Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

janine 16/03/2024

Não sei descrever o que senti
Definitivamente, esse livro é mais do que um sentimento. É um retrato das famílias que viveram/vivem em situações humanas deploráveis, em que o maior sonho retratado pela Sinhá Vitória é dormir em uma cama de verdade, onde segundo o meu amigo arthur fritas: ?a cachorra baleia é o ser retratado da maneira mais humana no livro?. Adentrando na mente dos personagens de uma maneira que você sente pelo menos um pouco do que eles estão sentindo, a história te envolve de uma maneira que dói o peito lendo sobre a realidade dos indivíduos. O livro tem uma linguagem um pouco difícil, especialmente pelo vocabulário nordestino, mas nada que uma pesquisada não resolve e faça você sair da sua bolha. Top livros que deviam ser obrigatórios nas escolas
#euamoabaleia

Aline Dias 15/03/2024

Sociedade corrompida
Que baita surpresa foi e leitura, esperava um livro cansativo ao qual é teria que arrastar-me em sua páginas, mas o que de fato encontrei foi um profundidade absurda sobre uma sociedade podre, escravizada, onde o mínimo de conhecimento é usado pra se ter vantagens sobre os menos favorecidos, que lutam pelo mínimo e ainda assim constroem famílias e tem sonhos ?
Sensacional !

Beatriz3345 15/03/2024

"Vidas Secas" é um romance escrito por Graciliano Ramos que retrata a vida de uma família de retirantes no sertão nordestino. A obra aborda as dificuldades enfrentadas por essa família, incluindo a seca, a fome, a pobreza e a luta diária pela sobrevivência. O livro também explora as relações familiares e a esperança em meio às condições adversas. A narrativa é marcada por uma linguagem concisa e direta, revelando a dureza da realidade vivida pelos personagens. É uma obra importante da literatura brasileira que oferece um retrato impactante da vida no sertão.
cubitumeasmus 19/03/2024minha estante
por que apenas uma estrela?

Beatriz3345 19/03/2024minha estante
Não gostei muito do livro

Madson 15/03/2024

Se não caiu um cisco no seu olho no capítulo da cachorrinha Baleia, eu sinto lhe informar mas provavelmente você já está morto por dentro. ? clássico
gaabswz 31/03/2024minha estante
Perfeição, perfeição é o significado desse livro. Me destrói completamente! ???

Carla681 14/03/2024

Um clássico da literatura, que deve ser lido por todos. Um livro que trás a dura realidade da seca, que muitas pessoas viveram e vivem, numa história curta e fácil de leitura, um ótimo ponto para começar a conhecer um pouco da literatura brasileira.

gimafe 13/03/2024

Que história!! Que escrita!!
E pensar que esse livro foi publicado há 86 anos!! Achei muito atual, pois acompanha um período da vida de uma família muito pobre do sertão, que precisa mudar-se à pé com todas as suas coisas a tiracolo, fugindo da seca e da fome, em busca de um lugar melhor, onde tenha trabalho (na lavoura e lida com os animais), moradia e comida.

O livro vai intercalando os pontos de vista de cada um dos personagens, inclusive o de ?Baleia?, a cachorra da família, que foi o que mais me chamou a atenção. Tudo é muito simples, o linguajar, os acontecimentos, a vivência, os sonhos e desejos. Mesmo sendo simples, a narração e descrição dos personagens e os acontecimentos são muito ricos em detalhes.

A história é de fato de cortar o coração - é sofrimento atrás de sofrimento - e uma crítica ao capitalismo daquela época, que não se difere muito de como é nos dias atuais.

Nicole781 13/03/2024

Avassalador
Se você acha que sabe o que é pobreza, miséria, e tristeza, e você nunca seu esse livro, você não sabe, uma das leituras mais difíceis que eu já fiz. Pobre da baleia.

a.d. 12/03/2024

Incrivelmente, achei um livro com uma leitura dboa, fluida e rápida
a história me impactou bastante, prestei muita atenção em como a Baleia era retratada com mais humanidade do que as outras personagens
é um livro legal, maravilhoso para repertório de redação

raquelrocha 12/03/2024

Releitura
Essa obra é espetacular, consegue narrar com precisão, o ambiente físico da caatinga, angústia da seca e o sofrimento das pessoas que não tem um local físico para chamar de seu. Baleia, os filhos, Fabiano e Sinhá é uma representação fiel de algumas famílias que aqui passaram, a revolta do Fabiano contra o sistema, baleia que rouba toda atenção da obra, questionamentos do filhos mesmo que, com um vocabulário reduzido, ainda sim, seres críticos para aquele lugar que vivem e a relação com os pais. Sinhá, uma mulher que vive uma vida sofrida e sonha com um conforto que talvez nunca poderá ter.

Obra incrível do Graciliano, uma das maiores dentre a literatura brasileira, essa edição da Antofagica é magistral, a ilustradora é muito talentosa e fez artes incríveis, recomendo demais.

Bebel13! 12/03/2024

Penas
?Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo?.
Li o livro tão rápido que ainda não tive tempo de digerir toda a história. Essa frase com certeza ficará na minha cabeça pelos próximos dias. Que livro?

TAVAR3S 12/03/2024

Não tenho muito oq dizer...li para um trabalho da escola.
a história é interessante, porém achei a leitura densa demais, difícil mesmo, então demorei para acabar.

Sofi 11/03/2024

Vidas Secas
Eu não tinha certeza se já tinha lido esse livro. Me recordou a época da escola, e é fácil compreender o porquê de ser um livro clássico. Muito bom.

Jazz 11/03/2024

Como pode um livro despertar tantos sentimentos.
Fazia tempo que não chorava com um livro ??
Demorei pra engajar no começo, mas depois fluiu muito bem.

@evelynefabri_ 09/03/2024

Marcas autobiográfica
Eis aqui um livro que li nas vésperas de vestibular e, agora, acompanhando um estudo sobre a biografia do autor, releio atentamente.
Compartilho aqui um aspecto que me chocou porque nunca compreendi Graciliano como um autor que inserisse a si mesmo nos romances. Jamais imaginei que memórias familiares e sociais pudessem desenhar as características de suas personagens em Vidas Secas, tal como agora enxergo.
O menino mais velho e seu dilema por compreender as palavras, especialmente atingir a compreensão do que é Inferno, foi efetivamente um episódio da infância de Graciliano. Os cocorutos recebidos pelo menino, por sinha Vitória também é um retrato do que ficou compreendido como natureza da mãe do autor, que o tratava com rispidez.
A cena do garoto largado ao chão no capítulo de abertura, na retirância, também nos apresenta um desafeto do autor com a educação severa do pai.
Mesmo a falta de traquejo social de Fabiano e sua preferência por estar sozinho sobre o cavalo do que estar na cidade, há muito de Graciliano aí.
Vidas secas é um romance social, mas nos revela muito da vida e identidade do autor.