Coração de Aço

Coração de Aço Brandon Sanderson

Resenhas - Coração de Aço

Heliton 05/12/2020

Se neste mundo heróis não existem, então torne-se um!
A primeira coisa que pensei lendo as páginas iniciais do prólogo foi algo do tipo: "isso aqui lembra a série The Boys". Bom, e lembrava mesmo, mas ao invés de serem heróis (nem tão heróis assim) que salvam o dia com o objetivo de buscar fama ou coisas do tipo, iguais os da série da amazon, os "heróis" dessa trilogia "Executores" são o oposto disso, basta tirar o desejo de ser idolatrado pelo de ser temido, heróis não existem aqui na verdade; para quem possui poderes neste mundo é considerado algo para se evitar, para se temer, são mais vilões do que heróis, são Épicos.

O protagonista desta história, David Charleston, vive em um mundo governado pelos Épicos, que são pessoas com poderes sobre-humanas, poderes que desafiam a física ou qualquer lógica que exista para explicar a sua origem; os possuidores desses poderes acabam por se tornar seres corrompidos, desprovidos de moral ou consciência. Porém, para David, apenas um merece a sua atenção, apenas um foi o responsável por tirar a vida da pessoa que ele mais amava, é o ponto para qual direcionar a sua vingança e tê-la como o seu único objetivo de vida, e seu único objetivo é tirar a vida de Coração de Aço.

Pelo início narrado de "Coração de Aço" já dá para se ter uma ideia geral de como serão as situações que os personagens irão ter que enfrentar durante todo o livro (assim como na trilogia toda), precedido por muitos planos e especulações para combater os Épicos. O desenvolvimento dos personagens, com exceção do protagonista, acaba não sendo o foco no primeiro livro; ao menos é essa a sensação que eu tive na narrativa, mas há uma explicação para isso. Entretanto, mesmo causando esse incômodo durante a leitura foi algo que levei em consideração pelo contexto, acreditando que nos livros seguintes esse ponto fosse melhor abordado, e até foi, porém, acabou deixando de lado alguns deles.

Apesar disso, o universo criado é bem interessante, mostrando o conceito de sociedade em que as pessoas normais, sem poderes, mantém diante da opressão que os Épicos causam sobre eles, sobre viver a vida conformado com a sua realidade, mesmo essa realidade sendo a pior possível, para assim evitar a fúria de algo além da sua compreensão. Cada cidade é governada por Épicos diferentes, mas o modo adotado por eles para fazer isso é o mesmo, a tirania, o que muda são os aspectos geográficos, visuais ou até climáticos, uma outra realidade, que se diferem de acordo com o poder do Épico em questão.

A história desta trilogia tem como essência mostrar o quanto o poder e a liberdade do ser humano sem as suas inibições podem acabar o corrompendo, obscurendo a sua racionalidade e fazendo coisas que em condições normais seriam impensáveis, egoístas e banais.

Pelas palavras do próprio Brandon Sanderson, essa série "Executores" foi uma das histórias mais aleatórias entre as obras de ficção que ele já criou, assim como também contém uma base onde a própria aleatoriedade é a peça chave da série, seja em relação aos poderes dos Épicos ou principalmente por fazer o leitor ter a certeza de esperar algo inesperado ao fim de cada livro.
Pérola XP 05/12/2020minha estante
O meu chegou hoje! Tô ansiosíssima pra começar a ler??

Heliton 05/12/2020minha estante
Boa leitura!! E veja se consiga decifrar o segredo no fim?

Senses 05/12/2020minha estante
Adorei a trilogia, mas o terceiro deixou a desejar, infelizmente. E a parte dos personagens não serem tão desenvolvidos eu concordo plenamente. Até no terceiro livro coisas deles são citadas, mas fica por isso mesmo. Eles são personagens secundários na trama, e só isso, nada a mais para eles.

