O último suspiro

O último suspiro Robert Bryndza

Resenhas - Último Suspiro

Fabi129 27/11/2018

NÃO QUERIA LARGAR UM SÓ MINUTO!
Agora definitivamente posso dizer que virei fã deste autor. Que livro espetacular foi esse? Gente, eu fiquei vidrada desde o começo! É o tipo de livro que você quer ficar isolada e não parar de ler um só minuto! Minha mãe estava querendo conversar comigo e eu querendo dar andamento na leitura hahaha.
Percebo que a cada livro, o autor está melhor em sua escrita. Eu amei o livro anterior, mas este é muito mais sensacional. Em relação ao assassino, tive nojo e raiva dele. Uma pessoa fria e sem remorso. Não via a hora desse sujeito asqueroso ser preso.
Como é bom ler os livros do Robert Bryndza. Você se sente parte da investigação, ou melhor, você se sente no CSI. Na verdade, CSI é citado em uma conversa dos personagens, rs.
Você se sente impotente lendo que o assassino sequestrou a garota, que a está torturando e você não pode fazer nada. Sabe quando você quer entrar no livro? Aqui me vi assim, querendo ajudar a vítima. :’(
Ah e nosso trio maravilhoso está de volta, firme e forte. Erika, Peterson e Moss eu amo vocês! Ah e claro que temos mais momentos de Erika e Peterson ^-^. Mesmo o livro sendo de suspense e mistério, eu adoro as poucas cenas de romance e também os diálogos divertidos da Moss.
Estão esperando o que? Corram ler esta maravilha! Adrenalina até as últimas páginas.
Super recomendado! E quer venha o próximo livro. \0/
Flávia Pasqualin 27/11/2018minha estante
Fiquei com vontade de ler. Adoro os livros dessa série.

Erika 27/11/2018minha estante
Amoooo essa série. Amo o autor e adoro minha xará Erika Foster.

Samile 27/11/2018minha estante
Qual o primeiro da série? Me interessei.

Tânia (@ritmoliterario) 27/11/2018minha estante
Nossa, agora quero ler, gosto de livros assim. Ele é sequência ou pode ser lido separadamente?

Fabi129 27/11/2018minha estante
O primeiro livro meninas é A garota no gelo. Tem 4 livros lançados até agr dessa série. É bom ler pelo primeiro para conhecerem a detetive Erika Foster. Ainda mais pq alguns casos dos livros anteriores, são lançados neste livro aqui.

Fabi129 27/11/2018minha estante
Ainda mais pq alguns casos dos livros anteriores são mencionados *

Sandra.Chaves 28/11/2018minha estante
Também gostei bastante desse livro e adoro a escrita desse autor!

Tânia (@ritmoliterario) 28/11/2018minha estante
Vou adicionar a lista para ler um dia rs

Érica | @aquelacomlivros 28/11/2018minha estante
A Garota no gelo tá na minha lista há séculos, você me animou pra dar início nessa série!

Fabi129 28/11/2018minha estante
Simplesmente leia Érica. ;)

Nicole 13/11/2022

Novamente o assaassino foi revelado no começo
Não ganhou cinco estrelas pois o assassino foi revelado desde o começo, e isso tira toda a graça da investigação, na minha opinião.

Gostei de como o autor consegue mostrar os problemas de corrupção na polícia no meio da história, criando tramas paralelas e dando no pensar. Outro destaque para as personagens femininas em cargos de poder. Boa, Robert!

Sobre o assassino, esse foi o que mais me deixou irritada, pois o cara era um mimado e comoletamente egocêntrico, matava mulheres por se sentir mal com a própria insignificância.

A pior parte para mim foi pensar que esse tipo de homem deve ser facilmente encontrado pelas ruas, e por isso, na minha opinião, esse foi o pior assassino até agora. a
Nicole 16/01/2023minha estante
cê tá sendo irônica, né? o assassino tem ponto de vista desde o começo da história

Millena.Raiane 07/03/2023minha estante
Desculpa eu tava lendo e acabei de n percebendo Que estava se tratando do assassino ?

