Kakau 29/01/2022
O que determina a formação de um caráter?
Posso afirmar que experimentei um turbilhão de opiniões e impressões durante a leitura.
Expresso aqui a minha total surpresa pela linguagem altamente rebuscada de Raul Pompeia;ultrapassou todas as minhas expectativas.Fora um desafio a mais,e,sim,também foi o motivo principal para a minha lentidão e,ao mesmo tempo,para o meu estímulo em me manter cativa nas meditações intelectuais e confidenciais do narrador-protagonista.
Classificado como um romance de formação,o livro percorre,esplendidamente,o amadurecimento de Sérgio,cujo desenvolvimento é ambientado em um internato para meninos no Rio de Janeiro.A ideia do colégio é logo introduzida na primeira página,no seguinte fragmento:" 'Vais encontrar o mundo,disse-me meu pai,à porta do Ateneu.Coragem para a luta.'Bastante experimentei depois a verdade deste
aviso[...]".
Desconhecendo o gênero da obra,não estava me agradando muito a escassez de acontecimentos de forte tensão,a falta de um clímax.Queria ler qualquer coisa que não pertencesse ao campo psicológico e de estado meditativo.Passou pela minha cabeça abandonar o livro a fim de,em algum outro período que não este,retomar a leitura.Contudo,olhando o livro de uma outra perspectiva,que mais se aproxima da intencionalidade do autor?acho eu?,devorei as páginas com deleite e sem pressa alguma para finalizá-las.Ainda sim,a mudança de perspectiva não anula a dificuldade que tive para me adaptar ao léxico do escritor.
Há,em especial,uma série consecutiva de páginas (da página 88 até a página 95) que achei deslumbrantes,com uma voz poética sublime.Entre meus parágrafos favoritos,destacam-se:
"A Arte é primeiro espontânea,depois intencional.Manifesta-se primeiro grosseiramente,por erupções de sentimento,e faz o amor concreto,a interjeição,a eloquência rudimentar,a poesia primitiva,o primitivo canto.
Manifesta -se mais tarde,progressivamente,por efeitos de cálculo e meditação e dá o epos,a eloquência culta,a música desenvolvida,o desenho,a escultura,a arquitetura,a pintura,os sistemas religiosos,os sistemas morais,as ambições de síntese,as metafísicas,até as formas literárias modernas,o romance,feição atual do poema no mundo."
Aproveitando o ensejo,gostaria de encerrar a resenha com mais uma passagem extraída do livro,a saber:
"Com o predomínio insensato das religiões,o amor deixou de ser artístico,passou a ser sacramental;com o predomínio das modalidades,deixou de ser um fenômeno,e passou a ser um ridículo ou uma coisa obscena."