Heliton 06/12/2020minha estante
Isso mesmo. Apesar do fato de serem secundários, sempre estavam envolvidos nos planos e em suas execuções, na mesma proporção que o prota, principalmente nos momentos mais decisivos. Um desenvolvimento um pouco mais prolongado poderia criar um empatia maior por tais personagens, enriquecendo ainda mais a leitura ao meu ver; creio que teria espaço para isso. Ficou muito a cargo interpretativo algumas coisas em relação ao que foi citado, e que ainda foi dito de forma bem ligeira até, assim como outros que acabaram por serem esquecidas, mas fazer o que. Gostei muito do universo, ambientação e dos cenários descritos, a história no fim foi ok. E entre os três fico com o primeiro, gostei mais pela apresentação ao mundo da série, pelo Épico a ser derrotado e pelo seu desfecho.

junior 06/12/2020minha estante
Trilogia gostosa de ler.

Ezer.Ribeiro 29/04/2024minha estante
Para quem gosta de uma leitura infantojuvenil, este é um livro "ok"; eu curti, porém, vou pelo caminho que todos seguiram ao falar da falta de desenvolvimento dos personagens. Vejo muitos comentando sobre os protagonistas do livro e o fato deles não serem desenvolvidos, mas os antagonistas também são extremamente rasos. Como o vilão principal, não sabemos de onde ele veio, se existe algum motivo para ele ser tão mal, poderiam ter explorado o que ele era antes de ter poderes, e não dando apenas uma ideia rasa de como o "poder corrompe".
Em resumo, acho que se transformassem esse livro em um desenho animado funcionaria devido à falta de profundidade dos personagens, mas ainda assim lerei os outros livros da trilogia."

Lanny 10/11/2023

Para os nerds
Eu tenho uma relutância com Brandon Sanderson. É um dos autores que eu resisti muito a ler. Esse ano li Elantris (Amei) e agora li esse que eu amei também.

Isso quer dizer que vou correr atrás de todos os livros dele e devorá-los? Não! Definitivamente, não.

Embora as 2 experiências tenham sido bastante positiva, eu ainda tenho as minhas reservas.

Deixemos minha experiência e expectativa de leitura de Sanderson e falemos sobre esse livro.

Coração de Aço é o primeiro livro da trilogia dos Executores e uma trilogia do Sanderson que não é tão comentada/elogiada. Não sei se por não fazer parte do Universo que ele criou (eu acho que não faz parte) ou se é a história, mas pra mim que sou nerd foi um prato delicioso.

Cresci assistindo desenhos de super heróis e no início dos anos 2000 que veio a enxurrada de séries do tema, assisti quase todas. Sou apaixonada pelo Superman e o Coração de Aço é claramente a versão vilã dele.

Toda a temática ao redor dos Épicos e seus poderes e esse dilema dos humanos contra a supremacia dos poderosos é algo que me fascina e eu me vi lendo uma HQ, assistindo um episódio daqueles desenhos e séries e foi muito bom.

Porém, o que me faz entender quem não gostou muito do livro foi que eu dava pausas na leitura e quando voltava demorava um pouco de pegar o ritmo. Parecia que eu tinha cansado, até a leitura engrenar e eu ficar ali focada. Então pra quem não é desse universo, pode ser que tenha acontecido algo semelhante.

Amei, que bom que já vou ler a trilogia completa e espero que seja boa até o fim.
Katherine.Rayane 10/11/2023minha estante
Tenho vontade de ler Brandon Sanderson, mas não faço a mínima ideia de onde começar ?. Vc pode algo sobre isso?

Léo 10/11/2023minha estante
Acho que ele não é tão comentado também por ser infantojuvenil, não li esse livro ainda, mas tenho interesse.

Léo 10/11/2023minha estante
Oi, Katherine. Acho que você pode começar ler o autor por Elantris que é livro único, ou pela trilogia Mistborn. Já li a primeira saga de Mistborn e adorei, fica a dica. ??

Lanny 10/11/2023minha estante
Oi Katherine, não tenho como te ajudar porque só li Elantris e esse. Eu gostei muito de Elantris que é livro único.

Mylena.Esteves 11/11/2023minha estante
Eu sou suspeita para falar do Sanderson, mas Tb acho uma boa mistborn, aliás estou relendo a primeira era. Rs. Eu comecei por skyward, mas acho que só tem traduzido até o segundo. Tress Tb é livro único, mas confesso que tem uma pegada totalmente diferente e eu prefiro os outros livros dele.

