Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Gois 22/07/2021

Repensar o mundo
Um livro muito interessante sobre uma visão de mundo mais baseada em fatos. Como nossas cognição e emoções podem sabotar nossa visão de mundo. E como podemos rever o mundo sobre prismas mais reais e verdadeiros. Ajuda a ser mais otimista, não de maneira ingênua, mas de maneira real. Livro claro, bem escrito, sem grande enrolação. Vale a pena ler.

Bruna.Vieira 02/11/2021

Aprendizados
Estou escrevendo isso em 2021, ou seja, em um período de pandemia. Ler esse livro foi extremamente esclarecedor, pois pude fazer várias comparações e reflexões sobre mídia, medo, generalizações, visão geral, fatos vs opiniões. Recomendo.

Ao final de cada capítulo, o autor faz um resumo do que é Factfulness e, para mim, eram as melhores partes, porque era o momento que eu usava para refletir sobre o mundo e sua atual situação.

Recomendo a leitura calma/lenta desse livro, já que ele possui muitos dados, gráficos e tabelas que precisam ser entendidos, não apenas olhados.

Ao longo dos capítulos, o autor conta uma ou mais histórias para contextualizar suas conclusões e, em geral, as achei interessantes.

Juliana.Savi 07/12/2021

Sabe aqueles livros que deveriam ser obrigatórios na escola? Eis um daqueles! Hans Rosling demonstra nessa obra como a apresentação dos fatos pode distorcer a realidade e como nem tudo é o que parece ser. O livro é uma pesquisa de uma vida do autor e a escrita é fácil, acessível e muito profunda, trazendo ao leitor inúmeras oportunidades de se questionar sobre a realidade em que está envolto. Simplesmente maravilhoso!

Michele Huebes 16/05/2023

Nossa forma estranha de ver o mundo e os dados
Achei o livro muito interessante, abriu minha cabeça para a forma como vejo notícias, dados, informações. Muito bom, recomendo.

Lais Duanne 11/01/2022

Curti muito
Confesso que demorei p/ gostar do livro, mas acho que agora eu posso dizer que curti.

É um livro que faz você questionar a forma de obter informação e a forma "fácil" que confiamos no senso comum ou no que parece ser.

Tem muitas histórias dentro dos capítulos, o que para mim não é um problema.

Me lembrou em alguns momentos o livro como mentir com estatística.

Chelmy 14/01/2022

Fato = dados
Livro muito bom.

Uma excelente abordagem sobre diferentes pontos da nossa sociedade.

Livro bem escrito, com muita informação útil e com discussões muito relevantes.

Recomendo a leitura.

Larissavmelo 20/01/2022

Muito interessante!! Me fez pensar que sempre analisamos fatos com os chamados instintos para julgamento, que atrapalham nosso entendimento sobre eles. De uma leitura muito prática e leve, ilustrando as informações e teorias com histórias e exemplos. Uma forma de reflexão sobre nossas ideias sempre negativas sobre o mundo e a necessidade de ter opinões sempre baseadas em fatos . Valeu a pena.

Kellen.Pianetti 28/01/2022

Visão pessimista
A maneira como fodemos lidar com os dados para tentarmos abrir a mente para como o mundo realmente é .

Danielle.Duca 14/05/2021

Excelente!
Como ter uma visão de mundo realista e otimista com base em dados nos faz perceber como o mundo evoluiu e está melhor . Sim está melhor! Tem muita coisa ruim acontecendo mas já teve pior. Precisamos abrir a mente para os dados e deixar a emoção e a leviandade de ter opniões baseadas no que a mídia apresenta pra trás. A leitura desse livro é leve e se consolida como um instrumento de combate à ignorância.

Rafael.Gomes 09/05/2021

Humildade e Curiosidade
Um livro que nos mostra como somos tolos e como não sabemos nada sobre o mundo!

Trechos:

Para controlar o instinto de destino, mantenha-se em aberto a novos dados esteja preparado para continuar revigorando seu conhecimento.

A roupa suja se foi e os livros vieram. Obrigado, industrialização; obrigado, siderurgia; obrigado, central elétrica; obrigado, indústria de processamento químico; obrigado por nos dar tempo de ler livros.??

Adriana.Moucherek 24/02/2022

Passeio no mundo dos dados
Para quem gosta de abrir a cabeça e se livrar do achismo, esse livro é imperdível. Leitura fácil que apresenta de forma clara como tendemos a ignorar os fatos e nos pautar em impressões e ideias cheias de vieses.
E uma aula sobre o mundo e os diferentes níveis de riqueza da humanidade.

Fernanda 03/03/2022

Mudou a minha visão de mundo
Esse livro é muito bom! Foi super importante na minha evolução como pessoa, bem como na desconstrução de várias coisas que eu considerava verdadeiras. Foi muito bom me conscientizar do quanto nossos instintos podem dificultar nosso correto entendimento sobre os fatos.

Galvis 20/09/2020

Macacos acertam mais sobre fatos do que humanos
Pessoas unidas e bem informadas mudam o mundo e ficam menos ansiosas. Essa parece ser a mensagem final do livro de Hans Rosling, Factfulness. E a primeira meta no caminho de um mundo melhor é a extrema pobreza.

