Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Leandro 22/04/2022

Uma visão atualizada do mundo
O livro fala sim da importância de ter opiniões baseadas em fatos, mas pra mim ele foi muito mais um "sacode" para atualizar minha visão do mundo. Foi ótima a experiência de ver que algumas visões estavam desatualizadas e hoje algumas coisas são bem melhores do que a imagem que eu tinha.

De modo geral eu já tinha a ideia de que as coisas estavam melhorando, mas não era tão claro o ritmo em que isso acontecia. É alentador olhar a evolução da expectativa de vida ao longo de tempo e ao mesmo tempo assustador ver as taxas de mortalidade infantis no passado.

Um livro muito rápido e gostoso de ler. E ainda por cima apresentou um projeto super importante, dollar street, que vale muito a consulta.

Wander 18/04/2022

Visão mais crítica dos fatos
"Factfulness: O hábito libertador de somente ter opiniões baseadas em fatos", escrito por Anna Rosling Rönnlund, Hans Rosling, e Ola Rosling, nos convida a ter uma mente mais cética e crítica quando falamos sobre o mundo, substituindo a visão "dramática" e muitas vezes exagerada que temos por uma baseada em fatos. Ao fazermos isso, passamos a entender o mundo como ele foi, como ele está e eventualmente como ele será, com base em dados e não com base em achismos, nos permitido tomar melhores decisões.

O livro traz algumas ferramentas para nos ajudar a questionar melhor os fatos, as informações e o contexto que nos são apresentados. São 11 instintos: Separação, negatividade, linha reta, medo, tamanho, generalização, destino, perspectiva única, culpa e urgência.

Recomendo muito a leitura, principalmente para quem quer melhorar o senso crítico.

01/02/2022

Informações como uma forma de terapia
Às vezes, a impressão que temos é de que o mundo em que vivemos é perigoso, e está pior do que nunca; o que ouvimos e reproduzimos é o reflexo de uma interpretação distorcida da realidade, oriunda de nossos instintos básicos, ou “instintos dramáticos”, como trazem os autores.
É uma obra cheia de exemplos, de metáforas e de lições, que devemos levar para a vida se quisermos alcançar um bem-estar maior em relação à nossa saúde mental. Digo isso porque na própria capa do livro, o autor já traz “Informações como uma forma de terapia”.
Quantas vezes não nos sentimos ansiosos ou mesmo deprimidos face um mundo que vai de mal a pior, e está em constante conflito... A verdade é que: ele não está! Como Rosling destaca (p. 80), o mundo não precisa ser dividido entre “ruim” e “melhorando”: “São ambas as coisas. É ruim e melhor. Melhor e ruim ao mesmo tempo”. É preciso reconhecer essa ambiguidade, porque ela retrata de forma mais verdadeira a realidade.
A maior lição que tiro dessa leitura é: o mundo não é tão ruim quanto parece, e nós não estamos tão atualizados sobre a realidade quanto esperamos estar. Então, relaxe! O mundo ainda é ruim, mas está progredindo, mais do que nunca! Talvez nossa ansiedade não fosse tão alarmante se nos atentássemos aos fatos, e praticássemos o factfulness!

site: https://www.instagram.com/sabrina.marques.psicologia/

Fernanda 03/03/2022

Mudou a minha visão de mundo
Esse livro é muito bom! Foi super importante na minha evolução como pessoa, bem como na desconstrução de várias coisas que eu considerava verdadeiras. Foi muito bom me conscientizar do quanto nossos instintos podem dificultar nosso correto entendimento sobre os fatos.