Chronos: Viajantes do Tempo

Chronos: Viajantes do Tempo Rysa Walker

Resenhas - Chronos

dipruner 14/04/2020

Então, pra mim não rolou!
Que jornada mais confusa. Me peguei perdida em vários momentos, com aquela sensação de que pulei algumas páginas ou li errado alguma coisa.
Admito que tenho dificuldade nas questões relacionadas a viagem no tempo, meio que dá um nó na minha cabeça. Mas esse livro é tão cheio de vai e volta, que nem o básico se faz compreensível. Não entendi várias das motivações dos personagens, não gostei da protagonista e tem instalove.
Tirando isso, as partes mais positivas são aquelas onde os personagens estão no passado ou quando o Kiernan aparece. E é isso!
Nao pretendo continuar...
Noeli 14/05/2020minha estante
Faço minhas suas palavras! Sempre gostei de ficção científica, inclusive amo H.G. Wells...mas este livro é confuso demais! Teve alguns diálogos que lia, relia, e lia de novo...kkkkk...e não conseguia entender direito! Enfim, também não sei se quero continuar! E vc foi bem generosa dando 3 estrelas! Kkkkkk ;)

dipruner 24/05/2020minha estante
Verdade!!! Acho que fui fofa nessa nota kkkkk fiquei com pena

Gabi Rasna 23/09/2020minha estante
nossa, sim!! Kiernan conseguiu ser mais posito que a protagonista. Livro confuso, mas a história é boa, o ruim é a escrita. :(

annacê 01/10/2020minha estante
Nossa eu estou lendo agora e te entendo completamente, tem muita explicação desnecessária e fora de hora, coisa que podia ser dita no decorrer do livro ou nem ser dita, agora parece que metade do livro é só pra explicar explica explicar

Boot 16/10/2021minha estante
Alguns erros de português ou diagramação aqui e ali, algumas confusões de roteiro que confundem um pouco a cabeça mas se vc se esforçar um pouco e concluir este livro, garanto que o segundo é mais coerente e não possui erros de diagramação ou português

Gab 15/12/2021minha estante
acho que entendo o seu lado, o primeiro livro não chama muita atenção pra continuar lendo, eu mesma, mesmo gostando um pouco, não quero continuar.
mas acho que meu principal ponto de não ter gostado do livro todo, é a questão de ser muito historinha adolescente, tem que ter um herói do mundo e amorzinho de filme de ensino médio norte-americano. fiquei mais interessada na viagem no tempo e recebi emoção kkkkkkk

Eremita suburbana 16/01/2018

Bom porém para adolescentes. .
Sou fã de livros que contam sobre viagem no tempo e acho uma utopia imaginar um dia isso ser possível porém esse livro é mais voltado para o público infanto juvenil, nada contra porém me peguei várias vezes com sono em algumas partes...terminou com a esperança de um outro já que este livro é uma trilogia
Não é o melhor livro que já li sobre viagem no tempo mais também não é o pior...acho que depende do gosto e da idade dos leitores.
Vinicius.Marma 01/02/2018minha estante
Oi, gostaria de indicações sobre livros com o tema (viagem no tempo), só conheço "O fim da eternidade" do Assimov. ?

Vinicius.Marma 01/02/2018minha estante
Oi, percebi que você também gosta do. tema.. estou procurando livros com essa temática, porém, conheço apenas "O fim da eternidade" do Assimov ?, poderia me indicar mais algum que você gostou?

Rafaela 11/02/2018minha estante
Eu nunca havia lido um livro sobre viagem no tempo - embora seja um tema que me interessa - e também não gostei muito, e acho que deve ter a ver com o que você pontou sobre idade dos leitores.

Ana.p 30/06/2019minha estante
"Matéria Escura" e "Como parar o tempo" são outros títulos sobre viagem no tempo e a existência de universos paralelos

Brenda Bremer 21/08/2018

Não vou mentir
Não vou mentir, comprei esse livro pela capa (que convenhamos é muito linda, como esperado da Darkside), porém meu amor parou por aí.
Eu gosto de me considerar uma leitora rápida, por isso quando eu demoro mais de 2 meses para terminar um livro de 320 páginas acho que tem algo errado. Simplesmente a capa e a sinopse são mais sedutoras que a história em si.
Na minha humilde opinião achei a narrativa tediosa e com falta de diálogos, tive a impressão de que tudo era retratado como num diário em que se conta tudo que aconteceu sem participar ativamente da história.
Além disso, há uma soma extraordinária de informações (e não no bom sentido) que acabam tornando a leitura massante. E ainda existe um drama excessivo de um "triângulo amoroso" (se é que eu posso chamar assim), mas um romance mínimo (alguém me explica como isso é possível).
Finalizando, li os últimos capítulos sem prestar muita atenção querendo simplesmente terminar essa leitura e passar pra próxima.
Jubriggs 05/09/2018minha estante
Nossa... estou passando exatamente por isso. Comprei o livro pq achei a sinopse super interessante e a capa é simplesmente linda, mas estou quase me arrastando pra conseguir terminar. Acho a história confusa, um pouco adolescente demais. A narrativa não flui. Enfim... confesso que toda vez que vou pegar o livro me dá uma preguiça... rs

Você leu "As Crônicas de Amor e Ódio"? Pensei em comprar "The Kiss Of Deception"!

