Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Cinthia 28/11/2023

Uma vida baseada em fatos
Amo ciência e amo como o método científico transforma nossas vidas para melhor. O mundo está caminhando, embora tenhamos muitos instintos dizendo o contrário. Como psicóloga, sei que nossos instintos provocam pensamentos disfuncionais e categóricos, gerando sofrimento, como lidar com eles?

Esse livro traz novas perspectivas e um posicionamento humilde frente aos nossos princípios, valores e nossas verdades.

Gildo 11/06/2020

Um bom filme, uma fotografia ruim
Factfulness é uma arte e uma terapia. A prática de ter um distanciamento da realidade nos aproxima dela, tornando-a mais palpável, sem cores artificiais. É uma pintura com tons mais difíceis, pastéis, menos dramáticos. Por isso, arte. E, como a inscrição de capa diz, factfulness é um hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos. Por isso, terapia.

O prestigiado pesquisador sueco Hans Rosling, falecido em 2017, nos liberta das versões dramáticas que nos cercam, sem florear ou demonizar a realidade. Aquecimento global é real, mas é preciso lidar com números estatísticos e não apenas com os cenários catastróficos, usados para tornar a questão urgente. Mulheres ganham menos e têm menos acesso à educação, mas a realidade é que a diferença para os homens é quase mínima, um ano a menos de estudo, em média. Um cidadão do Burundi em extrema pobreza tem as mesmas dificuldades que um brasileiro, mesmo com as chamadas diferenças culturais, porque em qualquer parte do mundo, as restrições são parecidas. Então, Hans nos convida a ver as semelhanças com base no rendimento, dividindo nações em níveis econômicos. E aí, o mundo fica menor e mais parecido.

As relações e cruzamento de dados mostrados em Factfulness concluem que o mundo tem um filme muito bom, em que a evolução de indicadores sociais, de saúde, de educação andaram muito bem. Mas a fotografia em muitos países ainda é ruim. Avançou-se muito em todos os sentidos, mas 800 milhões de pessoas no planeta ainda vivem no nível um, de extrema pobreza.

Com críticas sensatas à narrativa dramática promovida por muitos órgãos de comunicação, ativistas e políticos, o livro é otimista ao mostrar que a tendência para os países é, quase sempre, a de melhorar. Bom para ler em tempos de pandemia. (Apesar de um dos 'medos' do autor ser, exatamente, uma gripe global como a covid-19, que assola o mundo em 2020. Foi estranhamente premonitório.)

LeandroCastro88 14/10/2020

Gostei
Livro com uma linguagem bem simples, apesar dos inúmeros dados apresentados (em áudio isso cansa), o livro é muito legal. Abre a mente e te faz perceber e confirmar que o mundo não é pior do que era antes. Estamos realmente em constante evolução. O melhor momento é agora!

Wellington Tejo 17/01/2021

Um convite para ter opiniões baseadas apenas em fatos
O autor expõe onze instintos / comportamentos automáticos que nós temos e que nos impedem de fazer uma leitura correta das situações, onde acabamos agindo pelo "eu acho que..." Ou "meu instinto diz que..." Ao invés de ponderar a situação e analisar de uma maneira serena. Algumas das opiniões do autor eu não concordo, mas quando ele se atém a expor os fatos, é certeiro. Uma leitura que enriquece bastante e nos faz pensar o quanto esses instintos são danosos quando envolvem grandes números.

Fernanda.Avila 16/07/2022

Imperdível, necessário, maravilhoso, esclarecedor
O melhor livro que eu li esse ano e certamente um dos melhor que li nos últimos tempos. Eu acredito que a melhor forma de ensinar algo é contando histórias, é usando exemplos e, me parece, que Hans Rosling compartilhava da mesma opinião. O livro me ensinou uma infinidade de coisas, me surpreendeu e me fez dar boas risadas, pois o cara além de tudo era engraçado. Isso sem contar o repertório de experiências impressonantes (eu sou curiosa nata e adoro casos inusitados). E até o que eu achei que era inimaginável em um livro de não-ficção aconteceu, eu chorei. No epílogo eu me emocionei. Em um livro que o autor não fala de si, mas conta suas próprias histórias para te ensinar sobre o mundo, ele consegue te envolver a ponto de emocionar. O cara tinha um talento incrível. Infelizmente esse livro é o único. Mas, se hoje eu fosse recomendar um único livro para alguém, seria esse sem dúvidas. Para expandir os horizontes de QUALQUER pessoas, não importa quem você seja, onde está e no que acredita. Contra fatos não há argumentos e todo mundo precisa aprender a olhar para os fatos e dados. Eu gostaria de ter dinheiro para comprar vários e exemplares e sair presenteando as pessoas por aí. Então, se você leu até aqui, o que você está esperando para ler e amar esse livro também?

Gaby 12/07/2022

Um acorda para minha ignorância
Sabe aquela história de quanto mais você aprende, mais certo você fica de que não sabe nada? Pois é!

Esse livro cutucou preconceitos meus que eu nem mesmo sabia que tinha. Ele me mostrou o mundo sob uma nova perspectiva e mais do que isso, ele me deu esperança.

Bom, posso começar falando que das 13 perguntas iniciais do livro, acertei 4. E que de todos os fatos citados no livro, pouquíssimos eu tinha conhecimento.

Posso falar também que sou dramática e tenho uma tendência pessimista quanto a visão de mundo.

Mas, mudei. E esse livro é um dos grandes responsáveis. A leitura é muito fluida e interessantíssima. Eu adoreiiiiiiiiii.

Hans apresenta um grande manual de como analisar fatos e ter opiniões baseadas neles. Como encarar as notícias, como validar informações, analisar números e dados, como ser humilde e ele nos lembra o tempo todo que nunca sera tarde para aprender.