Millena.Raiane 07/03/2023minha estante
Achei q seria mas um personagem q ajudaria a resolver o caso

Foi mal

Nicole 15/03/2023minha estante
eita, estraguei sua experiência então. sorry kk eai, ce gostou do livro?

Millena.Raiane 03/07/2023minha estante
Gosteiii ???

Nanda.Santos 27/09/2020

Gostei muito desse livro. Foi o meu primeiro contato qual a escrita de Robert Bryndza. O livro traz consigo todas as características que um bom livro de suspense psicológico deve ter.
MandinhaHP 15/12/2021minha estante
Se gostou desse, leia os outros, são melhores, esse é o quarto livro com a detetive Erika Foster, os 3 primeiros são melhores, prendem mais. Estou finalizando a leitura e achei fraco comparando.

Nanda.Santos 15/12/2021minha estante
Realmente, depois desse já li todos os outros e pude notar a diferença e a evolução do autor.

MandinhaHP 16/12/2021minha estante
A escrita dele é muito boa né

Nanda.Santos 16/12/2021minha estante
Muito!

Fernando Lafaiete 05/03/2019

O Último Suspiro (Detetive Erika Foster #4): Uma viagem psicológica tensa que superou o antecessor.
******************************NÃO contém spoiler da série******************************

Após o corpo de uma garota ser encontrado na caçamba de um lixo, uma investigação se inicia. Quem seria ela? Qual a causa de seu assassinato e quem exatamente a matou? Tudo piora quando novos corpos passam a ser encontrados. Nada inovador em se tratando de um livro policial. Aliás, Robert Bryndza não é nem um mestre do gênero e você não irá encontrar nada tão engenhoso em sua série protagonizada pela detetive Erika Foster.

Mas apesar da ressalva acima, devo dizer que sua escrita, o seu desenvolvimento narrativo e até mesmo sua protagonista (muitas vezes imatura), nos prende de maneira mais que funcional, e tudo isso atrelado aos vilões psicopatas que são muitos bem trabalhados.

Erika Foster é uma boa protagonista, mas assim como nos livros anteriores, soa muito como uma adolescente brincando de ser detetive. E isso nada tem a ver com sua incapacidade de ter insights ou de conduzir uma investigação. Tem muito mais a ver com suas atitudes birrentas e suas ações impulsivas. O que poderia transformá-la em uma protagonista complicada de se acompanhar, o que estranhamente não acontece.

O vilão da vez nos intiga, e seu passado vai sendo desvendado aos poucos de maneira satisfatória. Ele é cruel, inteligente e entrega momentos muito bem inseridos de insanidade, que causam angústia e nos faz torcer ainda mais para que o tão aguardado embate entre os protagonistas ocorra.

O "Último Suspiro" é um livro policial muito bom, que supera facilmente o anterior da série, o decepcionante "Sob Águas Escuras"; que diferente do que ocorreu com muitos leitores, não funcionou comigo. O meu favorito continua sendo "Uma Sombra na Escuridão", o segundo volume. Mas Robert Bryndza é um bom autor que merece ser lido. Erika Foster se encontra agora em uma posição interessante, que me faz pensar: Até que ponto essa posição será benéfica para o desenrolar dos demais livros da série? Espero que o próximo volume seja ainda melhor e que me faça ficar com medo enquanto estiver lendo.

Não avalio com nota máximo porque acho que o processo investigativo poderia ter ido além, com momentos mais tensos, regados de trabalhos de campos e de interrogatórios. Sem contar que tenho preferências por narrativas onde não sei quem é o criminoso. Gosto de desconfiar de tudo e de todos, o que não acontece em "O Último Suspiro."

Termino a leitura com ressalvas, mas ansioso pelo próximo. Minhas expectativas estão altas; o que dificultará um pouco (como sempre ocorre) meu processo de leitura; já que poucos autores conseguem supri-las quando me encontro neste estado. Mas vamos que vamos... que Robert Bryndza não me decepcione. Gostaria de ver mais inovações e uma personagem central mais madura. Mas independente disso ocorrer ou não, espero que seja pelo menos um bom livro de entretenimento.
ROBERTO468 06/03/2019minha estante
esse gênero literário está bem em alta né.