Obrigada! Beijos

Bia 05/10/2018minha estante
Triângulo amoroso? Sério? Porque os autores insistem nessa fórmula?

Brenda Bremer 09/10/2018minha estante
Pior que é um triângulo amoroso em que os homens mal aparecem. Sério, um deles aparece mais, mas fica como se fosse no passado (ela contando com foi o dia com ele e talz) e o outro nem aparece direito. Sério, terriiiiiivel

Bia 09/10/2018minha estante
Como assim? Não acredito. Um enredo tão bom estragado por coisas bobas. Não gosto de romance forçado ainda por cima. Uma pena.

Cfleurya13 08/05/2020

Tic tac... volte ao passado
"NA VIDA, TUDO TEM UMA ORDEM CERTA PARA ACONTECER: OS SAPATOS DEVEM SER COLOCADOS DEPOIS DAS MEIAS, A GELEIA DEVE SER PASSADA NO PÃO DEPOIS DA MANTEIGA ? NETOS NASCEM DEPOIS DOS AVÓS."

Pessoal, esse livro é o primeiro de uma trilogia, o livro é bom, a história é bem trabalhada mas a leitura acaba sendo um pouco chata na minha opinião. Viagens no tempo sempre rendem ótimas aventuras e suspense mas nesse livro demorou muito para que a viagem em si acontecesse. A autora apresentou todos os personagens com riqueza de detalhes, fiquei curiosa para saber sobre a Prudence e a Kate, ambas são mulheres fortes, o livro retrata um pouquinho da história do feminismo o que me deixou muito alegre. Mas a história que começou com o intuito de parar a seita religiosa que fazia pequenas mudanças na linha temporal e que mudou completamente a vida de Kate foi um pouco deixada de lado para ela viver um romance água com açúcar e que no fim tornou-se nada. A parte onde Kate se encontra com o Serial Killer, foi onde mais minha leitura rendeu afinal eu queria saber como ela se livraria daquele problema. O livro é bom, e por isso dei 4/5 estrelas, tenho grande esperanças na sequência que é Chronos: Limites do Tempo, espero ver mais viagens e mais capítulos com suspense. E espero que nossa protagonista esteja mais amadurecida no próximo livro, pois neste ele me deixou incrivelmente irritada com algumas atitudes

?? Sobre a edição, achei lindo o livro afinal tem todo o cuidado perfeccionista que esperamos da editora Darkside, afinal compramos o livro também pela a capa, não é mesmo?? E ai já leram? Me contem nos comentários.
Nat Geb 08/05/2020minha estante
Esse livro está na minha TBR deste ano!!! ?

Glauci 20/05/2020minha estante
Acabei de ler esse livro e adorei.

Glauci 20/05/2020minha estante
Tirando a parte da adolescente sendo adolescente e o triângulo amoroso que eu particularmente não curto muito, achei a história introdutória e muito instigante. Buguei algumas vezes, mas no geral o livro é excelente, na minha opinião.

Nat Geb 20/05/2020minha estante
Bom saber! Quero ler ainda esse ano!?

Ananda.anandareads 01/12/2017

Viagem no Tempo
Eu confesso que fiquei um pouco confusa durante a leitura, é muita informação pra a gente guardar e algumas coisas não parecem fazer sentido algum rs. Mas é um livro bem escrito, os personagens tem muita personalidade e a história é eletrizante. Em Chronos: Viajantes do tempo, nós conhecemos Kate Pierce- Keller, uma adolescente que leva uma vida normal, seus pais são divorciados e dividem a guarda da filha única que passa fim de semana com um e fim de semana com outro. Mas a vida de Kate muda completamente quando ela conhece sua avó materna e faz descobertas surpreendentes sobre ela e sobre si mesma. A avó de Kate é uma viajante do tempo, ela carrega uma espécie de colar que se chama Chronos e que pode fazer saltos temporais usando-o. Mas só é possível fazer isso se você possuir o genes Chronos, ou seja, não é todo mundo que tem essa habilidade.

A vida de Kate então começa a virar de cabeça para baixo e tudo começa a dar errado, tudo que ela sempre conheceu começa a desaparecer e sair de seu controle e sua única alternativa é junto com a sua avó tentar voltar no tempo para descobrir o momento exato em que as coisas deram muito errado para a sua avó e que desencadeou uma sequência de coisas ruins na vida dela e de todos a sua volta. Com a ajuda de um garoto que ela conheceu chamado Trey, de sua avó e do assistente dela chamado Connor, Kate começa seu treinamento como uma viajante do tempo responsável por colocar as coisas em ordem como estavam e salvar as pessoas que ela ama. Mas terá que fazer escolhas difíceis também e que pode fazê-la abrir mão de tudo que ela acaba de criar laços.

O livro é um pouco confuso como eu já disse lá em cima, você precisa prestar bastante atenção nas coisas porque senão acaba se perdendo lá na frente, uma coisa leva a outra está tudo entrelaçado.

