O Dueto Sombrio

O Dueto Sombrio V. E. Schwab

Resenhas - O Dueto Sombrio

Juli Mendonça 30/03/2020

Monstros por todo lado!
Depois de escapar de veracidade Kate continua a lutar contra os monstros mais agora em Prosperidade, até que um monstro totalmente diferente a obrigada a voltar pra casa e teve seu passado.

michelzara 03/07/2020

Que isso V. E. Schwab???
Estou lutando para tentar escrever algo que explique a genialidade da Victoria Schwab com essa história e olha que eu não dava nada pra essa continuação, mas não consegui largar o livro por um minuto. A história de Veracidade e do universo é simplesmente incrível e até agora não sei de onde a ideia surgiu, mas não posso negar que a escritora arrasou com o modo que ela aborda assuntos como violência de um jeito quase que poético, pode-se dizer?

Kate e August em apenas dois volumes conquistaram um lugar no meu coração de leitora e com certeza, vou sentir saudades de ler os seus encontros e desencontros. Super recomendo, 5 estrelas no questions asked!

nayanebrito 08/05/2020

Sobre "Dueto Sombrio"!
#SLResenha

O Dueto Sombrio #2| V. E. Schwab

Conclusão?
(PODE CONTER SPOILERS)

Kate partiu de Prosperidade em busca de uma nova vida, longe das lembranças de seu perverso pai. Seis meses depois, com o que aprendeu durante as diversas escolas que passou, ela consegue sobreviver como caçadora de monstros nas sombras se juntando com um grupo de jovens chamados ?Guardiões? que trabalham divulgando informações sobre novos ataques.

Só que surge um monstro totalmente diferente dos outros e que está indo para Veracidade. Ela precisa a todo custo alertar August sobre o perigo. Ele está como chefe das missões, um trabalho quase insuportável devido aos acontecimentos anteriores. Eles precisam juntos vencer esse desafio, mas será que conseguirão?

''Existe um tipo de mentira que até você pode dizer. Sabe qual é? - Ela encarou o olhar dele nas portas de aço.- O tipo que se conta a si mesmo.''

Eu gostei bastante de A Melodia Feroz, e consequentemente, esperava gostar muito também de Dueto Sombrio. Eu adoro a escrita da autora e isso é um fator positivo. Mas esse livro não me conquistou. Deu pra perceber os furos, personagens mal introduzidos, vilões com finais ruins.

Pra mim a história da Kate e do August não teve uma conclusão. A autora seguiu por decisões seguras, trazendo um relacionamento que ao meu ver, foi desnecessário e sem relevância alguma para o final. Minha opinião é que Dueto Sombrio não foi uma conclusão e sim uma série de decisões mal direcionadas com peças soltas.

Se apesar disso eu gostei da história? Gostei sim. É um universo que eu adorei conhecer e personagens que irei sentir falta.

july 14/05/2020

Final digno!
Foi o desfecho ideal para a duologia. Nele também aparece um novo personagem maravilhoso. Não posso falar muito sem dar spoilers, mas posso dizer que vai emocionar e do meio para o final vai te prender bastante!

Pamela.Mara 14/05/2020

Como já esperava, foi um livro que surpreendeu bastante. Não esperava as mortes que teve, muito menos o final, mas não vejo isso de forma negativa, tudo ja encaminhava para aquele ponto. Um livro que nos faz pensar no ser humano e toda nossa capacidade, e como nossas escolhas mudam sim nossa caminhada nessa vida.

Fernanda 16/05/2020

Ainda tentando entender o que aconteceu com esse livro
Quero começar deixando claro que não achei um livro ruim, mas também não foi lá grande coisa. Quando li o primeiro livro dessa duologia fiquei super empolgada, porque achei ele sensacional, então já peguei esse segundo cheia das expectativas e quebrei a cara.
Não sei o que a Victoria Schwab estava pensando quando escreveu esse livro, honestamente, acho que seria melhor ter parado no primeiro. O livro começa já introduzindo um monte de personagens novos, o que é legal, só que em determinado momento é como se eles nunca tivessem existido. Quando Kate viaja para longe desses personagens, a autora só não menciona eles mais e fica aquele sentimento de que o começo do livro e os novos personagens foram criados só pra encher linguiça.
O desenrolar do enredo foi até legal, mas nada muito surpreendente e o final foi meio decepcionante. Terminei o livro com aquela sensação de "não acredito que é só isso". Tinha tanta coisa que a autora podia desenvolver melhor, a relação dos personagens, a história em si, a política, o ambiente, a origem dos monstros... Parece que ela ficou cansada da história e escreveu qualquer coisa só pra entregar o livro no prazo.

20/05/2020

A guerra começou!
Eletrizante do início ao fim, O Dueto Sombrio conclui a duologia iniciada em A Melodia Feroz com muita ação, desenvolvimento de personagens incríveis e lágrimas. Muitas lágrimas.

