Matilda

Resenhas - Matilda

Eugenia 10/09/2022

Apaixonada.
Amei esse livro.
Achei divertido e bem rápido de ler, gostei de todos os detalhes que a narração trás, faz o leitor entrar bem mais na história.

Belle 09/09/2022

A menina prodígio.
Matilda é o meu filme favorito, e já fazia algum tempo que eu estava com vontade de ler o livro.
A leitura foi rápida e fluída, mas confesso que esperava mais do livro. Já assisti o filme inúmeras vezes e decorei cada pedacinho de todas as cenas, até as mais irrelevantes. Esperava mais do livro, a adaptação é muuito diferente, e de uma forma boa.
Nunca pensei que fosse preferir o filme do que o livro, mas aconteceu hoje.
De qualquer forma, o livro é muito bom! Porém não da forma como eu gostaria.
Matilda é uma menina doce, inteligente e tem uma mente poderosa. A srta. Honey é um amor, simples e dedicada. Os outros personagens também são bem construídos, mas senti falta de muitas coisas.

ShiiLadeia 09/09/2022

Este foi o livro que me trouxe para o mundo literário.
Sempre vou me lembrar do momento e da professora que me deixou ler um livro "grande" pela primeira vez ... A história super me cativou, as ilustrações que tem no livro combinando com os capítulos!!!
E a adaptação para o cinema que é bem fiel a história do livro !!!
Matilda uma garotinha que gosta de ler independente do que a família fala, é uma inspiração ... Um livro que indico e ficou marcado na minha vida !

jonathanrausch 08/09/2022

Um livro tão profundo quanto a personagem
O autor conseguiu fazer uma personagem tão carismática e um enredo tão similar à ela. É impossível não relacionar a personalidade da Matilda e ver o ambiente do livro sendo um só, pois a personagem foi feita para interagir e com capacidade de entender tudo aquilo em que passou ou viu passarem. Achei necessario todos os temas tratados aqui.

Spoiler
Na literatura atual muitos pais tem medo de apresentar o que pode ser encontrado nesta obra, como a crueldade da morte, ainda mais para quem depende da gente. Enfrentamos tanta coisa desde pequenos, não vejo motivo de não ter baques em literatura, ainda mais que a criança não entenderá em uma leitura toda a profundidade desse(s) diálogo(s), e é o pai que irá lhe instruir.

Anne 05/09/2022

Muito Nostálgico
Esse livro me mostrou que as crianças podem ser mais espertas que os adultos, e que uma garotinha pode fazer coisas incríveis. Devo acrescentar que a adaptação para filme foi muito bem feita passando muito bem o que o livro quis trazer para os telespectadores.

Geovanna 01/09/2022

vou sentir saudades
muito fofo! li ele rapidamente e passei muita raiva e também fiquei muito?? enquanto lia
só não gostei do final porque foi muito vago :/
espero nunca esquecer desse livro porque ele é bom e me marcou bastante

Emilly473 31/08/2022

Esse livro é muito nostálgico para mim, é um livro é super rápido de ler e super fofo, além de suprendente já que a Matilda é super inteligente e muito avançada para a idade dela.

Mousa 29/08/2022

Minha nossa, como essa menina é uma querida!
Apesar de já conhecer a história ainda fiquei chocada com a diretora diabólica e o desdém dos pais.
Mas ainda assim a relação dela com a professora é uma gracinha

Vallery 28/08/2022

Esse livro é para todas as idades, mas receio que seja apenas pra maiores de 10 anos pra não dá susto nas crianças ( no caso da senhora taurino, até hoje tenho medo dela) uma leitura fluida, leve e engraçada até.
Não imaginava que iria gostar tanto desse livro como esperava, dá pra ler ele em um dia !

viieiraalicee 25/08/2022

Perfeito
Foi incrível descobrir q minha história favorita da vida era um livro, Matilda era tudo pra mim na minha infância e eu guardei com muito carinho durante todos esses anos.
O livro é MUITO mais pesado do que o filme, mas o filme é super fiel aos acontecimentos principais, então eu amei e me senti no sofá de casa com 10 anos enrolada num cobertor apreciando essa história maravilhosa.

@somaisumparagrafo 18/08/2022

@somaisumparagrafo
Matilda é uma garotinha muito inteligente, que ama livros e vive com uma família medíocre que não apoia seu desenvolvimento, muito pelo contrário, seus pais a tratam com rispidez e negligência. Sua única alternativa é frequentar a biblioteca local e se aventurar no universo da literatura; aos cinco anos, já conheceu grandes clássicos. Ao entrar para a escola, acredita que sua vida será muito melhor, e apesar de se deparar com uma professora que estimula seu aprendizado, sua vivência acaba se tornando um inferno com a diretora carrasca, que odeia alunos e que rege a punhos de aço a instituição escolar. Ela terá que usar sua inteligência ? e outros poderes ? para colocar essa mulher abusiva para correr.

???

Por incrível que pareça, esse foi meu primeiro contato com esse serzinho maravilhoso, ainda não havia lido essa história e nem assistido ao filme. Conhecer Matilda com essa edição especial, com uma capa linda e dotada de ilustrações tornou minha experiência muito rica.

E o que falar dessa pequena devoradora de livros? Minha vontade era convidá-la para tomar um chá a fim de conversarmos sobre nossas leituras. Tão criança e já conhecia obras de Charles Dickens, Jane Austen, Charlotte Bronte, entre outros autores clássicos. Superdotada, um pequeno gênio... e mesmo assim, toda essa inteligência e maturidade não a afastou do seu lado criança, sendo um ponto que amei demais.

Em relação a trama em geral, o autor conseguiu apresentar de forma leve, simples, divertida e com uma linguagem acessível uma história sobre família, amizade, processo educacional, abandono parental, e a acima de tudo, a importância dos livros para conhecimento e fuga da realidade. Alguns dos acontecimentos são apresentados de uma forma exagerada, principalmente no caso da diretora, que utiliza de violência psicológica e física para intimidar funcionários e alunos, mas proporcionam ao leitor reflexões sobre a importância de adultos responsáveis para zelar o desenvolvimento e a formação de uma criança.

RAQUEL1445 16/08/2022

Livro gostoso de ler. O filme foi bem fiel a história, embora o livro mostre muito melhor como funciona os poderes dela e sua inteligencia. Amei!

Fabricio.Macedo 12/08/2022

O primeiro contato que tive com a história de Dahl foi assistindo ao filme. Que divertido! Depois soube do livro e logo quis lê-lo, o que só aconteceu agora. O texto nos leva a refletir sobre infâncias, educação infantil, escola e relações de adultos com crianças. Embora seja um texto do ano 1988 ainda reflete nossa realidade, infelizmente.

Eduardo 08/08/2022

Foi uma leitura gostosa, revivi momentos da minha infância inclusive quando assiste o filme que é muito fiel ao livro, a garota é uma leitora ávida, frequentemente vai a biblioteca, consegue ler aos 5 anos um livro atrás do outro de forma que ler todos da sessão infantil e vai para o de adultos. Matilda infelizmente tem pais que não se importam com a filha de forma que se quer percebem a grandeza da inteligência da garota, além estúpidos são um bando de narcisistas vigaristas!!! Felizmente Matilda começa frequenta a escola e é nesse momento que aos poucos as coisas começam a melhorar... leiam e descubram como a obra termina, é maravilhoso!!!