Fernando Lafaiete 06/03/2019minha estante
Sim... Ultimamente este gênero vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente pelas adaptações famosas como as de Garota Exemplar e a de A Garota no Trem. Eu gosto bastante de livros policiais. Se não tem costume de ler Junior, indico! Acho que você pode vir a gostar tanto quanto.

ROBERTO468 06/03/2019minha estante
Policial eu realmente leio pouco, mas Garota exemplar e A garota no trem eu já li e ambos eu gostei muito. Acho que tbm já li alguns livros da Lisa Gardner que tbm é muito boa na área.

Fernando Lafaiete 06/03/2019minha estante
Ainda não li Lisa Gardner; mas pretendo ler algo dela esse ano. Só escuto elogios, achei melhor esperar minhas expectativas baixarem.

Marcianeysa 31/08/2021

Erika Foster
O quarto livro da detetive Erika Foster. Muito bom, com uma trama bem amarrada. Só o final que ficou bemmmm forçado. Mas já quero ler os próximos.
Pedro 31/08/2021minha estante
Até agora, eu só li A Garota no Gelo. Você gostou da série?

Marcianeysa 31/08/2021minha estante
Sim, estou adorando
São 6 livros!

Pedro 31/08/2021minha estante
Bom saber. Eu gostei do primeiro livro e estava pensando em comprar o box.

Melissa 25/04/2024

O último suspiro.
Mais um livro da minha detetive favorita, Erika Foster, e nesse acompanhamos ela e seus colegas e amigos (alguns mais que amigos) na investigação de um caso horrível.

Nesse livro temos um assassino que usa o Facebook, e a internet no geral, como forma de recolher informações das vítimas para então criar perfis falsos de homens perfeitos, muito diferente de quem ele realmente é.
Paralelamente, acompanhamos a saga da Erika na polícia, na vida pessoal, na carreira (principalmente) e acontecem coisas bem complexas durante o livro.

Robert é ótimo e eu amo a série da Erika Foster, ela é minha favorita, eu sou apaixonada nela, embora ela apele também, né? Tem horas que ela força a barra demais! Mas o que seria de nós (mulheres) se não fizéssemos isso?

Sobre a história e o desenvolvimento dela, ele fluiu bem até uns 30%, e então dá uma estagnada, mas volta a pegar bem nos 55 ou 60%, achei esse livro com menos ação que os outros, porém não é um livro ruim, de jeito nenhum!!

Eu gostei da história e fiquei extremamente aflita em diversas partes, tem alguns gatilhos ali e as cenas são bem descritivas, por isso vou intercalar o próximo com uma leitura mais leve (ou não).
Bia 25/04/2024minha estante
Queria muito ler todos, mas vi um povo dizendo que era meio devagar e me desanimou, o que você achou dos livros em geral?

Melissa 25/04/2024minha estante
Os livros do Robert Bryndza, especificamente os da Erika Foster, são os que eu mais gosto. Esse eu achei meio parado, mas os anteriores são muito bons!
Vale a pena ler pela continuação, pra acompanhar a própria detetive, o desenvolvimento dela, dos outros personagens. No geral, eu gosto muito dos livros dele com a Erika Foster.
Ainda não li os outros livros dele com a uma outra detetive.

Bia 29/05/2024minha estante
Comecei a ler "A garota no gelo" e simplesmente não consigo largar, obrigada pelo meio incentivo kkkkk ??

Brenda Dabila 15/03/2021

O último suspiro ?
Esse é o quarto livro de uma série protagonizando a detetive Erika Foster.
Confesso que nenhum dos livros superou o primeiro.
Aqui temos vários crimes idênticos, após serem maltratadas as vítimas são jogadas em caçambas de lixo.
Não fiquei esperando nada demais, pois devido a minha experiência com outros livros do autor eu já sabia que seria uma resolução bem simples, e foi.
EvelynKaren 16/03/2021minha estante
Comecei ele agora

Brenda Dabila 16/03/2021minha estante
Espero que seja uma boa leitura para você.