Apesar de ser um livro razoavelmente maior que o primeiro e com muitas cenas de ambientação, eu gostei da forma como a autora escolheu encerrar a história apesar de ter meu coração dilacerado pelo final. O vilão deste não me impactou da mesma forma que o vilão do primeiro, para ser sincera nada ao lado dos monstros nesse livro me deixou no mínimo tensa, mas em compensação o arco de desenvolvimento da Kate aqui melhora muito, e o carinho pelo August só aumentou.

Segurei minha nota nas 5 estrelas, apesar da ressalva, porque isso não me deixou menos envolvida com o livro em momento algum, os novos personagens são interessantíssimos, como o novo sunai Soro. E conhecemos mais de perto Henry e Emilia Flynn, o líderes da Cidade Norte.

Victoria Schwab continua ganhando muito espaço no meu coração de leitora, espero ver mais livros da autora publicados no Brasil em breve.

José Vitor - @zetalendo 22/05/2020

Leitura: 25/09/18

Não consegui fazer uma resenha super elaborada porque quando finalizei o livro eu fiquei enrolando pra esquecer e acabei deixando de lado a resenha, hoje já não lembro taaaanto assim da história.
Mas o que eu lembro eu posso falar que vale muito a pena ler essa duologia, o encerramento foi muito bom e pelo que me lembro do final, foi de cair o c* da bunda! HAHAAHAH recomendadíssimo e favoritado!

Daniely.Cruz 28/05/2020

Sacrifícios
Na finalização dessa duologia temos os personagens tentando lidar com as consequências da quebra da cidade. E perdas inimagináveis e sofridas para que se possa finalmente deter a guerra.

Arya4 03/06/2020

O último livro da duologia:dueto sombrio me trouxe um misto de emoções. Foi alegre e me trouxe aquele aperto no peito que sempre acontece quando se despede de uma história tão boa,sabe? Então,vamos em partes.

Kate:houve um amadurecimento dela desde o último livro. No início senti ela mais melancólica,desconfiada e determinada. Mas depois ela se tornou sarcástica e confiante. Queria que tivesse sido explorado mais Os Guardiões e ter inserido eles no decorrer da história invés de ter só esquecido eles.

August:o nosso sunai favorito vive assombrado pelo pensamentos do irmão que conversa com ele e depois de todos os acontecimentos de Melodia Feroz ele ficou mais frio,mais cruel. Parecido com Leo na verdade,o que foi decepcionante. Mas nunca é só preto no branco com esses personagens. É tudo muito complexo para se definir com certeza o que é certo e errado.

"Não era fácil. O mundo era complicado A vida era dura. E,muitas vezes,viver era dolorido."

Em um universo em que muitos humanos são monstros e muitos monstros sabem se fazer de humanos não é fácil definir o que é bem e mal. Bondoso e maldoso. Certo e errado.
Também temos o narrativa do Sloan que eu particularmente adorei. Ele é um bom vilão,mas o final dele poderia ter sido melhor. A mesma coisa da Ilsa e a Kate. Poderia ser melhor. Muito frustrante para ter minha aceitação.

"E agora,finalmente podia parar de fugir. Bastava deixar as trevas entrarem. Bastava deixar o monstro sair.
E foi o que fez"

Não é um final feliz,mas a questão no final é sobre esperança.
A esperança de um mundo onde não é preciso ter medo do escuro.
Esperança para a humanidade.

Feer Diniz 18/06/2020

Não tenho palavras
Kate Harker está agora em Prosperidade, onde luta contra monstros junto com os Guardiões, com quem tem uma linda amizade, o que nunca achou que aconteceria.
Enquanto em Veracidade, Augusts se tornou o líder do FTF, e está tentando fazer com que a cidade volta a ser segura. Mas, Sloan e Alice, um monstro que Kate criou, estão a todo custo tentando destruir a cidade.
Quando Kate se depara com um monstro diferente, nunca visto antes, ela precisa voltar para Veracidade, após 6 meses longe.
O encontro de Augusts e Kate não é como ela esperava, Augusts está diferente, algo nele mudou, não é aquele que ela conheceu. E ainda descobre que Sloan está vivo.
Augusts, Kate e a Cidade do Sul precisam lutar para conseguir vencer essa guerra contra os monstros.
O que falar desse livro? Maravilhoso, surpreendente. Victoria sabe muito bem nos envolver e nos fazer apaixonar por personagens. Na nota de agradecimentos ela começa com 'Esse livro me matou'. Concordo com essa frase, o final é um que eu não esperava, não sei o que falar, apenas sentir. E mesmo assim eu amo muito esse livro. Precisam ler essa duologia maravilhosa...

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

O Dueto Sombrio
A Melodia Feroz foi uma das minhas leituras favoritas de 2017 e, com toda a certeza, a melhor entre os livros da autora que eu já li e, portanto, haviam altas expectativas em cima desse segundo e livro final da história. Aliás, quero ressaltar o quanto a experiência de ler uma duologia é algo diferente, depois que você está tão acostumado a se confrontar com séries enormes dentro do gênero de fantasia. Ao mesmo tempo em que é super interessante histórias mais curtas e saber que o final não vai demorar tanto, é claro que há o aspecto onde as coisas acabam mais rápido e o sentimento se “vazio” que a trama deixa parece mais fugaz.