Particularmente falando eu amo livros com viagens no tempo, amo essa ideia de podermos voltar no tempo e consertar algumas coisas e queria que isso fosse possível rs. Kate é uma protagonista que adorei, ela é muito humana. Digo no sentido de que ela tem ações e pensamentos muito humanos, ao contrário de alguns livros que o leitor não consegue se identificar com o personagem, você consegue se identificar com a Kate, ela é engraçada, tem suas inseguranças, mas também é confiante e altruísta, impossível você ler esse livro e não se apegar a ela. Trey é um personagem de grande ajuda para Kate, mas confesso que não shippei rs, eu gostava dele e o via mas como um amigo, ele é pau pra toda obra e está lá para Kate sempre que ela precisa e até quando não precisa, mas como interesse amoroso eu não senti nada remotamente profundo que me fizesse torcer pelos dois, apesar de também não ter sido contra...

Tirando o foco de romance, o livro também trás críticas sobre poder e religião. E como os dois juntos podem fazer as pessoas tomarem ações de alta escala que pode vir a prejudicar muitas pessoas, ou seja que usam de sua fé para poder conseguirem o que querem, a religião a qual o livro se refere meio que faz uma lavagem cerebral na cabeça dos seus seguidores, foi uma parte do livro que me fez arrepiar de verdade e foi mais sinistra que a cena do hotel onde a personagem se depara com o serial Killer. Acho que é porque na vida real temos muito disso, de algumas pessoas usarem da fé da outras para conseguirem arrancar o que querem delas, inclusive sua liberdade.

O livro tem romance como já mencionei, mas não é algo que se foca totalmente, e tenho que dizer que sobre isso, eu shippei a Kate com outra pessoa rs, mas tudo bem, gostei que a história não se focou tanto nessas coisas e sim naquelas que realmente importavam.

Temos um cliffhanger que nos dá uma pista de que virão mais livros, eu fiquei bem feliz em saber porque apesar das muitas confusões aqui, a história me prendeu bastante e eu quero saber como Kate vai desmantelar aquela religião e se ela voltará no tempo outra vez. Eu super indico Chronos Viajantes do Tempo para quem está a procura de uma história cheia de aventura e personagens fortes e determinados. Adorei!
Gus 01/12/2017minha estante
Quero muito esse livro!!! ??

Ananda.anandareads 01/12/2017minha estante
É muito legal, leia sim!!

loh00 22/09/2018minha estante
Também shippei a Kate com o Kiernan :(

kath.stolze 01/12/2021

me surpreendeu
sinceramente, era um livro do qual eu nao esperava muito. várias pessoas dizem que é confuso e uma clara jornada de herói.
a segunda parte é verdade, mas não foi algo que me incomodou. já a primeira, eu nao achei confuso, talvez porque eu já tenha experiência em ler/assistir viagem no tempo?
sobre o livro em si: no começo achei a narrativa meio parada, mas depois dos 60% eu estava totalmente imersa na história, que se passava como um filme na minha cabeça. os cenários são muito bem detalhados e vívidos, os figurinos, os personagens são impecáveis.
acho que o principal motivo de eu nao ter dado 5 estrelas é porque eu não me conectei com a história ? com os personagens. o fato de ter instalove me incomodou a princípio, mesmo que depois eu tenha até torcido pelo casal. além disso, não houve nenhum personagem pelo qual eu realmente me apeguei.
a crítica religiosa é algo muito presente e que me cativou muito.
personagem favorito: pai da kate.
gustavo 02/12/2021minha estante
amo suas resenhas

Leitor 02/12/2021minha estante
Não foi confuso pra vc pq vc é inteligente pra caramba

kath.stolze 02/12/2021minha estante
fofos. amo vcs.

Lauraa Machado 14/04/2019

Muita explicação, pouca ação
Nota verdadeira: 2,5.

Eu amo história. Amo viagem no tempo. É claro que eu tinha que dar uma chance para esse livro, mas tenho que admitir que não esperava grande coisa. Quando vi que a Darkside tinha publicado ele aqui no Brasil, então, fiquei ainda mais apreensiva, porque nunca li um livro deles que fosse mais do que só okay. E é isso que este primeiro livro da trilogia Chronos é. Só okay.

Tem várias coisas ruins aqui, mas acho válido começar falando sobre o que tem de bom. A ideia da viagem no tempo, os detalhes e as regras de tudo foram super bem pensados. O próprio medalhão e como ele funciona, infelizmente, não fazem tanto sentido, mas o resto - e principalmente todas as limitações da viagem - faz. Essa é o ponto alto do livro.

Mas também tem seu lado ruim. De 362 páginas (na minha edição), só depois da 250 tem viagem no tempo. E, sabe, para um livro com esse tema, eu realmente não teria aconselhado a autora a esperar tanto para colocar seu leitor no meio da ação. Esse não é nem de longe meu primeiro livro no tema, mas foi o que teve a viagem no tempo mais sem graça e anti-climática que já vi. Ação mesmo, só tem por umas quarenta, cinquenta páginas. Durante todo o resto, vou confessar que fiquei bem entediada.

