Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Luly 29/10/2022

Matilda ??
Passei a minha infância, adolescência e até hoje amando o filme. Até hoje é o meu favorito da vida. Sempre assisti com uma paixão e encanto que não consigo explicar. Mas, somente agora tive o prazer de ler essa história incrível. Como eu amo a história da Matilda e da professora Mel. Foi com sorriso no rosto e o coração quente que li cada página maravilhada. Recomendo muito a leitura desse livro tão encantador. ???????

Carlos59 25/10/2022

Diferente do filme e mais pesado!
De início era uma leitura infantil de leves, mas vai criando uma atmosfera pesada de abuso entre a diretora, alunos e professores.

O final totalmente diferente do filme. Não chega a ser melhor mas é bem bom. Recomendo a todos.

Jéssica K 25/10/2022

Um livro pra ter pra sempre na estante e ler para os futuros filhos. Existem diferenças em relação ao filme, mas a história é igualmente apaixonante e deliciosa. Matilda tem um significado tão grande pra mim que acredito que nem sei expressar em palavras essa magnitude. Amei a construção do livro, as ilustrações, uma edição belíssima ??

Cristiane 22/10/2022

O filme é melhor, fato!
Eu gostei bastante do livro, nunca havia lido, e confesso que a quantidade de diferenças do mesmo para o filme, me surpreendeu.
E essa é uma das raras vezes em que prefiro o filme ao invés do livro.
O filme, para mim, é perfeito. Não existe absolutamente nada que eu mudaria nele!? É tudo muito significativo e especial.
Já o livro, algumas coisas eu estranhei na hora da leitura, mas ainda assim, a essência de tudo está lá, e não deixa de ser muito especial também.
Eu amo o modo como o autor escreve, tanto é que muitos outros títulos dele fizeram parte de minha infância, e acredito que muitos já devem ter lido ao menos uma obra.
A história é cativante, divertida e emocionante, tornando todo o universo de Matilda uma realidade semelhante em muitos aspectos de nossas vidas.
Os conflitos com os pais, as amizades verdadeiras, o primeiro ano na escola, a descoberta da magia dos livros, autoridades que nos dão medo, como a diretora... e uma infinidade de outras coisas. Sem contar o amor especial e a admiração por uma professora que acredita no nosso potencial... são coisas que muitos já passaram por isso.
Essa história é linda e vale muito a pena ser lida. Recomendo!?

Lari 21/10/2022

uma garotinha expcional
"Era gostoso levar uma bebida quente para o quarto e deixá-la a seu lado enquanto lia quietinha, durante a tarde, na casa vazia. Os livros a transportavam para mundos novos e apresentavam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis."

Matilda, é uma garotinha expcional, desde que aprendeu a ler (aos três anos) não parou mais, de revistas e jornais, para todos os livros infantis da biblioteca até os grandes clássicos como Dickens, Brontë, Austen, Hemingway, Orwell.
Além disso, ela gosta de pregar algumas peças aos pais, que lhe tratam com muita indiferença e são injustos com ela. A relação com os pais é dramática, eles não a compreendem e são totalmente aliendado, as situações nos faz ficar indignados. Porém como toda obra do Roald Dahl há sempre uma dose de loucura e absurdos, o que traz leveza em certos momentos.

"Suas leituras haviam lhe dado uma visão de vida que eles jamais tinham conhecido. Se eles pelo menos lessem um pouco de Dickens ou Kipling, logo descobririam que a vida era mais do que enganar as pessoas e ver televisão."

Porém quando Matilda começa a frequentar a escola, damos de cara com uma diretora perversa, cheia da ironia e do deboche, a Sra. Taurino faz da vida de todos um verdadeiro pesadelo. Só que Matilda não se deixa abalar por nada, ela tem coragem, e descobre uma magia que irá transformar completamente sua vida.

A história já é conhecida para muitos, o filme fez parte da minha infância e tenho um carinho imenso por ele, confesso que o livro deixa um gostinho de quero mais em váriosmomentos, por isso neste caso o filme traz vários ganchos que fazem a diferença para história.

É um ótimo livro para crianças de todas as idades ?

Larissa 18/10/2022

Leitura leve
Eu não sabia que tinha o livro conheci a história na sessão da tarde da globo. E recentemente descobri sobre o livro que tem algumas leves diferenças, mas não mudou em nada na leitura que aliás é super fluida e leve, além de ser um livro nostálgico pata mim, enfim amei a Matilda.

Gustavo 13/10/2022

Eu tirei um tempo para vir falar deste livro
Eu já tinha assistido um milhão de vezes, tenho quase certeza que a Netflix só não tirou do catálogo porque toda semana eu, religiosamente, assisto esse filme tanto que os meus pais.

E esse livro estava na minha lista de "quero ler" há alguns anos e eu acredito que esse tenha sido o momento certo. É uma história super fofa de uma menina prodígio em todos os sentidos da palavra que conseguiu captar o meu coração de uma maneira incrível.

