Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Mailson 08/07/2022

Leitura que todo mundo deveria fazer.
Esse livro eu adoraria ter lido anos atrás. Ele faz com que sua visão geral do mundo seja mais afiada e crítica, literalmente jogando dados de fontes confiáveis na sua cara, contando experiências e testando sua visão de mundo com perguntas factuais a cada capítulo. Faz aquela velha e clássica visão dramática que temos do mundo, virar algo mais realista e nem tão pessimista como costumamos ver.

felipe.demattos.94 05/07/2022

Necessário para compreender nossa visão equivocada de mundo
O livro busca apresentar dados que desmentem nossa inclinação natural para o pessimismo. Sob o olhar de uma médico e pesquisador e através de dados devidamente analisados aprendemos que o mundo está melhorando, mesmo que em alguns lugares ainda esteja somente menos pior.
Contudo a ressalva vai para o título, que não passa exatamente a mensagem que o autor entrega no livro. O autor até explica que nossas percepções são formadas por dados do passado e que não as atualizamos, logo sempre julgamos o presente com esse olhar atrasado e isso não só distorce nosso julgamento como nossas projeções futuras.
O livro foca em analisar a questão do desenvolvimento sócio econômico (no que faz muito bem), contudo eu esperava um argumento mais amplo sobre não emitir opiniões infundadas, justamente porque nos dias de hoje todos tem opinião, e as expressam, sobre tudo.

Leandro 22/04/2022

Uma visão atualizada do mundo
O livro fala sim da importância de ter opiniões baseadas em fatos, mas pra mim ele foi muito mais um "sacode" para atualizar minha visão do mundo. Foi ótima a experiência de ver que algumas visões estavam desatualizadas e hoje algumas coisas são bem melhores do que a imagem que eu tinha.

De modo geral eu já tinha a ideia de que as coisas estavam melhorando, mas não era tão claro o ritmo em que isso acontecia. É alentador olhar a evolução da expectativa de vida ao longo de tempo e ao mesmo tempo assustador ver as taxas de mortalidade infantis no passado.

Um livro muito rápido e gostoso de ler. E ainda por cima apresentou um projeto super importante, dollar street, que vale muito a consulta.

Wander 18/04/2022

Visão mais crítica dos fatos
"Factfulness: O hábito libertador de somente ter opiniões baseadas em fatos", escrito por Anna Rosling Rönnlund, Hans Rosling, e Ola Rosling, nos convida a ter uma mente mais cética e crítica quando falamos sobre o mundo, substituindo a visão "dramática" e muitas vezes exagerada que temos por uma baseada em fatos. Ao fazermos isso, passamos a entender o mundo como ele foi, como ele está e eventualmente como ele será, com base em dados e não com base em achismos, nos permitido tomar melhores decisões.

O livro traz algumas ferramentas para nos ajudar a questionar melhor os fatos, as informações e o contexto que nos são apresentados. São 11 instintos: Separação, negatividade, linha reta, medo, tamanho, generalização, destino, perspectiva única, culpa e urgência.

Recomendo muito a leitura, principalmente para quem quer melhorar o senso crítico.

Carlos Kelsen 24/03/2022

Pensando com outra lógica?
Talvez o grande diferencial da presente obra seja a apresentação de fatos tomando por base uma nova lógica.

Os autores demonstram que muitos dos conceitos que possuímos e aplicamos no nosso dia a dia estão completamente equivocados.

Confesso que achei as conclusões um tanto quanto intrigantes. No entanto, ao concluir a leitura, tive a certeza de que os autores estão certos.

Vou em busca dos fatos para que seja possível ter opiniões?

nina430 17/03/2022

Esse livro é extremamente necessário para os dias atuais em que vivemos, com as fake news ganhando cada vez mais um espaço indesejado em nossas vidas. Incrível, cirúrgico, direto ao ponto e fácil de entender!

Tiago Souza 13/03/2022

Um livro que muda a forma nossa forma de pensar
Este é um livro que inevitavelmente vai mudar nossa forma de pensar e reagir a fatos e notícias que recebemos a todo o momento, e principalmente hoje que temos acesso a qualquer tipo de acontecimento e fatos ocorridos em toda a parte do mundo e em grande volume, ele vem nos ajudar a discernir o que realmente é factual e relevante e como podemos assimilar e separar de forma pragmática essas notícia e percepções que temos do mundo.