A ideia de como funciona a viagem no tempo é incrível, mas a autora usou praticamente o livro inteiro para explicá-la. Não chega a ser um livro didático, mas é tanta explicação, questionamento e discussão sobre o assunto durante as primeiras 250 páginas, que cheguei a acreditar que só teria alguma ação mesmo no segundo livro. E o pior é o prólogo, que é interessante e promete alguma cena emocionante, mas que demora muito para realmente acontecer.

O fato é que a autora não é muito boa escritora, apesar de ser criativa. Esse foi outro problema, já que eu não conseguia imaginar as cenas direito! Não faço questão de autor mega detalhista que descreve absolutamente tudo, mas Rysa Walker é vaga demais, a ponto de eu não ter tido ideia do que estava acontecendo, mesmo em algumas cenas importantes. Parecia que ela tinha medo de falar certas coisas abertamente, com todas as palavras - ou pelo menos algumas palavras.

A "montagem" da cena, do lugar e onde os personagens estavam também foi um problema desde o começo, mas ficou pior quando ela foi para o passado; a realidade da protagonista é fácil de imaginar para quem tem praticamente a mesma, mas algo que aconteceu há mais de um século atrás fica mais difícil. Não tem qualquer ambientação aqui, tanto que, por muito tempo, também achei que a historia poderia se passar normalmente no futuro. Mas o pior é não sentir qualquer satisfação de estar em outra época, algo que uma amante de história e viagem no tempo como eu espera de livro assim.

A escrita da autora também se mostrou bem incompetente na hora de criar e desenvolver um romance. Além de todos os personagens serem extremamente bidimensionais e parecidíssimos um com os outros, as atitudes e conclusões deles não fazem sentido nenhum! Eu poderia explicar exatamente, mas não quero dar spoilers. Vou só falar que tem muito beijo sem explicação (ou sentimento, mas essa é outra crítica), de um jeito que chega a ficar bem desconfortável para o leitor, mas que a protagonista (e a autora, aparentemente) achou super normal.

Preciso alertar sobre um detalhe aqui que seria bem bacana se a autora tivesse tido a mínima noção de não colocar: só porque alguém é homem, não significa que não existe abuso. Essa ideia de que garotos nunca recusam beijo ou sexo de qualquer garota minimamente bonita, ainda que seja uma completa estranha e mais velha que eles, é bem tóxica. Rysa Walker precisava rever o que consentimento significa, além de parar de usar ameaça de estupro como algo comum e normal. Só aconteceu uma vez, mas foi bem deslocado e nada abordado, o que só piora.

Ainda que não fosse por todos os comentários problemáticos e o fato de que a protagonista e um dos carinhas do triângulo amoroso tiveram o instalove mais instantâneo do universo, não seria um bom romance, porque não tem nada de romântico aqui. Nenhuma cena deles tem emoção - mas, para ser bem honesta, nenhuma outra cena tem também, - então é impossível torcer por eles, ficar minimamente animada com qualquer avanço romântico ou se importar com o futuro desse "namoro".

Não sei o que passa na cabeça de autores para colocar patéticas desculpas de romance e achar que tá legal. Se não tivesse o romance, essa história já seria bem mais interessante. Mas um casal apelativo para forçar questão emocional no enredo estragou tudo que poderia ter sido salvo aqui. Quer dizer, a Kate não pareceu se importar com a própria mãe em momento algum, mas o cara que conheceu há uma semana e ela já ama, claro, significa tudo para ela.

Outro comentário problemático do livro foi em relação à mulher que trabalha para o carinha, que é da Guatemala. Além do clichê bem desnecessário e péssimo aqui, a autora não fez a menor questão de conferir as quatro palavras em espanhol que resolveu usar - e usar para dizer que ele super falava espanhol bem. Pagou mico, sério.

Este livro não é bom. Se fosse só pelo enredo e escrita, mereceria só duas estrelas. Dei meia a mais pela ideia da viagem no tempo e suas restrições. Espero que o segundo seja melhor, mas não tenho muitas esperanças. Pelo menos, mais divertido, ele poderia ser.
Carol 14/04/2019minha estante
li esse livro e achei legalzinho, mas não me deu a mínima vontade de ir pro segundo...

Lauraa Machado 14/04/2019minha estante
Eu vou ter que ir para o segundo, porque já tenho ele! Haha

Ana.p 30/06/2019minha estante
nossa! também me questionei sobre essa abordagem que o Trey propôs á Kate... Seria mais sensato que ela tivesse alguma informação ou algo material para que ele pudesse ter certeza de que haveria uma ligação...