Eu acho que o Roald Dahl ficaria extremamente feliz de ter visto a adaptação e no quanto ela foi fiel à sua obra. Depois que o velho quase morreu com a adaptação de A fantástica fábrica de chocolate, ele poderia ter tido um alívio antes de falecer.

Eu acredito que a obra aqui é um pouco corrida e há coisas que no filme eles exploram muito mais, conseguem fechar muitos buracos que o próprio livro não consegue. Mas, durante a leitura eu consegui observar muitos déficits e deficiências que a narrativa do filme traz.
Então, meu veredito final é que o filme e o livro se complementam e eles devem ser vistos juntos. Um dos poucos casos que o filme e o livro são equiparados.

Mas, eu também não vou cobrar céus e terras de um livro infantil porque dentro daquilo que o Roald Dahl se propôs a fazer, ele entregou com primor.

É um livro muito bom sobre encontrar o seu lugar no mundo, questionar "as pessoas grandes" e saber que elas nem sempre estão certas. E eu ia ainda mais fundo, talvez esse livro seja uma mensagem do Roald Dahl para uma filha ou neta para dizer que essa pessoa é especial.

vero 13/10/2022minha estante
Ahhhh NSS preciso tanto ler esse

Clube do Farol 12/10/2022

Resenha por Danii @danisuellen
Oi, serzinho! Desde novinha sou apaixonada pelo filme Matilda, até já perdi as contas de quantas vezes assisti, mas por muito tempo eu não sabia da existência do livro, quando soube obviamente que quis ler, acabei enrolando e deixando para depois, perdida em uma lista de leitura que deve que ter um milhão de outros livros. Porém, quando a Galera Junior publicou a edição especial de Matilda, com uma das capas mais lindas que se tem notícia, parei de enrolar e precisei ler essa preciosidade, que tem uma pequena leitora encantadora.

Matilda é uma garotinha altamente inteligente, que infelizmente nasceu em uma família negligente, que em vez de verem quão maravilhosa ela é, a tratam como se ela fosse um estorvo. Aos três anos, nossa querida Matilda já tinha aprendido a ler sozinha e aos quatro se interessou pelo mundo dos livros (nossa mini bookstan), mas não encontrou apoio dos pais, que preferem assistir televisão do que pensar em ler um bom livro.

Então, enquanto o pai vai trabalhar e mãe a deixa sozinha para ir jogar bingo, ela resolve se aventurar na biblioteca da cidade, começando a ler (e devorar) os livros infantis, entre eles O Jardim Secreto, mas logo partindo para os clássicos (os devorando também), como Grandes Esperanças de Charles Dickens, Orgulho e Preconceito e Jane Eyre, por exemplo (uma mini leitora de muito bom gosto, se me permite dizer). Os livros apresentam a ela um novo mundo, cheio de descobertas e aventuras.

Quando finalmente seus pais a colocam na escola, Matilda acaba encontrando coisas boas, como a chance de fazer amigos e conhecer a adorável professora Srta. Mel. Porém também acaba tendo que lidar com a terrível diretora Sra. Taurino, que odeia crianças. Mas quando falamos de Matilda, não falamos de uma criança qualquer, e quando ela menos espera, descobre em si mesma um novo poder, que fará toda a diferença para lidar com alguém tão cruel quanto a Sra. Taurino.

Matilda tem uma história bem conhecida de certa forma (por causa do filme em grande parte) e não é um livro longo, então fiquei com um certo receio de falar muito ou pouco da história em si, mas espero que eu tenha conseguido deixar você com pelo menos uma pontinha de curiosidade, serzinho.

Enfim, preciso dizer que fui fisgada pelo livro desde os primeiros capítulos, porque a escrita do Roald Dahl é maravilhosa, sério mesmo. Matilda é do tipo de livro que dá para se ler em um dia, mas que também dá vontade de ler aos poucos por não querer que o livro termine. É um livro super fluido, divertido, que despertou em mim um sentimento de reconhecimento, eu me vi muito na pequena Matilda que, apesar de tanta coisa contrária, ainda manteve a sua essência e o seu amor pelos livros e por aprender. Ler uma garotinha tão novinha mergulhando cada vez mais no mundo dos livros dá um quentinho tão bom no coração (uma garotinha que leu mais clássicos que eu, veja só!).

Sobre os personagens, nem preciso dizer que amei a Matilda, certo? Antes eu era apaixonada por essa mini leitora por causa do filme, e agora me apaixonei ainda mais por causa do livro. Gostei bastante também da Srta. Mel (que fico chamando de Honey na minha cabeça), ela é um exemplo de que é possível ensinar com amor e paciência. A família da Matilda, como eu já esperava, não gostei nem um pouco, e a Sra. Taurino, gostei menos ainda.

