Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Ju.grace 21/03/2024

Vidas secas
Grande obra literária brasileira, marcada por uma narrativa seca e áspera, que retrata o sertão nordestino.
Vidas secas me trouxe duas reflexões referente ao título, primeiro tal como Graciliano escreveu, a vida difícil, agoniada. Mas também no sentido ?seco? de quando não fazemos o nosso melhor, quando nos conformamos, nos limitamos, nos reduzimos. Leitura muito rica!

Isabella pippa 20/03/2024

Ecô! Ecô!
Leitura obrigatória pra qualquer Brasileiro.

Não é tão fácil se conectar com o livro no começo pela grande regionalidade na literatura, palavras e expressões difíceis de entender pra quem não é do Nordeste. E se a pessoa ficar parando pra pesquisar, fica mais difícil da trama fluir.

O livro é em si uma grande denúncia.. da realidade dos sertanejos, dos retirantes, do abuso do governo, da seca, da ignorância e por aí vai.. dizem que é impossível ler o livro sem sentir sede e calor.. verdade!

Não esperem uma história que prenda, ou uma trama incrível.. é um livro curto, simples e real. Ele é exatamente o que devia e precisava ser..

?Nascera com esse destino, ninguém tinha culpa de ele haver nascido com um destino ruim. Que fazer? Podia mudar a sorte? Se lhe dissessem que era possível melhorar a situação, espantar-se ia.?

Luciana 20/03/2024

Uma leitura triste da realidade!
Uma leitura rápida e fácil, mas triste, mostrando a realidade das pessoas e da seca que os cerca!
Esperava mais desta leitura, mas vale a leitura!

evellyferreira 19/03/2024

Vidas Secas
De início eu fui de arrasta pra ler ele por ser um livro de literatura, ( normalmente curto mais livros que envolvem romance e fantasia ), mas depois de algumas página me vi interessada tanto pela a história da família de sertanejos quato pela a escrita do autor, que remete muito ao dialeto nordestino. No final super adorei o livro e indico muito!

Juliana 19/03/2024

Não me fisgou
Senti dificuldade para me conectar com o texto por causa da regionalidade do texto, infelizmente nao consegui absorver a grandeza que ele tem .
Tive que pesquisar para entender várias partes do. livro
Leitorconvicto 19/03/2024minha estante
Tipo de livros que merece releitura posterior

gabriellywsc 19/03/2024

Meu professor de português passou esse livro aqui pra gente ler e depois falar sobre. Sinceramente, eu amei.
Nunca tinha ouvido falar do autor antes, mas agora quero muito ler as outras obras dele, a escrita foi um tanto difícil pra mim mas né... Vou aprendendo ????

Carol.Negreiros 18/03/2024

Tão triste e tão real
Esse livro é um clássico e há algum tempo queria lê-lo.
Ele conta a história de uma família de retirantes nordestinos muito simples e de sua fiel companheira Baleia que, talvez, seja um dos personagens mais conhecidos do livro.
Apesar de ser uma história muito sofrida, de tão triste tem muita beleza também. Eu, enquanto leitora, sofri e torci por reviravoltas, que infelizmente não aconteceram. Em alguns momentos deu vontade de chorar. Que magia é essa nessa história ou na escrita do autor?
Só posso recomendar que leiam.

tucinnamonroll 18/03/2024

Um retrato duro e real do Brasil
Não consigo imaginar uma situação como essa, mas me senti angustiada o livro inteiro. Eles têm a esperança de uma vida melhor, lutam por isso, seguem em frente. Tudo vai conforme seu curso -até que não vai mais. É um ótimo livro.

Vitor 16/03/2024

Vidas secas
Um livro extremamente necessário e sensível. O fabiano, a Sinha vitória, as crianças e principalmente a Cadela baleia são personagens apaixonantes e que servem de reflexo para a realidade de muitos, nos vemos uma narrativa extremamente poderosa, os capítulos são quase como contos no qual podem ser lidos em diversos formatos. Vemos a realidade dessa família de retirantes e as suas lutas por uma uma realidade melhor. A opressão na qual eles vivem, e vemos principalmente ela a partir do Fabiano, no qual é presso pelo soldado amarelo em um certo momento da narrativa, Fabiano no qual recebe uma micharia e entre várias injustiças causadas a ele. Vemos as suas crianças sem nome e que vejo que representam várias das crianças que já passaram e ainda passam pela mesma realidade. Todo o livro é muito necessário e é uma história que vale a pena ser Lida. ?...

janine 16/03/2024

Não sei descrever o que senti
Definitivamente, esse livro é mais do que um sentimento. É um retrato das famílias que viveram/vivem em situações humanas deploráveis, em que o maior sonho retratado pela Sinhá Vitória é dormir em uma cama de verdade, onde segundo o meu amigo arthur fritas: ?a cachorra baleia é o ser retratado da maneira mais humana no livro?. Adentrando na mente dos personagens de uma maneira que você sente pelo menos um pouco do que eles estão sentindo, a história te envolve de uma maneira que dói o peito lendo sobre a realidade dos indivíduos. O livro tem uma linguagem um pouco difícil, especialmente pelo vocabulário nordestino, mas nada que uma pesquisada não resolve e faça você sair da sua bolha. Top livros que deviam ser obrigatórios nas escolas
#euamoabaleia

Aline Dias 15/03/2024

Sociedade corrompida
Que baita surpresa foi e leitura, esperava um livro cansativo ao qual é teria que arrastar-me em sua páginas, mas o que de fato encontrei foi um profundidade absurda sobre uma sociedade podre, escravizada, onde o mínimo de conhecimento é usado pra se ter vantagens sobre os menos favorecidos, que lutam pelo mínimo e ainda assim constroem famílias e tem sonhos ?
Sensacional !

Beatriz3345 15/03/2024

"Vidas Secas" é um romance escrito por Graciliano Ramos que retrata a vida de uma família de retirantes no sertão nordestino. A obra aborda as dificuldades enfrentadas por essa família, incluindo a seca, a fome, a pobreza e a luta diária pela sobrevivência. O livro também explora as relações familiares e a esperança em meio às condições adversas. A narrativa é marcada por uma linguagem concisa e direta, revelando a dureza da realidade vivida pelos personagens. É uma obra importante da literatura brasileira que oferece um retrato impactante da vida no sertão.
cubitumeasmus 19/03/2024minha estante
por que apenas uma estrela?

Beatriz3345 19/03/2024minha estante
Não gostei muito do livro

Madson 15/03/2024

Se não caiu um cisco no seu olho no capítulo da cachorrinha Baleia, eu sinto lhe informar mas provavelmente você já está morto por dentro. ? clássico
gaabswz 31/03/2024minha estante
Perfeição, perfeição é o significado desse livro. Me destrói completamente! ???