Mibianca 27/10/2021minha estante
Vixi...até pensando em tirar ele da minha lista hahah

Mari.Figueiredo 27/10/2021minha estante
É uma leitura legalzinha até amg, mas me deixou muito confusa sobre como a magia do mundo funciona realmente. Tbm não gosto de insta love ent é mais um ponto a menos. Mas talvez funcione contigo

Mibianca 27/10/2021minha estante
Vou deixar então na lista haha mas vou adiar

Tamirez | @resenhandosonhos 01/08/2018

CHRONOS: Viajantes do Tempo
Chronos prometeu apresentar uma história de viagem no tempo e muita aventura. Segundo a sinopse oficial, veríamos um confronto com H. H. Holmes, um notório serial killer do século XIX e uma corajosa jornada para impedir um vilão sagaz. Bom, não é bem assim. Primeiro, apesar de ser um livro de ficção científica, tenha em mente de que é uma história juvenil, com romance. E esse já foi meu primeiro tropeço. Segundo, saiba que viagem no tempo realmente, só acontece no último terço do livro, que é onde vamos nos confrontar com a proposta da sinopse. Ou seja, vá com calma nas expectativas.

Existe uma lenda urbana que, aparentemente, para apresentar personagens juvenis é preciso diminuir a história com conflitos românticos e criar triângulos, e eu não sei pra vocês, mas comigo não funciona mais já tem um tempo. Aqui, o que temos é uma protagonista que, como já era de se esperar, nunca havia tido um namorado antes e que antes da página 100 já tem dois pretendentes e não sabe bem qual escolher.

Mas e a viagem no tempo? Pois é, os dois primeiros atos do livro são de preparação, pesquisa, apresentação da situação geral do mundo e das consequências das mudanças, e esse último aspecto é que foi interessante. Há muito tempo desperdiçado com certo alinhamentos, enquanto esperamos o que a sinopse propõe. Que vem e acaba rápido.

“Todos nós sabíamos que não conseguíamos saltar entre os pontos estáveis sem uma viagem de volta à CHRONOS. Durante o treinamento, eles disseram que isso era uma verificação institucional – um modo de a CHRONOS manter o controle da nossa localização temporal.”

Minha frustração está que a autora apresenta uma proposta de desenvolvimento religioso e social muito interessante e detalhado ao longo da narrativa. Temos várias páginas explicando toda a logística que está diretamente ligada com as mudanças que vem sido feitas na história, porém isso não combina com o aspecto juvenil da trama. Saímos muito abruptamente de uma cena com cenário super complexo, para um suspiro romântico e mesmo com todas as explicações, algumas coisas ainda não ficam claras se realmente fariam sentido em uma situação real, com o que diz respeito as linhas temporais. Com isso, o andamento do livro foi bem prejudicado pra mim.

E assim, eu não vejo problema em termos uma protagonista adolescente, a questão está no peso que cada coisa tem dentro do desenvolvimento do livro e a mudança de complexidade que a narrativa sofre ao mudar de uma coisa para a outra, não parece combinar e há destaque demais para as pequenas questões enquanto coisas importantes ficam de lado de serem explicadas.

Recentemente eu li Jogador Nº 1, famoso livro de ficção científica de Ernest Cline, onde temos um protagonista jovem, uma realidade complexa que precisa de constante explicação e descrição e um romance. Porém, tudo isso foi harmonicamente combinado para ter peso e momento certo para acontecer, deixando a história interessante e instigante. O que eu não vi acontecer em Chronos.

“Eu não sou dispendiosa ou exigente. Eu sei lidar com o caos.”

Kate é uma garota inteligente e enquanto vi ela se perguntando algumas coisas, há uma pilha enorme de perguntas que não são feitas e que se eu me visse descobrindo o que ela descobriu, certamente estariam no topo da minha lista. Enquanto a autora é prolixa pra explicar algumas coisas, pula a lógica em outras, apresentando alguns capítulos depois a personagem ciente e dominando coisas que não vimos acontecer ou ganhar explicação nas páginas. Isso cria um “gap” logístico entre a história e o leitor, onde eu me vi várias vezes voltando pra ver se eu tinha “perdido” algo.

Tendo tudo isso em vista, não posso afirmar se a escrita da autora é mais travada ou se foram todos esses aspectos que dificultaram a minha travessia através das páginas. De todo o resto, a edição da Darkside está lindíssima, como sempre e acaba por ser um fator motivacional de leitura do livro.

Acho que Chronos pode funcionar para leitores iniciantes de ficção científica e pra quem curte livros young adult, mas talvez não surta o mesmo efeito em um leitor mais experiente, que busque histórias que apresentem essa temática um pouco mais de solidez.

site: http://resenhandosonhos.com/chronos-viajantes-do-tempo-rysa-walker/
Vanessa 03/08/2018minha estante
Estou na página 60 e totalmente confusa... afff espero que melhore...

Brenda Bremer 21/08/2018minha estante
Zericordia, passei quase 3 meses lendo esperando pra ver se melhorava Zzzzz

M@g@ 17/09/2019minha estante
Se a personagem principal não fosse uma adolescente as narrativas seriam melhores, ao menos a meu ver, é muito tedioso observar um romance adolescente num livro de ficção que tinha tudo para ser interessante.

Kelly 29/03/2018

Amei cada segundo da leitura
Ser apaixonada por Sci-fi não ajuda quando você se depara com uma sinopse dessa, mas ser do tipo que facilmente compra um livro pela capa, torna mais difícil deixar esse livro passar batido depois de 5 segundos de análise. E foi assim que alegremente me arremessei em mais um livro que prometia me fazer passear por tempos bem remotos!!