Ronaldo 25/11/2018

Achei o melhor da série até agora. Adoro livros sobre os perigos da internet e o autor sobre explorar o tema muito bem. A narrativa se divide entre a investigação, chefiada pela detetive Erika Foster, personagem recorrente do autor e o ponto de vista do assassino, com uma ou outra cena avulsa. Essa protagonista tem me irritado bastante ultimamente. Simpatizo muito com seu lado passional, sua intempestividade que a faz enfrentar seus superiores, atitude que por sinal a prejudica muito profissionalmente, mas o ímpeto com o qual ela se envolve com os casos não condiz com uma policial. Acho que um pouco de distanciamento lhe faria bem. Sem falar no quanto ela deixa seus problemas pessoais atrapalharem seu trabalho. Mas o que me dá raiva mesmo na personagem é a maneira como ela usa o agente com quem tem um caso que nunca se desenrola. Ela o procura quando lhe é conveniente e quando é cobrada a respeito de um compromisso, se refugia no luto pela morte do marido. Já os capítulos dedicados ao assassino, são os melhores. Não há mistério sobre sua identidade, logo no início do livro ficamos sabendo que é ele o responsável pelas mortes, mas nem por isso a história perde a graça, pois acompanhamos cada passo em sua caçada por uma nova vítima e essa é carregada de tensão. É muito instigante ler como ele conduz cada mulher à sua armadilha. E o vilão em si é muito interessante. Um cara solitário, que vive num ambiente sem amor, atormentado por uma tragédia do passado. Ele tem um complexo de inferioridade a nível extremo, que faz com que o desprezo das mulheres o machuque intensamente e quando captura suas vítimas é o momento da desforra e ele então as tortura sem piedade. Mas, embora pareça muito violento, não é uma leitura pesada, pelo contrário, é bem divertido até, tanto que houve uma hora em que eu nem queria que acabasse.
Drica 25/11/2018minha estante
Bom saber, Ronaldo! E mais uma vez, parabéns pela resenha!

Isabel.Vilela 25/11/2018minha estante
Minha próxima leitura!!!

Gilberto Alves 12/02/2021

Os últimos suspiros
Temos aqui um bom Thriller, investigação policial, com algum mistério e bons personagens.
Erika Foster é uma detetive que investiga o assassinato de uma garota que é encontrada morta em uma lixeira. Enquanto ela investiga, além de encontrar relação com outros assassinatos, ocorrem novos assassinatos.

Neste livro já sabemos quem é o vilão desde o princípio, pois nos é revelado. Ambas histórias se desenvolvem em paralelo, tanto do vilão, quanto da heroína. O elemento principal neste livro é justamente esta caçada.
Este é mais um livro que expõe de leve o perigo das redes sociais. As vítimas são todas escolhidas por redes sociais. Todos os detalhes necessários estão lá. O que gostam, horários, etc...

No geral gostei do livro. É um bom drama ao estilo caçada policial, onde o vilão está sempre um passo à frente. Não temos aqui aquele super detetive que tem sacadas mágicas que chegam a irritar, ou então aquele detetive mais burro que uma porta.
Alguns detalhes no livro não me agradaram, como elementos cheios de detalhes no início da história que não serviram para absolutamente nada. Outra coisa que acaba me irritando é a forma que sempre eram fechados os capítulos com aquele super frase de efeito que não tem nada a ver. Ex: “... e eles saíram da sala no exato momento em que as chamas brotaram na lareira. ”. Ok, é implicância minha, mas, qual a relevância disso?

Acho também que assim com na maioria dos livros nesse tema, os “motivos” do assassino não justificam todos os atos. Mata uma galera só por que a mãe brigou por que fez xixi na cama? Claro que o livro não é assim, mas acho que para dar razão ao Serial Killer, seria legal construir um passado muito mais complexo.

