O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

lAvia511 11/07/2024

"You can get what you want, or you can just get old"
A leitura da minha adolescência, dificilmente a da minha vida. Eu sonho em finalizar essa obra desde os 14 anos, hoje, finalmente, termino de ler ela com 16. Oscar Wilde, apesar de, na época, ter passado por toda a censura em relação a sua escrita, transmitiu pra mim, em 300 páginas, o conhecimento oculto de todo um período.

Uma das citações do livro que NUNCA saiu da minha cabeça é "Procure resistir e sua alma há de aspirar doentiamemte a tudo que quiser preservar-se, com a agravação do desejo por aquilo que todas as leis monstruosas tornaram ilegal e monstruoso". Eu nunca entendi como o lorde Henry pôde ser um homem tão sábio, mas tão burro, simultaneamente. Sempre tão observador, possuidor de um vocabulário absurdo, poético, mas sempre TÃO machista, tão mente fechada, tão pé no chão.

Dorian Gray, a verdadeira personificação do adolescente contemporâneo. Em uma sociedade onde, atualmente, a beleza é tão importante, que aliás, funciona como uma máscara para a decadência que o tempo proporciona à humanidade, é fascinante a obsessão de Dorian pela estabilidade de sua mocidade, e mais fascinante ainda como é justamente isso que o faz perder a essência de sua alma.

Basil Hallward, um artista, um verdadeiro romântico, sinceramente, a pessoa mais normal do livro todo. Nunca vou entender o ódio que alguns, inclusive lorde Henry e Dorian possuíam por Basil, que além de presentear Dorian com sua pintura que relevou a beleza de uma existência toda, o proporcionou viver insento de seus pecados, teve a certeza, desde o princípio, que lorde Henry seria o verdadeiro declínio do adolescente e o faria perder toda a sua essência.

Esse livro é absurdo, muito complexo, muito completo, muito poético, nos releva coisas ocultas, nos ensina tanto e nos fascina tanto. O tempo, a juventude, únicas coisas que nunca voltam, mas não as únicas coisas de valor no mundo contemporâneo. A obsessão pela estética no mundo atual nos faz crêr que crescer e envelhecer é algo ruim, que nos torna menos interessantes, mas o quão perturbador é envelhecer obcecado pelo que a passagem do tempo, algo totalmente inevitável, fará com a nossa aparência? Não seria mais íntegro preocupar-se em manter a essência da alma durante o correr dos anos que a suavidade da pele? É muito triste que o vazio existencial que a sociedade possui dentro de si acarrete a necessidade de validação e aceitação dos outros, o completo retrato das redes sociais, e, consequentemente, a obsessão pela beleza e pela estética, Oscar Wilde, você estava afrente do seu tempo, apenas se fecharmos os olhos para os trechos racistas machistas. O que acontece é, muita gente não percebe que a juventude não traz somente a beleza, mas a inocência, e pessoas morrem por dentro todos os dias por não terem aproveitado sua mocidade, a época em que os traços joviais as faziam tão belas, mas você verá poucas pessoas relatando a falta da inocência, a única coisa exclusiva da juventude e que nos insenta de tanto sofrimento, e nos proporciona tanta felicidade e liberdade. O fato é: pessoas morrerão, o tempo passará, e a indústria da estética e da cirurgia lucrará milhões com o desejo de almas perdidas em reencontrar-se, mas nunca existirá qualquer procedimento estético que nos devolva o estado de espírito pelo qual ansiamos tanto, que reclamamos a ausência, que nos insenta do sofrimento, que permite que não soframos o declínio da sociedade e que nos permite viver o ouro de nossos dias: a inocência.

Descanse em paz, Oscar Wilde, você iria amar discorrer sobre os perigos dos procedimentos estéticos e das redes sociais.

(Outra coisa aleatória a notar-se é o paralelismo entre Dorian Gray e "Vienna" do Billy Joel)

Giovanna1920 11/07/2024

Um livro voltado para a arte com uma pegada gótica, muito bom! Vemos a degradação de um homem em busca de um perfeição superficial e caindo em vícios e no puro hedonismo. Gostei muito, porém acho que essa versão é censurada, queria mais cenas, principalmente entre Basil e o Dorian, ao menos no filme temos muitas cenas, o filme com o Ben Barnes é muito bom!!!

Lutty 11/07/2024

Todos nós somos Gray!
Clássico dos clássicos, nem sei porque ainda não tinha lido. Adorei. Coloca a dignidade humana em cheque, evidenciando nosso orgulho, nossa vaidade e nossa mesquinhez perante interesses próprios. Poderia ser o retrato de qualquer um de nós e talvez seja, só que jamais admitiríamos, assim como Dorian Gray. Antigo mas poderia ser atual? Recomendo demais!

arneiyh 13/07/2024minha estante
A sua resenha é magnifica!

Karina599 11/07/2024

Clássico que não tinha lido ainda. Retrata muito bem como a busca pela beleza e juventude pode acabar com uma pessoa. Recomendo

Caio.Immanuel 11/07/2024

Lindo, pô
É difícil falar sobre ele sem dar spoiler sksksk mas o livro é sensacional, desde quando Basil descreve Dorian Gray pela primeira vez, até quando tudo desmorona.
Lord Henry é um personagem muito bem construído, muito mesmo. Apesar de falar muita asneira, se não fosse por isso, ele não seria tão bom quanto é. Me fez pensar muito e algumas de suas frases me tocaram de um jeito mais especial. Assim como foi para Dorian Gray.
Afinal, existe um limite de pecado que ainda possa ser redimido? Recomendo muito.