A única crítica que posso fazer é para mim mesma, porque devia ter lido esse livro antes. Seria muito bom ter lido esse livro na minha infância e adolescência. Uma mini leitora lendo a história de outra mini leitora.

Uma coisa que tornou a leitura ainda melhor foram as ilustrações do Quentin Blake, que fazem parte da maravilha que é esse livro. Sem falar na capa de milhões da Isadora Zeferino. Não sei você, mas todos os livros do meu querido Roald Dahl, que a Galera Junior lançar com a capas da Zeferino, eu vou com certeza querer ler e ter.

Matilda é uma história encantadora, que com certeza todo leitor deveria ler. E um livro que precisa estar nas bibliotecas e estantes de crianças, adolescentes e adultos. Até!

site: http://www.clubedofarol.com/2022/09/resenha-matilda.html

Jacque Spotto 12/10/2022

Matilda, como falar esse nome e não lembrar de nossa infância, não é mesmo? Um dos filmes mais icônicos de muitas crianças dos anos 90, onde o universo criado por Roald Dahl foi direto parar no cinema pelas mãos de Danny DeVito.

Talvez muitos não leram o livro, ou nem mesmo sabiam que o filme se originou de um livro, até poucos anos atrás eu também não sabia rsrs.

Aqui temos a garotinha Matilda, que desde bebê é negligenciada pelos pais, e por isso, precocemente, passa a se cuidar sozinha, e nesse processo desenvolve habilidades que nem mesmo alguns adultos conseguem ter. Matilda é apaixonada pela leitura, até porque é uma forma dela aprender e conhecer vidas e personagens diferentes, desenvolvendo muito sua criatividade.

?Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis.?

Li esse livro com minha filha, que simplesmente amou todas as aventuras e travessuras de Matilda. Roald Dahl não romantiza a infância, consegue mostrar que as crianças também passam por situações difíceis, dolorosas e têm menos voz para poder se expressar e que nem sempre os adultos as ouvem e/ou compreendem. O escritor também evidencia que também só porque somos adultos e pais não quer dizer que sempre temos razão.

A ideia de família retratada no livro também nos passa o entendimento que nem sempre o amor surge por laços de sangue - Família são aquelas pessoas que escolhemos amar e cuidar mutuamente.

E nesse dia das crianças acho que não poderia escolher um livro melhor para indicar tanto para as crianças quanto para os adultos!

Feliz dia das crianças!

Starfire ð  11/10/2022

Sem nenhum defeito. Sempre que posso releio para sair da resseca e me reconectar com o mundo literário.

Mari Briese 10/10/2022

Matilda ??
Um livro gostoso de ler, uma escrita fácil, que faz com que a leitura seja fluída. Como diz a sinopse do livro:" a história de Matilda até que poderia ser triste. Mas Roald Dahl conta as coisas de um jeito tão absurdo e exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras malucas, que tudo acaba ficando engraçado".
O filme baseado no livro, é um filme que gosto muito e, assisto sempre que passa, acredito ser um filme fiel ao livro.
Acabamos por nos afeiçoar a Matilda, sem entender como que os próprios pais a ignoram, uma criança tão cativante e incrível. Quem não queria ter uma filha como ela ?!
O livro traz vários assuntos a se pensar, o fato de os pais de Matilda não ligarem para ela, achar que ler é uma bobagem e preferirem que a filha assista tv; a diretora da escola e sua maneira nada didática de ensinar. Mas como dito anteriormente, como é tudo escrito de um jeito tão absurdo e exagerado, acabamos por mergulhar de cabeça no universo de Dahl, que acaba por nos encantar e não tem como não se apaixonar por Matilda e torcer por um final feliz.
Adorei a leitura! E o fato de ter ilustrações ao longo do livro, ficou mais gostoso ainda de ler.
Um livro que tranquilamente leria de novo daqui um tempo.

Aline221 09/10/2022

Encantador
Confesso que fui atrás de ler esse livro depois da música do Harry Styles, que foi inspirada nesse livro. Enfrento alguns problemas familiares, nada como a hipérbole que acontece nessa história, mas ainda sim? me conquistou!
Matilda me despertou sentimentos muito positivos. Se você quer uma coisa, faça acontecer por você mesmo! E não se cale diante de injustiças.
Por fim, agora entendo de onde saiu a inspiração de Harry e estou muito feliz por isso.

Nat Nat 09/10/2022

Minha primeira experiência com audiobooks
Matilda é uma criança encantadora com uma família tóxica. Amo a escrita do autor, acho que em algumas falas seria meio impossível de acontecer, mas como tudo aqui é fantasia me questionei "até que dá pra acontecer né?!?" Kkk

Foi minha primeira experiência positiva com audiobooks, fui ouvindo e acompanhando a história no kindle (ainda não tenho o dom de só conseguir ouvir)