Factfulness

Resenhas - Factfulness

Chelmy 14/01/2022

Fato = dados
Livro muito bom.

Uma excelente abordagem sobre diferentes pontos da nossa sociedade.

Livro bem escrito, com muita informação útil e com discussões muito relevantes.

Recomendo a leitura.

Lais Duanne 11/01/2022

Curti muito
Confesso que demorei p/ gostar do livro, mas acho que agora eu posso dizer que curti.

É um livro que faz você questionar a forma de obter informação e a forma "fácil" que confiamos no senso comum ou no que parece ser.

Tem muitas histórias dentro dos capítulos, o que para mim não é um problema.

Me lembrou em alguns momentos o livro como mentir com estatística.

Roger Ruiz 08/01/2022

Fatos são fatos!
O livro traz uma idéia bem interessante em como extrairmos dados diante de um contexto e analisar fatos com base neles. Parece fácil, mas não é.
Há também os fatos compilados pelo livro, importantes e que podem nos auxiliar em um debate ou mesmo uma discussão em um grupo de amigos. Neste mundo atual guiado por fake news, é uma dose de realidade e surpresa.
Roger Ruiz 08/01/2022minha estante
E vale. um adendo: ele mencionou sobre o risco de uma pandemia antes de vir a covid-19.

Saradamed 03/01/2022

Factfulness - uma obra imperdível
Uma obra de leitura obrigatória para todos no mundo. O que deveria estar sendo ensinado nas escolas. A sensação ao ler o livro é de estar sentado na sala de Hans Rosling conversando diretamente com ele e aprendendo todo o conhecimento de uma vida.
Cada momento vivido por ele e contado no livro nos transporta para aquele dado momento. Recomendo fortemente a leitura.
Informações como uma forma de terapia.

Luiz.Felipe 30/12/2021

Acautele-se o leitor que decida abrir Facfulness, o livro onde Hans Rosling condensou a sua experiência de uma vida como médico, investigador, professor e reputado conferencista de Saúde Internacional, com a colaboração do filho Ola e da nora Anna, que se encarregaram mais especificamente da análise de dados, dos gráficos e das explicações visuais! Acautele-se, porque é real o risco de as mais de trezentas páginas despertarem sentimentos e impressões diversos, eventualmente contrários, e até mesmo, em alguns casos e pelo menos num primeiro momento, desconfortáveis.

Juliana.Savi 07/12/2021

Sabe aqueles livros que deveriam ser obrigatórios na escola? Eis um daqueles! Hans Rosling demonstra nessa obra como a apresentação dos fatos pode distorcer a realidade e como nem tudo é o que parece ser. O livro é uma pesquisa de uma vida do autor e a escrita é fácil, acessível e muito profunda, trazendo ao leitor inúmeras oportunidades de se questionar sobre a realidade em que está envolto. Simplesmente maravilhoso!

Madeira 20/11/2021

Inovador, inspirador e revolucionário
A última vez que li algo sobre o mundo ? estar melhor do que imaginamos foi em 2020, num livro do Peter H. Diamandis, intitulado ?Abundância: o futuro é melhor do que você imagina?. Mas FactFulNess consegue de forma enrobustecida, sobretudo com dados e argumentação sólida, ser ainda mais inovador, inspirador e revolucionário! Indubitavelmente, o melhor livro do ano, até aqui!
?Será que algum dia todos poderão ter uma visão de mundo baseada em fatos? Mudanças grandes são sempre difíceis de imaginar. Mas definitivamente é possível, e acredito que vai acontecer por duas razões simples. Primeira: uma visão de mundo baseada em fatos é um modo mais útil de se conduzir a vida, assim como um GPS preciso é mais útil para se deslocar por uma cidade. Segunda, e provavelmente mais importante: uma visão de mundo baseada em fatos é mais confortável. Gera menos estresse e desesperança do que a visão de mundo dramática, que simplesmente é negativa e aterrorizante demais.
Quando temos uma visão de mundo baseada em fatos, podemos perceber que o mundo não é tão ruim quanto parece ? e podemos perceber o que precisamos fazer para continuar deixando-o melhor.?

Marco 06/11/2021

É curioso como a gente se atenta bem mais a dados "alarmantes" e manchetes chamativas, mesmo que estatisticamente eles representem algo irrisorio. No geral a leitura é boa, mas achei que o modelo de apresentar perguntas em que os humanos "erram mais que os macacos" a todo momento deixam a leitura um pouco cansativa. Depois das duas primeiras você já se acostuma com o ponto do autor, de bater na tecla de que nada está tão ruim assim.

Bruna.Vieira 02/11/2021

Aprendizados
Estou escrevendo isso em 2021, ou seja, em um período de pandemia. Ler esse livro foi extremamente esclarecedor, pois pude fazer várias comparações e reflexões sobre mídia, medo, generalizações, visão geral, fatos vs opiniões. Recomendo.

Ao final de cada capítulo, o autor faz um resumo do que é Factfulness e, para mim, eram as melhores partes, porque era o momento que eu usava para refletir sobre o mundo e sua atual situação.

Recomendo a leitura calma/lenta desse livro, já que ele possui muitos dados, gráficos e tabelas que precisam ser entendidos, não apenas olhados.

Ao longo dos capítulos, o autor conta uma ou mais histórias para contextualizar suas conclusões e, em geral, as achei interessantes.

Layana 05/10/2021

Ótimas considerações
Depois da leitura, achei que o subtítulo não retrata bem do que se trata o livro. Apesar de poder ser aplicado de forma generalista, o livro trata basicamente de questões de saúde. Logicamente, após tomar conhecimento de quão dramáticos somos ao dar nossa opinião, percebi a necessidade de saber mais sobre temas gerais antes de sair dando minha opinião por aí.

