Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Valesi 24/04/2023

Otimismo? Não, realismo.
Factfulness é um livro de não ficção. Isso quer dizer que ele desmonta as afirmações fictícias de que o mundo era melhor antigamente, de que agora a maioria da população vive na extrema pobreza, de que há mais violência, etc.
Dividindo os capítulos em "instintos" equivocados que nossos cérebros desenvolvem a partir das notícias que nos chegam diariamente (e lembrando sempre que boas novas não dão boas manchetes), e baseados em dados oficiais de organizações governamentais, Hans Rosling nos mostra como estamos melhorando, ainda que de maneira muito lenta para que possamos perceber em nosso tempo de vida, mas inegavelmente de maneira contínua e ascendente.
Uma leitura excelente para aumentar o arsenal argumentativo.

Vitor Hugo 29/03/2023

Entrou na minha lista de livros favoritos
Diariamente somos bombardeados com notícias sobre tragédias, problemas econômicos e sociais, corrupção, violência, etc. Você começa a perceber que a humanidade está perdida, que o planeta está sendo destruído. Mas se eu lhe dizer que essa visão negativista é equivocada, você acreditaria? É o que apresenta o livro “Factfulness”.
O livro apresenta os dez instintos que distorcem nossa perspectiva (cada instinto é um capítulo explicando detalhadamente como essa “manipulação” funciona), isso significa que muito do que você lê, ouve e assiste no seu dia a dia, não passa de dramatização, como se fosse uma novela. O livro é um puxão de orelha, um alerta contra falsas estatísticas.
Temos uma visão negativista sobre vários aspectos sociais, pela falta de dados atualizados e pela falta de interpretação desses números, nos apoiamos em fontes que mais atrapalham do que ajudam. Essa acomodação cria perspectivas enviesadas, medo, generalização, dentre outras. O mais alarmante que os autores apresentam, é observar que autoridades importantes em diversas áreas, caem nestas opiniões sem embasamento.
Exemplos falaciosos:
- A maioria da população vive na extrema pobreza.
- O continente africano é péssimo para receber investimentos.
- Aumento no terrorismo.
- Baixa expectativa de vida.
Em um primeiro momento o conteúdo do livro parecia uma obviedade, mas às vezes aquilo que é óbvio e/ou concreto precisa ser explicado. Vivemos em uma sociedade conectada, uma simples busca no navegador já apresentaria informações factuais, mas infelizmente, vivemos em algumas bolhas que compartilham estatísticas incompletas ou mentirosas.
Em 286 páginas, Hans Rosling nos ensina a desarmar falsos números e conta suas experiências boas e ruins durante sua trajetória. Formado em medicina e estatística, viaja o mundo apresentando aquilo que é fato.
Sem dúvidas é um livro de cabeceira. Como complemento recomendo o livro “Como Mentir com Estatística”.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Vinícius 10/03/2023

Humildade e paciência.
Gostei da ideia de apresentar os capítulos em instintos. É interessante perceber que quase sempre pensamos da maneira que ele apresenta. Durante o livro, passei a acreditar que a visão de um sueco nunca poderia ser fidedigna, mas fui perdendo essa sensação ao longo do livro.

Gostei bastante! Acho que valeu muito a pena!

alvaro_becker 21/02/2023

Muito bom, estatisticas oficiais.
O livro apresenta as estatisticas oficiais dos órgãos internacionais, como a ONU e UNICEF, sobre diversos aspectos da sociedade moderna. O mundo está melhor a cada dia, mas o pessimismo dominante na mente humana oblitera a percepção. Parafraseando Morgan Housel, "o progresso é lento demais para ser percebido, enquando que os reveses acontecem rápido demais para serem ignorados". Vale a pena ler.

Lorraine 07/02/2023

uma visão mais positiva do mundo
o livro nos apresenta fatos e dados que ajudam a ter uma visão mais positiva do mundo, além de convencer sobre a importância de se apegar aos fatos e evitar um olhar dramático e negativista. um bom livro para os ansiosos, assim como eu, que sentem dificuldade de olhar para a vida de forma mais leve.
Abiane.Streit 07/02/2023minha estante
Vou salvar aqui kkk do nada saio de um mundo lindo e perfeito pra um mundo caótico, vou ler esse!

Leonardo.Brizida 31/01/2023

Não se trata de um livro positivista, mas sim de uma obra baseada em fatos. Sem dúvida alguma, a visão distorcida que possuímos do mundo tende a ser mais negativa do que realmente é.

O livro traz uma série de pesquisas realizadas em diversos países com autoridades do mundo inteiro sobre temas como miséria, escolaridade feminina, aquecimento global, acesso a eletricidade, extinção de espécies, vacinação etc. Pessoas altamente gabaritadas e, inclusive jornalistas, responderam a essas perguntas factuais. Grande parte responderam de maneira errada sobre o desenvolvimento do mundo. O progresso nessas áreas, ao longo dos anos foram extremamente relevantes. Países se desenvolveram, a miséria foi reduzida de forma muito significativa, crianças são vacinadas em uma escala muito positiva e as meninas frequentam as escolas praticamente o mesmo tempo do que os homens.

A visão realista do mundo é libertadora. Obter a percepcao que as coisas melhoraram em varios aspectos, foi uma experiência incrível.