Em Chronos vamos conhecer e acompanhar a saga de Kate, uma adolescente ( Marque bem essa palavra) bem comum e feliz com sua atual vida. Kate atualmente tem duas casas já que seus pais são separados e ela passa metade do mês com um e depois a outra quinzena com o outro. Isso não é nada em comum nos tempos de hoje. Apesar de ser adolescente e bonita, não fosse por sua melhor amiga, Kate também seria anti-social, já que os garotos até lhe atraem, mas só enquanto estão de boca fechada.

Mas Kate, terá essa normalidade perigosamente afetada, quando receber a notícia de que sua avó materna esta chegando e quer um almoço em família. Apesar da notícia abalar a mãe de Kate, que parece ter um ódio mortal pela mãe, isso não afeta em nada a garota, até que sua vó diz estar morrendo e a convida para passar uma temporada com ela antes de enfim, ser consumida pelo câncer.

O problema é que essa estadia possui segundas intenções, e quando Kate enfim descobre as mesmas, tudo aquilo com a qual ela esta acostumada e acredita, estão por um triz de desaparecer, e apenas ela pode salvar sua própria história. Mas Kate se mantém relutante a acreditar em sua avó, até que inesperadamente, a linha do tempo é alterada e seus pais desaparecem. Agora Kate precisa voltar no tempo e concertar as coisas antes que seja tarde demais.

"(...) A história é sagrada - igual uma trilha pela natureza. Deixe apenas suas pegadas, carregue apenas lembranças."

Para entender tudo, o que não é fácil visto que estamos falando de um Sci-fi, e o inicio de livros desse gênero sempre parecem uma bomba nos miolos, é preciso entender que a avó de Kate veio do futuro, sim, confuso. Katherine é uma historiadora viajante do tempo de 2300, época onde enfim a viagem no tempo se tornou possível graças ao dispositivo Chronos, porém depois de alguns acontecimentos inesperados Katherine é mantida presa em seu último salto em 1960. Sem conseguir um contato com a base, ela se manteve no tempo e deu continuidade a sua vida. Mas coisas alguém continua alterando as linhas do tempo, e mesmo que a matriarca seja contra, será necessário alterar a história.

O enredo não deixa de ser complexo e confuso, estamos falando de viagens atemporais e linhas do tempo, realidades diferenciadas e até dimensões paralelas, ou seja, os primeiros capítulos são complexos e de difícil entendimento, mas não desanime, o melhor está chegando.

O mundo criado por Rysa é complexo e bem curioso, a temática do livro apesar de batida é instigante e viciante, digo isso por experiência própria, pois quanto mais me perco nesses mundos mais quero me perder. Alguns pontos mega positivos da obra são: sua protagonista, Kate é divertida e não tem mimimi, ela cativa o leitor desde o primeiro momento com suas tiradas, e quando a coisa fica séria de verdade ela se joga de cabeça para trazer de volta seus pais e a linha do tempo a qual ela estava habituada, e claro o contexto histórico!

É inegável o tamanho da pesquisa feita pela autora para retratar a Chicago de 1895, suas descrições são impecáveis, não só no cenário, mas nos acontecimentos que nos remete a grande exposição ocorrida em Chicago, onde aconteceu a estreia da Primeira Roda Gigante, época que ficou marcada na história da sociedade. Além da breve participação de um dos maiores Serial Killers da época.

Além do contexto histórico muito bem abordado, a autora também coloca em discussão a religião e sua força para movimentar nações, a forma como as pessoas podem ser influenciadas e como se torna fácil chegar ao topo quando se tem a confiança e a fé das pessoas, essa parte pode gerar desconforto em alguns leitores, mas ainda sim nada dito foi ofensivo ou mentiroso, ainda que dentro da ficção, foi de certa forma um alerta valioso.

Lembra que pedi pra gravar a palavra adolescente? Pois é, mesmo que seja um sci-fi, estamos falando de um YA, e ter um romance seria inevitável, sendo assim teremos Trey na jogada, o que não me incomodaria se não tivesse sido uma paixão tão louca e rápida, mas enfim foi, depois disso aparece Kirian, e é aqui que muita gente ficou incomodada, um triângulo amoroso? Não sei, eu entendi de outra forma, algo na história de Kate se alterou e ela não conheceu Kirian, mas apesar dela não se lembrar algo aconteceu, e esse mistério fica para o próximo capitulo.

Minha única ressalva com relação ao enredo, e que acabou consumindo uma estrelinha da nota, foi a demora para que enfim as coisas acontecessem, sim é um romance, mas eu queria ação, queria viagem e queria história, queria ver o circo pegar fogo e a Kate apagar tudo. Mas não foi bem assim que aconteceu, posso dizer sinceramente que até a metade do livro, fiquei chateada com a leitura, mas quando enfim as coisas começam a se encaixar é impossível largar o livro, mesmo com uma trama bem escrita, algumas pontinhas ficaram soltas para manter a curiosidade do leitor para o segundo volume, e claaaaaaaaaaaaro já espero ansiosa por isso.