Trabalho impecável que deveria ser de leitura obrigatória kkkk

Leandro 22/04/2022

Uma visão atualizada do mundo
O livro fala sim da importância de ter opiniões baseadas em fatos, mas pra mim ele foi muito mais um "sacode" para atualizar minha visão do mundo. Foi ótima a experiência de ver que algumas visões estavam desatualizadas e hoje algumas coisas são bem melhores do que a imagem que eu tinha.

De modo geral eu já tinha a ideia de que as coisas estavam melhorando, mas não era tão claro o ritmo em que isso acontecia. É alentador olhar a evolução da expectativa de vida ao longo de tempo e ao mesmo tempo assustador ver as taxas de mortalidade infantis no passado.

Um livro muito rápido e gostoso de ler. E ainda por cima apresentou um projeto super importante, dollar street, que vale muito a consulta.

Wander 18/04/2022

Visão mais crítica dos fatos
"Factfulness: O hábito libertador de somente ter opiniões baseadas em fatos", escrito por Anna Rosling Rönnlund, Hans Rosling, e Ola Rosling, nos convida a ter uma mente mais cética e crítica quando falamos sobre o mundo, substituindo a visão "dramática" e muitas vezes exagerada que temos por uma baseada em fatos. Ao fazermos isso, passamos a entender o mundo como ele foi, como ele está e eventualmente como ele será, com base em dados e não com base em achismos, nos permitido tomar melhores decisões.

O livro traz algumas ferramentas para nos ajudar a questionar melhor os fatos, as informações e o contexto que nos são apresentados. São 11 instintos: Separação, negatividade, linha reta, medo, tamanho, generalização, destino, perspectiva única, culpa e urgência.

Recomendo muito a leitura, principalmente para quem quer melhorar o senso crítico.

Matheus.Salvador 08/06/2021

Incrível!
Um livro que te mostra os fatos, uma visão do mundo realista, mais positiva do que estamos acostumados a ver do dia a dia, nos noticiários. Podemos perceber, através de fatos, a evolução global, as melhorias do mundo que apesar de lentas, estão acontecendo.
Gostaria muito de poder ler algo assim sobre o momento atual que estamos vivendo (Pandemia).

Fernanda 03/03/2022

Mudou a minha visão de mundo
Esse livro é muito bom! Foi super importante na minha evolução como pessoa, bem como na desconstrução de várias coisas que eu considerava verdadeiras. Foi muito bom me conscientizar do quanto nossos instintos podem dificultar nosso correto entendimento sobre os fatos.

01/02/2022

Informações como uma forma de terapia
Às vezes, a impressão que temos é de que o mundo em que vivemos é perigoso, e está pior do que nunca; o que ouvimos e reproduzimos é o reflexo de uma interpretação distorcida da realidade, oriunda de nossos instintos básicos, ou “instintos dramáticos”, como trazem os autores.
É uma obra cheia de exemplos, de metáforas e de lições, que devemos levar para a vida se quisermos alcançar um bem-estar maior em relação à nossa saúde mental. Digo isso porque na própria capa do livro, o autor já traz “Informações como uma forma de terapia”.
Quantas vezes não nos sentimos ansiosos ou mesmo deprimidos face um mundo que vai de mal a pior, e está em constante conflito... A verdade é que: ele não está! Como Rosling destaca (p. 80), o mundo não precisa ser dividido entre “ruim” e “melhorando”: “São ambas as coisas. É ruim e melhor. Melhor e ruim ao mesmo tempo”. É preciso reconhecer essa ambiguidade, porque ela retrata de forma mais verdadeira a realidade.
A maior lição que tiro dessa leitura é: o mundo não é tão ruim quanto parece, e nós não estamos tão atualizados sobre a realidade quanto esperamos estar. Então, relaxe! O mundo ainda é ruim, mas está progredindo, mais do que nunca! Talvez nossa ansiedade não fosse tão alarmante se nos atentássemos aos fatos, e praticássemos o factfulness!

site: https://www.instagram.com/sabrina.marques.psicologia/

Roger Ruiz 08/01/2022

Fatos são fatos!
O livro traz uma idéia bem interessante em como extrairmos dados diante de um contexto e analisar fatos com base neles. Parece fácil, mas não é.
Há também os fatos compilados pelo livro, importantes e que podem nos auxiliar em um debate ou mesmo uma discussão em um grupo de amigos. Neste mundo atual guiado por fake news, é uma dose de realidade e surpresa.
Roger Ruiz 08/01/2022minha estante
E vale. um adendo: ele mencionou sobre o risco de uma pandemia antes de vir a covid-19.

Guga 26/07/2021

Factfulness, o livro da verdade
Em uma das melhores obras que eu já li, Hans Rosling, com seu filho Ola e Anna, a esposa de seu filho, tratam sobre muito mais que atualidades. O livro, um "life changer" quebra concepções erradas sobre o planeta que são comuns de todos os seres humanos. São 10 instintos dramáticos, inatos e aperfeiçoados pela mídia dramática, que fazem com que o planeta seja mal interpretado, o que traz consequências nos negócios, educação, e principalmente para a saúde mental. O livro traz os fatos como uma forma de terapia, algo que tranquiliza as pessoas que se estressam diaramente com as notícias absurdas da mídia, que nos fazem não entender como o mundo funciona, nos causam preconceitos, esteriótipos e generalizações, nos fazem procurar alguém pra culpar, nos dão medo, nos distanciam e nos separam daqueles que são, na verdade, muito mais parecidos conosco do que pensamos. Recomendo esta obra para todos os seres humanos, mas principalmente para aqueles que sofrem diaramente com as notícias e se veem sem futuro neste mundo que supostamente estaria apenas piorando.