11/07/2024

Uma história incrivelmente atual...
Um livro escrito há um século atrás, mas que consegue descrever o presente melhor do que muitos livros de hoje em dia. O Henry é um reflexo das pessoas de hoje que tratam suas opiniões como verdades absolutas e todo mundo está errado com exceção a elas. O Dorian Gray já é a definição das pessoas que distorcem a velhice, atualmente fazem de tudo para não demonstrar traços de velhice, como se ao invés de uma vitória a velhice fosse uma praga. Interpretações à parte, o Retrato de Dorian Gray é um clássico excelente, muito a frente de sua época e com personagens complexos que valem muito a pena serem conhecidos. Recomendo a leitura das duas versões.

celestk60 10/07/2024

"Há coisas que são preciosas por não durarem."
Não tenho uma maneira melhor de descrever o livro se não a decadência da própria vaidade.

Dorian Gray é de fato um personagem interessante, pois mesmo tendo tantos privilégios e sua beleza imutável, ele cansou. O retrato dele pintado por Basil Hallward é como uma lembrança do passado e dos seus pecados ? crimes ? que cometeu durante a vida. Fora o retrato, as pessoas em sua volta também influenciam indiretamente em suas atitudes e o ambiente em que ele está inserido com os status que tem.

O livro tem bastante filosofia e chega a ser bastante descritivo de modo até um pouco desnecessário, o que fez com que a leitura ficasse um pouco maçante em alguns capítulos, mas nada que interrompesse a leitura de fato.

Apesar dos meus personagens favoritos não terem um final feliz, é um bom livro. Recomendo!

Nick 10/07/2024

Um livro interessante?
O Retrato de Dorian Gray é uma obra que foi muito a frente do seu tempo, a Inglaterra vitoriana não estava preparada para o veneno que é este livro, ao lançar uma obra com homossexualidade praticamente sendo escancarada, e o autor também sendo no mínimo homossexual, ao meu ver, Oscar Wilde deu sua cara a tapa, ao cometer tal ato em um contexto em que, homossexualidade, conhecido na época também como crime de sodomia, era tanto um crime, como um pecado, o que não falta nesta obra inclusive, Dorian Gray é um hedonista de carteirinha assim por se dizer, ao cometer inúmeros atos julgados pela ética e religião como pecaminosos, como uso de drogas, sexo com quem quer que fosse, tanto mulheres como homens, até mesmo assassinato apenas por um acesso de raiva e loucura; tais atos hedonistas de Dorian não afetavam somente a si, mas também outros a seu redor e pessoas com quem ele se envolvia, levando até mesmo um homem a cometer suicídio, ameaçando expor que eles tiveram relações sexuais; O Retrato de Dorian Gray é um livro que eu poderia passar horas falando e discutindo sobre, e mesmo gostando tanto, eu consigo também entender a razão do meu querido Luís Gabriel não ter gostado e achado o livro chato.

08/07/2024

Um clássico bom de ler...
... Mas não sei se me conquistou.

Gostei da história e dos dilemas de Dorian Gray (a história) sobre moralidade. Achei fantástico como aquele jovem rapaz precisou de tão pouco para se corromper, o que me diz que ele nunca foi santo.

O meu personagem preferido, sem dúvidas, é o Mr. Henry e seu jeito cínico, cético e corrupto de levar a vida. A forma como ele narra as atrocidades de Dorian como se fosse bonitas já diz muito sobre quem ele é.

Basil é adorável e eu o admiro por ser amigo de Henry sem jamais se corromper com suas falas.

Sobre o próprio Dorian, não desgosto dele, mas seu jeito dramático me incomodou - o que é puramente gosto pessoal. Sua jornada egoísta até o fim de sua vida foi boa de acompanhar. O quanto ele jamais assumiu a culpa por nada que fez e só queria viver sem peso na consciência... Uma boa lição a se observar, eu diria.

mafê 08/07/2024

Henry é com certeza o que traz ao livro o questionamento próprio de nossa própria vaidade e nosso próprio limite quando falamos de prazer. É um personagem que pela intensidade que tem em tudo que fala torna a narrativa muito mais interessante.
Dorian Gray em si é um personagem que só se acendeu com Henry, porém pra mim, não deixou de ser um personagem desinteressante por seu egocentrismo (apesar de ser o objetivo do livro).
A escrita é extremamente prazerosa e a conclusão da história é nada mais que justa. Amei!

everton 08/07/2024

O Retrato da Alma de Dorian Gray
Eu gosto do conceito e dos temas que o livro aborda, mas a tradução dessa edição me cansou um bocado haha.

O conceito do retrato é muito interessante, a trajetória de queda moral e espiritual do Dorian Gray também é, no entanto, achei que o livro é meio enfadonho, os diálogos e monólogos são enormes, talvez se a tradução fosse mais clara eu teria aproveitado melhor.

Talvez eu precise ler de novo em uma outra edição. Mas tudo bem, é um bom livro, e não tenho muita moral pra criticar a tradução, poxa, eu paguei 1,99.

conti_reading 07/07/2024

A decadência moral
Esse livro é um tiro direto no peito para tratar temas como vaidade, decadência moral, ceder aos prazeres do mundo, sobre o poder da jovialidade. Nunca esperei que uma obra dessas pudesse ser tão boa. Me marcou muito e não esquecerei tão cedo dessa leitura.

Até a metade do livro vai extremamente "bem" para o lado de Dorian Gray, mas depois da metade para frente ... nossa, a gente consegue sentir o remorso, a tristeza de não querer mais viver a vida depois de tanta falsidade e atrocidades que ele cometeu, as pessoas que corrompeu.

É uma ótima leitura, recomendo fortemente para quem tem interesse em uma tema que se aprofunde no interpessoal junto a uma história tão intrigante como a de Dorian Gray.