Fernanda 03/03/2022

Mudou a minha visão de mundo
Esse livro é muito bom! Foi super importante na minha evolução como pessoa, bem como na desconstrução de várias coisas que eu considerava verdadeiras. Foi muito bom me conscientizar do quanto nossos instintos podem dificultar nosso correto entendimento sobre os fatos.

Adriana.Moucherek 24/02/2022

Passeio no mundo dos dados
Para quem gosta de abrir a cabeça e se livrar do achismo, esse livro é imperdível. Leitura fácil que apresenta de forma clara como tendemos a ignorar os fatos e nos pautar em impressões e ideias cheias de vieses.
E uma aula sobre o mundo e os diferentes níveis de riqueza da humanidade.

Paloma 01/02/2022

O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos
O livro me ganhou pela capa com essa frase, esperava que falasse alguma coisa sobre fake news, mas não, me surpreendi com o livro e com o mundo positivamente. Gostaria que existisse uma versão mais atual, para 2021, mesmo que só para os gráficos on-line. Uma pena que em menos de 5 anos um dos cinco riscos globais que preocupavam o autor tenha se concretizado ?

01/02/2022

Informações como uma forma de terapia
Às vezes, a impressão que temos é de que o mundo em que vivemos é perigoso, e está pior do que nunca; o que ouvimos e reproduzimos é o reflexo de uma interpretação distorcida da realidade, oriunda de nossos instintos básicos, ou “instintos dramáticos”, como trazem os autores.
É uma obra cheia de exemplos, de metáforas e de lições, que devemos levar para a vida se quisermos alcançar um bem-estar maior em relação à nossa saúde mental. Digo isso porque na própria capa do livro, o autor já traz “Informações como uma forma de terapia”.
Quantas vezes não nos sentimos ansiosos ou mesmo deprimidos face um mundo que vai de mal a pior, e está em constante conflito... A verdade é que: ele não está! Como Rosling destaca (p. 80), o mundo não precisa ser dividido entre “ruim” e “melhorando”: “São ambas as coisas. É ruim e melhor. Melhor e ruim ao mesmo tempo”. É preciso reconhecer essa ambiguidade, porque ela retrata de forma mais verdadeira a realidade.
A maior lição que tiro dessa leitura é: o mundo não é tão ruim quanto parece, e nós não estamos tão atualizados sobre a realidade quanto esperamos estar. Então, relaxe! O mundo ainda é ruim, mas está progredindo, mais do que nunca! Talvez nossa ansiedade não fosse tão alarmante se nos atentássemos aos fatos, e praticássemos o factfulness!

site: https://www.instagram.com/sabrina.marques.psicologia/

Raissa Carolina 29/01/2022

Um livro necessário
Comecei a ler esse livro achando que se tratava sobre o terrível cenário de fake news e desinformação no qual o mundo me parece imerso. No entanto, não é sobre isso e, ainda assim, me surpreendi positivamente com o conteúdo. Além de nos atualizar sobre vários aspectos da vida em sociedade, utilizando dados, o livro nos estimula a repensar a nossa forma de pensar e agir frente a várias situações. Uma leitura super agradável, interessante e embasa em fatos (todas as referências para os dados apresentados estão no final do livro). Considero uma leitura necessária para todos e devo reler esse livro em algum momento.

Kellen.Pianetti 28/01/2022

Visão pessimista
A maneira como fodemos lidar com os dados para tentarmos abrir a mente para como o mundo realmente é .

Larissavmelo 20/01/2022

Muito interessante!! Me fez pensar que sempre analisamos fatos com os chamados instintos para julgamento, que atrapalham nosso entendimento sobre eles. De uma leitura muito prática e leve, ilustrando as informações e teorias com histórias e exemplos. Uma forma de reflexão sobre nossas ideias sempre negativas sobre o mundo e a necessidade de ter opinões sempre baseadas em fatos . Valeu a pena.

Rafa 18/01/2022

Indispensável
Rosling ressalta a importância do espírito crítico apontando o holofote diretamente para hábitos e crenças enraizados. Além disso, apresenta instrumentos que nos levam a pensar verazmente e de maneira lógica. Excelente leitura!