O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

evermoree13 07/07/2024

A vaidade excessiva e o fanatismo ?Eu te adorei demais. E fui punido por isso. Você se adorou demais. Ambos seremos punidos.?

Até que ponto você chegaria pela sua vaidade? Ou até que ponto você acredita que não passaria?.

Que livro sensacional, personagens e escrita super atemporal, em vários momentos me peguei pensando que estava lendo um livro super atual, interessantíssimo como Oscar Wilde foi julgado durante a publicação e agora é aclamado como um dos maiores autores do século 19.

?Vivemos numa era em que as pessoas leem demais para ser sábias, e pensam demais para ser belas.?

Biro 06/07/2024

Demorei pra entender, mas é bom
Confesso que enquanto eu tava lendo eu ficava bem cansado, mas depois de terminar, ler algumas resenhas e até assistir o filme (que nem vou comentar pq eu achei bem fraco), percebi que a mensagem em si é bem forte. O Dorian passou a vida buscando o prazer interminável e a juventude eterna pra no fim perceber que o que importava realmente não era isso. Acho que se eu tivesse um retrato que mostrasse minha alma, também ficaria paranoico com tudo que acontecesse.

Em uma ponta tem o Henry, que induz o Dorian a fazer tudo que ele não tinha coragem, na outra o Basil, que sempre tentava alertar o Dorian e por fim o próprio Dorian, que acabou se perdendo no meio do caminho da vida por se aventurar demais no pecado. O fato do quadro ser literalmente o retrato da alma dele é uma coisa bem interessante de se analisar, pq quando eu fui ler eu não sabia muito bem sobre como ia desenrolar a história e fiquei com um pouco de receio na hora de ler, mas olhando agora, é um bom livro.

Julia5048 06/07/2024

Ele se pega pensando em várias vezes no livro se ele é mais que a beleza que o amigo basil pinta e admira, e com medo de não ser um ser humano profundo e tentando se provar para o outro amigo Henry que vê a vida em seu modo mais concreto, dorian se torna oque ele mais temia, uma alma ruim

Clara2718 04/07/2024

Dorian Gray, inicialmente apenas um jovem inocente, que com a influência de Harry começa a se transformar aos poucos em um monstro. Dorian é influenciado a acreditar que o que vale é o agora, enquanto somos jovens e bonitos, pois a beleza é o que mais importa, o que por motivo de um quadro, que na realidade, é o retrato de sua alma, ele não sofre as consequências de atos terríveis.

Eu penso no retrato de Dorin Gray como o retrato da humanidade, ou talvez de cada um de nós. Um retrato que se sente medo, chateado, nervoso, aquele retrato que ninguém quer ver, pois tudo de mais terrível está ali.

Esse livro não vale 5 estrelas para mim, porque por menor que ele seja, ele é muito longo e muito discritivo, talvez porque eu tive uma certa dificuldade de me conectar com ele e o achei muito cansativo.

lararodd 03/07/2024

"o artista é o criador de coisas belas"
Eu não tenho palavras para esse livro, apenas sim, sim, sim.
você não vai se arrepender de dar uma chance para dorian gray

Daniela 02/07/2024

O escândalo da era vitoriana
Este é um livro que gostei muito, mas claro, tenho minhas ressalvas em alguns pontos. É uma obra da qual se pode tirar um grande proveito moral; no entanto, em certos momentos, senti que a narrativa se arrastou e terminou de forma súbita.

Vejo nesta obra um reflexo de quem era Oscar Wilde e da sociedade vitoriana em que ele vivia. Wilde expõe o lado promíscuo e escandaloso da alta sociedade daquela época e os desejos ocultos que muitos escondiam. Desde o início, percebi uma relação extremamente homoafetiva (não sexualizada) entre os personagens, algo pelo qual o autor foi julgado e condenado em sua vida pessoal, com esta obra sendo usada como evidência contra ele.

Para a época em que foi escrito, o livro certamente causou um grande impacto e afrontou muitas pessoas da sociedade, recebendo diversas críticas.

Resumidamente, a obra narra a história de Dorian Gray, um jovem descrito como ?de beleza extraordinária?, que tem seu retrato pintado por um amigo. Após a pintura, surge o debate sobre como a beleza do quadro será eterna, enquanto a de Dorian um dia acabará. Essa conversa abala profundamente o jovem, que, sem querer, faz um pacto para que todo o envelhecimento e feiúra recaiam apenas sobre o quadro, preservando sua juventude. A partir daí, Wilde explora as consequências desse desejo, abordando a busca hedonista pela juventude eterna e os efeitos destrutivos da decadência moral.