Naiara 02/01/2023

Ate onde estamos certos em achar que o mundo esta piorando ou melhorando se baseando em estatisticas?!
Nesse livro podemos ver um lado positivo de como as coisas estao evoluindo, é diferente pois a maioria das visoes sao lados pessimistas de como tudo esta ou pode ficar, é um livro onde o copo pode sempre estar meio cheio e isso me deixa mais animada..
Para mim nao foi um livro facil de ler, achei um pouco massante, porem nao é massante o tempo todo e tem momentos bem divertidos.
É uma boa leitura que mostra pontos de vistas diferentes e com otimas explicaçoes sobre o porque e como chegaram a essa conclusao.
Vale muito a pena ler..

Lucas 01/12/2022

Hábitos para mudar a vida
Sem dúvida este é um dos melhores livros que já li, recomendo a todos!

Nos faz mudar nossa visão do mundo e contribui muito para melhorar como falamos e absorvemos notícias.

Precisamos ser mais otimistas!

Kel59 05/11/2022

Impressionante!
Não criei muitas expectativas quando comprei esse livro, após a leitura, ele é um dos livros que mais indico para as pessoas que dizem que ?o mundo não melhora em nada? (eu era uma dessas pessoas hahaha)! O autor mostra de forma simples como o mundo avançou muito bem positivamente nos últimos 100 anos e muitos outros fatores importantes. Hoje, vejo o mundo de uma forma mais leve!

Iga1.diass 23/09/2022

Um livro que te faz enxergar o mundo com maior lucidez!!
Esse livro é simplesmente INCRÍVEL!! Não é atoa que ele está na cabeceira de grandes sábios. Acredito que este seja o melhor livro que já li! E digo isso não por gosto pessoal, mas sim porque este livro é de caráter universal, capaz de te fazer enxergar o mundo com maior lucidez, independente da sua escolaridade, profissão ou visão política.

Um livro tão recente (2017), mas que ganhou uma fama tão rapidamente, apesar de Hans ter morrido antes mesmo de termina-lo. Me dói saber que o mundo perdeu uma pessoa tão incrível como o Hans Rosling, uma figura tão importante mundialmente... Se ele estivesse vivo sem dúvida iria muito mais longe...

Beatriz 02/08/2022

Factfulness é para vida
o livro trás uma maneira incrível de ver o mundo!
nos mostra como temos uma concepção errada de fatores básicos do mundo e como ele está evoluindo.
Factfulness mostra jeitos de aprendermos a lidar com problemas do cotidiano, controlando nosso extinto de negatividade e drama e tendo mais esperança em um mundo melhor.
um livro muito complexo e rico nos aprendizados!
eu indico para todos que tiverem a oportunidade, leiam.
após ler me sinto esperançosa e tendo outra visão de vida??
espero reler o livro novamente e mais importante, aplicar factfulness todos os dias!!!!

Fernanda.Avila 16/07/2022

Imperdível, necessário, maravilhoso, esclarecedor
O melhor livro que eu li esse ano e certamente um dos melhor que li nos últimos tempos. Eu acredito que a melhor forma de ensinar algo é contando histórias, é usando exemplos e, me parece, que Hans Rosling compartilhava da mesma opinião. O livro me ensinou uma infinidade de coisas, me surpreendeu e me fez dar boas risadas, pois o cara além de tudo era engraçado. Isso sem contar o repertório de experiências impressonantes (eu sou curiosa nata e adoro casos inusitados). E até o que eu achei que era inimaginável em um livro de não-ficção aconteceu, eu chorei. No epílogo eu me emocionei. Em um livro que o autor não fala de si, mas conta suas próprias histórias para te ensinar sobre o mundo, ele consegue te envolver a ponto de emocionar. O cara tinha um talento incrível. Infelizmente esse livro é o único. Mas, se hoje eu fosse recomendar um único livro para alguém, seria esse sem dúvidas. Para expandir os horizontes de QUALQUER pessoas, não importa quem você seja, onde está e no que acredita. Contra fatos não há argumentos e todo mundo precisa aprender a olhar para os fatos e dados. Eu gostaria de ter dinheiro para comprar vários e exemplares e sair presenteando as pessoas por aí. Então, se você leu até aqui, o que você está esperando para ler e amar esse livro também?

Gaby 12/07/2022

Um acorda para minha ignorância
Sabe aquela história de quanto mais você aprende, mais certo você fica de que não sabe nada? Pois é!

Esse livro cutucou preconceitos meus que eu nem mesmo sabia que tinha. Ele me mostrou o mundo sob uma nova perspectiva e mais do que isso, ele me deu esperança.

Bom, posso começar falando que das 13 perguntas iniciais do livro, acertei 4. E que de todos os fatos citados no livro, pouquíssimos eu tinha conhecimento.

Posso falar também que sou dramática e tenho uma tendência pessimista quanto a visão de mundo.

Mas, mudei. E esse livro é um dos grandes responsáveis. A leitura é muito fluida e interessantíssima. Eu adoreiiiiiiiiii.

Hans apresenta um grande manual de como analisar fatos e ter opiniões baseadas neles. Como encarar as notícias, como validar informações, analisar números e dados, como ser humilde e ele nos lembra o tempo todo que nunca sera tarde para aprender.

Trabalho impecável que deveria ser de leitura obrigatória kkkk