Zorobabel 31/08/2022

Um Livro bom para Adolescentes
Introdução
Brandon Sanderson nos presenteia com um mundo muito interessante, no qual algumas pessoas se tornaram "épicos", seres dotados de poderes especiais, como super força, invulnerabilidade, cura entre outros. O grande diferencial desse livro é fato de que todo Épico tem uma fraqueza bem especifica e essas podem ser super aleatórias, como por exemplo, chupar chiclete, ou sentir o cheiro de um determinado perfume, a ideia é muito boa e nesse mundo invariavelmente pensaremos em The Boys a serie do Amazon Prime Video. Essa premissa é o que te faz continuar virando página após pagina mesmo que o desenvolvimento deixe a desejar em muitas coisas. Neste mundo os épicos não são nada heroicos e usam seu poder de forma brutal, lembrando muito o que políticos fariam se tivessem super poderes, aqui os épicos são geralmente maus e gananciosos, tomam as coisas a força e duelam entre si constantemente por dinheiro, fama e poder.

Enredo
Nós acompanhamos David, um jovem que deseja se vingar do épico que matou o seu pai, para isso ele irá colocar toda a sua energia e empenho em descobrir a fraqueza desse épico. O problema é que esse épico é muito poderoso e ninguém ousa desafia-lo, portanto David passa a encontrar uma forma de entrar no famoso grupo dos executores, que são seres humanos que tentam conter/matar épicos maus. O Enredo começa de forma muito interessante mas acaba sofrendo por conta de algumas quebras de paradigma, no livro os épicos são seres dotados de grande poder e para derrota-los é necessário uma grande preparação, o líder dos executores aqui chamado de Prof mantem o grupo unido e preza essencialmente por um bom planejamento para o sucesso das missões, após algum tempo David que seria um suposta enciclopédia de fraqueza de épicos começa a fazer tudo de forma afobada sem planejamento e isso passa a incomodar bastante, tempos também um suposto romance muito esquisito pois um é totalmente apaixonado do nada, é quase como se tivesse tomado uma poção do amor e o outro não tá nem aí. Outro ponto fraco do livro é a ambientação que é MUITO RUIM, você não consegue se sentir dentro do mundo ou parte da equipe em muitos momentos eu não consegui entender nada de onde eles estavam.

Personagens
David é o protagonista incrivelmente chato, no livro fazemos um incrivel esforço para gostarmos dele mas asseguro que a história seria muito melhor sem ele. David sofre de um mal conhecido como "deus ex machina" que é quando o protagonista é o mais rápido, mais forte, mais bonito, mais poderoso. O livro diz que ele é um humano comum mas ele suporta danos de alto nível, corre mais rápido que uma entidade que voa e atravessa paredes, consegue adivinhar fraquezas dos épicos no meio do combate e tudo que ele faz da certo, ele é muitissimo chato, aqui o clichê de ser corajoso não funciona bem pois o livro deixa claro que com um simples golpe um épico pode destruir uma pessoa o que não acontece com o protagonista que parece mais uma mistura de Wolverine com Tony Stark, ele nem é criativo, ele é simplesmente imune.
Felizmente temos Prof que é de longe a coisa mais interessante do livro, ele é um personagem que nos lembra aquele toque mais sombrio e calculista do Batman, acho inclusive que se a história fosse contada pelo ponto de vista de Prof seria MUITO melhor.
Tirando Thia, Os outros personagens são muito genéricos, todos são magros ou musculosos e usam armas enorme, o que inclusive parece ser a obssesão do autor, ao invés de descrever armas diferentes ou criativas, tudo sempre é um rifle enorme cheio de miras e luzes, Não sentimos nenhum afeto pelos personagens especialmente pq todos eles parecem ser iguais, as piadas não funcionam. Se tivessem dado a David um fator de cura a história seria muito mais interessante pq ai faria sentido ele se jogar em cima dos inimigos e conseguir sobreviver a todos os Danos que somente ele e sua equipe conseguem, se for qualquer outra pessoa morre só de respirar perto de um épico.

Aspectos físicos (Fonte, Diagramação, qualidade do papel, conforto de leitura)
O Livro é bem bonito, a fonte é boa e confortável

Divertimento
Apesar de tudo o livro é divertido e vale sim a compra, O que te deixa preso ao livro é o desejo de conhecer os épicos e suas fraquezas, isso e Prof são de longe as coisas mais legais. Quanto aos outros aspectos se a pessoa for um adulto ou adolescente sem muito critério que gosta de histórias onde o personagem principal é tudo, mais bonito, mais rápido, mais forte, mais corajoso provavelmente vai amar.