@julendoporai 21/09/2021

Recomendo fortemente a leitura desse livro!
Qual é a porcentagem da população mundial vive na pobreza? Qual é o número de crianças vacinadas no mundo hoje? Quantas meninas terminam a escola no mundo? ?

Você já parou para pensar e refletir sobre isso? ? Pois é, quando confrontadas com perguntas simples a respeito das tendências globais, as pessoas sistematicamente dão respostas incorretas.

Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que a leitura de Factfulness irá te fazer e vai te ajudar a entender as respostas. Minha dica é levar a sério as perguntas no início e anotar todas as tuas respostas. ?

Inspirador e cheio de histórias emocionantes e gráficos bem interessantes, Factfulness é um livro urgente e essencial que mudará a maneira como você vê o mundo e vai te capacitar a responder melhor às crises e oportunidades do futuro. Recomendo fortemente a leitura!

Quem já leu, vocês gostaram do livro? Manda nos comentários ??

Ano: 2019 / Páginas: 360

brunomacedo_ 12/08/2021

Todo mundo (literalmente) deveria ler
Um livro que deveria fazer parte da bibliografia de todos os cursos universitários (ou até pré universitários), atuando como um manual contra os instintos que distraem nossa atenção dos fatos e fazem-nos tomar decisões erradas ou propagar informações que não condizem com a realidade.
PS: epílogo emocionante.

Guga 26/07/2021

Factfulness, o livro da verdade
Em uma das melhores obras que eu já li, Hans Rosling, com seu filho Ola e Anna, a esposa de seu filho, tratam sobre muito mais que atualidades. O livro, um "life changer" quebra concepções erradas sobre o planeta que são comuns de todos os seres humanos. São 10 instintos dramáticos, inatos e aperfeiçoados pela mídia dramática, que fazem com que o planeta seja mal interpretado, o que traz consequências nos negócios, educação, e principalmente para a saúde mental. O livro traz os fatos como uma forma de terapia, algo que tranquiliza as pessoas que se estressam diaramente com as notícias absurdas da mídia, que nos fazem não entender como o mundo funciona, nos causam preconceitos, esteriótipos e generalizações, nos fazem procurar alguém pra culpar, nos dão medo, nos distanciam e nos separam daqueles que são, na verdade, muito mais parecidos conosco do que pensamos. Recomendo esta obra para todos os seres humanos, mas principalmente para aqueles que sofrem diaramente com as notícias e se veem sem futuro neste mundo que supostamente estaria apenas piorando.

Gois 22/07/2021

Repensar o mundo
Um livro muito interessante sobre uma visão de mundo mais baseada em fatos. Como nossas cognição e emoções podem sabotar nossa visão de mundo. E como podemos rever o mundo sobre prismas mais reais e verdadeiros. Ajuda a ser mais otimista, não de maneira ingênua, mas de maneira real. Livro claro, bem escrito, sem grande enrolação. Vale a pena ler.

Carla.Zuqueti 27/06/2021

Importante
?Este é um livro sobre o mundo como ele realmente é. Também é um livro sobre você, e por que você (e grande parte de todas as pessoas que já conheci) não enxerga o mundo como ele realmente é. É sobre o que você pode fazer a respeito e como vai se sentir mais positivo, menos estressado e mais esperançoso ao sair do circo, de volta para o mundo.?

Resolvi ler esse livro após uma indicação de ninguém menos que Bill Gates.

Factfulness foi escrito pelo professor e médico Hans Rosling, com a colaboração de seu filho Ola e sua nora Anna. A partir desses fatos, os três criaram a instituição Gapminder, que tem a finalidade de expor a realidade no mundo que nos rodeia.

Em seu livro, o autor esclarece que o mundo é menos pior que imaginamos.

Respondendo questões mundiais como: quantas crianças são vacinadas no mundo, qual a porcentagem de meninas que frequentam escola, qual a taxa de mortalidade infantil mundial, como estarão as mudanças climáticas daqui a 15 anos, entre outras perguntas, o professor demonstra que o mundo está evoluindo e que sabemos muito menos do que pensamos que sabemos sobre questões globais.

O autor apresenta 10 instintos naturais do ser humano que nos fazem ter uma ideia deturpada do mundo e como podemos combatê-los, e dessa forma, ter uma forma mais otimista de encarar a vida e o progresso na humanidade.

A minha única ponderação é que o autor não separa o mundo em pobres e ricos, mas em níveis de pobreza que vão de 1, representado pela miséria absoluta, a 4, representado por um certo conforto e classifica a maior parte da humanidade entre os níveis 2 e 3 - entre a miséria e o conforto.

Só que, esses níveis 2 e 3 representam uma família que você com 4 dólares/dia e 16/dólares dia, o que na minha concepção ainda é muito pobre. De acordo com os exemplos, seria:
Nível 1: sem escovas de dentes
Nível 2: todos da família usam a mesma escova de dentes
Nível 3: cada um tem a sua escova
Nível 4: podem usar escova elétrica

Isso não quer dizer que quem está no nível 2 não possa ser considerado muito pobre. Então dizer que a pobreza reduziu porque a maioria das pessoas saiu do nível 1 par ao 2, não significa que a pobreza reduziu. As pessoas continuam com deficiência de coisas essenciais para a sua subsistência.

O meu lado humanista enxerga que essa visão é um pouco míope em relação às necessidades humanas. Aliás, achei o autor pouco empático muitas vezes. Apesar dessa discordância de ponto de vista, acho importante a leitura para ter uma visão mais ampla sobre temas globais e principalmente, para estimular a busca por informações. As fake news estão se tornando o mal do século. Ter um pensamento crítico e saber onde pesquisar é essencial.