A série original já chega a 11 livros lá fora, mas não se sabe ainda se todos serão lançados aqui no Brasil. Série The Chronos Files

site: http://www.paraisodasideias.com
Bruna 29/03/2018minha estante
11 livros???? Queria ler mas desisti aí

Kelly 30/03/2018minha estante
Não são todos interligados Bruna, alguns são contos sobre personagens, apresentando mais da história deles, e em determinado momento ela inicia outra história. Acredito que sejam só 3 dessa série, mais os agregados ?

Bruna 30/03/2018minha estante
Ahhh entendi =) obrigada

FabiSempreLendo 14/02/2024minha estante
Também fui seduzida por capa e sinopse. Confuso, história e personagens sem carisma. Uma bela decepção ?

vicniro 14/02/2024minha estante
Nem me fale! Agora vou ter que ler o segundo na marra já que comprei sem saber se ia gostar

Gramatura Alta 09/01/2018

CHRONOS como tema principal viagem no tempo. Apesar de não ser um tema muito original no universo literário, continua sendo uma temática que tende a chamar a atenção dos leitores.

O livro é historicamente bem contextualizado, e a autora certamente se preocupou em situar a história de acordo com o tempo em que ela se passa. Por isso, podemos encontrar diversas referências históricas.

O livro é formado majoritariamente por diálogos, especialmente entre nossa protagonista, Kate, e sua avó. Esse é um livro muito técnico. Por meio da avó de Kate, temos inúmeras explicações sobre como funcionam as viagens no tempo nesse mundo criado pela autora.

Pouca coisa de fato acontece e, na verdade, só temos um pouco de ação bem depois da página 200. Fato é: a mecânica da viagem no tempo desse livro é algo bem simples e que, certamente, não precisava de tantas páginas e tantos diálogos para ser explicado. Sem falar do fato de que a sinopse entrega mais da metado do livro.

Por outro lado, Walker assumiu um risco muito grande ao se propor escrever sobre viagem no tempo, já que esse é um tema bastante complexo e que, com o menor descuido, pode levar a erros. Porém, a autora conseguiu não deixar pontas soltas e, apesar de alguns eventos serem bem confusos, de modo geral, ela manteve a coerência na história.

Sabemos que, quando se trata de viagem no tempo, por situar-se no campo teórico, há diversas formas de estabelecer seus impactos e a forma como é feita. E eu gostei muito da forma como Rysa estabeleceu a mecânica em CHRONOS, achei convincente e coerente.

E, claro, temos o romance. Completamente sem propósito e superficial, o romance entre Kate e Trey começa em um piscar de olhos, é inverossímil e não tem motivo nenhum para existir, a não ser tentar emocionar o leitor com seu fim pré-determinado. E vale mencionar que esse é um livro cujo público alvo é o público adolescente, então tem muito clichê, romance meloso e linguagem juvenil.

A autora perde muito tempo explicando coisas que poderiam ser explicadas mais rapidamente e, por outro lado, algumas coisas que precisariam de mais tempo para acontecer e se desenvolver são jogadas na história, como o romance e o fato de Kate aceitar com extrema facilidade que a avó dela veio do futuro.

Walker acertou em cheio na carga crítica do livro. As reflexões sobre o poder de coerção da religião foram muito coerentes e intrigantes. Na verdade, o livro todo é muito inteligente, mas, infelizmente, a autora preferiu dar mais atenção a outras coisas.

CHRONOS planta em nós uma sensação de desconfiança constante. É difícil confiar em qualquer personagem e estamos sempre à espera de alguém passar a perna em Kate, que é absurdamente ingênua.

O livro é interessante, a leitura é fluida e a premissa é inteligente. Porém, a autora perdeu muito tempo presa a detalhes e deixou de lado outros pontos bem mais interessantes que poderiam ter sido explorados, como o famoso serial killer H. H. Holmes. Essa mistura de ficção com realidade também é prometida e instigante, mas, mais uma vez, pouco explorada.

CHRONOS prometeu muito, mas cumpriu com muito pouco do que se propôs. É mais uma dessas belíssimas edições para se ter enfeitando a estante, já que o trabalho editorial da Darkside está, como sempre, impecável. Essa é, certamente, uma das capas mais lindas que eu já vi.

RESENHA ESCRITA PELA PRISCILA PARA O GETTUB

site: http://www.gettub.com.br/2018/01/chronos-viajantes-do-tempo.html
Rafaela 11/02/2018minha estante
Achei extremamente irritante a construção do triângulo (ou seria quadrado?) amoroso entre a Kate e a tia, não só por elas serem parentes, mas porque não a g u e n t o mais rivalidade feminina por causa de macho, além de como você pontuou Kate é Trey terem desenvolvido um romance de uma hora pra outra

Rayanne Peixinho 03/02/2019minha estante
A história me cativou como a algum tempo não consegui pegar um livro pra ler tão rápido. Mas como vc disse, essa aceitação rápida das pessoas com viagem no tempo e o sobrenatural me incomodou um pouco. Tenho um ponto de vista semelhante como vc descreve na resenha.