Minhas impressões
O Livro te prende pela curiosidade de conhecer os épicos e suas fraquezas, especialmente o Vilão principal que se chama coração de aço, passamos as páginas na expectativa de saber se finalmente vamos descobrir qual é a fraqueza desse épico que se parece muito com o Super homem. O Personagem principal é um saco e a história seria muito melhor sem ele, seria muito interessante se o livro tivesse sido narrado pelo líder dos executores, Prof, ele de longe é o personagem mais bem construído ainda que se revele pouco sobre ele. Outro ponto que deixa muito a desejar é a ambientação que é horrivel, em muitos momentos não conseguimos ter a menor ideia de como é o cenário onde as coisas estão sendo desenvolvidas.

Prós - Premissa (Passamos o livro inteiro querendo conhecer os épicos e suas fraquezas), O Personagem Prof, diversão, leitura fácil e aspectos físicos do livro.

Contras - O Personagem principal pouco carismático e com armadura de roteiro (a história seria melhor sem ele), "Romance" chato e Ambientação ruim (Você não consegue imaginar os cenários descritos) Quebra de premissa (O ponto forte dos executores é o planejamento e o personagem principal chega fazendo tudo na doida e sempre dá certo). O Livro diz que o personagem principal não tem poder mas parece que ele tem o fator de cura do Wolverine, seria muito melhor se o autor tivesse dado esse fator de cura a ele.
Lore 31/08/2022minha estante
Caramba, o tanto que o pessoal fala desse autor achava que os livros dele eram perfeitos, principalmente em ambientação e desenvolvimento. Me polpou o trabalho de ler ???

Zorobabel 31/08/2022minha estante
Mas vale a leitura, se você quiser algo despretensioso e leve para passar o tempo é bom, Só não é The Boys kkkk

Núbia Cortinhas 19/03/2023minha estante
Adorei a resenha! Super completa. ??????????

Núbia Cortinhas 19/03/2023minha estante
É super trabalhoso e cansativo escrever mas ficou super boa. Parabéns!!

@rodolfo_lab 06/05/2021

Iniciando no mundo Brandon
Todos me falaram que esse livro não era o melhor e que deveria começar com outros. Mas decidi pegar um livro dele que não era muito glorificado para entender como era Brandon.
Fiquei apaixonado com esse e quero terminar a serie logo logo. Imagina as outras???
JonasDomm 06/05/2021minha estante
Estou ha muito querendo ler essa trilogia!

@rodolfo_lab 06/05/2021minha estante
Já adianto que muitos falam mal do 3 livro, mas mesmo assim vou ler por a história é muito boa.

JonasDomm 06/05/2021minha estante
Eu sou fã incondicional do Sanderson, tenho todos dele já lançados, eu só preciso por em dia as leituras. Kkkk Mesmo ruim, vou gostar.

@rodolfo_lab 06/05/2021minha estante
Legal! Estou no caminho outra ser também pelo jeito kkk

fuia 23/09/2020

Divertido
É legal, a história bem divertida, porém o tom juvenil às vezes me irritava. A narração em primeira pessoa do adolescente soava meio bobinha às vezes. Não fosse isso teria gostado mais. Se tivesse lido mais nova também! Vou querer assistir quando sair a adaptação! (Cinema ou Netflix...)
Laryssa.Rabelo 18/10/2020minha estante
Vai ter adaptação

Laryssa.Rabelo 18/10/2020minha estante

fuia 12/11/2020minha estante
O autor comenta estar em desenvolvimento a adaptação, mas pelo jeito tá em fase inicial ainda...

Kal 21/11/2018

Já vi isso antes.
Eu não pretendia ler esse livro, já que não me adaptei a mistborn e pensei que a escrita de Coração de Aço não fosse me prender. Gostei bastante, li em 3 dias, mas sabe quando vc tá lendo e pensa "conheço isso de algum lugar..."? Isso aconteceu muito!
Se vc já assistiu o anime "Boku no Hero" vai notar as semelhanças entre eles. Acredito que o anime veio após o livro, então não foi plágio de santerson, agora o contrário.... Não tem como saber.
Joao.Felipe 14/11/2019minha estante
O que você achou parecido com Boku no hero?