Temos cerca de 1 bilhão de pessoas vivendo em extrema pobreza. Sem acesso a eletricidade, subnutridas, sem possibilidade de estudar. Melhoramos muito se comparamos a taxa de pobreza atual (20%) com a de 1800 (80%), embora o número absoluto de pessoas em extrema pobreza ainda continue o mesmo.

Confesso que li com bastante desconfiança. A visão extremamente positiva que ele tem do mundo e de como ele tem melhorado me incomodou. Porém, a partir do meio percebi o porquê dessa abordagem. Acredito que pra tentar prender a atenção de gente que o julgaria de comunista.

O argumento central de Hans é o de que precisamos atentar para os dados para focar os esforços nos lugares certos. E ainda não estamos bem antenados aos dados. Chimpanzés acertariam mais (33% respostas certas) sobre fatos do mundo em um quiz do que os próprios humanos (cerca de 17% respostas certas). Isso faz parte de um questionário aplicado pelo Gapmind, instituto fundado por Hans com o intuitos acabar com a ignorância no mundo. Um site que vale a pena visitar.

A ideia do livro é mostrar que as pessoas têm certos instintos que as fazem reafirmar suas crenças em vez de analisarem friamente os fatos, e o quanto isso é perigoso pra o progresso da humanidade e, principalmente, para os países em níveis mais pobres.

A mídia, a publicidade e a internet, além de outras instituições usam esses instintos humanos pra atrair a atenção e, claro, fazem isso muito bem. O problema é que a partir daí as decisões podem ser drasticamente equivocadas e ainda assim defendidas por grandes grupos com ?boas intenções?.

Como falei, o livro repete bastante uma visão positiva do mundo (?as coisas melhoraram?) e isso me incomodou de certa forma. Mas ele apresenta dados que mostram o quanto os países evoluíram em nível de recursos básicos e deixa evidente que ainda há uma parcela do mundo sofrendo com a pobreza e que tirá-los de lá é uma missão que todos deveriam cooperar.

O que eu gostei do livro foi a forma como ele pede pra que prestemos atenção e não generalizemos as observações que fazemos. Ele mostra fotos de países pelo mundo e compara 4 níveis de renda. Em diversos deles, que eu imaginava serem pobres e sem acesso a certos recursos, são bem parecidos. As visões românticas de mexicanos com chapelões e baianas rodando saia criam estereótipos e distorcem a realidade.

Ele alerta, por exemplo, sobre a visão generalizada que temos dos países africanos como paupérrimos. Há problemas e extrema pobreza na África, mas essa visão impede que países se desenvolvam porque as pessoas parecem perder a esperança, o que espanta investimentos. Não se deve falar em ?países africanos? como se todos fossem iguais.

Hans Rosling, o autor, foi médico e atuou em epidemias por diversos países, inclusive foi chamado por Fidel Castro pra resolver problemas de saúde pública em Cuba. Ele viu de perto que soluções inteligentes precisam de análises frias e de dados bem relacionados pra serem resolvidas.

Mais uma vez, um livro pra se ler com bastante cuidado, aplicando os próprios ensinos de Hans. O livro foi publicado pela editora Record, que publica vários livros conservadores, o que já é um alerta a se considerar, mas recomendo.

Roger Ruiz 08/01/2022

Fatos são fatos!
O livro traz uma idéia bem interessante em como extrairmos dados diante de um contexto e analisar fatos com base neles. Parece fácil, mas não é.
Há também os fatos compilados pelo livro, importantes e que podem nos auxiliar em um debate ou mesmo uma discussão em um grupo de amigos. Neste mundo atual guiado por fake news, é uma dose de realidade e surpresa.
Roger Ruiz 08/01/2022minha estante
E vale. um adendo: ele mencionou sobre o risco de uma pandemia antes de vir a covid-19.

01/02/2022

Informações como uma forma de terapia
Às vezes, a impressão que temos é de que o mundo em que vivemos é perigoso, e está pior do que nunca; o que ouvimos e reproduzimos é o reflexo de uma interpretação distorcida da realidade, oriunda de nossos instintos básicos, ou “instintos dramáticos”, como trazem os autores.
É uma obra cheia de exemplos, de metáforas e de lições, que devemos levar para a vida se quisermos alcançar um bem-estar maior em relação à nossa saúde mental. Digo isso porque na própria capa do livro, o autor já traz “Informações como uma forma de terapia”.
Quantas vezes não nos sentimos ansiosos ou mesmo deprimidos face um mundo que vai de mal a pior, e está em constante conflito... A verdade é que: ele não está! Como Rosling destaca (p. 80), o mundo não precisa ser dividido entre “ruim” e “melhorando”: “São ambas as coisas. É ruim e melhor. Melhor e ruim ao mesmo tempo”. É preciso reconhecer essa ambiguidade, porque ela retrata de forma mais verdadeira a realidade.
A maior lição que tiro dessa leitura é: o mundo não é tão ruim quanto parece, e nós não estamos tão atualizados sobre a realidade quanto esperamos estar. Então, relaxe! O mundo ainda é ruim, mas está progredindo, mais do que nunca! Talvez nossa ansiedade não fosse tão alarmante se nos atentássemos aos fatos, e praticássemos o factfulness!

site: https://www.instagram.com/sabrina.marques.psicologia/