz595 30/06/2021minha estante
muito bom

Daisy 30/06/2021

O Ateneu
Sérgio, o narrador e protagonista, relembra os dias de internato no famoso liceu, comandado por Aristarco, um tirano que oprimia os alunos, levando-os a atitudes de represália.

Ana Nai 24/06/2021

eu amei demaisss
eu ameiii, Raul Pompéia nunca errou, li pela a escola porém me apaixonei aaaaa???, espero que eu tenha tirado nota boa na prova desse livro hahahah

Rebeca 21/06/2021

Demorei bastante para conseguir acabar, mas achei ótimo. Mesmo que eu tenha lido graças a Unicamp, valeu a pena

Iara 20/06/2021

O Ateneu
"O Ateneu" conta a história de um menino que foi deixado em um colégio interno que possui o mesmo nome do livro. É considerado uma grande obra da literatura brasileira e se passa no Rio de Janeiro. Sérgio, narrador e protagonista da história, relata os acontecimentos que ocorreram ao redor de si mesmo em uma coletânea de memórias saudosas.
Na minha opinião, o livro possui uma linguagem bem rebuscada e podemos perceber que há muitas figuras de linguagem utilizadas. Foi uma leitura interessante, embora eu não tenha o costume de ler clássicos nacionais. Sinceramente, a obra não chamou muito a minha atenção, mesmo sendo considerada uma bem importante e, apesar de ter absorvido uma boa parte do conteúdo do livro, sinto que não fluiu da maneira esperada.
Essa é a minha opinião e sei que várias pessoas gostam e admiram o livro e a escrita do autor, porém não funcionou muito comigo

booksdalaus 17/06/2021

resenha o ateneu
Obra publicada em 1888 pertencente ao Realismo, o livro narra a história de Sérgio um tímido garoto que foi levado por seu pai para um colégio interno, o Ateneu. Lá vive momentos traumáticos em sua passagem da infância para a adolescência. Narrado em primeira pessoa é uma mistura de romance com autobiografia e expõe temas como homossexualidade e a defeituosa elite brasileira.

Adri Crivelaro 06/06/2021

História interessante, leitura difícil
Gostei bastante da história, mas a escrita não deixa a leitura fluir. Apesar disso, é um clássico que merece ser lido.