No geral é um livro bem escrito. Recomendo para quem gosta do estilo.
Ps.: Realmente não entendi o nome. Último Suspiro??
Débora 12/02/2021minha estante
Adorei a sinceridade na resenha!?

Gilberto Alves 12/02/2021minha estante
?????

Sani Melo 17/10/2022

Leitura dificil..
Para mim até agora esse está sendo o livro que menos gostei.
Nunca sofri tanto para teminar um leitura, pelo amor do ouro. Porém aqui temos uma história que foi bastante pertubadora e desafiante, teve uns belos de uns furos também (policiais desarmados cof! cof!). Foi angustiante ler a forma que esse nojento psicopata agia e o que ele fazia com suas vitímas.
Erika seguiu sendo uma cavala com o Peterson, mas no final tomou uns presta atenção então espero que ela melhore muito esse comportamento nos próximos livros!
Emilia.Reis 17/10/2022minha estante
kkkkk

Fabi Pimentel 17/10/2022minha estante
?? kkkkkkkkk

Marcia.Souza 17/04/2021

Neste livro o autor muda um pouco a forma de narrar a história da detetive Erika Foster. O assassino é apresentado logo no início da história e duas narrativas correm paralelas até o desfecho final (a do assassino e a da polícia). Muito bom!
sotnasallim 17/04/2021minha estante
Nossa, me interessei bastante!

Alexander 03/05/2022

Esse foi o segundo melhor da série, não só pela investigação, mas pela evolução de Erika, finalmente, depois de 3 livros ela resolveu dar uma evoluída, porque eu não aguentava mais, queria dar porrada nessa a cada 2s, e fiquei chocado em descobrir só nesse livro que a policia não anda armada, ou talvez só eles não andem, não sei, mas não tem arma e eu fiquei "como assim? como eles se defendem" (não muda nada na nota do livro).
E tem um acontecimento que meu deus, do nada, que loucura, agora que parecia que tudo ia ficar bem e ia andar que loucura.
Não foi 5 porque a motivação do assassino foi meio, sla, não me convenceu, hoje não Faro, foi uma coisa meio, "a me acham feio, ninguém me nota, logo vou matar" mas também o amigo não faz um esforço né, é um esquisitão maluco, claro que ninguém quer te notar, além do que quando alguém nota ele, ele é super babaca e c.uzão, fazendo o mesmo que fazem com ele, então é meio, foof-se.
Luiza 03/05/2022minha estante
Não sei, tô achando as leituras da saga meio cansativas

lunaelivros 29/10/2020

Eu amo os livros do Robert Bryndza.
Jéssica | @jehbreda 29/10/2020minha estante
Sim! São muito bons!

Cami @leiturizar 12/04/2022

Depois dessa nunca mais vou usar o Tinder
Erika Foster está de volta em mais um caso conturbado que vai tirar o sono dos amantes da série. Algo bem diferente dos livros anteriores, uma vez que o assassino é revelado logo no início da história.

Termos algumas cenas brutais mas Bryndza teve o bom senso de não descreve-las, do contrário eu não conseguiria dormir.

Mais uma vez minha atenção foi fisgada e torci para que Erika conseguisse descobrir o quem ele era antes que fosse tarde demais. Embora eu deva admitir que foi interessante acompanhar a perspectiva do assassino enquanto era procurado pela polícia.

No entanto, do ponto de vista profissional, Erika ainda precisa ter inteligência emocional para lidar com os idiotas do trabalho e sabemos o quanto é difícil. Eu mesma ainda estou tentando aprender ou pelo menos descobrir onde se vende esse negócio.

Um livro que vai tirar o seu sono, te jogar no olho do furacão e te fazer implorar por mais. O último suspiro vai manter sua respiração presa na garganta enquanto você atravessa um carrossel de emoções.
Bianca537 16/02/2023minha estante
Eu gosto quando descrevem as cenas de tortura por mais pesadas que elas sejam