Kal 18/11/2019minha estante
Olha, não lembro bem pq tem um ano que li, mas o que lembro era que o personagem principal do livro tem algumas características do do anime, por exemplo, ambos guardam registros (pontos fracos, o que podem fazer...) das pessoas com poderes; ambos não tem poderes, mas conseguem algum tipo de habilidade dada por alguém que pode fazer isso.

Joao.Felipe 20/11/2019minha estante
Faz sentido, Kal!

Vagner46 13/12/2016

Desbravando Coração de Aço
Coração de Aço é o primeiro livro da trilogia Executores, escrita pelo autor Brandon Sanderson. A Aleph publicou a obra em novembro de 2016, mas essa resenha foi feita a partir da versão americana.

Como vocês leram na sinopse acima, David é o personagem principal da trama e passou por situações difíceis até chegar aos seus 18 anos, quando é "expulso" da fábrica onde trabalha. Desde os 8 anos, quando Coração de Aço, um dos Épicos (pessoas comuns que passaram a ter poderes variados após um evento conhecido como Calamidade) mais poderosos existentes, assumiu o poder na cidade de Newcago e ainda por cima matou um familiar do protagonista, David estuda-o para saber as suas fraquezas e um dia ser capaz de matá-lo.

E é na cidade de Newcago, totalmente coberta por aço do chão até o mais alto dos prédios e agora dominada por Coração de Aço, que David encontra um grupo de pessoas especializada em matar Épicos. Os Executores são pessoas normais que se juntaram a fim de destruir todo e qualquer Épico que aparecer no caminho. Utilizando-se de tecnologia e armamentos especiais, eles traçam planos para aproveitar-se da fraquezas dos supervilões e aniquilá-los. Essa "gangue" é formada por Prof, Megan, Abraham, Tia e Cody, membros totalmente diferentes entre si e com habilidades específicas que os tornam fundamentais no andamento das missões.

É muito legal ver a evolução do David ao longo do livro e perceber que todos aqueles anos que ele passou estudante sobre os Épicos o tornaram uma pessoa especialista em detectar pontos fortes e fracos no inimigo, sendo isso o ponto principal para que fosse recrutado pelos Executores, além, é claro, do seu desejo de vingança. Além de David, todos os personagens foram bem utilizados, principalmente David e Prof, os quais guardam várias surpresas para quem se aventurar nessa obra.

Quanto aos diversos vilões da trama, é incrível a diversidade de poderes e habilidades de cada um. Alguns, como Punho da Noite, o responsável pela escuridão eterna em Newcago, podem controlar e criar sombras noturnas para enfrentar seus inimigos. Outros, como Tormenta de Fogo, podem criar ilusões, e Confluência, capaz de controlar energia. Esses e vários outros lhes serão apresentados e todos possuem o seu grau de importância no enredo.

Todo capítulo é elétrico, intenso, tem alguma coisa importante acontecendo, é difícil demais parar de ler quando a narrativa segue esse estilo. Já terminava um capítulo sabendo que no próximo tinha mais, aí não havia o que fazer, era tentar descobrir o que aconteceria o mais rápido possível! Esse livro é um típico blockbuster americano, com cenas de ação e humor a todo o momento, mantendo a atenção do leitor sempre em um nível elevado.

O final é totalmente fora de série e, digamos assim, bem inesperado. Muitas revelações são feitas, coisas que eu nem imaginava ao longo do livro e que só ao final fizeram-me realmente perceber como eu havia deixado passar bastante coisa. Só tenho uma coisa a dizer sobre esse livro: LEIAM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL! O inglês do Brandon é muito tranquilo de se entender e não há muita gíria. Diversão garantida durante toda a leitura, podem confiar!

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2014/09/resenha-steelheart-brandon-sanderson.html
Dhiego Morais 13/12/2016minha estante
O gigante voltou às resenhas!

Vagner46 13/12/2016minha estante
Essa tava pronta, só precisava editar a antiga. huahauhuah

Dhiego Morais 13/12/2016minha estante
Mesmo assim hahahaha

Jessica1248 28/05/2021

Sensacional?! Magnífico?!
"Eu já vi Coração de Aço sangrar. E o verei sangrar de novo."

"Você tem paixão por matar, mas precisa encontrar a paixão por viver."

