O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Santhiago.Santos 18/07/2024

Reflexos da vaidade
A idolatria, os cuidados e os caprichos, e o perigo de não ter uma direção correta fizeram o protagonista, ou melhor, nosso ?príncipe encantado?, tendo referências de lord Harry ou a figura do diabo, e basil um pintor, acreditar no seu próprio Narciso e perder seus valores. Dorian faz um pacto olhando para seu quadro: ele ganha o mundo e perde sua alma. Um grande desafio. Esse livro me faz olhar e pensar melhor sobre nossas vaidades nesse mundo moderno. Estamos dispostos a abrir mão de algo apenas por superficialidade?

A arte pela arte, o livro é uma obra. E é uma pena que, tempos depois, esse livro tenha sido uma forma de acusar e prender o autor apenas por ser ele mesmo.

skuser02844 18/07/2024

O terror que uma alma humana pode chegar assusta até os mais perversos.
Oscar Wilde estava inspirado quando escreveu essa pérola.

inasantos 17/07/2024

Que livro!
Diálogos maravilhosos, situações nas entrelinhas bem ousadas para a época em que o livro foi escrito e, claro, que história incrível.

bquintans 17/07/2024

A juventude o arruinara
Muito bom!!! eu amo o conceito desse livro, amo como podemos ver dorian gray se definhando cada vez mais por causa da sua ganância, de seu ego. amo como podemos ver sua alma se tornando cada vez mais feia e podre.

achei que não iria acabar com sua morte, mas fico feliz que tenha acabado assim. eu realmente não via outra opção para ele e acho que o final foi perfeito.

ele fica um pouco chatinho pelo meio e algumas falas são muito longas e repetitivas, mas nada que estrague a leitura linda do livro.

acredito que levanta a questão sobre como estaria nossa alma se pudéssemos vê-la e eu, como católica, me preocupo com isso diariamente. gostei bastante! ?

lê schinaider 17/07/2024

Tentei não achar o livro tedioso, mas infelizmente não consegui, é uma escrita muito densa e o enredo da história em si não me causou muitas emoções nem descobertas, existem algumas falas interessantes de uma personagem mas nada além disso me cativou muito, ao meu ver, o livro promete muito e não entrega muita coisa.

liliane223 17/07/2024

Nao quis dar nenhuma nota por ser um classico, mas coloquei 5 estrelar pq eu acho que o oscar wilde e toda a galera da darkside merecem.
meu, entao, a história em si não me prendeu muito nao. sei la, acho que foram os paragrafos enormes e as frases e reflexões sem pontos finais. eu me perdia muito, tive que reler cada pagina pelo menos duas vezes. principalmente aquele capitulo nove.
as reflexões e falas são muito boas, eu realmente concordo com a maioria das coisas que estão lá. pra mim eram coisas meio obvias (homens pensam em coisas que mulheres ja sabiam aos 11 anos), mas por ser no seculo XIX, é muito legal de ver alguém falando as coisas que ele falou. muito romantico esse oscar.
agora, falando do livro em si, a edição da darkside. QUE PERFEIÇÃO?????.
eu achei muito bom os asteriscos, ajudou bastante na compreensão e na interpretação.
ADOREI ter mostrado as criticas e as respostas do oscar e principalmente os julgamentos. se bobear eu fiquei mais entretida no texto dos julgamentos do que o resto do livro todo. o oscar wilde realmente foi uma pessoa muito única.
achei os poemas dele MUITO bons. tipo muito mesmo, eu adorei. não são cheios de frufru nem nada do tipo e retratam certos sentimentos maravilhosamente.
basicamente, gostei de o retrato de dorian gray e suas características (propositalmente, como o próprio oscar wilde disse) caricatas. agora quero muito ler mais poemas dele e ensaios e textos e saber mais da historia dele.

Jujuba 17/07/2024

?As tragédias reais da vida acontecem, muitas vezes, de modo tão pouco artístico que nos ferem pela violência primitiva, pela total incoerência, pela falta absurda de significado, pela completa falta de estilo. Elas nos afetam exatamente como nos afeta a vulgaridade. Elas nos passam a impressão de pura força bruta, e nós nos revoltamos contra isso. Algumas vezes, porém, cruzamos na vida com uma tragédia que possui elementos artísticos de beleza. Se os elementos de beleza forem reais, a coisa toda simplesmente agrada o nosso senso de efeito dramático. De repente descobrimos que não somos mais os atores, mas sim os espectadores da peça.?

mark's boyfriend 17/07/2024

O retrato de Dorian Gray (ou o que sobrou dele)
O diabo na terra, estamos falando dele mesmo, Lorde Henry Wotton. Se não fosse por esse ser maligno, nada daquilo teria acontecido!!! Por ser um clássico, tive certa dificuldade em acompanhar e assimilar certos detalhes e contextos durante alguns diálogos, mas a leitura nunca deixou de ser fluída e envolvente!!
Basil é um personagem que merecia mais, o único erro do kingo foi ter amado demais? Lorde Henry sempre me passou a impressão de ser um personagem vazio, sem apreciação a vida e as coisas ao seu redor, um ser superficial e medíocre, que só vê beleza nos bens materiais e só! Que gosta de ruinar as coisas por pura diversão e prazer das consequências de seu egoísmo e manipulação..... mas Dorian Gray....Dorian Gray era belo demais para sair livre das garras desse velho medíocre.
Queria poder compreender mais Dorian Gray antes do retrato, o Dorian Gray que era belo não apenas por fora, mas por dentro também

Greyce Kelly 16/07/2024

Releitura
Ler esse livro com uma mente mais madura traz um entendimento diferente pra obra, a primeira vez que li esse livro acredito que eu tinha 15 anos, relendo hoje, eu percebi que deixei muita coisa passar, foi uma experiência muito boa, recomendo muito.

nicolebohm 16/07/2024

Me arrependi de ter lido essa versão, vou ler a versão "normal" ainda porque acredito ser mais proveitosa.

apesar disso, um clássico é um clássico, né? eu já era fã do filme, o que me levou a ler o livro, amo os dois agora ??
Bele 16/07/2024minha estante
Qual a diferença entre as versões?

Thais645 16/07/2024minha estante
Amo muito este livro

nicolebohm 16/07/2024minha estante
Bele, pelo que entendi essa versão é "sem censura" porque traz temas LGBT etc. Maaaas eu quero ler a com censura porque tem mais capítulos, parece que o Oscar Wilde aproveitou ter que refazer censurado, pra adicionar mais coisas!

Moore 16/07/2024

Que isso?
Uma mesa de bar aristocrática onde as pessoas acham que estão filosofando e no fim só estão falando besteiras atrás de besteiras. O dorian é um babaquinha egocentrico e imaturo, o resto, chatos demais. A construção do Dorian foi tão superficial que algumas ações dele não fizeram sentido nem pra história.

Arthur V 15/07/2024

O principal fato abordado é a passagem do tempo, é mt bem elaborado, a beleza para alguns é tudo...vai ficar abismado com o quão profundo é esse livro