RUDY 05/09/2019

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA
Confesso que p início do livro foi um tanto complicado para poder entender toda dinâmica tanto familiar, como das viagens no tempo, o que não tira o mérito da autora em ter criado uma super ficção, bem do jeitinho que gosto com as viagens no tempo, problemas familiares, um leve romance (que fica bem em segundo plano, mas existe) e toda tensão em torno da história.

Mesmo o tema sobre viagem no tempo estar constantemente presente em vários livros, admiro a criatividade dos autores em criarem vertentes diferenciadas, mesmo que algo já tenha sido escrito anteriormente que se relacione a história. Aqui a autora trouxe uma protagonista jovem e bem relutante em se embrenhar na aventura proposta à ela, com uma facilidade em entender tudo que acontece para que consiga salvar sua família e a realidade que está vivendo naquele determinado momento, tendo que voltar ao passado, mas sem poder interferir nos acontecimentos para que o futuro não seja mudado.

Fiquei com a impressão de que talvez, apenas talvez, a protagonista já tivesse vivido essas viagens no tempo, mesmo que não se lembrasse antes de ter usado o tal medalhão que a transportava, mas isso só poderei confirmar lendo os próximos exemplares da trilogia, porque pretendo continuar lendo sim.

É muito complicado falar de livros que gosto muito, porque as ideias ficam rodando a cabeça e nada que consiga colocar em palavras. Gostaria mesmo era de poder viver uma dessas viagens no tempo, ao passado ou ao futuro que fosse, embora muitos achem que seja ficção, ainda acredito que é relativo esse entendimento.

Fato é que recomendo muito o livro para quem gosta desse tipo de ficção e de viagens no tempo. Uma leitura fenomenal.

Michelle 13/11/2021minha estante
o livro teve um certo hype mas não tive vontade de ler..

Angela Cunha 16/02/2022minha estante
Um dos pouicos livros da Editora que nunca senti aquela vontade enorme de ler. Mesmo com a beleza da edição, o gênero não me agrada muito e tenho medo de fazer confusão rs
Mas agora senti vontade rs
Beijo

Daniela 20/06/2020

Um bom livro, mas não apaixonante.
Esse livro é completamente diferente do que estou acostumada. Talvez, justamente por isso, ele não tenha me cativado tanto. A escrita é o menos rebuscada possível, o que não quer dizer que seja ruim. Na verdade, foi uma das leituras mais fluidas que já fiz. Um livro bem prazeroso de se ler! A história é muito promissora mas, pra quem não está acostumado com o lance de viagens no tempo, pode achar confuso. No meu caso, a minha linha de raciocínio se manteve intacta do início ao fim. Não achei difícil de entender. Inclusive, arrisco a dizer que foi até um pouco previsível. Confesso que até esperava um pouco mais nesse sentido. De qualquer forma, a leitura é ótima, mas o que mais me incomodou foi uma pegada adolescente. É muito pessoal, mas, pra mim, esse estilo já não cai muito bem. Não sei se o que li me motivou o suficiente para me fazer seguir a trilogia até o final. Ao meu ver, falta um amadurecimento de toda a trama.
Juliana 20/06/2020minha estante
Ah, quando eu vejo que é YA eu já nem me dou ao trabalho de ler... zero paciência com esse tipo de obra =/

Daniela 20/06/2020minha estante
Pois é. É uma história meio bobinha, apesar de ser boa. Acho que não faço parte do público alvo mesmo hahaha. Se eu tivesse 16 anos, provavelmente teria amado xD

Theresa 04/07/2020

Já fazia muito tempo que eu sonhava em ler esse livro, só que depois de ler umas críticas negativas sobre ele eu desanimei. E pra completar ele sempre estava fora de estoque na Amazon, o que fez com que eu desistisse.
Até que mês passado, lá estava ele. O último em estoque. E foi o meu momento, óbvio.
E deixo aqui meus mais sinceros:
QUE LIVRO BOM, MEU DEUS!
Eu amo livros com a temática de viagem no tempo, e saio bem alimentada. Obrigada.
Não achei a narrativa confusa ou cansativa como vi muita gente comentar, muito pelo contrário, eu me obrigava a parar entre os capítulos, ou então não fazia mais nada durante o dia.
Já estou ansiosa para o próximo.
Ps. Consegui me apaixonar pelos dois mocinhos do livro, tá bom pra vocês? E olhe que eu não suporto um triângulo amoroso.

Se tu curte uma ficção científica + viagem no tempo, não perde tempo que esse livro é o combo perfeito.
Karina 09/07/2020minha estante
Exatamente a minha reação! Amei o livro, mas vejo que muita gente não gostou e não entendi. Vim ler as resenhas pra descobrir kkkk

Helô Kleine 09/08/2023minha estante
Eu amei tanto esse livro. Fiquei bem assustada qdo li tantas resenhas ruins.
Achei zero confuso. Eu realmente não entendo onde o pessoal se perdeu na leitura, achei super fluido e bem fácil.
Pra mim, era o livro que eu queria ter lido la na minha adolescência, chegou alguns vários anos com atraso.