"Se não lutarmos, a humanidade está condenada. Nós lentamente nos tornamos ovelhas para os Épicos, escravos servos. Estragados. Não se trata apenas de vingança ou retribuição, mas de sobrevivência da nossa raça, de os homens serem mestres de seu próprio destino. Eu escolho sofrimento e incerteza em vez de me tornar um servo."

Gosto de escrever nas resenhas o que senti durante a leitura, não curto falar um resumo da história ou parte dela, a não ser alguns trechos do livro que amo colocar.

Enfim, Brandon nunca me decepcionou e aqui não foi diferente. A maestria e genialidade que esse cara escreve, é incrível. Enquanto eu lia, pensava: "é, tá legal, sobre heróis corrompidos, que não ajudam a humanidade, tem um grupo que quer acabar com isso, mas tá faltando algo". Daí, boooommm, o Sanderson te mostra o porquê ele é O CARA. Os plots que ele faz, você até consegue chegar até alguns, mas outros?! Impossível, ele pensa em algo que ninguém vai pensar.

Amei os personagens, tenho minha preferência pelo Phaedrus (desde a descrição dele andar com um jaleco preto, pois é kkkk). O David é aquele nerd que queria colocar em um potinho, amo. Claro, todos os outros personagens também tem um lugar especial no meu coração. Cody, o escocês com suas histórias estranhas, Thia com seus refrigerantes, Megan e seus explosivos guardados dentro da blusa e Abraham, o paizão, aquele que dá os conselhos mais sensatos e que ninguém quer dar ouvidos.

Leiam Sanderson, pelo amor kkkkkk
Gus 28/05/2021minha estante
Ah que resenha ÉPICA! Hahahahaha
Disse tudo! Sanderson tinha que ter uma estátua para de idolatrado como o deus da literatura sim! HEHEHE

Jessica1248 28/05/2021minha estante
Hahahahaha vou usar essa palavra todos os dias agora, só p lembrar desse livro Épico ??

Gus 28/05/2021minha estante
Hahahahah... Com certeza! Ultimamente sempre que penso em um adjetivo ou elogio, só me vem ÉPICO na mente! Hahahahah

The 01/01/2017

Qual a sua escolha?
O mundo foi dominado por épicos no ano da Calamidade, a nova marca de tempo desde então, ninguém sabe de onde eles vem, como as pessoas comuns ganharam seus poderes, sabem somente que existem vários tipos deles, com poderes variados. Em Nova Chicago, David, então um garoto acompanha o pai ao banco, durante a conversa, um épico ataca, mas logo chega outro pra reivindicar de fato o poder sobre a cidade, seu nome é Coração de Aço, sua pele é imune as balas, mas o pai de David consegue feri-lo ao salva-lo, vendo sua fraqueza exposta o épico o mata e a todos no banco, mas David escapa, e cresce com um objetivo, vingar o pai, para isso tenta se juntar a uma equipe de rebeldes.
Esse livro é bom, muito mais do que eu achei que poderia, mas não é incrível ao ponto de ser o livro da vida, é uma história com pontos interessantes, sua dose de amizade, amor, persistência e lições. Vale a pena ler e imergir nesse universo. Lições importantes da história são, o quanto é possível sermos heróis de nós mesmos, lutar pelos objetivos, pelo correto, ter controle sobre si, se dedicar, outro ponto levantado é o efeito do poder, a soberba, além de que nada é impossível, para tudo há um caminho e mesmo aqueles que consideramos mais poderosos e perfeitos tem uma falha.
Existem muitas escolhas, e caminhos diferentes a cada uma delas. O que você deseja ser?
Recomendo.
Isa Gama 09/01/2017minha estante
devia ter dado um alerta de spoiler, eu não sabia nada disso e agora estragou um pouco da surpresa

Fernando Lafaiete 09/01/2017minha estante
Boa noite.., Isa Gama; nem se preocupe... o que ela cita na resenha, acontece no primeiro capítulo. Nem considere como spoiler. O livro vai muito além disso!

The 17/03/2019minha estante
Alias o que eu citei esta na sinopse do próprio Skoob, além de acontecer nas primeiras páginas, não é spoiler jamais!