Ao ver nossos protagonistas se despedirem no primeiro livro, acho que ficou claro pra todos que algo que viríamos a esperar seria o momento onde, de alguma forma, eles voltariam a se encontrar. Aqui, quando somos apresentados à premissa, já logo se supõe que o elo de ligação será esse novo monstro que primeiro se confrontará com Kate. Por si só, esse evento já é algo interessante, pois sugere que o mundo dos monstros também pode ter alguma “evolução ou mutação”, já que estamos lidando com algo fora do padrão já estabelecido. Esse, porém, não é o plot mais importante, apesar de parecer.

Quem ganha maior atenção é a obsessão de Sloan, que agora comanda o lado que antes pertencia à família Harker, e Alice, a malchai que nasceu do ato de violência realizado por Kate no fim de Melodia Feroz. A união desses dois representa um perigo constante, porém previsível, já que sabemos exatamente o que eles querem.

“O luto tinha sua música própria – o som de tantos corações, tantas respirações, tantas pessoas unidas.”

August é, com toda a certeza, o personagem com mais complexidade nesse livro. Ele está lutando com um instinto que lhe atormenta, está no comando de uma unidade e no meio da ação, que era algo que ele desejava, mas é assombrado pelo irmão que fala com ele em sua cabeça. O Sunai, entretanto, vai aprender aqui algumas peculiaridades do seu poder e com isso tentar balancear melhor como ele enxerga a si e aqueles que julga.

Kate começa a narrativa parecendo mais madura, mas depois acaba por voltar a alguns comportamentos impulsivos que já havíamos presenciado. De todo acho que a personagem tem um caminho bem previsível aqui, mesmo que o seu desfecho seja um dos mais interessantes. Fiquei por muito tempo me perguntando porque a autora apresentou também os amigos dela de Prosperidade, se logo depois eles seriam completamente esquecidos dentro da trama. Aliás, várias coisas ficaram sem muita explicação aqui ou sem continuidade, e foi isso que fez com que minha experiência não fosse tão bacana assim.

Pra mim, pelo menos, me pareceu bem claro onde a trama precisava ir do ponto onde ela se inicia, para que alcançássemos um final. Porém, aguardei alguma mudança no caminho ou alguma surpresa para que o rumo da história mudasse ou tivéssemos algo grandioso no fim. Não veio e foi meio frustrante. Alguns personagens terminam exatamente como tinham começado, outros tem o mesmo desfecho do primeiro livro. Todo mundo faz exatamente o que é previsto e o mundo é completamente esquecido, assim como o tal monstro poderoso e diferentão.

Acho que, acima de August ser um personagem muito cativante e Kate ser interessante pela sua configuração, o que sempre chamou a minha atenção nesse livro foi a metáfora da violência criada pela autora para desenvolver o seu mundo fantástico. A cada ato, uma consequência monstruosa. Uma mancha a ser carregada pra sempre por quem fez e também pela sociedade. Vamos encontrar uma solução, um caminho, uma visão de futuro? Não. E vamos ter que lidar com isso, basicamente.

Eu, sinceramente, esperava um pouco mais. Me entristece quando eu vejo que um autor aparentemente esqueceu a maior motivação que tinha por trás de tudo. August nasceu dessa situação, Kate estava diretamente conectada a tudo isso e ambos queriam mudar o mundo em algum ponto e transformar para melhor, porém esse não chega a ser um ponto relevante a ser trabalhado aqui.

Acho que o problema principal da minha experiência foi esperar grandiosidade e aprofundamento, quando na verdade o foco da autora foi solucionar os plots que estavam sobrepostos sobre a trama. Portanto, a dica que eu dou é exatamente dar um low nas expectativas pra poder aproveitar melhor o livro. A quem interessar, no vídeo que está linkado no começo da resenha há uma parte com spoilers onde eu comento mais pontualmente as coisas que me incomodaram ou que achei que deveriam ter sido tratadas de outra forma.

Quanto a escrita, acho que esse foi o livro da autora que eu li com mais rapidez. A história é muito fluida e as páginas vão se devorando automaticamente, porque se cria a necessidade de saber onde tudo aquilo vai dar. Esse é um talento da autora e eu posso dizer que sempre é possível ficar instigado pela proposta que ela trás ou pela forma como escreve, mesmo que nem tudo esteja indo conforme o planejado.

De todo, fico sentida por não ter encontrado algo mais bem explorado, mas sou grata pela experiência com uma trama incrível, que pela sutileza da metáfora nos apresentou algo que conversa muito com a nossa sociedade e as situações de violência que cercam o contexto mundial, trazendo medo e apreensão por todo lado. A duologia Monstros da Violência pode ser uma fantasia com personagens jovens, mas é também um reflexo de como vivemos, com cada ato voltado ao mal gerando algo em consequência.

site: http://resenhandosonhos.com/o-dueto-sombrio-victoria-schwab/