Muitas partes me surpreenderam; o desenvolvimento de Dorian Gray ao longo dos anos, com sua crescente imoralidade e busca hedonista, é assustadora. Este livro certamente merece seu lugar como um clássico da literatura, mantendo-se relevante ao longo do tempo.
Gabriela 21/07/2024minha estante
Amei a resenha!

Monique 02/07/2024

O Retrato de Dorian Gray
Eu gostei demais do livro!

Conhecer a biografia do Oscar Wilde contribuiu de forma muito positiva para o enriquecimento da leitura.

Tive que recorrer muitas vezes ao dicionário, pois tinham muitas palavras das quais não sabia o significado e também, durante a leitura, entrei para um clube do livro onde o professor deu aulas incríveis sobre o autor e sobre a história em si, o que me fez aproveitar ainda mais toda a riqueza contida naquelas páginas!

sinononm 02/07/2024

"A beleza fora para ele apenas uma máscara, a juventude apenas escárnio."
"Eu nunca busquei a felicidade. Quem quer a felicidade? Eu busquei o prazer."

A leitura de Dorian Gray foi sensacional. Confesso que demorei para pegar o ritmo, mas depois devorei o livro de uma vez só, passado um ponto da história. O episódio em que Dorian assume definitivamente sua faceta vaidosa e abandona seus valores por completo em prol do "sossego das suas emoções" foi o determinante para o meu interesse aumentar mais e mais...

Dorian Gray é um personagem extremamente complexo e dual, exatamente como o ser humano é. Jovem e ingênuo, não parece que amadurece nunca, enfeitiçado pela própria imagem e pela influência de Lord Henry. Ele é a materialização de uma figura que se faz pura e bela para os outros, mas é vazio, maldoso e egoísta por dentro, guiado pelo "novo Hedonismo". No final, é evidente que Dorian nunca conseguiu dominar suas emoções; sempre foi controlado por seus sentidos a ponto de recorrer a diversos meios para esquecer da realidade que o cercava, cedendo à imoralidade e aos vícios.

Lord Henry é um homem que diz muito e faz pouco. Prolixo? Sim, mas é interessante ouvir (ler) sobre suas reflexões sobre a vida e os comentários maldosos sobre a sociedade britânica, que expõem muito do pensamento da elite decadente e ultrapassada da época. Ele mesmo é alvo das suas próprias críticas que faz à Inglaterra: hipocrisia e cinismo permeiam o seu caráter. Fica a pergunta: ele foi o principal agente responsável pela distorção da alma de Dorian?

E por fim, Basil Hallward... ah, Basil... um personagem que mudou ao longo da trama mas não perdeu sua essência. Por mais que sua companhia tenha sido considerada entediante e sua amizade descartada por Dorian Gray, o pintor nunca deixou de acreditar na alma humana. A genuinidade de suas intenções e a presença de valores no trato de todas as suas relações acabaram sendo, infelizmente, a sua ruína.

Os temas abordados são universais e dizem muito sobre a vida moderna, mesmo escrito no século XIX. A escrita de Oscar Wilde é incrível e a leitura é bem fluida. Um ótimo livro para iniciar a leitura de clássicos!! Recomendo!

rabbitcaress 02/07/2024

O retrato em suma
Personagens caricatos, enredo previsível, diálogos artificiais. Boa fluidez, no entanto. Algumas ideias interessantes.

szabe 01/07/2024

Alma
"A alma é uma realidade terrível. Podemos comprá-la, vendê-la, barganhá-la. Podemos envenená-la, ou aperfeicoá-la. Em cada uma de nós existe uma alma. Eu sei que existe.
-Você tem certeza absoluta, Dorian?
-Absoluta!
-Ah, então deve ser ilusão. As coisas de que temos certeza absoluta jamais são verdadeiras. É esta a fatalidade da fé, a lição do romance."

Um dos livros mais avassaladores que li. De uma profundidade que refletiu até em meus sonhos. Quem somos perante nossa alma? Talvez, um mero contemplador. Quem conhece nossa alma? Quem ouve nossos sussurros mais profundos não conhece nem metade do que realmente somos. E essa pessoa pode ser nós mesmos.