Gus 21/05/2021

Brandon Sanderson e suas reviravoltas épicas!!!
Esse primeiro livro da trilogia Os Executores mostra que Brandon Sanderson escreve ficção científica com a mesma maestria que escreve fantasia. O mundo se transformou radicalmente! Após a chegada de "Calamidade", alguns humanos ganharam poderes dos mais variados; e passaram a serem conhecidos como Épicos. Infelizmente nenhum deles se tornou herói! Temos apenas tiranos que tomaram o poder pra si em todo o mundo! Agora não existe mais governos democráticos, apenas os Épicos mais poderosos tomando conta de tudo. A população vive amedrontada e das migalhas que os Épicos deixam. Mas existe uma resistência : Os Executores. Sua missão é bem simples, matar todos os Épicos. E o mais poderoso deles é Coração de Aço. Mais uma vez Brandon Sanderson constrói um mundo surpreendente, e personagens memoráveis! David nosso protagonista, presenciou a tomada da cidade de Chicago por Coração de Aço quando era criança. Ele quer vingança pelo que Coração de Aço o fez perder. Com uma escrita arrebatadora, Brandon Sanderson conduz um jovem tomado pelo desejo de vingança a caminhos que ele julgou inexistentes. Como sempre Brandon Sanderson mostra toda sua genialidade ao nos mostrar reviravoltas extraordinárias e emocionantes! APENAS LEIAM CORAÇÃO DE AÇO!
Jessica1248 21/05/2021minha estante
Sanderson reizinho ?? tô me coçando p ler essa trilogia hahaha

Gus 21/05/2021minha estante
Ah vc vai amar muito, tenho certeza! Pra definir esse livro, não há adjetivo melhor do que ÉPICO! KKKKK

Debs 05/02/2021

C H O C A D A
É a palavra que me define ao terminar esse livro. COMO ASSIM? Pqqqqq eu não tinha visto ninguém falando ou recomendando esse livro??? É PERFEITO SEM MAIS... Me prendeu do início ao fim, fiquei o dia inteiro praticamente lendo-o... Que história genial que o escritor fez... SEM MAIS! Quem gosta de uma fantasia e distopia deve muito ler esse livro, a escrita é fluída. E o David? Perfeito!!! O que mais me surpreendeu foi que eu não consegui prever nada, fiquei totalmente no escuro até o fim que foi um plot twist dos grandes. Sério! Ou eu fui muito devagar ou realmente o escritor arrasou, acredito fielmente na segunda afirmação kkkkk vale muito a pena!!
Amanda.Tavares 05/02/2021minha estante
Vou ler AGORA

Debs 05/02/2021minha estante
Não vai se arrepender ?

Um livro na minha casa por Ariane 13/12/2022

Tem livro que nos cativa não porque é perfeito, mas sim porque nos proporciona um momento de pura diversão literária. Acredito que a minha primeira experiência com Brandon Sanderson não foi feita com o melhor livro dele, vejo muitos reclamando sobre a infantilidade do David e concordo que alguns momentos foram vergonha alheia. Mas o que dizer? Gostei demais, o personagem me lembrou o rapaz do filme Transformes, um nerd atrapalhado. O universo é diferente e inusitado, as cenas se formaram de maneira cinematográfica e me proporcionaram ótimos momentos. Ansiosa pela continuação.
Isabelle.Furtado 16/12/2022minha estante
Quero muito ler, está na minha lista já!

Um livro na minha casa por Ariane 16/12/2022minha estante
Guria, foi uma grata surpresa!

Kushi 20/08/2022

Bom e rápido
O livro é excelente para te tirar de uma ressaca literária.

É meu primeiro livro do autor, eu gostei bastante. O universo criado por ele é extremamente interessante.

O livro é MUITO rápido de ler.

O plot do Coração de Aço não me surpreendeu, mas eu gostei.
O plot da Megan foi bem legal.
O plot do Prof. eu acertei hehe.

Ressalvas:
? Punho da noite foi claramente nerfado, isso me decepcionou.

? O livro é superficial. Não vá ler esperando grandes coisas.

? O protagonista é um saco!

Enfim, a história vale a pena, é divertidinha de ler.
Gabizinha 06/10/2022minha estante
oq seria nerfado?

Kushi 06/10/2022minha estante
O David se esconde nas sombras e o cara que literalmente controla as sombras ao seu redor não viu ele, não faz sentido

Breno 30/04/2020

o (super) poder corrompe.
Após “Calamidade”, um evento que ninguém sabe como ou o por quê ocorreu, algumas pessoas começaram a desenvolver habilidades e poderes sobrenaturais, e essas pessoas foram chamadas de Épicos. Após 12 anos do início da Calamidade, os EUA agora são Estados Fraturados, e David tenta vingar a morte de seu pai, este que fora morto por um Épico superpoderoso.
A começar com o personagem principal e com a trajetória do mesmo, eu fiquei bastante satisfeito em como o autor subverteu as histórias que envolvem super heróis. A jornada do personagem principal não é a tão conhecida e formulaica “jornada do herói”, primeiro porque David não é um herói, ele apenas busca vingança; segundo que David planejou sua vingança desde criança, o que não o faz ser aqueles heróis que são jogados na história para resolver o problema de salvar o mundo (como Percy Jackson e Harry Potter fazem). David, aliás, não tem nada de especial, no entanto, sua inteligência e esforço o redimem.
Em Coração de Aço, os “super” são os vilões. Assim como todo super, possuem fraquezas. No começo do livro eu estava meio com o pé atrás em relação às fraquezas de alguns Épicos, mas eu até que aceitei numa boa, já que o próprio livro nos faz questão de enfatizar que nada em relação aos Épicos faz sentido, seja sobre seus poderes, ou suas fraquezas.
Em um momento de leitura, eu senti que o autor estava preparando o terreno para fazer uma reviravolta no final. Confesso que fiquei um pouco temerário sobre como que ia ocorrer essa reviravolta. Felizmente, Brandon Sanderson conseguiu fazer uma reviravolta consistente, respondendo às perguntas que ficaram e respeitando as regras impostas daquele universo (quase todas), e me agradou bastante. (SE ALGUÉM JÁ LEU O LIVRO, POR FAVOR, OLHE O FINAL DESSA RESENHA)
Apesar de todos esses acertos, senti um pouco de falta de profundidade sobre como aquela sociedade se organizava. Senti falta de como o governo ditatorial de Coração de Aço influenciava negativamente na vida das pessoas comuns e beneficamente aos seus companheiros. O livro não deixou de mostrar isso, mas apenas deu uma pincelada; por isso acho que seria interessante se o autor aprofundasse isso nos livros seguintes. Em contraponto, eu adorei a dicotomia criada pela desigualdade social das sub-ruas e da superfície.

------------------------------------------- ALERTA DE SPOILER --------------------------------------------------
O ponto que mais me incomodou em toda história foi uma regra criada pelo autor e que não foi respeitada. No final do livro, durante a luta contra Punho da Noite, David mirou sua lanterna UV em direção às sombras criadas pelo Épico e chegou a conclusão que os poderes de sombra de Punho da Noite também eram afetados pela luz UV. A questão é: como Punho da Noite conseguiu criar uma sombra enorme pela cidade de Nova Chicago, se por pelo menos 12 horas do dia a luz do sol emite uma quantidade razoável de luz UV? Pra mim isso não fez sentido e é algo de grande importância para o desenvolvimento da história.
Matheus 30/05/2020minha estante
Eu pensei a mesma coisa sobre esse final da sua resenha kkk. Se os poderes de Punho da Noite criavam uma redoma de escuridão (pelo menos foi mais ou menos dessa forma que eu imaginei) em volta da cidade, como essa redoma não era desfeita durante o dia? O que acontecia do lado de fora dela? Ela ficava se reformando sempre?

Breno 30/05/2020minha estante
Exatamente!! Isso me incomodou tantoo

Denise.Salla 20/09/2022

Gostei bastante de Coração de Aço. Um livro fácil de ler, até clichê, mas com cenas de ação empolgantes. O livro conta a história de uma sociedade dominada por Coração de Aço, um tirano que poucos desafiam (os Executores). Nesse contexto, aparece David, um jovem que acredita e se dedica em vingar a morte do seu pai, custe o que custar. Entre heróis e vilões, a história envolve.
Nilson.Luis 20/09/2022minha estante
Muito bom livro. Já tenho os outros dois minha lista de leituras.

Denise.Salla 20/09/2022minha estante
Achei bem bacana a história. Que venham as sequências!